Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Tempestade Cerebral para uma táctica de posse

Publicações recomendadas

Ainda não consigo avaliar como deve ser porque geralmente os meus jogos de pré-época são contra equipas muito fracas só mesmo para dar moral e encher as barras de familiaridade. Mas vou ter um bom jogo de teste em casa contra o Valência :-)

Sim, também faço isso é muito importante, geralmente vou subindo o grau de dificuldade gradualmente, mas muito levemente !!!

Bem começo a achar que uma das razões é mesmo de ordem física, ao intervalo tinha 76% de posse de bola e aos 26 minutos tinha 82%, eles nem 1 remate à baliza.

Na 2ª parte tive 2 lesões e jogadores debilitados fisicamente, baixou para os 67%. :-|

5CmY9te.jpg

Campo complicado !!!

7fI3BMK.jpg

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Em "muito rígido" a saída de bola do GR é diferente em relação a "muito fluido"... O GR joga longo na frente ou sai com a bola da área e joga nos defesas (que estão subidos). Ao contrário de "muito fluido" os centrais não baixam e saem a jogar desde trás.

Compartilhar este post

Link para o post

Em "muito rígido" a saída de bola do GR é diferente em relação a "muito fluido"... O GR joga longo na frente ou sai com a bola da área e joga nos defesas (que estão subidos). Ao contrário de "muito fluido" os centrais não baixam e saem a jogar desde trás.

O que eu vejo é que o GR sai sempre a jogar, às vezes contra equipas que fazem pressão alta já tive alguns dissabores por causa disso mesmo, muito raramente chutam a bola para a frente !

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu vejo é que o GR sai sempre a jogar, às vezes contra equipas que fazem pressão alta já tive alguns dissabores por causa disso mesmo, muito raramente chutam a bola para a frente !

Sim, poucas vezes sai chutão na frente. Mas a meu ver o risco na saída é um bocado maior porque os defesas estão mais subidos (pelo que vi, só fiz um jogo em muito rigido). É um aspecto a rever.

Compartilhar este post

Link para o post

Lá está. Tens mais de 70% de posse, portanto, ainda que os teus jogadores acusam algum desgaste, os jogadores da equipa adversária tinham que estar com a língua pelo rabo. É uma coisa que não tem pés, nem cabeça, uma equipa passar o tempo a correr atrás da bola e depois nos últimos 20 minutos estão cheios de gás para reagirem.

Bom resultado em Madrid e muito boa posse considerando que é o At. Madrid :handclap:

Empatei 2-2 com o Valência, mas esqueci-me da fluidez e só a alterei ao intervalo para Rígido. Não posso dizer que tenha desgostado, pareceu-me que os jogadores eram mais assertivos na pressão. A posse foi uma treta 53%, 15 remates contra 4, 9 oportunidades contra 2.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Lá está. Tens mais de 70% de posse, portanto, ainda que os teus jogadores acusam algum desgaste, os jogadores da equipa adversária tinham que estar com a língua pelo rabo. É uma coisa que não tem pés, nem cabeça, uma equipa passar o tempo a correr atrás da bola e depois nos últimos 20 minutos estão cheios de gás para reagirem.

Bom resultado em Madrid e muito boa posse considerando que é o At. Madrid :handclap:

Empatei 2-2 com o Valência, mas esqueci-me da fluidez e só a alterei ao intervalo para Rígido. Não posso dizer que tenha desgostado, pareceu-me que os jogadores eram mais assertivos na pressão. A posse foi uma treta 53%, 15 remates contra 4, 9 oportunidades contra 2.

Exacto, ainda agora estava a jogar com o Atl. Madrid e tinha 70% de posse de bola ao minuto 70, de repente a % começou a baixar e no fim ficou-se pelos 60%, isto realmente não tem lógica nenhuma exactamente pelas razões que apontaste, pah é o jogo que temos, não há nada a fazer, mas sinceramente estou a gostar mesmo desta maneira que estou a jogar, o que me está a impressionar é a pressão qeu a equipa faz e a posse de bola em cima da área adversaria ( já marquei um golo com 4 ou 5 toques dentro da área do adversario :o) tinha "desistido" de jogar em posse e graças a esta thread, voltou o bichinho ! Hehehe

Já agora bolas paradas, tens usado algumas com sucesso ?

EDIT: Ainda estás muito no inicio, de certeza que quando as barras subirem vais conseguir muito mais posse, eu estou a treinar o Controlo de bola desde que as tacticas ficaram efectivas., não sei se usas este sistema.

O Montero a F9 é um terror absoluto !!! :D

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, nada disto faz sentido. Para além disso já algum tempo noto que na 1ª parte marco mais golos do que na 2ª parte. Quando estou a golear ao intervalo (3-0; 4-0; e até mesmo 5-0) na 2ª parte não marco nenhum. E tanto a perder como a ganhar jogo sempre da mesma forma. Muitas vezes me acontece. Não sei se acontece com mais alguém.

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, ainda agora estava a jogar com o Atl. Madrid e tinha 70% de posse de bola ao minuto 70, de repente a % começou a baixar e no fim ficou-se pelos 60%, isto realmente não tem lógica nenhuma exactamente pelas razões que apontaste, pah é o jogo que temos, não há nada a fazer, mas sinceramente estou a gostar mesmo desta maneira que estou a jogar, o que me está a impressionar é a pressão qeu a equipa faz e a posse de bola em cima da área adversaria ( já marquei um golo com 4 ou 5 toques dentro da área do adversario :o) tinha "desistido" de jogar em posse e graças a esta thread, voltou o bichinho ! Hehehe

EDIT: Ainda estás muito no inicio, de certeza que quando as barras subirem vais conseguir muito mais posse, eu estou a treinar o Controlo de bola desde que as tacticas ficaram efectivas., não sei se usas este sistema.

Eu já ando com a pipoca toda frita de tanto experimentar e não sai nada ahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Eu cinseramente não sei como conseguem ter valores tão altos em termos de posse, deem-me dicas para conseguir isso PF :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

apenas alguns livres directos, raramente, e uns poucos cantos que marco ao 1º poste

bom, pelo menos o tópico já teve utilidade :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem para contrariar um pouco a base do tema do tópico, tive a ver aqui umas coisitas na net sobre o 4-1-4-1 do Guardiola mas no Bayern, queria ver se encontrava tb sobre o 4-2-3-1, e vou aproveitar, agr que entro de férias, para estudar um pouco esta variante e tentar aplicá-la no FM. Porque já tou farto de experimentar o 4-3-3 que se transforma num 3-4-3 etc etc... :mrgreen: Tentar uma coisa diferente.

Já agora se souberem de alguns textos na net sobre isto agradecia que me dessem os links, porque encontrei algumas coisas interessantes mas queria algo que fosse mais aprofundado....

Compartilhar este post

Link para o post

Bem para contrariar um pouco a base do tema do tópico, tive a ver aqui umas coisitas na net sobre o 4-1-4-1 do Guardiola mas no Bayern, queria ver se encontrava tb sobre o 4-2-3-1, e vou aproveitar, agr que entro de férias, para estudar um pouco esta variante e tentar aplicá-la no FM. Porque já tou farto de experimentar o 4-3-3 que se transforma num 3-4-3 etc etc... :mrgreen: Tentar uma coisa diferente.

Já agora se souberem de alguns textos na net sobre isto agradecia que me dessem os links, porque encontrei algumas coisas interessantes mas queria algo que fosse mais aprofundado....

O Bayern não joga em 4141, isso foi momentâneo :-)

Mais aprofundado ? Caramba lobinho, um dos links no primeiro post só tem análise táctica ao Bayern :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vi qualquer coisa sobre o 4-1-4-1, vou ver se encontro...

EDIT: http://www.whoscored.com/Teams/37

Algumas estatísticas sobre o bayern

Editado por goodalex

Compartilhar este post

Link para o post

apenas alguns livres directos, raramente, e uns poucos cantos que marco ao 1º poste

bom, pelo menos o tópico já teve utilidade :biggrin:

Heheh, por acaso tou a desbundar mesmo este save, campeonato ganho com 5 jogos de avanço, taça da liga, taça de portugal, supertaça e fui eliminado da champions pelo Barça (1-0 em Camp Nou e 2-1 em Alvalade).

Acho que já cheguei a uma táctica estável na minha opinião, os únicos retoques que posso dar é ao longo do jogo, mas claro que com jogadores diferentes estas instruções podem dar barraca.

Compartilhar este post

Link para o post

Fico mesmo chateado com isto !!! O adversário faz 5 passes ganha logo entre 2 a 4% de percentagem de posse, eu faço 20 passes ou mais a trocar a bola na cara deles e ganho 1% de posse !!

Qual é a lógica disto afinal ?

1º Parte bem conseguida

3gOKnnh.png

final do jogo

UqgOKJy.png

Editado por FabioDuarte

Compartilhar este post

Link para o post

O Bayern não joga em 4141, isso foi momentâneo :-)

Mais aprofundado ? Caramba lobinho, um dos links no primeiro post só tem análise táctica ao Bayern :biggrin:

Por acaso vi esse tal link que dizes, mas N reparei qual era o modelo, falei no 4141 porque se vires outros links a maioria falam nele

Compartilhar este post

Link para o post

Fico mesmo chateado com isto !!! O adversário faz 5 passes ganha logo entre 2 a 4% de percentagem de posse, eu faço 20 passes ou mais a trocar a bola na cara deles e ganho 1% de posse !!

1º Parte bem conseguida

3gOKnnh.png

final do jogo

UqgOKJy.png

podes meter ai umas screens da tactica? quero ver algumas instruçoes para ver o que posso melhora na miinha.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso vi esse tal link que dizes, mas N reparei qual era o modelo, falei no 4141 porque se vires outros links a maioria falam nele

Sim falam, pelo que percebi foi uma alteração que ninguém esperava e que o Guardiola testou em alguns jogos lançando o Lahm como organizador de jogo recuado à frente dos centrais. Mas de seguida voltou ao 4231, possivelmente mantém o 4141 como modelo alternativo por ser muito versátil e que com o devido movimento dos jogadores molda-se num 4231 ou num 442.

1º Parte bem conseguida

final do jogo

ou seja, ganhas 6-0, tens 72% de posse de bola.... e ficas chateado ?! isso é que é exigência :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Heheh, por acaso tou a desbundar mesmo este save, campeonato ganho com 5 jogos de avanço, taça da liga, taça de portugal, supertaça e fui eliminado da champions pelo Barça (1-0 em Camp Nou e 2-1 em Alvalade).

Acho que já cheguei a uma táctica estável na minha opinião, os únicos retoques que posso dar é ao longo do jogo, mas claro que com jogadores diferentes estas instruções podem dar barraca.

Bom, depois de um 2-0 ao Guimarães na Supertaça e de um 2-1 mal amanhado em casa ao Olhanense para início de campeonato fiz umas alterações: eliminei a posição 9 e passei a usar a posição 10, isto é, não jogo com Ponta de Lança, estou a treinar o Jackson Martínez na posição 10 (vá lá que é coisa para 2 meses neste FM) e estou a usar um Avançado Sombra com dois Avançados Interiores em apoio a ladeá-lo.

Estou em Atacar / Equilibrado, com dois alas atacantes (como os interiores estão em apoio não preciso de usar a instrução Fazer Sobreposições), um pivô à frente dos centrais e dois CJAs, um em apoio, outro em ataque, tudo isto com instruções de posse (depois coloco screenshot). Ora bem, com tudo isto fomos a casa do Arouca e espetámos 7-0, de seguida recebemos a Académica e demos 5-2 em casa, o Jackson parece que anda dopado de tantos golos que marca. A única coisa chata é que fico sempre abaixo dos 60% de posse de bola, é muito inconsistente durante o jogo, tanto tem picos acima dos 70% como de seguida baixa para 50-55%. Os aspectos positivos, para além das duas goleadas, é que ao abdicar da posição 9 e jogar com um 10 fico com mais um elemento a meio-campo que faz muita pressão, compacto mais a equipa, jogadores mais juntos e mesmo usando uma fluidez Equilibrada, chego sempre à área adversária com 5 ou 6 jogadores.

Parece-me que a equipa pressiona forte, porém um aspecto que contribui para a falta de posse é a incapacidade de fazer intercepções e desarmes, tenho visto nas estatísticas após estes 2 jogos que são números muito baixos, a rondar as 20 intercepções e os 20 desarmes. Era necessário que fossem o dobro.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, depois de um 2-0 ao Guimarães na Supertaça e de um 2-1 mal amanhado em casa ao Olhanense para início de campeonato fiz umas alterações: eliminei a posição 9 e passei a usar a posição 10, isto é, não jogo com Ponta de Lança, estou a treinar o Jackson Martínez na posição 10 (vá lá que é coisa para 2 meses neste FM) e estou a usar um Avançado Sombra com dois Avançados Interiores em apoio a ladeá-lo.

Estou em Atacar / Equilibrado, com dois alas atacantes (como os interiores estão em apoio não preciso de usar a instrução Fazer Sobreposições), um pivô à frente dos centrais e dois CJAs, um em apoio, outro em ataque, tudo isto com instruções de posse (depois coloco screenshot). Ora bem, com tudo isto fomos a casa do Arouca e espetámos 7-0, de seguida recebemos a Académica e demos 5-2 em casa, o Jackson parece que anda dopado de tantos golos que marca. A única coisa chata é que fico sempre abaixo dos 60% de posse de bola, é muito inconsistente durante o jogo, tanto tem picos acima dos 70% como de seguida baixa para 50-55%. Os aspectos positivos, para além das duas goleadas, é que ao abdicar da posição 9 e jogar com um 10 fico com mais um elemento a meio-campo que faz muita pressão, compacto mais a equipa, jogadores mais juntos e mesmo usando uma fluidez Equilibrada, chego sempre à área adversária com 5 ou 6 jogadores.

Parece-me que a equipa pressiona forte, porém um aspecto que contribui para a falta de posse é a incapacidade de fazer intercepções e desarmes, tenho visto nas estatísticas após estes 2 jogos que são números muito baixos, a rondar as 20 intercepções e os 20 desarmes. Era necessário que fossem o dobro.

entao estás a utilizar um formço 4-6-0? pessoalmente gosto dessa formaçao pois há mais "gente" no meio campo para dar apoio e fzer tabelas. estou a trabalhar noutra, segundo as informaçoes que tenho visto aqui no forum. mais logo meto umas screens,

Compartilhar este post

Link para o post

entao estás a utilizar um formço 4-6-0? pessoalmente gosto dessa formaçao pois há mais "gente" no meio campo para dar apoio e fzer tabelas. estou a trabalhar noutra, segundo as informaçoes que tenho visto aqui no forum. mais logo meto umas screens,

no papel é um 4-6-0, na prática é um 2-3-5.

Compartilhar este post

Link para o post

Então achas que "muito rígido" é a solução??

Eu experimentei e não notei grande melhorias em termos de posse.

Compartilhar este post

Link para o post

podes meter ai umas screens da tactica? quero ver algumas instruçoes para ver o que posso melhora na miinha.abraço

Mais logo, por volta da hora de jantar já volto a meter ;)

Sim falam, pelo que percebi foi uma alteração que ninguém esperava e que o Guardiola testou em alguns jogos lançando o Lahm como organizador de jogo recuado à frente dos centrais. Mas de seguida voltou ao 4231, possivelmente mantém o 4141 como modelo alternativo por ser muito versátil e que com o devido movimento dos jogadores molda-se num 4231 ou num 442.ou seja, ganhas 6-0, tens 72% de posse de bola.... e ficas chateado ?! isso é que é exigência :biggrin:

fiquei chateado apenas pelo facto que o adversário ganha percentagem de posse mais rápido que a nossa equipa.. basta poucos passes na defesa que aumentam logo a percentagem em 2/3% e não tem lógica nenhuma. Estatisticamente acho que este fm não deve andar muito bem também, pelo menos parece. No entanto 72% de posse já é alguma coisa, mas a equipa é bem mais fraca :) vou ter um jogo contra o bayern na pré-época, vamos ver como corre em termos de posse.

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito eu peguei na tua táctica e tentei modificar um pouco e melhorar para melhores resultados/mais posse. O que fiz até agora foi mudar a fluidez para equilibrado, e mudar as funções dos médios centros para construtores de jogo avançados, um em apoiar e outro em atacar, além das instruções individuais de cada um, que só está pressionar mais, menos passes de risco, passe mais curte, e fintar menos no CJA/Apoiar. Além disse pus os cantos e livres a minha maneira, mas penso que não seja relevante para a discussão.

Fiz agora o segundo jogo no Sporting (até agora só amigáveis), o primeiro jogo foi contra o Barcelona e consegui ser competitivo em termos de oportunidades, mas perdi na posse de bola (tive 47%, mas era contra o Barcelona) e ganhei 2-0 com golos do Extremo Esquerdo e Ala Esquerdo. O segundo jogo foi contra o Monaco, ao Intervalo estava a ganhar 1-0 e com 71% de posse de Bola que é excelente, infelizmente na segunda parte deixei eles criarem umas oportunidades e eles marcaram 2 golos, perdendo assim 1-2, embora tenho criado muitas mais oportunidades de golo (que falhei, mas também o Montero está lesionado) e a posse de bola diminui no final para 65% mas até aos 75 minutos andou por volta dos 70%. Mesmo com a derrota fiquei satisfeito com a equipa, porque nem era toda a equipa titular que tava a jogar, e os jogadores nem se adaptaram muito bem a táctica

EDIT: Vou com 9 jogos para a Liga neste momento, 7 vitórias, 1 derrota e 1 empato, e uma dessas vitórias foi sobre o Benfica. Embora o Slimani não seja o avançado perfeito para aqui imo está se a safar bem e vai com 10 golos. Tenho vindo também a testar trocar os extremos (Capel na Direita e Carrillo na Esquerda) e têm vindo a melhorar ofensivamente já que eles aparecem muitas vezes na área e rematam, assim favorece os pés com que eles jogam e rematam. Quanto a posse de bola, não têm sido os resultados mais fantásticos, mas está sempre a rondar os 60%

Editado por Player

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...