Elvis Publicado 10 Dezembro 2015 Tbh, acho que ele simplesmente quis dizer que está mais preocupado com a equipa porque esta não anda a jogar nada. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 10 Dezembro 2015 O que achaste após o jogo? Ainda não tive oportunidade de o ver. Tbh, acho que ele simplesmente quis dizer que está mais preocupado com a equipa porque esta não anda a jogar nada. Sim mas esse é mesmo o ponto. O argumento a ser feito não é que o Mourinho perdeu qualidades mas sim que redireccionou demasiado as suas equipas para combaterem especificamente cada adversário que encontravam. Se te focas demasiado em quem está do outro lado do campo perdes de vista o que é realmente importante: a tua equipa. Se te preocupas mais em adaptar-te ao teu opositor do que com a qualidade do teu jogo, a tua consistência exibicional vai depender quase exclusivamente das características contra quem jogas e não desenvolves a tua própria filosofia. As experiências em Itália e Espanha parecem ter-lhe redefinido as prioridades e está agora a pagar o preço. Uma das virtudes do Mourinho no passado sempre foi a preocupação com a evolução qualitativa da equipa acima de qualquer outra coisa. O crescimento sustentado baseado numa identidade própria. Se essa preocupação for pivotal ao longo do tempo então o crescimento será constante, o que não tem vindo a acontecer em tempos recentes. E já no ano passado a equipa do Chelsea, apesar de ganhar regularmente, apresentava deficiências cada vez mais notórias a este nível. Atenta que a intenção prende-se com a análise de prioridades e não com ideias de jogo, apesar de uma coisa influenciar a outra. As declarações do Mourinho nas últimas semanas têm mudado de tom e vai ser interessante ver se isso terá algum efeito nas opções dele no futuro. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 12 Dezembro 2015 Epá, que o Chelsea é uma equipa reactiva e que joga bastante dependente do adversário é um facto, mas há comportamentos colectivos que são obviamente independentes e aplicam-se em qualquer jogo, face a qualquer equipa. Na pré-época eles não andam a treinar a pensar no jogo com o Manchester ou o Swansea, por exemplo. E para mim era a isso que o Mourinho se estava a referir. Não me parece que tenha havido uma alteração de ideias. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 14 Dezembro 2015 (editado) Epá, que o Chelsea é uma equipa reactiva e que joga bastante dependente do adversário é um facto, mas há comportamentos colectivos que são obviamente independentes e aplicam-se em qualquer jogo, face a qualquer equipa. Na pré-época eles não andam a treinar a pensar no jogo com o Manchester ou o Swansea, por exemplo. E para mim era a isso que o Mourinho se estava a referir. Não me parece que tenha havido uma alteração de ideias. Mal corria se não houvesse um pingo de comportamentos assimilados mas não é isso que está em causa. Imagina um espectro onde algures no meio tens o equilíbrio ideal entre estratégia e ideias de jogo. Assim como o tempo que tens para treinar é limitado, também o é a absorção de conceitos por parte dos jogadores. Se te focares demasiado na vertente estratégica vais ter um défice e perda de comportamentos próprios da equipa e esse défice, com o passar do tempo, vai crescendo até chegares ao ponto de a tua equipa não reagir de forma própria ao desenrolar do jogo, independentemente da qualidade que tenhas a dotar as tuas equipas de armas reativas. Porque convenhamos, armas reativas vão ser sempre isso: reativas. Ou seja, ficas mais dependente das características e da performance do adversário. Aqui não tem a ver exclusivamente com treinares para jogares contra este ou aquele em específico mas em treinares com base naquilo que o adversário (no global) poderá fazer e isso é que leva à perda de identidade de forma gradual. Indo buscar as exibições do ano passado e somando as deste, existe um claro padrão de perda nesse aspeto. Eu espero que haja uma alteração de ideias porque até agora o que quer que ele esteja a fazer não está a dar resultado. Para o melhor e para o pior, é nas alturas de maior dificuldade que se reinventam formas de estar. Se a situação levar o Mourinho a redefinir prioridades (o que levará, por si só, à readaptação das próprias ideias) estará mais próximo de dar a volta à situação. Voltando à analogia do espectro, é uma questão de dedicar mais tempo e levar o foco mais para junto do eixo das ideias próprias e menos da reatividade perante as ideias dos outros. Editado 14 Dezembro 2015 por Don Andres Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 16 Dezembro 2015 Em tom de conclusão do ano que agora termina: Balanço de Final de Ano, cortesia do colega Refutador. Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 16 Dezembro 2015 Muito bom :compinchas: e esse parágrafo do Sporting, em certos grupos/blogs/wtv, era motivo para o Refutador ir para a fogueira :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado 17 Dezembro 2015 Texto brutal, Refutador! :prayer: Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 18 Dezembro 2015 (editado) Aposto que adivinham o que aí vem... Um final antecipado Editado 18 Dezembro 2015 por Don Andres Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 23 Dezembro 2015 (editado) E agora, para algo curto e doce: Ancelotti e Jesus: o mérito das ideias O italiano vai-se dar bem em Munique. Já o Jesus... vai voltar a ser campeão. Editado 23 Dezembro 2015 por Don Andres Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 1 Janeiro 2016 (editado) Meus caros, para entrar em 2016 da melhor forma: Progredir, passo a passo Este tema surge no seguimento de um episódio que já aconteceu há algum tempo. Na altura veio de alguém de cima na estrutura, numa reunião de pré-época. Interessante de como de uma reunião de 1 hora e tal, apenas esta frase me ficou gravada na memória. Na altura nem dei muita importância mas depois numa conversa com quem me acompanhava é que começaram a germinar várias dúvidas, colocando a veracidade de tal afirmação em causa. Talvez as intenções tenham sido boas mas, no final, não me parece o caminho certo. É um tema com pano para mangas, mas para já a intenção foi deixar uma imagem global da matéria para no futuro abordar com maior profundidade. Editado 1 Janeiro 2016 por Don Andres Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 13 Janeiro 2016 Van Gaal e a comunicação no jogo Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 13 Janeiro 2016 (editado) Os teus comentários têm sempre um conteúdo muito interessante. Dá gosto ler. :) É bem. :basofe: Editado 13 Janeiro 2016 por Eden Hazard Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 21 Janeiro 2016 Os teus comentários têm sempre um conteúdo muito interessante. Dá gosto ler. É bem. Agradeço o apoio e espero que continues a ter gosto em acompanhar ------------------------------------------------\-------------------------------------------------- Talisca e as decisões com bola Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 22 Janeiro 2016 Spot on Andres. Por vezes estas debilidades são disfarçadas pela qualidade técnica dos jogadores, que mesmo escolhendo a pior opção/opção errada conseguem ter seguimento por 'sacarem' um bom passe ou uma boa finta. Mas a longo prazo as debilidades vêm ao de cima. Sinceramente, e não percebendo grande coisa de futebol, claro que me entusiasmo com os brinca-na-areia mas notei que conforme amadureço (em cultura futebolistica) cada vez mais aprecio a inteligência acima da qualidade técnica. Noutra nota, parabéns por continuares a escrever, numa altura em que parece que os outros foristas parecem estar afastados(pode ser temporario) do projeto, e é bom ver que o fazes com qualidade. Sem ânsia de escrever só por escrever e apresentando sempre qualidade. Continua, sejam eles artigos completos ou notas soltas é sempre bom ler as tuas/vossas coisas. :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 28 Janeiro 2016 Spot on Andres. Por vezes estas debilidades são disfarçadas pela qualidade técnica dos jogadores, que mesmo escolhendo a pior opção/opção errada conseguem ter seguimento por 'sacarem' um bom passe ou uma boa finta. Mas a longo prazo as debilidades vêm ao de cima. Sinceramente, e não percebendo grande coisa de futebol, claro que me entusiasmo com os brinca-na-areia mas notei que conforme amadureço (em cultura futebolistica) cada vez mais aprecio a inteligência acima da qualidade técnica. Noutra nota, parabéns por continuares a escrever, numa altura em que parece que os outros foristas parecem estar afastados(pode ser temporario) do projeto, e é bom ver que o fazes com qualidade. Sem ânsia de escrever só por escrever e apresentando sempre qualidade. Continua, sejam eles artigos completos ou notas soltas é sempre bom ler as tuas/vossas coisas. Ah, tocaste num bom ponto! Posso-te já dizer que é tema em desenvolvimento para um post futuro, porque tens razão no que dizes. Talvez nos próximos dias. Obrigado é um projeto a continuar e que, a curto prazo, podem esperar novidades. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 7 Fevereiro 2016 (editado) Performance: a guide for dummies Porque às vezes também é preciso ventilar um pouco. A notícia que serve de trampolim para o post foi utilizada independentemente dos nomes a ela associados, apenas porque serviu o propósito de incitar o tema. Também admito que hoje acordei com os pés fora da cama. "Mais do que isso, é a noção que existe de rendimento e os dois pesos e dois medidas constantemente aplicados para situações deste género que se entranham e realmente irritam." Editado 7 Fevereiro 2016 por Don Andres Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 19 Fevereiro 2016 (editado) Lições da Catalunha Cumprimentos meus caros! Depois de uma semana e meia com pouquíssimo tempo para escrever fosse o que fosse, deixo-vos com um misto de apontamentos, diretamente da Catalunha: o crescimento de Neymar, Suarez... e o penalty de Messi. Espero que gostem. Bons posts, Hans. Vamos lá ver se nos próximos dias dá para fazer uma análise ao nosso Benfica, há ali certos aspetos que têm melhorado e me têm deixam muito satisfeito. Mas outras que pronto... continuam na mesma. Editado 19 Fevereiro 2016 por Don Andres Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 22 Fevereiro 2016 11 contra 11 e no final... ganha a Alemanha Depois de dois jogos entre portugueses e alemães, fica a dúvida: conseguirão Sporting e Porto dar a volta aos maus resultados? Olhemos o jogo do Porto, cortesia do nosso e vosso Poeira. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 7 Março 2016 Manchester City: Os milhões de um plantel mal construído Sem dinheiro pouco se faz, mas com muito nem tudo são rosas. Nem lá perto. Falta bom-senso, para o que as vitórias acompanhem o investimento. Aqui, em estreia, um dos reforços de inverno: FabioK! Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 7 Março 2016 (editado) E que reforço! Grande FabioK :handclap: Já agora, o que acham que passa pela cabeça dessa gente? Qualquer adepto comum percebem que Mangala não serve, que devia ter sido feito investimento na defesa e eles, com gente de topo não atingem ou não querem atingir isso. O que acham? Editado 7 Março 2016 por Bashir Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 7 Março 2016 E que reforço! Grande FabioK :handclap: Já agora, o que acham que passa pela cabeça dessa gente? Qualquer adepto comum percebem que Mangala não serve, que devia ter sido feito investimento na defesa e eles, com gente de topo não atingem ou não querem atingir isso. O que acham? Eu acho que falta 2 coisas. A primeira é claramente um treinador que identifique o que quer e os alvos. Não tenho dúvidas que o Pellegrini tenha dito que queria um central, porque o ano passado veio o Mangala e este ano veio o Otamendi. Depois há a questão do diretor desportivo e o que ele afinal faz lá dentro. Embora eu até ache o Txiki competente, mas com todo o movimento financeiro que há no City e com a liberdade para o treinador eventualmente escolher jogadores fica díficil para ele dizer " Não, este não serve, é melhor alguém com outras características". E acaba por ser aqui que o Guardiola vai entrar, porque possivelmente ele define os alvos e possivelmente o Txiki já não vai achar tão estranho nem tão arriscado os alvos que ele diga. Porque duvido que o Pellegrini chegasse ao pé do Txiki e o gajo dissesse " Olha quero o Mangala" e o Txiki pensasse " Sim senhor, é sem dúvida um central de eleição para contratarmos". Algo no panorama está mal. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 13 Março 2016 Xavi: porque quem sabe nunca esquece Fora dos grandes palcos mas ainda em grande nível, o espanhol continua a ser uma referência naquilo que tão bem faz. Joga e faz jogar. Deve ser uma maravilha jogar com alguém assim ao lado. Quem dera a muitos ter alguém assim na equipa. Ainda dava uma perninha por cá não? Compartilhar este post Link para o post