Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Tempestade Cerebral para uma táctica de posse

Publicações recomendadas

O objectivo é que os participantes façam uma leitura da forma como o Barcelona jogava, ou como o Bayern joga e traduzam essa leitura para o Football Manager, senão andamos apenas a tentar esclarecer dúvidas sobre as tácticas que já usamos, portanto, é necessário um "reset".

Vou apresentar-vos a leitura que eu faço do que era o Barcelona e fica para discussão e tentativa de consenso. Em 1º lugar, o futebol total implica desde logo dois conceitos no FM: atacar e muito fluido. A fluidez, desde logo, porque pressupõe (acho que já me estou a repetir) que todos os jogadores participem em todas as fases do jogo; atacar porque é uma característica tradicional do futebol holandês, mas, e mais concretamente no que se trata do FM, se lermos o que nos diz a descrição da estratégia ficamos a saber que:

a) pretende dominar a posse de bola no meio-campo adversário

b) exploração do espaço no último terço do campo

c) ritmo elevado e passes ofensivos directos

d) mentalidade defensiva baseada na manutenção da posse

Estes aspectos levaram-me desde sempre a optar por esta estratégia. Uma construção de jogo pausada atrás, mas no momento em que a bola chega a zonas mais avançadas os jogadores aceleram com passes mais directos e tabelas. Obviamente que isto pode ser discutível, principalmente se nos lembrarmos que o modelo do Barcelona era ao mesmo tempo defensivo e ofensivo. Ora, neste sentido, surgiram algumas tácticas no FM em que os criadores optavam por uma estratégia Normal. Faz sentido ? Não Faz ? Não sei !

De qualquer modo, faltam alguns elementos: enorme povoamento da zona central para obrigar o adversário a recorrer às laterais e deste modo abrir espaços ao meio que, perante uma rápida recuperação da bola numa zona avançada do campo, seriam de imediato aproveitados. Por fim, a parte mais terrível de todas: quando a equipa não conseguia recuperar a bola em zonas avançadas, os extremos baixavam ao meio-campo e no processo defensivo o Barcelona funcionava em 4141. Isto, por mais voltas que dê à moleirinha, não consigo descobrir como fazer no FM.

Compartilhar este post

Link para o post

A segunda parte terrível é a atribuição de funções e tarefas aos jogadores. Logo à partida, e mantendo a tónica no Barcelona, há que pensar se se trata do Barcelona com o Abidal a lateral esquerdo ou com o Adriano / Alba. Com o primeiro, eram compensadas as subidas sucessivas do Daniel Alves, logo era um lateral muito pouco ofensivo; com o segundo a coisa muda de figura, ambos são ofensivos. Resta a dúvida entre laterais ou alas. A lógica em FM determina que se usem laterais com extremos e alas com avançados interiores... é preciso não esquecer que no futebol a lógica é simplesmente uma batata, no FM já não sei.

À frente dos centrais acho que não há dúvidas sobre o MD, se bem que este MD foi algumas vezes um Pivô Defensivo quando os adversários usavam dois pontas de lança. Daqui para a frente é que começa o regabofe a sério: Xavi, tanto pode ser um organizador recuado (apoiar), um BtB, ou um organizador avançado (apoiar), o mais provável é que fosse tudo num só. Iniesta tanto pode ser um MC (atacar) ou um organizador avançado (atacar). Na frente, tenho dúvidas que a dupla Villa / Pedro actuasse sempre como avançados interiores, acho que aqui dependia muito da função do Messi e quanto este uiiiii, pode ser tudo: Trequartista, Falso 9, Avançado Recuado, Avançado Completo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem Michael, estou de acordo na maioria das coisas, só em alguns pontos é que ainda tenho algumas reticências.

• Estratégia Atacante - embora concorde que essa é a estratégia a usar, será que é a melhor para usar em qualquer equipa e jogadores, numa equipa com menos qualidade não será muito arriscado ?
    Se usar-mos essa estratégia, que linha defensiva achas que devemos usar ?

• Laterais - estou de acordo com a análise e uma maneira boa de contornar isso era com FUNÇÕES individuais consoante os jogadores, um ala com mais propensão ofensiva jogava "à Dani Alves" e um lateral com menos atributos ofensivos jogava no apoio

• Médio Defensivo - na minha opinião a função de REGISTA pode ser ponderada, o Guardiola tem usado o Lahm nessa função e com bastante sucesso, se bem que no Barcelona a função de PIVÔ fosse também utilizada, como disseste correctamente

• Função Messi - também acho que é uma função muito complicada mas, olhando às descrições das funções do FM, penso que a que mais se enquadra é a de F9

Qualquer coisa assim ?

hgUDWrk.png

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Bem Michael, estou de acordo na maioria das coisas, só em alguns pontos é que ainda tenho algumas reticências.

• Estratégia Atacante - embora concorde que essa é a estratégia a usar, será que é a melhor para usar em qualquer equipa e jogadores, numa equipa com menos qualidade não será muito arriscado ?
    Se usar-mos essa estratégia, que linha defensiva achas que devemos usar ?

• Laterais - estou de acordo com a análise e uma maneira boa de contornar isso era com FUNÇÕES individuais consoante os jogadores, um ala com mais propensão ofensiva jogava "à Dani Alves" e um lateral com menos atributos ofensivos jogava no apoio

• Médio Defensivo - na minha opinião a função de REGISTA pode ser ponderada, o Guardiola tem usado o Lahm nessa função e com bastante sucesso, se bem que no Barcelona a função de PIVÔ fosse também utilizada, como disseste correctamente

• Função Messi - também acho que é uma função muito complicada mas, olhando às descrições das funções do FM, penso que a que mais se enquadra é a de F9

Bem, por alguma razão equipas de menor dimensão não optam por um estilo de posse, não têm jogadores para isso :biggrin:, portanto parto do princípio que se conseguirmos chegar a uma conclusão será coisa para introduzir em equipas de topo. A não ser que o pessoal esteja à espera de treinar o Desportivo das Aves e ao jogar contra o Benfica, tenha 70% de posse de bola :lolada:

A linha defensiva é daquelas coisas que não me oferece dúvidas, tem que ser subida pois a primeira parte do processo defensivo passa por recuperar a bola o mais à frente possível. A segunda parte do processo defensivo é que é tramado por ter a ver com fazer com que os extremos baixem ao meio-campo.

Exacto, foi uma grande surpresa quando o Lahm apareceu no centro do campo como organizador do jogo, mas se não estou em erro essa foi uma solução temporária enquanto Bayern jogou em 4141. Aliás, houve algumas críticas durante esse período e deram-se vivas quando voltaram a jogar em 4231. No 433 do Guardiola no Barcelona, o Busquets não me parece que tenha alguma assumido essas características de organizar o jogo, a dúvida aqui poderá ser mais entre um simples MD ou um MRB.

F9, Treq. Av. Recuado, todos eles caem no meio-campo, o Treq. tem a desvantagem de não pressionar mas também não me parece que a participação do Messi no processo defensivo seja evidente. Se pensarmos naquela segunda parte em que a equipa se compõe em 4141, o Messi acaba por ficar solto na frente no seu papel de vagabundo. Depois há as nuances mais ocasionais, como por exemplo, o Messi jogar como falso 10 atrás do Alexis.

Compartilhar este post

Link para o post

A segunda parte do processo defensivo é que é tramado por ter a ver com fazer com que os extremos baixem ao meio-campo.

Testei ontem jogar em Contenção e o que reparei foi:

a) a equipa pressiona alto na mesma a linha defensiva bastante alta

b) quando não consegue recuperar a bola recua toda para o nosso meio campo

Alem de que, jogar em contenção, tens outras opções nas instruções à equipa que te ajudam a manter a posse de bola, como:

a) queimar tempo

a) Jogar mais seguro

Mas em termos de criar oportunidades já fica um pouco a desejar

Compartilhar este post

Link para o post

Testei ontem jogar em Contenção e o que reparei foi:

a) a equipa pressiona alto na mesma a linha defensiva bastante alta

b) quando não consegue recuperar a bola recua toda para o nosso meio campo

Alem de que, jogar em contenção, tens outras opções nas instruções à equipa que te ajudam a manter a posse de bola, como:

a) queimar tempo

a) Jogar mais seguro

Mas em termos de criar oportunidades já fica um pouco a desejar

Pois, é natural :-)

Quanto mais defensiva a estratégia, mais os jogadores perdem tempo e é um perder tempo absolutamente passivo. A mim parece-me que não é disto que se trata.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto mais defensiva a estratégia, mais os jogadores perdem tempo e é um perder tempo absolutamente passivo. A mim parece-me que não é disto que se trata.

claramente que nao, as equipas do guardiola sao extremamente ofensivas fazem uma posse de bola agressiva empurrando o adversario para tras jogando quase sempre no meio campo adversario muitas vezes no ultimo terço...jogar em contençao é meter a equipa toda atras da linha da bola a trocar a bola, completamente o oposto

Compartilhar este post

Link para o post

claramente que nao, as equipas do guardiola sao extremamente ofensivas fazem uma posse de bola agressiva empurrando o adversario para tras jogando quase sempre no meio campo adversario muitas vezes no ultimo terço...jogar em contençao é meter a equipa toda atras da linha da bola a trocar a bola, completamente o oposto

Tu é que és menino para ler os textos dos links que deixei no primeiro post e deixares aqui a tua interpretação, és, és :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, dos meus testes no Bayern, ainda na pré época, com todas as instruções possíveis de posse ( Contenção, Perder Tempo e Jogar mais seguro, aliadas a outras instruções de posse), não consigo ter mais de 70% de posse de bola, há largos momentos em que tenho 80, 85 e mesmo 90 %, mas no fim, a posse ronda os 60 / 65 %, pode ter a ver com a condição fisica dos jogadores durante o jogo ou limitações do motor de jogo.

Sinceramente não gostei porque apesar de ter esta posse, marcava muitos poucos golos e não tinha aquela acutilância ofensiva que o Bayern ou o Barcelona mantêm, aliás no primeiro, o Mandzukic é usado quase como um jogador alvo, para explorar o seu jogo aéreo, com cruzamentos potentes.

Penso que vai ser muito complicado chegar aos valores de posse de bola do Bayern desde ano, pelo menos neste motor de jogo, ou em ligas competitivas, com equipas com mais qualidade, sem prejudicar a objectividade e obter resultados.

Só mesmo uma equipa que seja ABSURDAMENTE superior às outras é que conseguirá esses valores, claro isto é a minha opinião.

Para já estou assim neste sistema, é como disse prefiro sacrificar um pouco a posse de bola, manter uma média de 60% e ter mais ocasiões de golo, tentando obter mais objectividade ofensiva.

fTGx4wV.png

Compartilhar este post

Link para o post

Tu é que és menino para ler os textos dos links que deixei no primeiro post e deixares aqui a tua interpretação, és, és :biggrin:

ja pensei nisso na altura mas depois entretando esqueceu-me lol quando xegar a casa vou ler...

ja pensei nisso na altura mas depois entretando esqueceu-me lol quando xegar a casa vou ler...

edit: eu nao te disse que perdias ontem com o nacional :mrgreen:

so por causa disso ate ja foi comprar o totobola :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

edit: eu nao te disse que perdias ontem com o nacional :mrgreen:

so por causa disso ate ja foi comprar o totobola :biggrin:

pois, para castigo no próximo totobola só acertas em 7 ou 8 resultados :biggrin:

Pois, dos meus testes no Bayern, ainda na pré época, com todas as instruções possíveis de posse ( Contenção, Perder Tempo e Jogar mais seguro, aliadas a outras instruções de posse), não consigo ter mais de 70% de posse de bola, há largos momentos em que tenho 80, 85 e mesmo 90 %, mas no fim, a posse ronda os 60 / 65 %, pode ter a ver com a condição fisica dos jogadores durante o jogo ou limitações do motor de jogo.

Sinceramente não gostei porque apesar de ter esta posse, marcava muitos poucos golos e não tinha aquela acutilância ofensiva que o Bayern ou o Barcelona mantêm, aliás no primeiro, o Mandzukic é usado quase como um jogador alvo, para explorar o seu jogo aéreo, com cruzamentos potentes.

Penso que vai ser muito complicado chegar aos valores de posse de bola do Bayern desde ano, pelo menos neste motor de jogo, ou em ligas competitivas, com equipas com mais qualidade, sem prejudicar a objectividade e obter resultados.

Só mesmo uma equipa que seja ABSURDAMENTE superior às outras é que conseguirá esses valores, claro isto é a minha opinião.

Para já estou assim neste sistema, é como disse prefiro sacrificar um pouco a posse de bola, manter uma média de 60% e ter mais ocasiões de golo, tentando obter mais objectividade ofensiva.

Depende da condição física dos teus jogadores (se bem que as outras equipas também estarão em pré-época, logo os jogadores estarão mais ou menos como os teus), depende da familiaridade táctica e do calibre das equipas que defrontaste.

Quanto ao absurdamente nem por isso: já fui a Liverpool (com o FC Porto) e tive 70%, dominei o jogo em posse, em remates, em oportunidades... perdi 1-0 :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

pois, para castigo no próximo totobola só acertas em 7 ou 8 resultados :biggrin:

Depende da condição física dos teus jogadores (se bem que as outras equipas também estarão em pré-época, logo os jogadores estarão mais ou menos como os teus), depende da familiaridade táctica e do calibre das equipas que defrontaste.

Quanto ao absurdamente nem por isso: já fui a Liverpool (com o FC Porto) e tive 70%, dominei o jogo em posse, em remates, em oportunidades... perdi 1-0 :biggrin:

Pois, há vários factores que podem variar em certos jogos e a táctica ainda nem a meio está, agora experimentei um 4-1-4-1 ( mas com a linha média mais à frente ( todos Médios ofensivos) e noto muito mais pressão ofensiva, mais posse em cima da área adversária, a nível defensivo é que isto ainda não está calibrado, pois jogar sempre no risco acontecem aqueles contra ataques e as famigeradas paragens cerebrais dos defesas. :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, há vários factores que podem variar em certos jogos e a táctica ainda nem a meio está, agora experimentei um 4-1-4-1 ( mas com a linha média mais à frente ( todos Médios ofensivos) e noto muito mais pressão ofensiva, mais posse em cima da área adversária, a nível defensivo é que isto ainda não está calibrado, pois jogar sempre no risco acontecem aqueles contra ataques e as famigeradas paragens cerebrais dos defesas. :biggrin:

Pois, aí tens 5 jogadores logo na linha da frente ao invés dos 3 do 433, o problema é quando o adversário mete uma bola longa e ultrapassa esses 5. Quaisquer que sejam as voltas, acho que vamos sempre bater na questão de como fazer recuar os extremos. Já o t

Pois, aí tens 5 jogadores logo na linha da frente ao invés dos 3 do 433, o problema é quando o adversário mete uma bola longa e ultrapassa esses 5. Quaisquer que sejam as voltas, acho que vamos sempre bater na questão de como fazer recuar os extremos. Já o tentei com marcações específicas aos extremos adversários, só que aqui ficam os laterais à vontade e a equipa não pressiona alto como deve fazer. Parece-me que também é importante ter várias tarefas de apoio: tarefas de ataque significam que mais frequentemente os jogadores fazem movimentos verticais sem bola, logo dificulta a manutenção da posse porque retira uma linha de passe e obriga a um passe de risco.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, aí tens 5 jogadores logo na linha da frente ao invés dos 3 do 433, o problema é quando o adversário mete uma bola longa e ultrapassa esses 5. Quaisquer que sejam as voltas, acho que vamos sempre bater na questão de como fazer recuar os extremos. Já o tentei com marcações específicas aos extremos adversários, só que aqui ficam os laterais à vontade e a equipa não pressiona alto como deve fazer. Parece-me que também é importante ter várias tarefas de apoio: tarefas de ataque significam que mais frequentemente os jogadores fazem movimentos verticais sem bola, logo dificulta a manutenção da posse porque retira uma linha de passe e obriga a um passe de risco.

Sim tens razão, voltei ao meu primeiro sistema, que usei no Sporting contra o Chelsea ( em que ganhei 4-0 ) e começei a ter mais posse, não os 70 e 80 %, mas mais posse e passes entre os jogadores, mudei novamente para CONTROLAR, sou da mesma opinião que tu acerca do ATACANTE mas, acho que o CONTROLAR dá-nos mais posse, pelo menos é a impressão que me dá.

Deixo algumas estatisticas do meu primeiro jogo da época...

DZXoaPV.jpg

Z6F16WF.png

qtW1Rrw.png

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente acho que para um estilo de jogo que se pretende mais fluido o ideal será usar Fluido com a mentalidade de controlar.

Se a ideia é tirar a bola ao adversário precisamos de jogadores completos, logo os defesas têm que saber atacar e os avançados têm que saber defender. Temos que pressionar alto, com uma linha defensiva muito alta (exige defesas rápidos), jogar mais fechado e ao contrário do que foi aqui dito, deve-se jogar com menos intensidade.

Deverão se colocar jogadores em todas linhas de jogo.

Como a ideia é tentar recriar uma tática dessas ao estilo do Pep Guardiola e como não tenho FM 2014 mais logo posto as minhas ideias da tática só para verem !

NOTA: Uma tática de posse somente funciona em equipas grandes, se usam equipas pequenas esqueçam ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente acho que para um estilo de jogo que se pretende mais fluido o ideal será usar Fluido com a mentalidade de controlar.

Se a ideia é tirar a bola ao adversário precisamos de jogadores completos, logo os defesas têm que saber atacar e os avançados têm que saber defender. Temos que pressionar alto, com uma linha defensiva muito alta (exige defesas rápidos), jogar mais fechado e ao contrário do que foi aqui dito, deve-se jogar com menos intensidade.

Como a ideia é tentar recriar uma tática dessas ao estilo do Pep Guardiola e como não tenho FM 2014 mais logo posto as minhas ideias da tática só para verem !

NOTA: Uma tática de posse somente funciona em equipas grandes, se usam equipas pequenas esqueçam ;)

Concordo na estratégia e mentalidade, embora ache que o Muito Fluído seja mais aplicável mas, na intensidade já não concordo, alguns dos pontos fortes do Tiki Taka são a pressão e intensidade fortes, que privilegiam a intensidade nos passes curtos, de pé para pé, sem risco, até aparecer o espaço vazio, logo se queremos replicar o sistema teremos que usar mais intensidade ou muito mais intensidade. :happy:

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

ora bem o 451 (433) que se desdobra em 343 em ataque posicional ja esta montado agora falta abrir mais os extremos para arrastar os laterais com eles

FE9bHO8.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

A questão associada à intensidade é que quanto mais baixa, mais os jogadores seguram a bola no pé, é algo que não via acontecer nem no Barcelona, nem vejo no bayern. Parece-me que tem mais a ver com o risco associado ao passe, ou seja, muito baixo risco. Ora, aqui em termos de FM a coisa complica-se um pouco: risco tem a ver com a mentalidade dos jogadores e mentalidade tem a ver com a estratégia, quanto mais ofensiva, mais alta a mentalidade, maior o risco os jogadores colocam no passe (e em todas as acções). Porém, se não pensarmos em FM e pensarmos em futebol, então a opção terá que ser pelo Atacar e Muito Fluido (pelos motivos já expostos em outros posts). Então neste cenário, a questão que se coloca é: como baixar o risco no passe mantendo a tónica num estilo de passes rápidos na frente e uma postura de manutenção de posse de bola por parte dos jogadores menos ofensivos... por que é isto que a própria estratégia Atacar nos diz que faz.

E mantenho a dúvida: por jogadores em todas as linhas de jogo referes-te a usar um ala na posição de ala e um jogador na posição 10 ???

E venham de lá essas ideias :-)

Não te esqueças é que no FM14 o organizador não pode segurar a bola como pretendias que fizesse.

ora bem o 451 (433) que se desdobra em 343 em ataque posicional ja esta montado agora falta abrir mais os extremos para arrastar os laterais com eles

Isso faz-se logo com um pivô, mas atenção: se estás a usar um pivô defensivo, cuidado com o espaço que ele abre para os médios.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

A questão associada à intensidade é que quanto mais baixa, mais os jogadores seguram a bola no pé, é algo que não via acontecer nem no Barcelona, nem vejo no bayern. Parece-me que tem mais a ver com o risco associado ao passe, ou seja, muito baixo risco. Ora, aqui em termos de FM a coisa complica-se um pouco: risco tem a ver com a mentalidade dos jogadores e mentalidade tem a ver com a estratégia, quanto mais ofensiva, mais alta a mentalidade, maior o risco os jogadores colocam no passe (e em todas as acções). Porém, se não pensarmos em FM e pensarmos em futebol, então a opção terá que ser pelo Atacar e Muito Fluido (pelos motivos já expostos em outros posts). Então neste cenário, a questão que se coloca é: como baixar o risco no passe mantendo a tónica num estilo de passes rápidos na frente e uma postura de manutenção de posse de bola por parte dos jogadores menos ofensivos... por que é isto que a própria estratégia Atacar nos diz que faz.

E mantenho a dúvida: por jogadores em todas as linhas de jogo referes-te a usar um ala na posição de ala e um jogador na posição 10 ???

Não te esqueças é que no FM14 o organizador não pode segurar a bola como pretendias que fizesse.

Isso faz-se logo com um pivô, mas atenção: se estás a usar um pivô defensivo, cuidado com o espaço que ele abre para os médios.

por enquanto é um regista mas isto vai uma coisa de cada vez eheh oh para ele parecia o tsubasa :biggrin:

K2K4MhE.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

boas pessoal. venho aqui apresentar umas screens da minha tactica

daqui pouco ja meto a minha tactica: é um 4-6-0

estou so aqui a pancada com as screens. posse sempre a cima dos 64%, 70% até e sempre com 4 ou mais golos por jogo

Editado por Pvarandas

Compartilhar este post

Link para o post

bem o artur ja diz que secalhar vai se embora pois a bola nao lhe xega a baliza lool e os jogadores do gil vicente dizem que tambem gostavam de tocar na bola, dakenada estamos nos 80 % de posse :biggrin:

a6FvgD6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

bem o artur ja diz que secalhar vai se embora pois a bola nao lhe xega a baliza lool e os jogadores do gil vicente dizem que tambem gostavam de tocar na bola, dakenada estamos nos 80 % de posse :biggrin:

Hehee, deixa os moços jogar um bocadinho.

Eu às vezes tenho 80 / 85 % de posse de bola durante o jogo mas depois no fim do jogo baixa sempre, embora começe a ver um melhor entrosamento da táctica.

KQVj8jX.jpg

i12HMa8.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

A minha tática seria, algo do género:

- GR Libero (Defender)

- DL (Atacar); -- defesa lateral com tarefa de atacar;

- DC (defender);

- MDC (apoiar) --- trata-se de um médio defensivo com tarefa de apoiar;

- MCE (apoiar) --- trata-se de um construtor de jogo recuado com tarefa de apoiar;

- MCD (apoiar) --- trata-se de um construtor de jogo avançado com tarefa de apoiar;

- MAE/MAD (apoiar) --- trata-se de um construtor de jogo avançado com tarefa de apoiar;

- PL (Atacar) --- N10 ... em FM 2014 deve ser o que chamam de F9

Mentalidade: Controlar;

Estilo: Fluido;

- Ser mais disciplinado;

- jogar mais fechado;

- jogar com menos intensidade;

- defesa muito subida;

Não sei se no FM 2014, conseguem aceder aos movimentos dos jogadores, mas nas instruções individuais não podem ter nada que diga segurar bola, ou coisa do género, o objectivo é circular a bola de um lado para o outro;

Como disse eu tenho o FM 2012 somente, mas as ideias terão que ser a mesma, se o FM funciona tudo ao contrário isso já não posso ajudar;

ATENÇÂO: isto é como estou a colocar no FM 2012, essas tarefas é o que tenho no FM 2012.

é verdade nenhum jogador pode ter como movimento preferido correr com a bola frequentemente, os extremos devem ter como cortar para dentro, o N10 deve ter como vir buscar jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Trata-me desses extremos a cair no meio-campo, é o grande quebra-cabeças :-)

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal sou um bocado noob nestas cenas. alguem que me ajuda como fazer um upload de uma screen?

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...