Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

[Video] Aterragem assustadora na Madeira é notícia nos EUA

Publicações recomendadas

Parece estar muito vento, mas não se foi essa a razão para a instabilidade do avião.

Compartilhar este post

Link para o post

O aeroporto da madeira é uma m*rda nesse aspecto, tem sempre ventos cruzados até dizer chega, os gajos que tiveram a triste ideia de contruir aquilo devia ser obrigado a aterrar lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece estar muito vento, mas não se foi essa a razão para a instabilidade do avião.

Claro que não, foi uma andorinha que passou e fez aquela turbulência

Compartilhar este post

Link para o post

isso no youtube já tem mais de 1 milhão de views e está a discutir-se sobre se o piloto fez bem ou não em ter prosseguido com a aterragem

Compartilhar este post

Link para o post

Os videos que estão no 'related' fazem-me pensar na proxima vez que andar de avião :mrgreen:

Editado por jmgv

Compartilhar este post

Link para o post

A pista, além de apanhar com ventos cruzados, é super pequena. É até considerada uma das pistas mais difíceis de aterrar no mundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Já não é tão curta quanto isso, depois da ampliação ficou com um tamanho decente. O problema maior é mesmo ter sido construído no sopé de uma montanha

Compartilhar este post

Link para o post

what a fucking god

aposto q até o mais séptico dos aplausos aplaudia no fim :mrgreen:

a unica vez q andei de avião a aterragem foi completamente normal e os tugas pareciam tolos a fazer standing ovation e eu a pensar se era algo comum :lol: tá bem q houve uma torbulencia f*dida durante a viagem mas isso é normal acho eu

Compartilhar este post

Link para o post

O aeroporto da madeira é uma m*rda nesse aspecto, tem sempre ventos cruzados até dizer chega, os gajos que tiveram a triste ideia de contruir aquilo devia ser obrigado a aterrar lá.

É o sítio menos mau para se ter um aeroporto na ilha, não há nada que se possa fazer.

A pista, além de apanhar com ventos cruzados, é super pequena. É até considerada uma das pistas mais difíceis de aterrar no mundo.

A pista tem quase 2800 m, é um tamanho normalíssimo, pode lá aterrar todo e qualquer avião. O problema é mesmo a localização e as condições inerentes a isso.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

aposto que cim

Compartilhar este post

Link para o post

what a fucking god

a unica vez q andei de avião a aterragem foi completamente normal e os tugas pareciam tolos a fazer standing ovation e eu a pensar se era algo comum :lol: tá bem q houve uma torbulencia f*dida durante a viagem mas isso é normal acho eu

Andei praí uma meia-duzia de vezes de avião e fiquei com a ideia que só em Portugal é que têm essa mania.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que não, foi uma andorinha que passou e fez aquela turbulência

Parabéns, boa piada. Até pus uma reputação.

O que estava a tentar dizer era que apesar do vento, a turbulência que se notava no avião parecia ser demasiado grande. De qualquer forma, o avião não é muito grande por isso só por aí pode ter sentido mais. Todavia, os aviões estão preparados para muitas vezes ultrapassarem tempestades, não sendo suposto reagirem assim com ventos destes.

isso no youtube já tem mais de 1 milhão de views e está a discutir-se sobre se o piloto fez bem ou não em ter prosseguido com a aterragem

€€€

Hoje em dia uma aterragem abortada resulta numa despesa significativa para a companhia em causa e por vezes os pilotos estão sobre grandes pressões para não provocarem atrasos, mudanças de rota e afins de forma a não aumentarem a despesa.

Aliás, a pressão de levar algumas pessoas influentes para Dubrovnik, que na altura tinha um aeroporto não comercial com condições pré-históricas, fez com que um dos melhores pilotos do mundo despenhasse o avião na montanha ao lado quando podia ter abortado a aterragem nesse aeroporto quando as dificuldades surgiram (estava escuro como breu, chovia e não se via a pista no radar tendo basicamente de se guiar por um género de sonar e pelo gajo da torre de controlo).

Editado por Varela

Compartilhar este post

Link para o post

A pista tem quase 2800 m, é um tamanho normalíssimo, pode lá aterrar todo e qualquer avião. O problema é mesmo a localização e as condições inerentes a isso.

claro. Mas com estas condições, se calhar podia ser de 3500m :mrgreen: era a isso que me estava a referir.

E antigamente era pior, como o Grilo06 referiu.

Compartilhar este post

Link para o post

Antigamente não havia aterragens no sentido Machico-Santa Cruz, como essa, era sempre Santa Cruz-Machico, obviamente que isso é relacionado com o tamanho da pista.

Lembro-me de quando foi inaugurada a ampliação ter havido aterragens-testes de 747, ou seja, o problema não é o tamanho da pista mas sim das condições atmosféricas, principalmente vento, que advêm de estar colocada a meio de dois vales.

Compartilhar este post

Link para o post

Principalmente a chuva. Quanto mais molhado estiver o piso, mais pista vai ser necessária.

Pistas de pelo menos 1.800m de comprimento são adequadas para aeronaves de peso abaixo de 90 toneladas, aeronaves maiores precisam de pelo menos 2,400m de comprimento, em maiores altitudes e temperaturas esses comprimentos devem ser maiores.

Btw, corrijo aquilo que disse atrás de que os ventos laterais não podiam influenciar tanto o avião. Pelos vistos são mais manhosos do que aparentam ser.

De qualquer forma, o aeroporto foi tudo menos bem estudado pois os ventos laterais não se podem sentir em mais do que 5% do tempo de aterragem.

Compartilhar este post

Link para o post

Ó Varela, não havia outro sítio para se fazer o aeroporto, simples. A obra que ali está é uma monstruosidade da engenharia, ganhou vários prémios e implicou um esforço enorme a todos os níveis. Eu diria que melhor era impossível.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...