HIM Publicado 23 Fevereiro 2015 (editado) Não sei como é a realidade do basebol, mas o futebol é muito mais do que números e estatística. Basta ver a descridibilização colectiva quando aqui param os rankings da IFFHS (?) e sim, sei que não é a mesma coisa. Não existe grande diferença, no que concerne ás perfomances necessárias dadas por cada jogador. Num ponto meramente estatístico, é sempre complicado saber como é que jogador X se vai comportar, porque depende sempre da vertente psicológica do mesmo. Ou seja, existe sempre o risco. Risco calculado ? Sim.... não conheço muito Cybernetics para conseguir dar uma info mais fidedigna... :) Editado 23 Fevereiro 2015 por Skycamefalling Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 23 Fevereiro 2015 (editado) A análise estatística tem que ser sempre feita dentro do contexto do jogo. Há momentos onde se deve lateralizar o jogo e noutros onde se deve verticalizar, eu prefiro um médio que acerta 7/10 passes e que sabe quando deve rasgar a defesa com um passe a outro que acerta 9/10 e anda o tempo todo a passar para o lado e para trás. Depois ainda há a cena de que se ele faz o passe à queima para o companheiro de equipa, que está a ser pressionado por 2, e este acaba por perder a bola como é que fica? O passe foi concretizado mas a decisão foi uma burrice de todo o tamanho. Nos tackles/bolas recuperadas também pode depender da pressão feita por outros jogadores. O Jander quando jogava com o Fernando Alexandre cortava bolas ao pontapés e quando o Fernando bazou parecia uma barata tonta. É pá, há tantos factores que podem influenciar a estatística que não sei como eles avaliam as coisas. Sim claro, o modelo de jogo desejado pelo treinador e pela equipa técnica tem de estar enquadrado com os critérios a definir. Não faz sentido nenhum teres uma equipa que procura as posições frontais e as desmarcações para criar perigo e depois vais buscar um médio que só lateraliza. Não vale a pena ter um 4-3-3 de constante movimentação na frente e depois vais buscar um Carroll da vida. Parece complicado mas a reunir uma boa equipa, com um desenvolvimento e assimilação de metodologias, com as tarefas certas e depois com a automatização das situações é bem mais fácil do que o que parece. Não é preciso ser perfeito e encontrar o número máximo de factores para ter, basta encontrar aqueles que melhor se enquadram no que se pretende para a equipa. O pior é mesmo recolher e tratar os dados. Isso é que dá trabalho para xuxu. Analisar demora 15/20 minutos... Não sei como é a realidade do basebol, mas o futebol é muito mais do que números e estatística. Basta ver a descridibilização colectiva quando aqui param os rankings da IFFHS (?) e sim, sei que não é a mesma coisa. O basebol também. Dizes isso porque não conheces o desporto. Vai perguntar a um americano que percebe da coisa que me dás logo razão :mrgreen: Editado 23 Fevereiro 2015 por Jone Eduardo Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 23 Fevereiro 2015 Apesar de ser importante, não acho que seja tão importante como em outros desportos. Sim, é preferível ter centrais altos, é preferível ter extremos rápidos, etc, mas a importância de um só jogador no futebol acaba por se diluir na qualidade de uma equipa. No basket há 5 vs 5, a qualidade individual tem mais importância, já para não falar que é um desporto com maior repetição. Consegues dizer se um jogador lança x% de certa zona do campo, etc. No futebol é mais difícil fazer essas distinções na minha opinião. Quanto mais jogadores, mais variáveis há num jogo, mais difícil é prever o seu desfecho. Daí o ténis ser se calhar dos desportos com menos surpresas onde a qualidade individual geralmente se sobrepõe aos restantes factores. No futebol americano há mais jogadores, mas são infinitamente mais especializados do que os jogadores de futebol. Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 25 Fevereiro 2015 Muito interessante o artigo. E Danskin, nessas estatísticas, para o KPI, o aproveitamento dos remates à baliza foi inferior a 10%, não sei se não levaram um raspanete no fim. :biggrin: Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 25 Fevereiro 2015 Tenho quase a certeza que a vantagem destes gajos, estará em métricas avançadas que usam para analisar o mercado e o desempenho dos jogadores, porque como já foi dito as estatísticas comuns do futebol, como a posse de bola, nº de remates, passes falhados, etc, pode ser MUITO enganadora. Leio de vez em quando um blog que se dedica a estudar métricas alternativas para o futebol, e acho bastante interessante embora seja uma cena um bocado nerd: :mrgreen: http://11tegen11.net/ Compartilhar este post Link para o post