Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
famaboys

[ReporTV] Amor de Famalicão

Publicações recomendadas

Não faço ideia quantas pessoas ligam realmente ao clube, na verdade nem sei bem quantos metemos num jogo regular do CNS, serão uns 300, por aí...

Faz-te confusão porque se calhar não cresceste no seio de uma familia portista que te ofereceu camisolas do Porto, que te levou ao Estádio das Antas ver o Porto campeão, bicampeão, tricampeão e por aí fora...fui um pouco formatado para isso e senti desde cedo empatia pelo clube, agora sou adepto e mudar de clube é uma coisa que dificilmente consegues, mais depressa mudas de mulher.

É um tema que sinceramente deveria ser mais aprofundado, principalmente pelos media, certamente mais interessante que ver 3 otários a discutir uns com os outros em canais televisivos que incluem nos seus nomes palavras como "informação" e "notícias". Se um dia existir maior equidade entre clubes eu ficarei muito feliz, mas que será um enorme remar contra a maré, será.

A minha família paterna (pai, avô e bisavô que já faleceu) é toda boavisteira, a materna nem liga ao futebol :mrgreen:

Cheguei a ir ao Bessa com o meu bisavô, o meu avô e o meu pai, 4 gerações de apoio a um clube que, quando começou com o meu bisavô, não havia património nenhum em termos de troféus. Eu sei que o que estou a dizer é complexo, se calhar és de Santo Tirso mas os teus pais ou avós são do Porto e mudaram-se para aí e tu nasceste aí e ficaste natural de Santo Tirso mas com antepassados portuenses, que eu acredito que aconteça a imensa gente. Da mesma maneira que em Portugal só há 3 clubes só há também 2 cidades, mudar tudo isto agora é remar contra um tsunami. Agora, que devia ser discutido periodicamente, isso sem dúvida. Dá dó, realmente, ver 3 mentecaptos a discutir o futebol do 'sistema' e a escorraçar completamente para um canto os próprios clubes da primeira divisão. Quase ninguém faz ideia do que se vai passando na maior parte dos jogos em que os 3 'grandes' não participam, muitas vezes coisas gravíssimas e que não são discutidas porque estão a ver de vários ângulos quantos dedos é que o jogador A do Porto meteu na cara do jogador B do Benfica e quantas semanas é que ele devia ficar de fora ou não sei quê...

Continuo é com a mesma opinião, és um gajo sensato e com quem até dá gosto falar (ao contrário de algumas situações neste fórum em que fui gozado e insultado por outros users), mas és de Santo Tirso 'born and raised' e portista. E isso é grande parte do problema, é haver 200 casas do Benfica e 36 clubes profissionais, é haver núcleos sportinguistas por todo o lado, é não haver gente a abraçar as suas origens.

Compartilhar este post

Link para o post

O luis_bfc tem toda a razão, e contra mim falo.

:compinchas:

Não vou, obviamente, estar aqui a adoptar uma posição de ataque gratuito só porque vocês não seguem o que eu penso, mas que continuo a achar que vocês também acabam por ser parte do problema, continuo mas pronto... É uma situação chata e ingrata mesmo até tendo amigos benfiquistas e sportinguistas de Matosinhos e isso muitas vezes até me faz nem dizer nada para não criar problemas com eles mas lá está, é uma situação complicada, muito complicada...

Compartilhar este post

Link para o post

Só faremos parte do problema se instruírmos outros a serem adeptos de um clube cuja ligação às nossas origens é zero ou próximo disso, porque o portismo está enraizado em mim assim como o sportinguismo deverá estar no Rugido e isso é algo que não podes mudar só porque parece (ou é) moralmente correto.

Compartilhar este post

Link para o post

Luí_bfc, até concordo com o que tu escreveste, mas qual é a diferença entre os benfiquistas, sportinguistas e portistas de Matosinhos e tu, que és boavisteiro? Não deverias de ser leixonense? Será porque o Boavista era (até ao apito dourado) dos maiores clubes portugueses e o Leixões andava pela 2ª B e 2ª Liga?

A mim faz-me mais confusão os que são os maiores adeptos do clube da terra (até dão murros no peito quando falam) durante uma época inteira à excepção de 2/3 jogos, quando o clube da terra joga contra um dos 3 estarolas!!

Compartilhar este post

Link para o post

O futebol para mim, é como outra coisa qualquer. Escolho o que mais gosto, ou me identifico. Eu não apoio o clube aqui da terra porque não concordo com os ideiais. Gastam mais do que podem, escorraçam os jovens da terra para fora, mesmo nas camadas jovens etc. Não gosto das bandas da região porque não fazem o meu estilo.

Não tem que se fazer do futebol uma maneira de viver. Tu levas a vida assim, e não há problema nenhum. Eu entendo isso, e entendo perfeitamente porque preferes o Boavista. Por muitas vezes gostava que o meu clube da terra fosse minimamente decente para o poder apoiar, mas simplesmente não é. E não vou gostar deles só porque sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Só não concordo com a parte dos estádios vazios.

Então agora uma pessoa não pode ver futebol se lhe apetecer ?

Trata-se de entretenimento, é como ir ao cinema e tenho todo o direito de comprar o bilhete e deslocar-me a um estádio de equipas que não me dizem respeito para ver esse mesmo jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

O futebol para mim, é como outra coisa qualquer. Escolho o que mais gosto, ou me identifico. Eu não apoio o clube aqui da terra porque não concordo com os ideiais. Gastam mais do que podem, escorraçam os jovens da terra para fora, mesmo nas camadas jovens etc. Não gosto das bandas da região porque não fazem o meu estilo.

Não tem que se fazer do futebol uma maneira de viver. Tu levas a vida assim, e não há problema nenhum. Eu entendo isso, e entendo perfeitamente porque preferes o Boavista. Por muitas vezes gostava que o meu clube da terra fosse minimamente decente para o poder apoiar, mas simplesmente não é. E não vou gostar deles só porque sim.

Gastam mais do que podem? Por essa lógica então não deves ser adepto de nenhum do 3 grandes.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Concordo em absoluto com o luis_bfc.

Compartilhar este post

Link para o post

Só faremos parte do problema se instruírmos outros a serem adeptos de um clube cuja ligação às nossas origens é zero ou próximo disso, porque o portismo está enraizado em mim assim como o sportinguismo deverá estar no Rugido e isso é algo que não podes mudar só porque parece (ou é) moralmente correto.

Sim, isso é verdade, nem eu quero estar aqui com discursos de mudar mentalidades a ninguém, já passei essa fase. O que tenho escrito aqui tem sido mais uma questão de 'desabafo'.

Luí_bfc, até concordo com o que tu escreveste, mas qual é a diferença entre os benfiquistas, sportinguistas e portistas de Matosinhos e tu, que és boavisteiro? Não deverias de ser leixonense? Será porque o Boavista era (até ao apito dourado) dos maiores clubes portugueses e o Leixões andava pela 2ª B e 2ª Liga?A mim faz-me mais confusão os que são os maiores adeptos do clube da terra (até dão murros no peito quando falam) durante uma época inteira à excepção de 2/3 jogos, quando o clube da terra joga contra um dos 3 estarolas!!

Eu sou boavisteiro por herança familiar. A minha família paterna é da zona das Campinas e já o meu bisavô era mais boavisteiro que sei lá o quê. Portanto, esta paixão pelo Boavista que foi passando de geração em geração não foi fruto de conquistas nacionais. Eu não sou um caso diferente deles porque só comecei verdadeiramente a acompanhar o clube por volta de 2007 ou 2008, ano em que começamos a jogar fora da primeira. E nessa altura podia ter pensado para mim 'opa, vou masé apoiar o Porto, ao menos ainda sou de primeira', mas não, só me fez ser ainda mais boavisteiro. Cada caso é um caso mas eu, como muita gente (acredito eu), sou a primeira geração de uma família que é portuense (ou de Lisboa) a não morar lá. Eu moro aqui à beira do Estádio, nem é bem Matosinhos, é mais Senhora da Hora mas cresci em escolas do Porto, casas dos meus avós no Porto, etc, etc e só já mais velho comecei a estudar e a fazer mais vida aqui em Matosinhos/Sra da Hora mas sempre ligado à cidade do Porto. E apesar de morar aqui nunca deixei de ir ao meu estádio nem de ir fora com o meu clube ao contrário dos adeptos dos 'grandes' que nunca foram sequer ao estádio. Lá está, é uma questão complexa em que cada caso é um caso. Conheço casos de matosinhenses de primeira geração que vêm de uma família de portuenses e portistas que semana sim semana sim vão ao estádio. A esses não tenho nada a dizer. Quer dizer, tenho, podiam ter escolhido um clube melhorzito, mas pronto... :mrgreen:

O futebol para mim, é como outra coisa qualquer. Escolho o que mais gosto, ou me identifico. Eu não apoio o clube aqui da terra porque não concordo com os ideiais. Gastam mais do que podem, escorraçam os jovens da terra para fora, mesmo nas camadas jovens etc. Não gosto das bandas da região porque não fazem o meu estilo.Não tem que se fazer do futebol uma maneira de viver. Tu levas a vida assim, e não há problema nenhum. Eu entendo isso, e entendo perfeitamente porque preferes o Boavista. Por muitas vezes gostava que o meu clube da terra fosse minimamente decente para o poder apoiar, mas simplesmente não é. E não vou gostar deles só porque sim.

Gastam mais do que podem? Por essa lógica então não deves ser adepto de nenhum do 3 grandes.

Tirou-me as palavras da boca...

Concordo em absoluto com o luis_bfc.

:compinchas:

Eu já li os teus posts dos 'Away Days' e sabes bem como eu o prazer e o gozo que dá apoiar o nosso clube semana sim, semana sim. Por acaso também podia ter feito uns relatos de algumas das deslocações que fiz. A alegria de festejar os golos do meu clube apoiado em grades, redes, muros, qualquer coisa, ter umas trocas de insultos com um gajo qualquer ou fazer amizades aqui e ali, os minutos de convívio depois de um jogo com o pessoal das terras, enfim, são tudo coisas que o povo deste país, na sua maioria, que é conhecido pela sua paixão ao futebol (que na realidade é paixão pelo Benfica, Porto ou Sporting) não faz a mínima ideia o que é.

É no mínimo curioso ver que és o único em centenas ou milhares (?) de benfiquistas neste fórum que publica aqui as suas presenças semana sim, semana sim. É exactamente como nos estádios, fora dos computadores. É tudo benfiquista mas quando o jogo não interessa... Da mesma maneira que eu considero este 'orgulho' do meu presidente em ter não sei quantos sócios e adeptos do clube um autêntico disparate, calculo que também sintas o mesmo pelo teu.

Grande abraço e continua na luta constante pelo teu clube porque é disso que se trata, e não de festejar golos na internet, ir 1 ou 2 vezes ao estádio e ir depois aos Aliados/Marquês festejar os títulos.

Compartilhar este post

Link para o post

Expressei-me mal. No clube aqui da terra, até á pouco tempo gastavam mais do que podiam, usando os fundos que recebiam para as camadas jovens. A contrapartida disso era abrir apenas 1~2 escalões e nem sequer dar o minimo de apoio.

Quanto aos grandes, interessa-me lá bem. Eu não faço a minha vida, nem o meu gosto pelo futebol á volta de um clube.

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez algumas pessoas não vão aos estádios tão frequentemente por dois motivos: Segurança e falta de fundos. Pá, eu sou benfiquista foi influência directa e posso-te dizer que o meu clube é o Benfica. Mas, por outro lado, isso impede-me de poder gostar de outros clubes? Tenho parte da familia boavisteira e quando era puto fui bastantes vezes ao Bessa. Aliás, lembro-me de um Boavista vs. Nantes no Bessa. O problema é que, ao crescer, acabou por coincidir com o declinio do Boavista e com as duas pessoas que me levavam a ver os jogos, por motivos pessoais/profissionais a não poderem frequentar os jogos. Sinceramente, juntamente ao Salgueiros, deve ser dos clubes pelo qual tenho mais carinho. Aliás, pessoalmente, foi-me "especial" ter visto o Benfica ganhar o título ai (e vais-me matar por dizer isto) mas o Bessa, por acaso, é um dos locais mais iconicos da cidade.

Compreendo a vossa cena dos "verdadeiros" e tudo mais mas as vezes as coisas não são tão "black and white" quando parecem. Sinceramente, era das pessoas que não me importava de ver mais jogos do Boavista e tudo mais, mas não tenho disponibilidade financeira e, aliada a isso, pessoas com quem lá ir. Mas hei, também não me digo apoiante do Boavista. Quanto muito, simpatizante. E fico um bocado "chocado" ao ver o pessoal a dar bash nas pessoas que entram nas bandwagons. Talvez, algumas dessas pessoas canalizem o apoio "real" ou seja lá como o queiram chamar para as alturas em que a equipa está "melhor". Pá, é a mentalidade das pessoas.

E, por curiosidade, quando custa um bilhete para ir ao Bessa este ano?

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem leva as coisas dessa forma não há problema rigorosamente nenhum. Futebol para alguns é finos (imperiais) e tremoços ou um domingo à tarde bem passado no Estádio, de longe a longe. Para outros não, só que é triste que do lado dos "outros" haja quem critique os clubes (da terra inclusivé) por tudo e por nada sem nunca ter feito nada para os ajudar, seja a apoiá-los no estádio, ser sócio, etc.. É como alguém a receber o rendimento mínimo e que não gosta de trabalhar a falar mal do Governo.

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez algumas pessoas não vão aos estádios tão frequentemente por dois motivos: Segurança e falta de fundos. Pá, eu sou benfiquista foi influência directa e posso-te dizer que o meu clube é o Benfica. Mas, por outro lado, isso impede-me de poder gostar de outros clubes? Tenho parte da familia boavisteira e quando era puto fui bastantes vezes ao Bessa. Aliás, lembro-me de um Boavista vs. Nantes no Bessa. O problema é que, ao crescer, acabou por coincidir com o declinio do Boavista e com as duas pessoas que me levavam a ver os jogos, por motivos pessoais/profissionais a não poderem frequentar os jogos. Sinceramente, juntamente ao Salgueiros, deve ser dos clubes pelo qual tenho mais carinho. Aliás, pessoalmente, foi-me "especial" ter visto o Benfica ganhar o título ai (e vais-me matar por dizer isto) mas o Bessa, por acaso, é um dos locais mais iconicos da cidade.

Compreendo a vossa cena dos "verdadeiros" e tudo mais mas as vezes as coisas não são tão "black and white" quando parecem. Sinceramente, era das pessoas que não me importava de ver mais jogos do Boavista e tudo mais, mas não tenho disponibilidade financeira e, aliada a isso, pessoas com quem lá ir. Mas hei, também não me digo apoiante do Boavista. Quanto muito, simpatizante. E fico um bocado "chocado" ao ver o pessoal a dar bash nas pessoas que entram nas bandwagons. Talvez, algumas dessas pessoas canalizem o apoio "real" ou seja lá como o queiram chamar para as alturas em que a equipa está "melhor". Pá, é a mentalidade das pessoas.

E, por curiosidade, quando custa um bilhete para ir ao Bessa este ano?

Segurança? Essa comigo não cola, não vale a pena, andei anos em estádios por aí fora e nunca me tocaram, simplesmente pq nunca fui à procura de confusão. Mesmo em pavilhões e etc, quando começava um foco de confusão eu não me metia, simplesmente. Isso é um falso argumento.

Eu ao crescer, coincidiu com o declínio do Boavista e isso não me tirou dos jogos. Sempre tive o meu pai do meu lado que ia sempre cmg mas mais que uma vez não 'me podia levar' e eu ia de qualquer maneira. Autocarro ou metro, qualquer coisa. E é sempre uma coincidência enorme, houve tanta gente que em 2008 deixou de poder ir e agora já podem. Há coisas do caraças... Há quem diga que o Bessa é um lugar dos benfiquistas do Porto e só é por causa das politicas da direcção que vos deixam entrar lá como querem para deixar dinheiro, porque com gente séria a mandar essa vergonha não acontecia. As coisas são assim, simples. 'Black and white', como dizes. Com gente séria e que zela pelo interesse do clube como clube podes crer que isso não acontecia.

Dispenso pessoal que vai para a bancada dos sócios torcer pelo adversário ou que só vai quando lhes apetece, nos jogos importantes. Mentalidades, enquanto se gerirem os clubes como negócio, isto vai acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...