Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Referendo sobre a independência na Catalunha

Publicações recomendadas

O objetivo de hoje não é decidir se a conseguem :wink:

É para ver quantas pessoas querem que a Catalunha se torne independente, eu acho que não vai dar em nada este referendo.

Editado por el_bandido

Compartilhar este post

Link para o post

Os numeros de participação, ao serem semelhantes aos da votação em partidos independentistas que representam em eleições a sério 60% do eleitorado, o que fazem basicamente é acabar com a teoria da direita de que existe uma maioria silenciosa contra a independência.

Será que vão conseguir a independência?

Ainda falta muito para isso se decidir, mas hoje é grande passo.

Compartilhar este post

Link para o post

obviamente que ganha, quem iria votar não nem sequer foi votar por achar que isto não conta para nada, ou os que foram são uma minoria

576_1415560086IMG-20141109-WA0057.jpg

Xavi

Compartilhar este post

Link para o post

As urnas fecharam há 1 hora, ainda há algumas abertas no estrangeiro. Os resultados agora vão saindo durante a noite, daqui a 1 ou 2 horas já deve haver novidades.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim-Sim com 80,92% dos votos quando já estão verificadas 88,44% das mesas (2.043.226 pessoas)

Resultados provisórios anunciados pela vice-presidente do Generalitat:

La opción ‘sí-sí’ gana con el 80,72% de los votos (1.649.239). El ‘sí-no’ obtiene el 10,11% (206.599); el ‘no-no’, el 4,55% (92.939); en blanco, el 9,56% (11.443); el 'sí' y la segunda casilla en banco, el 0,98% (19.969), y otros, el 3,09% (63.037).

Quando as mesas estiveram verificadas a 100% o nº de votantes irá ascender a mais de 2.250.000 votantes.

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

Dados provisórios:

Com 88,44% das mesas contadas a participação foi de 2.043.226, estima-se que chegará aos 2.250.000

Resultados com 88.44%:

Sim-Sim - 80,72%

Sim-Não - 10.1%

Não - 4.5%

Sim-branco - 0.9%

branco - 0.56%

nulos/outros - 3.22%

Compartilhar este post

Link para o post

Vi no twitter ainda antes de saírem os resultados mas não sabia se era verdade ou fake. Pelos resultados agora anunciados parece ser legítimo:

B2CTy05CQAEG3JC.jpg

Ribera d'Ebre é uma comarca na Catalunha. :wink:

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

Números muito poderosos... Se olharmos para a participação nas ultimas eleições para o parlamento da Catalunha, a quantidade de votantes no sim-sim representariam uma maioria absoluta.

Compartilhar este post

Link para o post

Quais eram as perguntas do referendo?

Vinha aqui perguntar exatamente isto :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Quer que a Catalunha seja um Estado? Sim - Não

No caso de se responder sim, quer que esse Estado seja independente? Sim - Não

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta 1: Quer que a Catalunha seja um Estado?

Pergunta 2: Se sim, quer que esse estado seja independente?

EDIT: Já não fui a tempo :mrgreen:

Editado por Sylvester

Compartilhar este post

Link para o post

abc.750.jpg

larazon.750.jpg

elmundo.750.jpg

ai crl :lol: míticas capas saídas da caverna espanholista, nem dormiram hoje

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

A melhor história do dia de ontem é esta, em Girona, naquele que foi o único incidente do dia um grupo de 5 neo-nazis entrou por um local de votação adentro e tentaram destruir a urna com os votos, só que correu mal porque nesse momento estavam a votar os elementos de uma equipa de rugby local :lol:

B2CICULIQAA-nGO.jpg

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Oh so sweet. Agora deixem de brincar às consultas populares sem efeitos práticos. E sim, foi uma farsa, isto é, uma impostura sem quaisquer efeitos práticos e sem legitimidade.

Não saí de nenhuma caverna espanholista e tanto me dá que sejam ou não independentes. Mas que tudo isto foi teatral não haja qualquer dúvida.

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Oh so sweet. Agora deixem de brincar às consultas populares sem efeitos práticos. E sim, foi uma farsa, isto é, uma impostura sem quaisquer efeitos práticos e sem legitimidade.

Não saí de nenhuma caverna espanholista e tanto me dá que sejam ou não independentes. Mas que tudo isto foi teatral não haja qualquer dúvida.

Isto fará com que os animos se exaltem mais apenas. Está na hora de um referendo real, com efeitos práticos. A Catalunha tem todo o direito de ser independente desde que a maioria dos Catalães assim deseje.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto fará com que os animos se exaltem mais apenas. Está na hora de um referendo real, com efeitos práticos. A Catalunha tem todo o direito de ser independente desde que a maioria dos Catalães assim deseje.

Não conheço a legislação Espanhola para poder afirmar tal coisa. De onde retiras isso?

No limite, qualquer um pode ser independente desde que a maioria assim o deseje? Podemos transpor isto para tudo na vida, isto é, o argumento de "temos o direito de, desde que a maioria assim o entenda".

Vou fazer uma consulta popular ali no meu ginásio. A pergunta será: Podemos comer a Cristina Ferreira à vez durante os anos bons da vida dela? SIM - NÃO.

Arrisco-me a dizer que o Sim ganhará por larga maioria e, desde que a maioria assim o deseje, é na boa right?

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço a legislação Espanhola para poder afirmar tal coisa. De onde retiras isso?

No limite, qualquer um pode ser independente desde que a maioria assim o deseje? Podemos transpor isto para tudo na vida, isto é, o argumento de "temos o direito de, desde que a maioria assim o entenda".

Vou fazer uma consulta popular ali no meu ginásio. A pergunta será: Podemos comer a Cristina Ferreira à vez durante os anos bons da vida dela? SIM - NÃO.

Arrisco-me a dizer que o Sim ganhará por larga maioria e, desde que a maioria assim o deseje, é na boa right?

Tu aí estás a interferir na liberdade de outra pessoa. A situação aqui é que a Catalunha é o motor da economia espanhola e por isso, e tendo população para tal, quer ter o direito a ser um Estado.

O único motivo pelo qual Espanha não quer esta independência é este: http://economia.elpais.com/economia/2014/03/31/actualidad/1396257528_873001.html

Compartilhar este post

Link para o post

Tu aí estás a interferir na liberdade de outra pessoa. A situação aqui é que a Catalunha é o motor da economia espanhola e por isso, e tendo população para tal, quer ter o direito a ser um Estado.

O único motivo pelo qual Espanha não quer esta independência é este: http://economia.elpais.com/economia/2014/03/31/actualidad/1396257528_873001.html

Mas não foi isso que disseste anteriormente. Contudo, o novo argumento também não chega.

A minha pergunta era simples: qual é o fundamento legal? Tudo deve ser subordinado à Lei.

Compartilhar este post

Link para o post

A Catalunha não é o motor da economia espanhola, é um dos motores.

E havia de ser bonito se se concedesse a independência só pelo simples facto de a maioria querer.E também seria engraçado imaginar o mapa do mundo daqui a 10 anos se as coisas fossem assim tão lineares. A Espanha então abriria um precedente enorme e se tudo fosse assim tão simples daqui a uns anos aquilo resumir-se-ia a Madrid e arredores e pouco mais. E lá se ia uma das mais importantes nações europeias.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...