Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Cartas de condução: Saiba como não comprar gato por lebre

Publicações recomendadas

Visitante

600 euros pela minha com tudo incluido. Obrigavam a ir às aulas, mas não às 30h (até porque nem tinha disponibilidade para isso, portanto assinava duas vezes de cada vez que lá ia). Diziam-me para fazer muitos exames de código até conseguir acertar em todas. Acabei por fazer alguns exames online (não ia pagar para ter o programa) e li o código de uma ponta à outra e pronto.

Depois a condução também foi à primeira, e nem sei o que faria se o gajo tivesse a lata de pedir um cheque para me passar: provavelmente espetava-lhe com um soco nas beiças, se há coisa que me enoja é esta corrupção que já está tão entranhada no sistema que já é encarada com naturalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa-me adivinhar, tiraste no Algarve.

630€ paguei eu pela minha no século passado :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Paguei 320 com exames incluídos na Segurança Maxima de Moscavide. Tudo à 1a :mrgreen:

Metem-nos ganda medo quanto ao exame de código, mas no meu caso foi completamente infundado, foi fácil, mas pronto quando se estuda...

Quanto às aulas de condução, tive um instrutor chamado Luís que era o gajo mais descontraído de sempre.. Não passava uma aula sem galar uma gaja que passava na rua. Uma vez, ainda que a gozar, disse: "Na passadeira, se vires que é velha caga, mas se for uma ganda gaja tu para-me ouviste?!" :funny:

O gajo era um bacano, mas era um bocado baldas a ensinar e no próprio dia do exame de condução mandou-me leva-lo a uma outra escola da SM que ele tinha la uma cena a tratar. Quase 20 min e eu ali no carro à espera e a pagar... Luís do crl :mrgreen:

Felizmente no fim correu tudo bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Paguei 320 com exames incluídos na Segurança Maxima de Moscavide. Tudo à 1a :mrgreen:

Metem-nos ganda medo quanto ao exame de código, mas no meu caso foi completamente infundado, foi fácil, mas pronto quando se estuda...

Quanto às aulas de condução, tive um instrutor chamado Luís que era o gajo mais descontraído de sempre.. Não passava uma aula sem galar uma gaja que passava na rua. Uma vez, ainda que a gozar, disse: "Na passadeira, se vires que é velha caga, mas se for uma ganda gaja tu para-me ouviste?!" :funny:

O gajo era um bacano, mas era um bocado baldas a ensinar e no próprio dia do exame de condução mandou-me leva-lo a uma outra escola da SM que ele tinha la uma cena a tratar. Quase 20 min e eu ali no carro à espera e a pagar... Luís do crl :mrgreen:

Felizmente no fim correu tudo bem.

História do meu tempo de aulas para a carta.

Ainda por cima tinha dois instrutores assim. Uma vez a boss daquilo foi lá à sala de código, abriu a gaveta da secretária deles e acho que estavam la preservativos, o gajo assim para ela "Isso não é meu, é do Fernando!" :lol:

Depois contornavam as m*rdas na aula duma maneira que ia dar sempre para a javardice. :lol: E uma vez na condução virou-se para mim "Conheces aquele gaja ali?" e eu "Não" e o gajo "Epá assim vestida também não estou a ver quem é."

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei quanto paguei, mas deve ter saído caro. Fui 3 vezes ao código :lol:

E agora tenho de a tirar outra vez :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

História do meu tempo de aulas para a carta.

Ainda por cima tinha dois instrutores assim. Uma vez a boss daquilo foi lá à sala de código, abriu a gaveta da secretária deles e acho que estavam la preservativos, o gajo assim para ela "Isso não é meu, é do Fernando!" :lol:

Depois contornavam as m*rdas na aula duma maneira que ia dar sempre para a javardice. :lol: E uma vez na condução virou-se para mim "Conheces aquele gaja ali?" e eu "Não" e o gajo "Epá assim vestida também não estou a ver quem é."

:funny: Muito bom

Compartilhar este post

Link para o post

fds eu paguei 400 euros ( tudo incluido ) e passei na boa.

fds 900 euros é muita fruta.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu paguei 750 euros pela carta.

Como na condução o examinador queria que estacionasse num local onde o carro não cabia :facepalm: reprovei à primeira. O rapaz que foi a seguir a mim tentou estacionar no mesmo local, porque o gajo disse que seria no mesmo local que eu, e claro, se o carro não cabe não dá para estacionar. Os dois reprovados :cadeirada:

E tive de pagar mais 15 ou 170 euros para fazer o segundo exame.

Agora com 2 anos e meio com a carta 0 acidentes...

Compartilhar este post

Link para o post

LOL is that for real? :funny:

Mas que estupidez descomunal xD

Em que escola tiraste a carta, rmmp?

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz a carta em 2 meses e meio, embora tenha começado a ir às aulas antes dos 18 anos, portanto devo ter andado lá uns 3/4 meses. Devo ter feito bem mais de 30 horas, porque tentava ir todos os dias. Se bem me lembro, acertei as 30, mas não juro.

Quanto à condução, aulas sem problemas e exame também tranquilinho, só me esqueci de ligar os 4 piscas a contornar o passeio mas o examinador não fez grande cena com isso.

Tudo isto sem subornar ninguém, prática que, pelos vistos, é super comum na área do Porto. Até agora, em 5 anos e meio de carta, uma infracção grave absolutamente cómica (da qual não me chegou qualquer punição, e provavelmente agora já prescreveu) e zero acidentes.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico...

logo_i_110.png

Mulher ao volante afinal não é perigo constante

Mulheres têm menos acidentes do que os homens e menos graves. Condução mais cautelosa é a explicação

É uma piada de todos os dias e até há uma conhecida expressão para o caso: "Mulher ao volante, perigo constante." Acontece que a realidade está bem distante deste dito popular: as estatísticas provam que as mulheres têm menos acidentes que os homens e de menor gravidade. E se já está a puxar do argumento de que é assim porque há mais condutores do sexo masculino, esqueça.

"As mulheres correm menos riscos. São mais cautelosas. Ponto." José Manuel Trigoso, presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, sublinha que "todos os dados comprovam" a menor sinistralidade no feminino e aponta a apetência pelo risco como factor determinante para essa diferença. "A predisposição para o risco é claramente superior nos homens. Isso é muito notório nos acidentes graves, onde há uma sobre representação enorme dos homens", sublinha ao i.

De acordo com o relatório anual da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, em 2013 houve um total de 48 406 acidentes - 33 444 foram protagonizados por homens, o correspondente a 69% do total. Já as mulheres estiveram envolvidas em 13 690 acidentes, cerca de 28% (por razões diversas em cerca de 2% dos acidentes não foi possível discriminar o sexo do condutor). Os dados relativos a 2013 estão longe de constituir um caso isolado, pelo contrário: o menor número de sinistros protagonizado por mulheres é um dado consistente ao longo dos anos. Olhando para os números da ANSR desde 2009 não só a tendência se mantém como a proporção se repete - a percentagem de acidentes com condutores do sexo masculino sofre pequenas oscilações, entre os 69 e os 71%.

A diferença de género mantém-se em todos os ângulos de análise, mas assume uma diferença maior no caso de acidentes graves e com vítimas mortais. Ainda os números de 2103: 172 feridos graves do sexo feminino, 997 do sexo masculino. No ano passado morreram 30 mulheres ao volante de um carro e 294 homens.

Impulsividade vs. cautela

José de Almeida Brites, investigador da Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, é autor de um estudo que avaliou 480 condutores e que aponta para a mesma conclusão - os homens têm mais acidentes e cometem mais infracções na estrada.

Ao i, diz que "existem determinadas características associadas ao género que são transpostas para o comportamento ao volante". No caso do sexo masculino "uma maior impulsividade", no feminino "um lado mais ansioso" que resulta numa condução mais cautelosa: "As mulheres são em geral muito mais cumpridoras, avaliam mais e têm uma maior percepção do risco." Já os homens vêem o carro "como um prolongamento da sua masculinidade", o que associado a outras características de personalidade, ao próprio veículo, por vezes à cilindrada, leva a que conduzam mais rápido", logo a que sejam "muito mais susceptíveis a que aconteçam acidentes". Frases como "mulher ao volante perigo constante" não são mais que um mito urbano, conclui.

José Manuel Trigoso aponta no mesmo sentido e relembra um estudo feito em Inglaterra que concluiu que, em média os homens tinham um pouco mais de apetência para dominar o veículo. Mas quando, um ano depois, foram analisar o percurso do mesmo grupo de condutores concluíram que "o índice de sinistralidade entre os homens era substancialmente superior".

De acordo com dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, a diferença entre o número de homens e mulheres detentores de carta de condução rondará actualmente os 60/40% em Portugal. Já quanto a números de circulação - ou seja, quem é que efectivamente conduz - não há dados oficiais. O responsável da Prevenção Rodoviária Portuguesa cita um estudo deste organismo que projecta que "72% dos veículos que circulam são conduzidos por homens - o que significará que, provavelmente, 72% dos quilómetros são feitos por homens - e 28% por mulheres". Um dado que apontaria para uma percentagem equivalente de acidentes na estrada. Ainda assim, José Manuel Trigoso sublinha que "a diferença de acidentes graves é claramente superior".

Jornal I

Compartilhar este post

Link para o post

Isso das mulheres é mito. Conheço mulheres que conduzem super bem, e às vezes é com cada animal (masculino) na estrada... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz a carta em 2 meses e meio, embora tenha começado a ir às aulas antes dos 18 anos, portanto devo ter andado lá uns 3/4 meses.

sense you make none

Se lá andaste 3/4 meses não fizeste a carta em 2 meses e meio.:lol:

fizeste aulas de código ainda menor, quando fizeste os 18 foste a exame de código e nos 2 meses e meio posteriores ao teu aniversário fizeste a condução. (ou algo parecido)

Editado por Catota

Compartilhar este post

Link para o post

sense you make none

Se lá andaste 3/4 meses não fizeste a carta em 2 meses e meio.:lol:

fizeste aulas de código ainda menor, quando fizeste os 18 foste a exame de código e nos 2 meses e meio posteriores ao teu aniversário fizeste a condução. (ou algo parecido)

É isso. Oficialmente demorei os 2 meses e meio, porque nunca assinei uma aula de código antes. Aliás, assinei-as todas de uma vez..

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Eu paguei 830€, sem nunca ter chumbado. Havia apenas duas escolas e a outra era ainda mais cara :lol: Os exames fiz tudo pelo privado no Barreiro, sempre limpinho! Agora já chegou à terrinha uma daquelas escolas com BMW, Minis, etc... Eu ainda tirei num Corsa cansado! E foi só há 4 anos...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ao menos tirei num carro a sério. Um Yaris :prayer:

Mas também só fiz uma aula de condução :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

Eu ao menos tirei num carro a sério. Um Yaris :prayer:

Mas também só fiz uma aula de condução :lol:

Também tirei num yaris. Bem porreiro

Compartilhar este post

Link para o post

Os Yaris são máquinas interestelares!

Andei num em trabalho que era conhecido como o Um Nove Nove. Fazia a Vasco da Gama todos os dias prego a fundo, à noite e na saída da ponte, ali naquela espécie de descida o leitor ia sempre a dizer 199 (máximo que marcava) e eu juro que aquilo ainda ia a ganhar velocidade. Que p*ta de máquina para o carro que é. E curvava nas horas. É pena é não ser muito confortável. Mas bate aos pontos as farruncas todas que me davam para as mãos na empresa, tipo Corsas, C3's, Fiestas... Só o 500 é que batia aquilo. E era pela condução, nem era pelo power...

Compartilhar este post

Link para o post

Então demoraste 5 minutos a tirar a carta.

Pena que não saibas ler, mas vais sempre a tempo de aprender.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento estou a aprender a conduzir num Toyota Yaris. Na minha escola também há o Audi A1 se não me engano, um Honda Civic e um Qashqai. E vou pagar no total 690 euros se não me engano, com 32 aulas. E ainda tinha direito a errar um exame de código.

Compartilhar este post

Link para o post

Paguei 400€ com direito a 1 chumbo no código. Há aí com cada roubo neste tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

500 euros + 100 euros porque paguei umas aulas de condução a mais.

Isso das mulheres é simples... Elas são lentas e muito cuidadosas e andam devagarinho, por isso uma pessoa quando ve uma pessoa a atrofiar o transito 90% dos casos sabe que são mulheres ou velhos... Os homens são mais despachados e como tal erram mais... também conduzem mais, é raro ver-se uma família em que o condutor é a mulher e o homem vai ao pendura...

Editado por mike

Compartilhar este post

Link para o post

Pena que não saibas ler, mas vais sempre a tempo de aprender.

Andas a levantar de crl essas orelhas :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...