Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
famaboys

[ReporTV] Amor de Famalicão

Publicações recomendadas

:heart: Apareço mais que uma vez... Uma delas, logo ao início, em grande plano, de branco :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Esse jogo com o Varzim nem precisava de ter sido feito. Antes do jogo começar já se sabia que tinha que acabar empatado. Um verdadeiro circo.

Compartilhar este post

Link para o post

Para o ano o Peter Lim compra mesmo o Ribeirão e mudam o nome destas cenas para Amor de Ribeirão. Ou então o Famalicão perde os 4 ou 5 primeiros jogos na fase de subida e a ReporTV vai ao estádio e já não há amor nenhum. O costume, portanto...

Compartilhar este post

Link para o post

engraçado esse amor de famalicão só aparecer esporadicamente.

Fala por ti... E não generalizes :)

Compartilhar este post

Link para o post

Fala por ti... E não generalizes :)

Sim, não posso generalizar porque há sempre excepções à regra (poucas), mas na sua grande maioria só se lembram do clube em momentos importantes, neste caso o Famalicão. Tal como falaram aí do Ribeirão, basta comparar o espírito do ano passado para o deste ano. Há disto em todo o lado, até nos 3 grandes. Nem vale a pena discutir este ponto.

E já agora, como é que explicas o aumento das assistências de 900 para 9000 pessoas?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, não posso generalizar porque há sempre excepções à regra (poucas), mas na sua grande maioria só se lembram do clube em momentos importantes, neste caso o Famalicão. Tal como falaram aí do Ribeirão, basta comparar o espírito do ano passado para o deste ano. Há disto em todo o lado, até nos 3 grandes. Nem vale a pena discutir este ponto.

E já agora, como é que explicas o aumento das assistências de 900 para 9000 pessoas?

O Varzim levou 1000 pessoas, os de Famalicão tinham bilhetes grátis :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O Famalicão na Taça de Portugal (1ª eliminatória) veio aqui com uma grande grande claque. Até deves ter vindo aqui famaboy.

Compartilhar este post

Link para o post

O Famalicão na Taça de Portugal (1ª eliminatória) veio aqui com uma grande grande claque. Até deves ter vindo aqui famaboy.

O Famalicão quando aí foi já ia em primeiro no campeonato, tinha tido uma boa pré-época e mesmo assim levou quê? 100? 200 adeptos? A Alvalade já leva 2000 ou lá o que é?

No jogo contra o Ribeirão para o CNS já não estavam 9000 famalicenses na bancada

10613017_689230167834406_4483693834889913914_n.jpg?oh=5e961bd674486cfa7c94032d30e9e5d2&oe=55676E62&__gda__=1429298110_bbd4d016396b0ce07abaaae6fdbc9099

O Tondela quando foi ao Bessa ser campeão da Zona Norte da IIB também levou uma série de gente e fizeram praticamente o mesmo filme, que a cidade precisava de uma equipa mais acima, tinha uma estrutura bem sólida e não sei quê. O Freamunde, quando lá fomos jogar o ano passado na fase de subida do CNS nem me lembro de ver lá claque nenhuma. Hoje de manhã no jogo Freamunde - Tondela, jogo entre os dois primeiros classificados da Segunda Liga estavam 670 pessoas, segundo o site da Liga.

Opa, não brinquem comigo nem com quem, como eu, não anda em rebanho atrás dos 3 clubes que importam. E se ainda por cima os adeptos da casa entravam de borla nesse Famalicão - Varzim e ainda se orgulham de ter uma 'paixão que não cabe no CNS', sinceramente...

E isto acontece em todos, até no meu Boavista, em qualquer equipa de Primeira Liga. Se vocês bem se lembram no jogo Benfica - Porto a seguir à morte do Eusébio que foi às 16h (hora dos jogos dos campeonatos não-profissionais) o Oliveirense - Santa Clara tinha 86 pessoas, no Bessa também estavam umas 300, 400. Acham que eu me ando a vangloriar de termos agora 8000 novos sócios e mais não sei quê? É absurdo, é tudo imagem, não há conteúdo nenhum. Agora, não façam é destes exemplos únicos, coisas como estão a fazer com o Famalicão, que são um clube de primeira e que tem adeptos que ficavam no top 5 ou top 6 da Liga enquanto que as casas do Benfica, Porto e Sporting de Famalicão devem ter mais sócios que o próprio Famalicão.

Mais 20 anos, quando não houverem os 'velhos do Restelo' destes clubes, que são os que ainda marcam mais presença nos estádios e continuando com a mesma mentalidade o que é que vai ser do nosso futebol em termos de assistências? É mesmo à português, só se preocupa em vangloriar dos feitos do presente e nem se preocupam com o futuro. Aquela bancada do Estoril atrás da baliza fez um jeitaço para lá meter 4000 benfiquistas, agora fica bem ver aquelas cadeiras vazias.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso acontece em todo o lado. O Académico quando andava a disputar a subida teve milhares no estádio; começou a segunda liga um ano depois, e nem mil se viam na maior parte dos jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, estas reportagens induzem as pessoas em erro porque em condições normais o Amor de Famalicão é só para algumas centenas, como o Amor de Tirsense, Amor de Ribeirão...mas eu fico contente que encham o estádio nesta altura, antes isso que estar sempre às moscas.

Não se pode forçar alguém a vibrar incondicionalmente pelo clube da sua terra, não existe isso do "a partir de agora vou ser adepto do Famalicão". As pessoas naturalmente nutrem simpatia pelo clube da terra e em situações como estas comparecem, mas já se sabe que em jogos banais não há muito a fazer. Falta motivação porque nunca foram habituados a viver o clube desde cedo e não existe "aquela" ligação, falo por mim e acredito que muita gente se revê nisto.

No ano passado recordo-me de um dia em que acordo sobressaltado porque era só barulho ao lado do meu prédio, vou à janela e vejo 4 ou 5 autocarros de malta de Ribeirão que vieram a Bragança jogar para subir (tiveram azar btw). Também gostava que o Tirsense tivesse esse apoio caso estivesse para subir, portanto não critico.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Isso acontece em todo o lado. O Académico quando andava a disputar a subida teve milhares no estádio; começou a segunda liga um ano depois, e nem mil se viam na maior parte dos jogos.

Exacto, vocês, o Chaves e o Farense, agora nem mil levam, muito menos fora. Se és um dos orgulhosos viseenses que não precisa de compensar as derrotas ou o facto de estarem na segunda com um apoio a um clube grande, parabéns, és uma minoria que respeito imenso. Agora, não acho que por terem uma ou duas vezes casa cheia isso deve ser motivo de orgulho. O Arouca - Benfica em Aveiro para mim foi uma humilhação ao Arouca, o Boavista - Benfica de 2004 foi uma enorme humilhação ao meu clube.

Sim, estas reportagens induzem as pessoas em erro porque em condições normais o Amor de Famalicão é só para algumas centenas, como o Amor de Tirsense, Amor de Ribeirão...mas eu fico contente que encham o estádio nesta altura, antes isso que estar sempre às moscas.Não se pode forçar alguém a vibrar incondicionalmente pelo clube da sua terra, não existe isso do "a partir de agora vou ser adepto do Famalicão". As pessoas naturalmente nutrem simpatia pelo clube da terra e em situações como estas comparecem, mas já se sabe que em jogos banais não há muito a fazer. Falta motivação porque nunca foram habituados a viver o clube desde cedo e não existe "aquela" ligação, falo por mim e acredito que muita gente se revê nisto.No ano passado recordo-me de um dia em que acordo sobressaltado porque era só barulho ao lado do meu prédio, vou à janela e vejo 4 ou 5 autocarros de malta de Ribeirão que vieram a Bragança jogar para subir (tiveram azar btw). Também gostava que o Tirsense tivesse esse apoio caso estivesse para subir, portanto não critico.

Centenas que apesar do amor ao Famalicão, têm também amor a um clube 'grande'. Eu prefiro ter o meu estádio sempre às moscas, ao menos posso dizer que todos os adeptos que tenho no estádio estão lá para o que der e vier, em vez de saber que daqueles 5000 ou 6000 só 300 ou 400 é que estiveram lá SEMPRE. Até me doeu quando ouvi numa reportagem da RTP aquando do Boavista - Guimarães B ainda no CNS (jogo esse que teve bilhetes de borla para imensa gente) o repórter a dizer 'os cerca de 5000 adeptos sempre fiéis'.

Malta de Ribeirão ou de Vizela? O Vizela é que foi aí disputar a subida. E nós a Bragança levamos uns 30 ou 40 gajos. A Cesar, Amarante mais que uma vez, etc, etc também fomos meia dúzia de gatos pingados.

Agora ver 4000, 5000 pessoas no Bessa até me chateia, sinceramente. Quando lá vão os 'grandes' lá estão os sócios do Boavista a torcer pelo adversário. Opa, sinceramente... E saber que esses 'adeptos' retomaram o associativismo como se nada fosse (sem pagar quotas em atraso, bilhetes oferecidos para jogos do CNS (bilhetes que eu os estava a pagar, como sempre o fiz), recuperação do número de sócio) dá-me pena, já somos um clube negócio outra vez.

Não entendo como é que nem na primeira liga há boas assistências, como é que uma cidade como Setúbal, por exemplo, com mais de 100 000 habitantes leva pouco mais de 1000 ao estádio? Não percebo, não entendo a fixação que o português tem com o Benfica, o Porto e com o Sporting, não entendo. É porque ganham? Então porque é que continuamos a ser um povo que orgulhosamente enche estádios atrás da selecção e não apoiamos a Alemanha ou a Espanha? Enfim, somos uma espécie muito curiosa...

Compartilhar este post

Link para o post

close this modafucking thread ahaha

o menino da Trofa rebentou com a escala

Editado por Boo

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, vocês, o Chaves e o Farense, agora nem mil levam, muito menos fora. Se és um dos orgulhosos viseenses que não precisa de compensar as derrotas ou o facto de estarem na segunda com um apoio a um clube grande, parabéns, és uma minoria que respeito imenso. Agora, não acho que por terem uma ou duas vezes casa cheia isso deve ser motivo de orgulho. O Arouca - Benfica em Aveiro para mim foi uma humilhação ao Arouca, o Boavista - Benfica de 2004 foi uma enorme humilhação ao meu clube.

Centenas que apesar do amor ao Famalicão, têm também amor a um clube 'grande'. Eu prefiro ter o meu estádio sempre às moscas, ao menos posso dizer que todos os adeptos que tenho no estádio estão lá para o que der e vier, em vez de saber que daqueles 5000 ou 6000 só 300 ou 400 é que estiveram lá SEMPRE. Até me doeu quando ouvi numa reportagem da RTP aquando do Boavista - Guimarães B ainda no CNS (jogo esse que teve bilhetes de borla para imensa gente) o repórter a dizer 'os cerca de 5000 adeptos sempre fiéis'.

Malta de Ribeirão ou de Vizela? O Vizela é que foi aí disputar a subida. E nós a Bragança levamos uns 30 ou 40 gajos. A Cesar, Amarante mais que uma vez, etc, etc também fomos meia dúzia de gatos pingados.

Agora ver 4000, 5000 pessoas no Bessa até me chateia, sinceramente. Quando lá vão os 'grandes' lá estão os sócios do Boavista a torcer pelo adversário. Opa, sinceramente... E saber que esses 'adeptos' retomaram o associativismo como se nada fosse (sem pagar quotas em atraso, bilhetes oferecidos para jogos do CNS (bilhetes que eu os estava a pagar, como sempre o fiz), recuperação do número de sócio) dá-me pena, já somos um clube negócio outra vez.

Não entendo como é que nem na primeira liga há boas assistências, como é que uma cidade como Setúbal, por exemplo, com mais de 100 000 habitantes leva pouco mais de 1000 ao estádio? Não percebo, não entendo a fixação que o português tem com o Benfica, o Porto e com o Sporting, não entendo. É porque ganham? Então porque é que continuamos a ser um povo que orgulhosamente enche estádios atrás da selecção e não apoiamos a Alemanha ou a Espanha? Enfim, somos uma espécie muito curiosa...

Estou a referir-me às centenas que metem o Famalicão à frente de um grande qualquer. Devem haver, se até em Santo Tirso há e o Tirsense é um clube da dimensão do Famalicão. Eu gosto do Tirsense e vou ver um ou dois jogos por época mas meto o FC Porto à frente. Se é o clube que mais gosto, não vejo razão de o esconder, mas sim nutro simpatia pelo clube da minha terra e estava lá batidinho se fosse um jogo de tudo ou nada. Não vou ser hipócrita, era isto que faria.

E a vantagem é que nesses jogos onde estão 9000 pessoas tens as tais 300 e 400 que estão lá sempre e outras 8600 a contribuirem financeiramente por terem comprado bilhete. É uma situação onde o teu clube não tem nada a perder. Eu não estou a defender esses tais 8600 mas se sabes que não podes contar com eles ao longo do ano, pelo menos contas com eles nas grandes decisões.

Foi o Vizela, sim. Estavam a falar aí do Ribeirão e deixei-me levar pelo nome.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a referir-me às centenas que metem o Famalicão à frente de um grande qualquer. Devem haver, se até em Santo Tirso há e o Tirsense é um clube da dimensão do Famalicão. Eu gosto do Tirsense e vou ver um ou dois jogos por época mas meto o FC Porto à frente. Se é o clube que mais gosto, não vejo razão de o esconder, mas sim nutro simpatia pelo clube da minha terra e estava lá batidinho se fosse um jogo de tudo ou nada. Não vou ser hipócrita, era isto que faria.

E a vantagem é que nesses jogos onde estão 9000 pessoas tens as tais 300 e 400 que estão lá sempre e outras 8600 a contribuirem financeiramente por terem comprado bilhete. É uma situação onde o teu clube não tem nada a perder. Eu não estou a defender esses tais 8600 mas se sabes que não podes contar com eles ao longo do ano, pelo menos contas com eles nas grandes decisões.

Foi o Vizela, sim. Estavam a falar aí do Ribeirão e deixei-me levar pelo nome.

Centenas? Não sei se será bem assim... É por essa mentalidade que o futebol português nunca vai sair da cepa torta. É por esta desigualdade de tratamento (quer seja por parte do povo, das entidades que gerem o futebol, FPF, Liga, a própria Olivedesportos, as autarquias locais ou até mesmo entidades a nível nacional) que não temos presença europeia nenhuma. Se não contarmos com os 3 'grandes' que clubes temos a representar dignamente Portugal na Europa? É o Estoril, o Rio Ave ou o Paços que nem adeptos têm nos jogos em casa? Ou mesmo o Paços que não teve casa para jogar na Europa. Os clubes portugueses não têm qualquer visibilidade a nível europeu, é um amadorismo incrível. Setúbal, Rio Ave, Leixões, Beira-Mar, Académica, Belenenses, Portimonense, Chaves, tudo clubes de cidades que não são nenhumas aldeias em que todos se conhecem e que não têm muitos adeptos. Mas quando é para subir está lá tudo e já são clubes de topo da primeira. Clubes que quando recebem os 'grandes' vêm os seus conterrâneos usar as outras cores. Vê

como é que um clube da 3ª liga alemã recebe um clube de topo para a taça. O Porto quando foi jogar ao Santa Eulália ou ao Cinfães ou lá onde foi o pessoal de lá já era todo do FCP. Eu nem falo numa questão de quantidade porque isso é algo irreal, obviamente, mas uma questão de mentalidade. Nem na primeira liga, tirando os 'grandes, temos clubes sérios, com uma estrutura sólida e forte em termos de clube no geral e equipa de futebol em particular e também em termos de adeptos. Isso é algo que nos orgulha? Não ter clubes com capacidade de ir, sequer, à Liga Europa fazer boa figura e esperar que cheguem às eliminatórias? E isto nunca vai sair da cepa torta porque 'ninguém' quer saber. Porque 'ninguém' se preocupa com os clubes mais pequenos, não há massa humana atrás das equipas a dar um apoio constante e e incondicional. Já nem me preocupo com isto, eu andei estes anos atrás do meu clube fora dos campeonatos profissionais pelo gosto com que estava a fazer o que estava a fazer. Agora, não atirem areia para a cara das pessoas nem gozem com quem não gosta destes espectáculos deprimentes com documentários de fidelidade aos clubes quando isto não é verdade.

Quanto à questão financeira, sempre fui defensor do 'não há dinheiro não há vícios'. O clube perde identidade, o que para mim é o mais importante. Perde-se num mundo de fantasias e ilusões que não correspondem à realidade. Entre ter uma casa cheia de falsos adeptos, nem que seja uma vez por ano, e ter sempre o mesmo grupo de meia dúzia eu preferia sempre ter o mesmo grupo de adeptos o ano todo e não fazia por exemplo o que fez o presidente do meu clube, que foi abrir praticamente as bancadas todas, aos benfiquistas no primeiro jogo da época em casa. Nunca abdicaria desta mentalidade. Opa, se esta mentalidade nos fizesse descer até ao último lugar da última liga, 'sa ****, descemos mas descemos com estilo, descemos com identidade. Ia estar no lugar mais baixo possível mas ia estar orgulhoso de nunca ter precisado de depender de ninguém para estar num lugar irreal.

Compartilhar este post

Link para o post

É o ponto de vista de alguém que vive intensamente o seu clube como poucos e fica indignado porque só quando os astros se alinham é que vão todos ao estádio torcer pelo mesmo clube que tu, não condeno isso. Como diziam os Da Weasel, na música "Todagente":

"Toda a gente quer ser solidária

Mas na hora da verdade toda a gente desaparece da área"[/i

Ou seja, muitos simpatizantes mas poucos a ajudar o clube a ir em frente.

Eu simplesmente não consigo gostar mais do Tirsense do que do FC Porto e não me podem impingir que passe a gostar mais do clube da minha terra do que o clube da capital do meu distrito, porque as coisas não funcionam assim. Longe a longe lá vou eu até ao Abel Alves de Figueiredo mais os amigos ver um jogo, é uma coisa que se repete duas ou três vezes ao ano e não passa disso simplestemente porque não há vontade. Mas quando vou, vou com gosto.

Mas também te posso contar uma história interessante: há cerca de 4 anos andei interessado em tornar-me sócio do Tirsense por várias razões mas uma das quais é que o clube estava a passar novamente mal como nos anos 90. Fui ao site deles, tinha lá uma área a dizer "faz-te sócio", cliquei e não aconteceu nada. "Não há stress" - pensei eu - "quando for a Santo Tirso passo no Estádio e pergunto pelas condições". Ora, nas primeiras duas vezes que lá pude ir...estava fechado. Da 3ª vez que fui disseram-me os preços mas o pessoal responsável não estava lá, que passasse mais tarde para fazer a inscrição. Eu pessoalmente achei isto muito mau, antes do adepto procurar o clube, o clube tem de saber cativar os adeptos e tem de saber angariar sócios. Eu senti que afinal o clube não precisava assim tanto da nossa ajuda, nem fez campanhas para angariar sócios, nem atualizou o sítio web para o efeito e ainda se deu ao luxo de ter pessoal responsável para fazer as inscrições quando lhes apetecer. E como o Tirsense devem haver muitos que se queixam mas não se esforçam muito para ter o povo do seu lado. O teu Boavista não deve ser um deles porque é um clube muito grande e reputado mas ainda recentemente esteve numa Liga cheio de desse género de clubes.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

É o ponto de vista de alguém que vive intensamente o seu clube como poucos e fica indignado porque só quando os astros se alinham é que vão todos ao estádio torcer pelo mesmo clube que tu, não condeno isso. Como diziam os Da Weasel, na música "Todagente":

"Toda a gente quer ser solidária

Mas na hora da verdade toda a gente desaparece da área"[/i

Ou seja, muitos simpatizantes mas poucos a ajudar o clube a ir em frente.

Eu simplesmente não consigo gostar mais do Tirsense do que do FC Porto e não me podem impingir que passe a gostar mais do clube da minha terra do que o clube da capital do meu distrito, porque as coisas não funcionam assim. Longe a longe lá vou eu até ao Abel Alves de Figueiredo mais os amigos ver um jogo, é uma coisa que se repete duas ou três vezes ao ano e não passa disso simplestemente porque não há vontade. Mas quando vou, vou com gosto.

Mas também te posso contar uma história interessante: há cerca de 4 anos andei interessado em tornar-me sócio do Tirsense por várias razões mas uma das quais é que o clube estava a passar novamente mal como nos anos 90. Fui ao site deles, tinha lá uma área a dizer "faz-te sócio", cliquei e não aconteceu nada. "Não há stress" - pensei eu - "quando for a Santo Tirso passo no Estádio e pergunto pelas condições". Ora, nas primeiras duas vezes que lá pude ir...estava fechado. Da 3ª vez que fui disseram-me os preços mas o pessoal responsável não estava lá, que passasse mais tarde para fazer a inscrição. Eu pessoalmente achei isto muito mau, antes do adepto procurar o clube, o clube tem de saber cativar os adeptos e tem de saber angariar sócios. Eu senti que afinal o clube não precisava assim tanto da nossa ajuda, nem fez campanhas para angariar sócios, nem atualizou o sítio web para o efeito e ainda se deu ao luxo de ter pessoal responsável para fazer as inscrições quando lhes apetecer. E como o Tirsense devem haver muitos que se queixam mas não se esforçam muito para ter o povo do seu lado. O teu Boavista não deve ser um deles porque é um clube muito grande e reputado mas ainda recentemente esteve numa Liga cheio de desse género de clubes.

Eu não vou estar aqui obviamente a tentar impingir os meus ideais mas, por exemplo, se ligasses mais ao teu Tirsense, assim como o pessoal da tua terra, a direcção de certeza que também tratava de fazer uma abordagem diferente. Eu vejo as coisas por outro lado, a direcção de um clube da 3ª liga, amador, também não pode estar sempre a fazer angariações e estar sempre presente no estádio para receber, de lés a lés, uma ou duas pessoas, nessa situação acho que podias ter insistido mais com eles, mas mesmo assim, já foi bem porreiro teres ido lá ao estádio insistir com eles e isso.

Agora, a questão de seres do Santo Tirso e do FC Porto, opa, faz-me confusão. Não vou estar aqui a tentar fazer-te mudar de clube, obviamente, mas não percebo. Fui agora ver, Santo Tirso tem uma população de cerca de 70 000 habitantes e têm quê? 100, 200 pessoas atrás do clube? Se 10%, que nem é muito, da população acompanhasse o Tirsense tens dúvidas que iam estar em pouco tempo mais acima? Agora, se fosse assim em todo o lado... Há 36 municípios com mais de 70 000 habitantes. Se cada município tivesse uma equipa com 10%, 20% da população a acompanhar tens dúvidas que tínhamos um futebol muito mais sério, mais forte e mais competitivo? Eu já nem digo haver um campeão diferente todos os anos mas pelo menos não ter só 2 títulos não conquistados por Porto, Benfica e Sporting em 81 edições. Se calhar, nestas condições, já podíamos ter equipas mais fortes capazes de ir à Europa fazer frente a quem lhes aparece à frente. Aliás, basta veres que quando o Frankfurt, equipa de meio da tabela, veio ao Porto, humilhou qualquer equipa portuguesa, em termos de adeptos, que já passaram por aquele estádio. Isso diz muito... Claro que Frankfurt tem uma população elevada mas não deixa de ser muito longe e eles vieram quase 10 000 e com uma qualidade de apoio incrível.

Compartilhar este post

Link para o post

O Famalicão quando aí foi já ia em primeiro no campeonato, tinha tido uma boa pré-época e mesmo assim levou quê? 100? 200 adeptos? A Alvalade já leva 2000 ou lá o que é?

No jogo contra o Ribeirão para o CNS já não estavam 9000 famalicenses na bancada

10613017_689230167834406_4483693834889913914_n.jpg?oh=5e961bd674486cfa7c94032d30e9e5d2&oe=55676E62&__gda__=1429298110_bbd4d016396b0ce07abaaae6fdbc9099

O Tondela quando foi ao Bessa ser campeão da Zona Norte da IIB também levou uma série de gente e fizeram praticamente o mesmo filme, que a cidade precisava de uma equipa mais acima, tinha uma estrutura bem sólida e não sei quê. O Freamunde, quando lá fomos jogar o ano passado na fase de subida do CNS nem me lembro de ver lá claque nenhuma. Hoje de manhã no jogo Freamunde - Tondela, jogo entre os dois primeiros classificados da Segunda Liga estavam 670 pessoas, segundo o site da Liga.

Opa, não brinquem comigo nem com quem, como eu, não anda em rebanho atrás dos 3 clubes que importam. E se ainda por cima os adeptos da casa entravam de borla nesse Famalicão - Varzim e ainda se orgulham de ter uma 'paixão que não cabe no CNS', sinceramente...

E isto acontece em todos, até no meu Boavista, em qualquer equipa de Primeira Liga. Se vocês bem se lembram no jogo Benfica - Porto a seguir à morte do Eusébio que foi às 16h (hora dos jogos dos campeonatos não-profissionais) o Oliveirense - Santa Clara tinha 86 pessoas, no Bessa também estavam umas 300, 400. Acham que eu me ando a vangloriar de termos agora 8000 novos sócios e mais não sei quê? É absurdo, é tudo imagem, não há conteúdo nenhum. Agora, não façam é destes exemplos únicos, coisas como estão a fazer com o Famalicão, que são um clube de primeira e que tem adeptos que ficavam no top 5 ou top 6 da Liga enquanto que as casas do Benfica, Porto e Sporting de Famalicão devem ter mais sócios que o próprio Famalicão.

Mais 20 anos, quando não houverem os 'velhos do Restelo' destes clubes, que são os que ainda marcam mais presença nos estádios e continuando com a mesma mentalidade o que é que vai ser do nosso futebol em termos de assistências? É mesmo à português, só se preocupa em vangloriar dos feitos do presente e nem se preocupam com o futuro. Aquela bancada do Estoril atrás da baliza fez um jeitaço para lá meter 4000 benfiquistas, agora fica bem ver aquelas cadeiras vazias.

Totalmente de acordo com estes dois posts.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora, a questão de seres do Santo Tirso e do FC Porto, opa, faz-me confusão. Não vou estar aqui a tentar fazer-te mudar de clube, obviamente, mas não percebo. Fui agora ver, Santo Tirso tem uma população de cerca de 70 000 habitantes e têm quê? 100, 200 pessoas atrás do clube? Se 10%, que nem é muito, da população acompanhasse o Tirsense tens dúvidas que iam estar em pouco tempo mais acima? Agora, se fosse assim em todo o lado... Há 36 municípios com mais de 70 000 habitantes. Se cada município tivesse uma equipa com 10%, 20% da população a acompanhar tens dúvidas que tínhamos um futebol muito mais sério, mais forte e mais competitivo? Eu já nem digo haver um campeão diferente todos os anos mas pelo menos não ter só 2 títulos não conquistados por Porto, Benfica e Sporting em 81 edições. Se calhar, nestas condições, já podíamos ter equipas mais fortes capazes de ir à Europa fazer frente a quem lhes aparece à frente. Aliás, basta veres que quando o Frankfurt, equipa de meio da tabela, veio ao Porto, humilhou qualquer equipa portuguesa, em termos de adeptos, que já passaram por aquele estádio. Isso diz muito... Claro que Frankfurt tem uma população elevada mas não deixa de ser muito longe e eles vieram quase 10 000 e com uma qualidade de apoio incrível.

Não faço ideia quantas pessoas ligam realmente ao clube, na verdade nem sei bem quantos metemos num jogo regular do CNS, serão uns 300, por aí...

Faz-te confusão porque se calhar não cresceste no seio de uma familia portista que te ofereceu camisolas do Porto, que te levou ao Estádio das Antas ver o Porto campeão, bicampeão, tricampeão e por aí fora...fui um pouco formatado para isso e senti desde cedo empatia pelo clube, agora sou adepto e mudar de clube é uma coisa que dificilmente consegues, mais depressa mudas de mulher.

É um tema que sinceramente deveria ser mais aprofundado, principalmente pelos media, certamente mais interessante que ver 3 otários a discutir uns com os outros em canais televisivos que incluem nos seus nomes palavras como "informação" e "notícias". Se um dia existir maior equidade entre clubes eu ficarei muito feliz, mas que será um enorme remar contra a maré, será.

Uma nota final: a mudança não é necessária só nos adeptos de futebol. Se ficam à espera disso, vai ficar tudo igual. A mudança começa em cima, seja na FPF seja na Liga e passando também pelos dirigentes dos clubes. Isso facilitaria imenso a ter uma imprensa menos tendenciosa justamente porque alguma mudança já havia sido feita na mentalidade dos portugueses.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também concordo com muita coisa que disse e aproveito para agradecer a forma educada com que abordou o assunto, é que por vezes quando falo com adeptos de clubes ditos "pequenos" querem me fazer passar por marginal ou algo do género por não ser adepto do clube da minha terra, como se os gostos fossem facilmente manipuláveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...