Arnold Publicado 10 Novembro 2014 (editado) EDIT: Começo com os links com a ideia que me foi dada pelo RicardoBarbosa. Facebook: https://www.facebook.com/marshallofficialgg (preciso de arranjar um logo melhor e uma foto de capa melhor também acho eu) Soundcloud: https://soundcloud.com/marshallgg Boas, para começar não sabia onde por isto. Segundo, para pôr isto o mais rápido e fácil de entender, quem segue o tópico da música electrónica sabe que eu produzo música e embora gostos sejam gostos, já estou num nível minimamente aceitável. O que não se traduz no nível de seguidores, plays ou likes/reposts, quer seja no Facebook ou Soundcloud. Como decidi que queria seguir a carreira de produção musical, inscrevi-me numa escola onde estou a ter aulas agora (ETIC em lisboa). Ainda mal começou mas no curso todo não cobrem uma parte muito importante, o marketing. Aonde quero chegar? O que eu faço, seja de pior ou melhor qualidade, não me parece chegar a quase ninguém...apesar de ser de nível superior (a meu ver) de coisas que chegam a muito mais gente no que toca assim a produtores sem nenhum agência ou blog/wtv por trás. Acho que ou eu tenho muito azar ou então estou muitíssimo mal nesta parte. Gostaria de saber se alguém tem uma banda, produz música ou tem algo relacionado, que me saiba dar alguns pointers ou guiar-me por onde começar a direcionar o marketing... ou se conhecerem alguém que me pudesse ajudar também agradecia imenso. É que para já é a minha família que me sustenta e as coisas estão a ficar cada vez piores...E ficar um pouco mais conhecido (sem mudar o que eu produzo, pois não quero produzir o que não gosto), ajudaria-me bastante a arranjar sítios onde passar música, o que me iria ajudar a pelo menos suportar um pouco dos gastos que tenho aqui. E ia-me ajudar a já ter uma boa base quando acabar o curso (é este anos e mais dois, incluindo estágio no estrangeiro). E cada vez mais preciso de começar a suportar esses custos...preferencialmente com o que eu sei fazer. PS: A indústria da música electrónica cá em Portugal é um antro de m*rda, por isso ligar-me a alguma editora ou assim é quase impossível porque só querem saber do cu deles. TL;DR: Marketing no que toca a música electrónica produzida por mim, preciso de ajuda. É algo importante. Editado 10 Novembro 2014 por Arnold Compartilhar este post Link para o post
RicardoBarbosa Publicado 10 Novembro 2014 (editado) Bem, vamos lá por partes: Este post já começa mal :mrgreen: Eu sigo-te no tópico da música eletrónica e também no Facebook e Soundcloud, mas muito do pessoal daqui não o faz. Partilha os teus links aqui, a comunidade CMPT são uns quantos milhares e sempre é uma ajuda. Depois, é importante que te dês a conhecer não tanto ao pessoal que produz mas mais aos agentes que influenciam a música em Portugal, tanto a promotores como a meios de divulgação. Bodyspace, Threshold Magazine, Altamont, Preguiça Magazine, etc. Se eles partilharem as tuas músicas, o pessoal que segue esses meios vai-te começar a ouvir e, se gostarem, certamente vão mostrar interesse por ti. Mantém o Facebook e o Soundcloud atualizados, seja com fotos tuas a produzir, ou mesmo com algum amigo artista que queiras apoiar, etc etc. Entra em contacto com pessoal de canais do YouTube como o Majestic Casual e outros para que as tuas músicas sejam uploadadas por eles, pode ser um grande boost de reconhecimento para ti. De resto é continuares a trabalhar e a lançar as tuas cenas. Não te preocupes tanto com a questão das editoras e vai trilhando o teu caminho. Inverte a lógica e as editoras um dia vão-te procurar. Editado 10 Novembro 2014 por RicardoBarbosa Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 10 Novembro 2014 Sou um leigo nisto, mas interage com a malta que te segue. Podes programar um post semanal no facebook para na X-feira de cada semana às Xhoras perguntar por sons que a malta tenha descoberto esta semana, sonoros que tenham revisitado etc. etc. Interessa-te construíres uma relação com quem te segue, nomeadamente nestes early stages. Os primeiros seguidores costumam ser os mais fieis, build on that :) Compartilhar este post Link para o post
Arnold Publicado 10 Novembro 2014 Bem, vamos lá por partes: Este post já começa mal :mrgreen: Eu sigo-te no tópico da música eletrónica e também no Facebook e Soundcloud, mas muito do pessoal daqui não o faz. Partilha os teus links aqui, a comunidade CMPT são uns quantos milhares e sempre é uma ajuda. Depois, é importante que te dês a conhecer não tanto ao pessoal que produz mas mais aos agentes que influenciam a música em Portugal, tanto a promotores como a meios de divulgação. Bodyspace, Threshold Magazine, Altamont, Preguiça Magazine, etc. Se eles partilharem as tuas músicas, o pessoal que segue esses meios vai-te começar a ouvir e, se gostarem, certamente vão mostrar interesse por ti. Mantém o Facebook e o Soundcloud atualizados, seja com fotos tuas a produzir, ou mesmo com algum amigo artista que queiras apoiar, etc etc. Entra em contacto com pessoal de canais do YouTube como o Majestic Casual e outros para que as tuas músicas sejam uploadadas por eles, pode ser um grande boost de reconhecimento para ti. De resto é continuares a trabalhar e a lançar as tuas cenas. Não te preocupes tanto com a questão das editoras e vai trilhando o teu caminho. Inverte a lógica e as editoras um dia vão-te procurar. Pois por acaso tens razão. :lol: Tenho um pouco de aversão em postar os links às vezes. Mas vou editar o primeiro post com eles, pode ser que alguém goste. Quanto aos promotores tens razão, mas para o que eu produzo e para o que eu passo em certa parte, é difícil arranjar agência que apoie cá em Portugal. Mas vou tentar essas que postaste, eram de grande ajuda se alguém mais me começasse a ouvir ou pudesse começar a passar música. O Facebook e o Soundcloud até estão relativamente actualizados agora, tenho feito uma música nova por semana e ponho lá. O Facebook até metia mais coisas, mas as publicações não chegam a quase ninguém. Canais de Youtube é um pouco difícil, mas vou tentar ver se descobro. O mais próximo que eu conheço do que tenho produzido nas últimas semanas é dum tipo português mas ele não gosta muito de mim acho eu. Parece que o que diz vem sempre carregado de desdém quando falo com ele. Se houver assim um que aceite música mais no geral do que ser algo centrado numa só coisa, sou de mandar apra lá. E obrigado pela ajuda, pegaste em coisas que não tinha pensado e em que tens bastante razão. É melhorar como produtor e ver como as coisas correm também. Sou um leigo nisto, mas interage com a malta que te segue. Podes programar um post semanal no facebook para na X-feira de cada semana às Xhoras perguntar por sons que a malta tenha descoberto esta semana, sonoros que tenham revisitado etc. etc. Interessa-te construíres uma relação com quem te segue, nomeadamente nestes early stages. Os primeiros seguidores costumam ser os mais fieis, build on that :) Eu por acaso quase toda a gente que me segue tenho como amigos no Facebook. Ou é produtores ou DJ's ou pessoal que eu conheço, fora disso devem ser só prai uns 10-20 que não falo habitualmente ou não interago. Mas infelizmente, como disse também em cima ao Ricardo, a quantidade de gente a que as publicações chegam não vale a pena. Da minha última publicação, chegou a 20 pessoas de 120. Teve 1 gosto a publicação. É uma coisa que tenho feito a uma escala menor no entanto...dou-me muito bem com as pessoas que mais me seguem e suportam. :) Muito obrigado pela ajuda dois :) Vou editar com links o primeiro post caso calhe alguém gostar. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 10 Novembro 2014 Major, também é capaz de ajudar se fizeres alguns sets. Podem ter mais adesão. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 10 Novembro 2014 Houve tudo o que Barbosa te disser, o gajo tocou dois acordes e apareceu logo na Pitchfork. :mrgreen: Outro conselho que te posso dar, eu que nem palmas sei bater, é para saíres muito e socializares. Se estás em Lisboa e costumas sair com alguma regularidade já deves ter reparado que em tudo o que é concerto há uma dezena de caras que estão sempre em algum sítio. E não é por acaso, a 'comunidade' é bastante pequena. Outra questão é a do produto, tens algo físico? Há infinitas labels a fazerem edições limitadas de todo o género de material. Se tens a intenção de passar música num sítio qualquer, parece-me muito mais fácil se disseres que queres passar lá música e tens uma cassette editada numa label alemã qualquer do que dizeres que tens umas coisas no Soundcloud e pronto... Compartilhar este post Link para o post
Edin Dzeko Publicado 10 Novembro 2014 dúvido que essas paginas partilhem cenas desse género, tenta procurar por grupos desse estilo de musica no fb e partilha lá Compartilhar este post Link para o post
Arnold Publicado 10 Novembro 2014 Major, também é capaz de ajudar se fizeres alguns sets. Podem ter mais adesão. Também já pensei nisso e é uma boa ideia. Obrigado Sumudica. Houve tudo o que Barbosa te disser, o gajo tocou dois acordes e apareceu logo na Pitchfork. :mrgreen: Outro conselho que te posso dar, eu que nem palmas sei bater, é para saíres muito e socializares. Se estás em Lisboa e costumas sair com alguma regularidade já deves ter reparado que em tudo o que é concerto há uma dezena de caras que estão sempre em algum sítio. E não é por acaso, a 'comunidade' é bastante pequena. Outra questão é a do produto, tens algo físico? Há infinitas labels a fazerem edições limitadas de todo o género de material. Se tens a intenção de passar música num sítio qualquer, parece-me muito mais fácil se disseres que queres passar lá música e tens uma cassette editada numa label alemã qualquer do que dizeres que tens umas coisas no Soundcloud e pronto... Por acaso não costumo sair. Os meus colegas de casa e os meus colegas de turma ou não são de sair, ou vivem bastante longe e não saem tanto por aqui ou muito pouco regularmente. Algo físico ainda não tenho, mas gostava de ter no futuro. E sim, teres releases em editoras de renome ou suporte de bons nomes ajuda bastante. Até tenho suportes de nomes relativamente grandes neste tipo de música mas de nada me serve. Obrigado! dúvido que essas paginas partilhem cenas desse género, tenta procurar por grupos desse estilo de musica no fb e partilha lá Eu estou em praí 200 grupos no facebook, quase todos eles de música e relacionados relativamente com o que eu faço. Mas mesmo assim parece que não alcança ninguém aqui. Se calhar devia arranjar um daqueles grupos cheios de gente prai com mais de 50mil e ver se as pessoas ouvem. Vou continuar a ir a esses grupos. Obrigado :) Compartilhar este post Link para o post
bfcpires Publicado 10 Novembro 2014 Boas Arnold! Revejo-me a 100% no teu caso. Eu sou produtor de música eletrónica (Electro House) à sensivelmente um ano e meio e posso dizer que hoje em dia uma pessoa só segue em frente (99% das vezes) se for bonito/a e se tiver contactos na noite (Podes ver os exemplos dos The Fucking Bastards [Que eu próprio já vi que em cabine só se limitam a subir e baixar um deck e depois limitam-se a tirar as camisolas; Ou então queles duos/trios de "DJ's[lol]" bonitas que passam brasileirada mas vão todas descascadas porque é isso que o pessoal curte). Não obstante as ferramentas que cada um utiliza mas isso acaba por ser desequilibrado para quem não tem a "lata" de andar a fazer "amizades" aqui e ali (diga-se dar graxa) para mais tarde atuar. Nesta minha curta "carreira" o meu ponto mais alto foi atuar no Carnaval de Ovar, na Tentzone, em 2013 perante 3/4 mil pessoas. E conhecer Dimitri Vegas & Like Mike, Wolfpack e Boss AC. Mas a questão está em como fui lá parar: por um concurso de likes no Facebook... Bem, os conselhos que te dou tal como aqui já disseram será usares as ferramentas que hoje em dia toda a gente usa. Facebook, Youtube, Twitter, o próprio Instagram, o Vine também... Facebook terás de ter algo apelativo logo de início como um grafismo bonito e simples e tentar atualizar a tua página não só com conteúdos teus mas com conteúdos que possas interagir com os teus seguidores, aumentando assim o tráfego na tua página. Youtube, tal como o RicardoBarbosa disse, tenta enviar para variados canais que passem o teu estilo. Pelo que vi curtes as batidas de trap por isso tens aqui alguns canais: All Trap Everything http://www.youtube.com/alltrapeverything Trap and Bass http://www.youtube.com/trapandbass Trap City http://www.youtube.com/TrapCityMusic TrapDoor http://www.youtube.com/trapdoorofficial TrapLike http://www.youtube.com/traplik3 Trapstep Network http://www.youtube.com/trapstepnetwork OfficialTrapCity http://www.youtube.com/user/OfficialTrapCity OfficialTrapBear http://www.youtube.com/OfficialTrapBear TRAPaTRAP http://www.youtube.com/TRAPaTRAP Fabled Trap http://www.youtube.com/user/FabledTrap Twitter, Instagram e Vine serve também para publicitares os teus projetos, muitos produtores amadores e profissionais postam os seus projetos em FL, Ableton etc... nas redes sociais de modo a gerar tráfego. De resto, dou-te dois conselhos meus: Não procures agentes (Pois ficarás "queimado" entre eles), deixa eles procurarem-te a ti pelo teu trabalho; Jamais baixes o teu cachet perante uma ou outra discoteca só porque o dono é amigo do cunhado do tio da tua prima afastada, jamais mesmo (Pois tal como o 1º conselho, os donos conhecem-se e partilham informações de cachet entre si.) De resto, é dar no duro, trabalhar e nunca desistir, tens o exemplo mais recente de sucesso do Kura que só começou a singrar quando atuou na One Last Tour dos Swedish House Mafia, e no entanto já tocava e produzia à cerca de 8/9 anos. Boa sorte! PS: https://www.facebook.com/TheArcadeBoyz este é o meu projeto, composto por mim e por um amigo meu (antes erámos três). Como podes ver estamos parados desde o início do ano pois não temos tido a motivação necessária para continuar. Quem sabe ela voltará. Compartilhar este post Link para o post
bfcpires Publicado 10 Novembro 2014 Para os "tapadinhos" talvez, se achas que lançar uma música na revealed no pack que lançam 1 vez por ano em que escolhem 3 jovens produtores para lançar uma música editada por eles é não singrar... E já agora a maior subida do ranking da DjMag do ano passado lançou a primeira música pela mesmo editora no mesmo dia que o Kura, mas talvez o Dyro tivesse aproveitado melhor essa oportunidade. E ele não produz à 9 anos, ele toca sim à 9 anos, em 2005 ele começou a tocar numa disco como residente, 3 anos depois começou a criar edits e assim... Mas voltando ao tópico, tirando aquilo que te tinha dito no tópico da música eletronica tenta partilhar a música ao máximo por foruns da especialidade tipo o do LbL, manda para Dj's reconhecidos e aos poucos e poucos vais lá chegar. E quando lá chegares sabes que esse teu trabalho deu-te frutos, e todas as horas de estudo sobre os mais variados temas deram resultado... BFCpires, manda MP se quiseres fazer alguma coisa dentro desse estilo, ou ter algumas ajudas ;) Obrigado :) Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 11 Novembro 2014 Não percebo muito de música electrónica nem de como singrar no mundo da música, mas acho que essencial essencial será conviveres com pessoas com o mesmo interesse que o teu, saindo à noite e frequentando os espaços onde esse pessoal se encontra (presumo que haja 3 ou 4 locais em Lisboa à noite para o efeito). Eu também toco guitarra eléctrica e até gostaria de começar uma banda, mas lá está, novo na cidade e sem saber os espaços onde a cena se desenrola, é muito dificil. Mas não deixes nunca de continuar a produzir e a procurar por cenas novas, mesmo tendo dificuldades em chegar às pessoas, eventualmente com a qualidade do teu trabalho, alguém há-de reparar e depois é como uma bola de neve ;) Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 11 Novembro 2014 Quem és bfcpires? Sou capaz de ter visto essa tua atuação em Ovar. Posta aí a tua página de facebook, se não te importares ;) Compartilhar este post Link para o post
bfcpires Publicado 11 Novembro 2014 (editado) Produzo o mesmo que tu, sempre dá para trocar ideias caso queiras ;) Mandei PM :biggrin: Quem és bfcpires? Sou capaz de ter visto essa tua atuação em Ovar. Posta aí a tua página de facebook, se não te importares ;) Lolitos sou o da foto, que está no meio :) Atuamos a seguir ao Boss AC no dia anterior à atuação do Dimitri e Like Mike, mas conhecemo-los no dia em que atuamos, nos camarotes (a eles e aos Wolfpack que são muito bacanos por acaso :D ). Editado 11 Novembro 2014 por bfcpires Compartilhar este post Link para o post
RicardoBarbosa Publicado 11 Novembro 2014 O Facebook e o Soundcloud até estão relativamente actualizados agora, tenho feito uma música nova por semana e ponho lá. O Facebook até metia mais coisas, mas as publicações não chegam a quase ninguém. Canais de Youtube é um pouco difícil, mas vou tentar ver se descobro. O mais próximo que eu conheço do que tenho produzido nas últimas semanas é dum tipo português mas ele não gosta muito de mim acho eu. Parece que o que diz vem sempre carregado de desdém quando falo com ele. Se houver assim um que aceite música mais no geral do que ser algo centrado numa só coisa, sou de mandar apra lá. Eu por acaso quase toda a gente que me segue tenho como amigos no Facebook. Ou é produtores ou DJ's ou pessoal que eu conheço, fora disso devem ser só prai uns 10-20 que não falo habitualmente ou não interago. Mas infelizmente, como disse também em cima ao Ricardo, a quantidade de gente a que as publicações chegam não vale a pena. Da minha última publicação, chegou a 20 pessoas de 120. Teve 1 gosto a publicação. É uma coisa que tenho feito a uma escala menor no entanto...dou-me muito bem com as pessoas que mais me seguem e suportam. :) Por acaso, nesta fase, estares a forçar publicações no Facebook com pouca adesão é desnecessário. Foca-te mais nas músicas propriamente ditas e publica-as no Facebook, tenta ser mais objetivo. Vira o facto dos teus posts atingirem pouca gente a teu favor. Major, também é capaz de ajudar se fizeres alguns sets. Podem ter mais adesão. Bem pensado também. Se queres atingir promotores para eventualmente te convidarem a tocar no espaço deles, faz sets e mostra-lhes do que és capaz, porque podes ser muito bom produtor mas isso não lhes garante que sejas um bom DJ e capaz de aguentar um set. Houve tudo o que Barbosa te disser, o gajo tocou dois acordes e apareceu logo na Pitchfork. :mrgreen: Outro conselho que te posso dar, eu que nem palmas sei bater, é para saíres muito e socializares. Se estás em Lisboa e costumas sair com alguma regularidade já deves ter reparado que em tudo o que é concerto há uma dezena de caras que estão sempre em algum sítio. E não é por acaso, a 'comunidade' é bastante pequena. Outra questão é a do produto, tens algo físico? Há infinitas labels a fazerem edições limitadas de todo o género de material. Se tens a intenção de passar música num sítio qualquer, parece-me muito mais fácil se disseres que queres passar lá música e tens uma cassette editada numa label alemã qualquer do que dizeres que tens umas coisas no Soundcloud e pronto... Já nem me lembrava disso, too many years ago. :mrgreen: Este conselho do Fusão é fundamental: socializar, conhecer as pessoas certas. Pá eu pessoal de Lisboa conheço pouco, mas sei quem são alguns dos players e posso-te passar os Facebooks deles. Ainda assim, é mesmo como ele diz: basta ires regularmente à ZDB ou ao Lux para perceber que as pessoas se repetem, são um círculo, tens de tentar ser parte desse meio. O meio das editoras, como tu próprio já percebeste (Enchufada, etc.), é viciado porque eles têm como principal objetivo governarem-se, caga para o resto. Também como disse o Fusão, é importante teres um lançamento, seja por onde for. O teu estilo é demasiado específico por isso não te posso ajudar muito, mas é uma questão de bateres por essa internet fora a procurar editoras dentro da tua cena. Ainda por cima tu tens um ritmo muito bom de lançamento de músicas, podias por ex. durante 1/2 meses não lançar nada e começar a gerar burburinho para um lançamento, ias colocando online previews, teasers, etc. e lançavas um EP sólido e que te pudesse mostrar ao Mundo. Compartilhar este post Link para o post
Arnold Publicado 11 Novembro 2014 Boas Arnold! Revejo-me a 100% no teu caso. Eu sou produtor de música eletrónica (Electro House) à sensivelmente um ano e meio e posso dizer que hoje em dia uma pessoa só segue em frente (99% das vezes) se for bonito/a e se tiver contactos na noite (Podes ver os exemplos dos The Fucking Bastards [Que eu próprio já vi que em cabine só se limitam a subir e baixar um deck e depois limitam-se a tirar as camisolas; Ou então queles duos/trios de "DJ's[lol]" bonitas que passam brasileirada mas vão todas descascadas porque é isso que o pessoal curte). Não obstante as ferramentas que cada um utiliza mas isso acaba por ser desequilibrado para quem não tem a "lata" de andar a fazer "amizades" aqui e ali (diga-se dar graxa) para mais tarde atuar. Nesta minha curta "carreira" o meu ponto mais alto foi atuar no Carnaval de Ovar, na Tentzone, em 2013 perante 3/4 mil pessoas. E conhecer Dimitri Vegas & Like Mike, Wolfpack e Boss AC. Mas a questão está em como fui lá parar: por um concurso de likes no Facebook... Bem, os conselhos que te dou tal como aqui já disseram será usares as ferramentas que hoje em dia toda a gente usa. Facebook, Youtube, Twitter, o próprio Instagram, o Vine também... Facebook terás de ter algo apelativo logo de início como um grafismo bonito e simples e tentar atualizar a tua página não só com conteúdos teus mas com conteúdos que possas interagir com os teus seguidores, aumentando assim o tráfego na tua página. Youtube, tal como o RicardoBarbosa disse, tenta enviar para variados canais que passem o teu estilo. Pelo que vi curtes as batidas de trap por isso tens aqui alguns canais: All Trap Everything http://www.youtube.com/alltrapeverything Trap and Bass http://www.youtube.com/trapandbass Trap City http://www.youtube.com/TrapCityMusic TrapDoor http://www.youtube.com/trapdoorofficial TrapLike http://www.youtube.com/traplik3 Trapstep Network http://www.youtube.com/trapstepnetwork OfficialTrapCity http://www.youtube.com/user/OfficialTrapCity OfficialTrapBear http://www.youtube.com/OfficialTrapBear TRAPaTRAP http://www.youtube.com/TRAPaTRAP Fabled Trap http://www.youtube.com/user/FabledTrap Twitter, Instagram e Vine serve também para publicitares os teus projetos, muitos produtores amadores e profissionais postam os seus projetos em FL, Ableton etc... nas redes sociais de modo a gerar tráfego. De resto, dou-te dois conselhos meus: Não procures agentes (Pois ficarás "queimado" entre eles), deixa eles procurarem-te a ti pelo teu trabalho; Jamais baixes o teu cachet perante uma ou outra discoteca só porque o dono é amigo do cunhado do tio da tua prima afastada, jamais mesmo (Pois tal como o 1º conselho, os donos conhecem-se e partilham informações de cachet entre si.) De resto, é dar no duro, trabalhar e nunca desistir, tens o exemplo mais recente de sucesso do Kura que só começou a singrar quando atuou na One Last Tour dos Swedish House Mafia, e no entanto já tocava e produzia à cerca de 8/9 anos. Boa sorte! PS: https://www.facebook.com/TheArcadeBoyz este é o meu projeto, composto por mim e por um amigo meu (antes erámos três). Como podes ver estamos parados desde o início do ano pois não temos tido a motivação necessária para continuar. Quem sabe ela voltará. Esse exemplo dos The Fucking Bastards é spot on. Esses e outros da mesma laia são das últimas pessoas que deviam andar a ocupar discotecas cá em portugal. Pois, a página de Facebook precisa de uma alteração rápida. E até estou a pensar em alteraro nome para algo mais apelativo mas estou sem ideias. Quanto aos canais de Trap, obrigado ;), mas para já trap é algo que oiço mas que não faço. Sinceramente é estranho, já comecei imensas produções de trap mas nunca lancei nenhumas. Talvez vá por aí porque é o que está mais em moda agora e até é uma coisa que não me iria sentir vendido ao produzir. Obrigado pelos conselhos, agentes vou deixar de parte até me contactarem então :) Quanto ao cachet, o tratamento também já estava a planear ser igual para todos. E enquanto tiver gosto pela música não desisto. Por isso acho que nunca vou desistir. Obrigado! E deixo a mesma coisa que o dark, se quiseres colaborar (embora só goste de um tipo muito especifico de Electro, já fiz algumas coisas) ou partilhar dicas no Facebook (tenho um grupo de cerca de 200 pessoas em que ajudamo-nos mutuamente a melhorar), diz qualquer coisa. Mas voltando ao tópico, tirando aquilo que te tinha dito no tópico da música eletronica tenta partilhar a música ao máximo por foruns da especialidade tipo o do LbL, manda para Dj's reconhecidos e aos poucos e poucos vais lá chegar. E quando lá chegares sabes que esse teu trabalho deu-te frutos, e todas as horas de estudo sobre os mais variados temas deram resultado... BFCpires, manda MP se quiseres fazer alguma coisa dentro desse estilo, ou ter algumas ajudas ;) O forum do LbL é só bigroomzices. Se começar a fazer trap ou algum tipo de house é uma opção, para já acho que não vale a pena. E quanto aos nomes tens razão, mas por exemplo a minha última de kuduro com rave, quem é que ia passar aquilo? De nomes grandes que gostem do estilo, duvido que consiga alcançar alguns. A colocar aqui todos os nomes que acho que passem (nomes cujo suporte vale imensamente a pena ter, sejá cá ou lá fora: Diplo, Buraka, Skrillex, Dismantle, Yellow Claw, Marfox, Munchi; duvido que chegue a algum ou que eles passem sequer. Não percebo muito de música electrónica nem de como singrar no mundo da música, mas acho que essencial essencial será conviveres com pessoas com o mesmo interesse que o teu, saindo à noite e frequentando os espaços onde esse pessoal se encontra (presumo que haja 3 ou 4 locais em Lisboa à noite para o efeito). Eu também toco guitarra eléctrica e até gostaria de começar uma banda, mas lá está, novo na cidade e sem saber os espaços onde a cena se desenrola, é muito dificil. Mas não deixes nunca de continuar a produzir e a procurar por cenas novas, mesmo tendo dificuldades em chegar às pessoas, eventualmente com a qualidade do teu trabalho, alguém há-de reparar e depois é como uma bola de neve ;) Eu quero começar a sair a noite para esses espaços mas para começar eu sou um bocado conas no sentido em que não gosto de sair sozinho. Nunca gostei nem vou gostar. E praticamente toda a gente que conheci em Lisboa até agora das duas uma, ou fica em casa ou vive demasiado longe para lhes dar jeito sair. Por acaso, nesta fase, estares a forçar publicações no Facebook com pouca adesão é desnecessário. Foca-te mais nas músicas propriamente ditas e publica-as no Facebook, tenta ser mais objetivo. Vira o facto dos teus posts atingirem pouca gente a teu favor. Bem pensado também. Se queres atingir promotores para eventualmente te convidarem a tocar no espaço deles, faz sets e mostra-lhes do que és capaz, porque podes ser muito bom produtor mas isso não lhes garante que sejas um bom DJ e capaz de aguentar um set. Este conselho do Fusão é fundamental: socializar, conhecer as pessoas certas. Pá eu pessoal de Lisboa conheço pouco, mas sei quem são alguns dos players e posso-te passar os Facebooks deles. Ainda assim, é mesmo como ele diz: basta ires regularmente à ZDB ou ao Lux para perceber que as pessoas se repetem, são um círculo, tens de tentar ser parte desse meio. O meio das editoras, como tu próprio já percebeste (Enchufada, etc.), é viciado porque eles têm como principal objetivo governarem-se, caga para o resto. Também como disse o Fusão, é importante teres um lançamento, seja por onde for. O teu estilo é demasiado específico por isso não te posso ajudar muito, mas é uma questão de bateres por essa internet fora a procurar editoras dentro da tua cena. Ainda por cima tu tens um ritmo muito bom de lançamento de músicas, podias por ex. durante 1/2 meses não lançar nada e começar a gerar burburinho para um lançamento, ias colocando online previews, teasers, etc. e lançavas um EP sólido e que te pudesse mostrar ao Mundo. Bold: Como assim mais objetivo no Facebook? Itálico: Isso têm razão. Por muito boas que as produções sejam não dá para ver se sou um bom DJ. E acho que quem ouviu aquelas cenas da batalha dos sets da música electrónica já sabe que eu podia aguentar, agora é fazer o resto do pessoal do soundcoud ver. Sublinhado: Exactamente, tenho de sair, mas vou ter de conhecer pessoas diferentes para o fazer. Se calhar durante as próximas semanas E sim, o lançamento importa bastante, e já podia ter lançado por várias editoras. Mas o mais importante neste caso para mim é ser uma editora que alguém leve a sério, não uma que mal chegue a ninguém que se lembrou que gosta das minhas cenas. E por acaso, o meu estilo era para ser o mais amplo possível (produzir de tudo), mas ya, acho que cada vez mais me ando a restringir a mim próprio (indo por cenas mais tropicais ou um pouco progressivas). E um EP é um dos meus objectivos a concretizar :) Obrigado a todos pelos conselhos! Compartilhar este post Link para o post
RicardoBarbosa Publicado 11 Novembro 2014 Bold: Como assim mais objetivo no Facebook? No fundo, como a tua página tem um raio de acção muito baixo, não a enchas com "lixo" que o pessoal não vai querer ler e vai ignorar, aproveita para divulgar apenas as tuas cenas, ou seja, sempre que fizeres um post ele vai ser objetivo e direto ao teu público. Compartilhar este post Link para o post
Arnold Publicado 11 Novembro 2014 Ah sim, isso eu já faço. Os meus posts são só musicas e mais um post que foi quando eu estive bué tempo sem lançar a dizer que ia lançar algo recentemente. Compartilhar este post Link para o post
RicardoBarbosa Publicado 11 Novembro 2014 Ah sim, isso eu já faço. Os meus posts são só musicas e mais um post que foi quando eu estive bué tempo sem lançar a dizer que ia lançar algo recentemente. Pronto, estás no bom caminho. :) De resto, eu sei que é difícil porque é das áreas mais ingratas que existem, mas não deves desistir e levantar a cabeça para continuar a trabalhar (jogador de futebol ftw), quando o reconhecimento começar a chegar vai ser sempre a subir. :) Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 11 Novembro 2014 Boa sorte a todos com isso e com os vossos projectos é só o que posso desejar porque disto não percebo nada nem vos posso ajudar Compartilhar este post Link para o post
Reddish Ruse Publicado 11 Novembro 2014 boa sorte a todos :handclap: por falar nisso, o lousada nunca mais apareceu aqui? até curtia as cenas dele Compartilhar este post Link para o post
Wesley Pentz Publicado 11 Novembro 2014 Acho que fazias bem em fazer umas cenas de Trap. Existe muita gente a produzir disso ultimamente, mas acho que tens capacidade para fazer qualquer coisa de engraçado. A Trap Door, por exemplo, tem lançado coisas muito interessantes e nem costuma ser de nomes conhecidos por aí além. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 11 Novembro 2014 Mandei PM :biggrin: Lolitos sou o da foto, que está no meio :) Atuamos a seguir ao Boss AC no dia anterior à atuação do Dimitri e Like Mike, mas conhecemo-los no dia em que atuamos, nos camarotes (a eles e aos Wolfpack que são muito bacanos por acaso :D ). ya, acho que me lembro de ver o gajo de cabelo aos caracóis, inconfundível. e atuar na tentzone não vos abriu portas a nível profissional? Compartilhar este post Link para o post
Arnold Publicado 11 Novembro 2014 Acho que fazias bem em fazer umas cenas de Trap. Existe muita gente a produzir disso ultimamente, mas acho que tens capacidade para fazer qualquer coisa de engraçado. A Trap Door, por exemplo, tem lançado coisas muito interessantes e nem costuma ser de nomes conhecidos por aí além. Isso sei que tenho mas em Trap tem mesmo de ser algo de outro mundo ou então é praticamente mais do mesmo Compartilhar este post Link para o post
Arnold Publicado 22 Novembro 2014 Ok pouco mais de uma semana depois, fiz umas mudanças (acrescentei logo, alterei informação), e tentei espalhar as músicas por mais grupos no Facebook e embora não tenha tido uma mudança considerável, ganhei mais plays/reposts no soundcloud, cheguei a alguns nomes maiores (mas não muito maiores obviamente), e os likes no facebook em especial cresceram bastante (cerca de 100). Não deixo no entanto de continuar desanimado com as hipóteses de conseguir passar música na noite aqui em Portugal. Não há sítio onde o que quero passar se encaixe. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 22 Novembro 2014 Vinha um artigo muito bom ontem no Ipsilon sobre novos produtores e músicos e tal da cena electrónica. Não sei se leste. Compartilhar este post Link para o post