nathanwilliams Publicado 19 Setembro 2014 Uma imagem da internet de um caso de um senhor que foi intervencionado: http://syscall.ws/static_img/226793/resize-500x275_screenshot-14-3.jpg E o caso dele, já agora: http://www.cicerodantas.org/noticias-do-dia/homem-sofreu-decadas-com-tumor-no-rosto-de-13-quilos.html O senhor lá da enfermaria acabou por ser o primeiro doente "meu" a falecer numa enfermaria - neste momento do estágio faço os diários a meias com o meu colega de 4 camas, sendo que nós dividimos entre nós 2 para cada. Não temos, claro, autonomia para absolutamente nada, embora os médicos do serviço confiem quase inteiramente em nós! Meu isso parece bócio. Compartilhar este post Link para o post
Detlef Publicado 19 Setembro 2014 Um ataque cardíaco é o que na gíria designa um enfarte agudo do miocárdio. Um enfarte em si é a privação da chegada de sangue a uma determinada parte do corpo: não há só enfartes do miocárdio (músculo cardíaco), há enfartes pulmonares, intestinais... é o termo médico para designar, como referi em cima, a privação de sangue de tecidos do corpo, o que pode levar à morte das células desses tecidos e, naturalmente, a lesões mais ou menos graves consoante o órgão, o tempo que o sangue não chega lá... Paragem cardíaca pode ser uma consequência do enfarte agudo do miocárdio/ataque cardíaco - como o músculo do coração "morre" pode deixar de bater e o coração parar. Atenção que de acordo com a intervenção médica o resultado do enfarte não é necessariamente a paragem cardíaca, hoje em dia por cá com a rede hospitalar e as campanhas de sensibilização salvam-se imensas vidas que não seriam poupadas caso houvesse paragem cardíaca prolongada (e quando digo prolongada falo em alguns minutos na generalidade dos casos...), mas deixa sequelas: a parte do músculo que "morre" acaba por "cicatrizar" e deixa de se contrair e expandir, podendo levar a outras complicações no futuro. Obrigado pelo esclarecimento :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 19 Setembro 2014 E aproveito para referir que o IMC, relação altura e peso, é um índice que está longe de ser consensual nos dias de hoje. Eu vou mais longe e digo-te que hoje em dia só os incompetentes ainda olham para o IMC. Falando em termos de exercício, vocês médicos têm um grande vantagem: podem dizer a maior das parvoices às pessoas que todos comem porque é o "shor doutror" a dizer. Tu se dizes a uma pessoa para ir ao ginásio para emagrecer as pessoas dizem logo que sim. Eu se digo a uma pessoa para também fazer musculação cai o carmo e a trindade porque para perder peso querem é tar 2h na passadeira feitas parvas. Tenho de começar a ir trabalhar de bata :lol: Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 19 Setembro 2014 Também tenho uma dieta pouco saudável (como várias vezes por mês fast-food), como várias vezes ao dia, almoço e janto bem ( :mrgreen: ) e faço pouco exercício físico e raramente ganho peso. Sou um magricelas (1.75cm 59kg) Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 19 Setembro 2014 Eu vou mais longe e digo-te que hoje em dia só os incompetentes ainda olham para o IMC. Falando em termos de exercício, vocês médicos têm um grande vantagem: podem dizer a maior das parvoices às pessoas que todos comem porque é o "shor doutror" a dizer. Tu se dizes a uma pessoa para ir ao ginásio para emagrecer as pessoas dizem logo que sim. Eu se digo a uma pessoa para também fazer musculação cai o carmo e a trindade porque para perder peso querem é tar 2h na passadeira feitas parvas. Tenho de começar a ir trabalhar de bata :lol: Muito verdade! Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 19 Setembro 2014 Vamos lá com calma que o Red cobra 5€ ao post. Esta malta abusa logo...fdx... Compartilhar este post Link para o post
Arnold Publicado 19 Setembro 2014 fds tanta m*rda que eu depois leio isto tudo. entendidos, eu fui operado a um tumor na tiroide ha uns anos e só tenho metade dela. ultimamente apesar de ter os valores da t3 e t4 normais (t3 no nivel mais abaixo do limite do aceitavel, continua a nao estar "mal), a tsh está muito acima do limite. segundo vi é devido a não ter metade, o que faz com que o cerebro aumente a quantidade de tsh que é o quimico que faz a tiroide produzir t3 e t4. o que pergunto é, isto será sempre assim ou vai descer ao longo do tempo? não me apetece nada andar a comprar t3 para ter de tomar :/ Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 19 Setembro 2014 fds tanta m*rda que eu depois leio isto tudo. entendidos, eu fui operado a um tumor na tiroide ha uns anos e só tenho metade dela. ultimamente apesar de ter os valores da t3 e t4 normais (t3 no nivel mais abaixo do limite do aceitavel, continua a nao estar "mal), a tsh está muito acima do limite. segundo vi é devido a não ter metade, o que faz com que o cerebro aumente a quantidade de tsh que é o quimico que faz a tiroide produzir t3 e t4. o que pergunto é, isto será sempre assim ou vai descer ao longo do tempo? não me apetece nada andar a comprar t3 para ter de tomar :/ o red percebe mais que eu mas daquilo que eu dei basicamente ao teres um nivel baixo de t3 por um mecanismo de retrocontrolo ou feedback negativo isso vai estimular a hipofise a produzir mais tsh...no caso dos meus exames e casos praticos disto o tratamento passaria exactamente pelo ajuste dos níveis da triiodotironina através de fármacos, mas se foste operado deverias ter sido acompanhado a seguir por uma endocrinologista, para evitar esse tipo de situações ( pelo menos com o meu pai foi assim, que retirou a tiróide toda e toma o eutirox para regular os níveis de hormonas) Compartilhar este post Link para o post
Foster Publicado 19 Setembro 2014 Vamos lá com calma que o Red cobra 5€ ao post. Esta malta abusa logo...fdx... ele abriu uma caixa de pandora com este tópico, vão aparecer aqui m*rda que não lembra ao diabo. Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 19 Setembro 2014 É isso. Não fazes seguimento médico desde a cirurgia? Nem que seja em médico de família, isso deve ter seguimento depois... O ideal seria na Endocrino, claro. Mas sim, tendo em conta que as hormonas tiroideias são essenciais deves ter de fazer medicação para suprir o facto de teres uma fábrica mais pequena, o eutirox que o lord falou, que é levotiroxina. O TSH estar alto também é pelo que ele disse, o feedback que a tiróide dá ao cérebro é que tem poucas hormonas tiroideias e a resposta do cérebro é estimular ao máximo a glândula. O problema é que ela não terá, sobretudo a longo prazo, para sozinha dar resposta daí teres de compensar com hormonas sintéticas. Vamos lá com calma que o Red cobra 5€ ao post. Esta malta abusa logo...fdx... hehe daqui a uns tempos apareces tu aqui a perguntar o que hás-de tomar para a gonorreia... 8) Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 19 Setembro 2014 É isso. Não fazes seguimento médico desde a cirurgia? Nem que seja em médico de família, isso deve ter seguimento depois... O ideal seria na Endocrino, claro. Mas sim, tendo em conta que as hormonas tiroideias são essenciais deves ter de fazer medicação para suprir o facto de teres uma fábrica mais pequena, o eutirox que o lord falou, que é levotiroxina. O TSH estar alto também é pelo que ele disse, o feedback que a tiróide dá ao cérebro é que tem poucas hormonas tiroideias e a resposta do cérebro é estimular ao máximo a glândula. O problema é que ela não terá, sobretudo a longo prazo, para sozinha dar resposta daí teres de compensar com hormonas sintéticas. pois o meu pai retirou a tiróide toda, tinha nódulos não malignos mas por precaução retirou-a toda e foi acompanhado e agr tem uma consulta de vez em quando para verificar os niveis hormonais Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 19 Setembro 2014 Aproveito primeiro para dar os parabéns ao Red pelo tópico. Venho ainda no seguimento da conversa da obesidade dar o meu exemplo que já estive dos dois lados da barricada e no meu caso era pura conformismo e falta de vontade. Há cerca de dois tinha 95kg e 1,70 (21 anos). Fiz umas analises de rotina dado que o meu pai é diabético para controlar glicemia e colesterol e os níveis vieram um pouco altos. Colesterol já nos duzentos e qualquer coisa e glicemia quase nos cem em jejum. A partir dai fez me um click e comecei um processo de perda de peso absolutamente por mim, nada de nutricionistas nem ginásio. Tive a sorte de ter coincidido com o final de curso e enquanto não arranjei trabalho foquei me simplesmente na perda de peso e na comida saúdavel. Cheguei a fazer corridas bi diárias e a comer saudavelmente (acho eu) raramente como arroz massa ou batata, para ai uma ou duas vezes por semana e sempre ao almoço. Pão como só ao pequeno almoço e é do escuro. Depois os snacks a meio das refeições normalmente são fruta ou 3/4 bolachas. Ao inicio custou um pouco, eu era capaz de comer duas/três sandes ao lanche. As refeições quando era carne era sempre 2/3 costeletas/bifes sempre acompanhados de grandes porções de arroz massa ou batata. Hoje em dia o acompanhamento é só salada. Cortei também no alcool e hoje praticamente si bebo agua, um ice tema muito de vez em quando. O resultado disto ao fim de dois anos é que passei dos 95kg para os 68/70 apenas com corrida e boa alimentação. Já trabalho ha quase um ano em contabilidade e consigo conciliar os meus 10km diários com o trabalho, mas também não trago trabalho para casa. Com isto quero dizer que vai muito no psicológico de cada pessoa bem como na sua forca de vontade. Consegui mudar para um estilo bastante saudável e mesmo em auto-estima noto grandes melhorias em mim fruto dum melhor outfit. Como falaram ai para trás noto inveja nos gordos por uma pessoa conseguir mudar. Tenho elementos na família que estão sempre "ai qualquer dia não te vejo" " tas muito magro é só pele e osso" e depois quando os tento convencer a fazer alguma coisa para mudarem "ai tou bem assim sou feliz" ou "ao menos é sinal que não passo fome". Tipo não custa nada tentar mudar, não digo que seja para viver mais tempo mas sim para viver melhor. Compartilhar este post Link para o post
nathanwilliams Publicado 19 Setembro 2014 Muito bem, parabéns! Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 19 Setembro 2014 É isso. Não fazes seguimento médico desde a cirurgia? Nem que seja em médico de família, isso deve ter seguimento depois... O ideal seria na Endocrino, claro. Mas sim, tendo em conta que as hormonas tiroideias são essenciais deves ter de fazer medicação para suprir o facto de teres uma fábrica mais pequena, o eutirox que o lord falou, que é levotiroxina. O TSH estar alto também é pelo que ele disse, o feedback que a tiróide dá ao cérebro é que tem poucas hormonas tiroideias e a resposta do cérebro é estimular ao máximo a glândula. O problema é que ela não terá, sobretudo a longo prazo, para sozinha dar resposta daí teres de compensar com hormonas sintéticas. hehe daqui a uns tempos apareces tu aqui a perguntar o que hás-de tomar para a gonorreia... 8) Fdx, matas-te-me! :funny: Compartilhar este post Link para o post
Arnold Publicado 19 Setembro 2014 o red percebe mais que eu mas daquilo que eu dei basicamente ao teres um nivel baixo de t3 por um mecanismo de retrocontrolo ou feedback negativo isso vai estimular a hipofise a produzir mais tsh...no caso dos meus exames e casos praticos disto o tratamento passaria exactamente pelo ajuste dos níveis da triiodotironina através de fármacos, mas se foste operado deverias ter sido acompanhado a seguir por uma endocrinologista, para evitar esse tipo de situações ( pelo menos com o meu pai foi assim, que retirou a tiróide toda e toma o eutirox para regular os níveis de hormonas) É isso. Não fazes seguimento médico desde a cirurgia? Nem que seja em médico de família, isso deve ter seguimento depois... O ideal seria na Endocrino, claro. Mas sim, tendo em conta que as hormonas tiroideias são essenciais deves ter de fazer medicação para suprir o facto de teres uma fábrica mais pequena, o eutirox que o lord falou, que é levotiroxina. O TSH estar alto também é pelo que ele disse, o feedback que a tiróide dá ao cérebro é que tem poucas hormonas tiroideias e a resposta do cérebro é estimular ao máximo a glândula. O problema é que ela não terá, sobretudo a longo prazo, para sozinha dar resposta daí teres de compensar com hormonas sintéticas. faço acompanhamento mas é uma coisa de ano a ano basicamente. e como recentemente decidi fazer analises o facto de ter subido o valor preocupou-me. infelizmente não há volta a dar não é? :/ Compartilhar este post Link para o post
Drope Publicado 19 Setembro 2014 (editado) :mrgreen: Também tenho uma dieta pouco saudável (como várias vezes por mês fast-food), como várias vezes ao dia, almoço e janto bem ( :mrgreen: ) e faço pouco exercício físico e raramente ganho peso. Sou um magricelas (1.75cm 59kg) Tu ainda és mais magro que eu...tenho 1.80 e ando sempre à volta dos 70kg Editado 19 Setembro 2014 por Drope Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 19 Setembro 2014 Quando está muito vento é melhor ficar em casa :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 19 Setembro 2014 Eu também tenho para aí 1.74 e peso 58. E elas gostam na mesma... Qual é a cena? Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 19 Setembro 2014 Nenhuma, só acho que devia pesar mais. Compartilhar este post Link para o post
Aires Publicado 19 Setembro 2014 Eu tenho 1,83 e peso 65 kg :lol: tenho de ver se ganho um pouco de peso, acho-me bué magro :lol: Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 19 Setembro 2014 Quanto mais alto também pior porque ficas a parecer mais esparguete... Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 19 Setembro 2014 Quanto mais alto também pior porque ficas a parecer mais esparguete... e um pouco estranho ver pessoal alto e bue magrinho... Compartilhar este post Link para o post
sd_campeao Publicado 19 Setembro 2014 faço acompanhamento mas é uma coisa de ano a ano basicamente. e como recentemente decidi fazer analises o facto de ter subido o valor preocupou-me. infelizmente não há volta a dar não é? :/ Na minha ideia, se a TSH está elevada, deveria ser necessário aumentar as doses de eutirox, de modo a que o TSH diminuisse (pelo tal mecanismo de feedback negativo). O médico viu o resultado das análises? O que disse? Compartilhar este post Link para o post
LaaR Publicado 20 Setembro 2014 Eu vou mais longe e digo-te que hoje em dia só os incompetentes ainda olham para o IMC. :lol: Compartilhar este post Link para o post