Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mafia_SCP

Abrir um negócio

Publicações recomendadas

Sempre tive o objectivo de um dia ter uma loja minha, não para ficar rico, era simplesmente um objectivo. Nunca mais pensei no assunto, mas agora que a minha mulher está desempregada à um tempo e temos um dinheiro de lado, tenho o apartamento para pagar e entretanto acaba-lhe o fundo de desemprego, e não está mesmo nada fácil arranjar alguma coisa, apesar de ela já ter experiência em lojas e ter um shopping aqui perto, ela apenas tem arranjado para os períodos de férias e assim. Ou seja, antes que o dinheiro que temos de lado comece a ir para as prestações do apartamento, talvez esta seja a melhor altura. Quem é entendido, quanto acham que será preciso para investir para abrir uma loja pequena, algo só para ela tirar um ordenado. É preciso muita burocracia? Sempre pensei numa loja de gomas junto às escolas, mas já existe uma aqui, e até deve ter resultado, porque já está aberta à uns anos. A minha ideia seria uma loja perto de algum sítio movimentado, perto de uma escola, ou hospital, ou igreja, e depois a loja ser alguma coisa que puxasse essa clientela. Fui ver a que preços fica para alugar uma loja aqui, perto de uma igreja por exemplo, tem uma a 180€. Parece-me bem razoável.

Compartilhar este post

Link para o post

Se não fosse toda a burocracia também já tinha aberto o meu. Não um negócio comercial.

Só que é demasiada papelada e burocracias antes e durante e eu não tenho paciência por agora.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso ando com uma ideia parecida mas tem-me faltado paciência para estudar o assunto, para além de que estou receoso em relação a um eventual crédito bancário. Tenho algum dinheiro de parte mas dificilmente financiaria tudo. Já pensei em crowdfunding, mas duvido um bocado que conseguisse captar dinheiro suficiente.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Se não fosse toda a burocracia também já tinha aberto o meu. Não um negócio comercial.

Só que é demasiada papelada e burocracias antes e durante e eu não tenho paciência por agora.

Pois, o que me preocupa é isso, porque nunca tive muito jeito para papeladas, mas com alguma ajuda, acho que o que custa é começar.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não aceites opiniões malucas de quem não tem de lidar com as consequências.

Se não tens uma ideia simplesmente não faças nada, eu também gostava de ter um estabelecimento mas nunca me ocorreu uma ideia de jeito ou algo que não fosse preciso capital a sério. Depois efectua um estudo de mercado mesmo que seja básico sempre dá para teres uma ideia. Não aconselho cafés, são uma prisão e a margem de lucro sem fabrico próprio é quase suicida sem uma boa casa. Eu a abri um sitio tinha de remodelar aquilo tudo ter uma excelente decoração, uma coisa como deve ser. Se abrires alguma coisa o branding é essencial não comeces nada sem branding se não começas logo mal. E não peças empréstimos, começas logo no vermelho, é péssimo.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, o que me preocupa é isso, porque nunca tive muito jeito para papeladas, mas com alguma ajuda, acho que o que custa é começar.

O problema é que a partir de certa altura a ajuda paga-se.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Isso não é um problema é a lei da vida, nós portugueses é que temos muito a mania do amigo dar um jeito mas noutras culturas isso não funciona assim, o trabalho é o trabalho e deve ser pago.

Compartilhar este post

Link para o post

Não aceites opiniões malucas de quem não tem de lidar com as consequências

Se alguém aqui tem de pensar nas consequências sou eu. E isso sempre o fiz, sempre fui poupado, evito gastar dinheiro mal gasto, por isso se fosse para a frente com isto, seria mesmo por ter o dinheiro de lado que me dá alguma segurança, e seria para abrir uma coisa pequena, seria mesmo para ela conseguir tirar um ordenado, até porque seria só ela, não iria andar a meter ninguém, pelo menos até ser uma coisa estável.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de abrires sequer a loja pensa em gastar muitos €. É uma das coisas que desmotiva muita gente. Licenças e Higiene e Segurança, seguros, blablablabla, isto claro, tudo legalizado, é uma talhada descomunal. Dps é somar custos de renda, luz e afins...tem mesmo a certeza do que fazes, porque senão será mais uma que em meia dúzia de meses fecha. Boa sorte :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Aconselhava um café low cost junto de uma faculdade. Com um bom ambiente, confortável, com variedade de comida, por exemplo, sandes, sumos mais baratos que nas facs...é só uma ideia.

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não é um problema é a lei da vida, nós portugueses é que temos muito a mania do amigo dar um jeito mas noutras culturas isso não funciona assim, o trabalho é o trabalho e deve ser pago.

As coisas que não sabemos fazer mas têm que obrigatoriamente ser feitas têm um custo e isso pode tornar as coisas mais difíceis de sustentar. Um negócio com a nossa mulher passa a ser um negócio nosso mas feito por outros porque na verdade não temos apetência para nada.

Infelizmente por aqui em certo tipos de negócios o funcionamento do negócio passa todo por essas burocracias.

No entanto nos últimos anos foram criadas diversas iniciativas que apoiam e facilitam a abertura de negócios na cidade de Lisboa.

http://www.cm-lisboa.pt/investir

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, precisas de ter idea de que tipo de negocio pretendes abrir. Deduzo que já tenhas isso em mente.

Os 2 grandes problemas do negocio "convencional" são apenas estes: localização e como captar clientes.. Depois de teres estes dois temas minimamente "esclarecidos", arrisca.

Uma coisa que atualmente tem começado a dar dinheiro a dar com pau é gerências de condomínios e respectivas limpezas.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, precisas de ter idea de que tipo de negocio pretendes abrir. Deduzo que já tenhas isso em mente.

Os 2 grandes problemas do negocio "convencional" são apenas estes: localização e como captar clientes.. Depois de teres estes dois temas minimamente "esclarecidos", arrisca.

Uma coisa que atualmente tem começado a dar dinheiro a dar com pau é gerências de condomínios e respectivas limpezas.

Não dá assim tanto como pensas.

E o que dá, não compensa as chatices que tens.

Compartilhar este post

Link para o post

As papeladas não são propriamente o problema de abrir um negocio.

A minha sogra que não sabe ler nem escrever, tem um negocio próprio, e numa altura em que tudo está informatizado para uma pessoa que como a minha sogra no lugar onde está a assinaturado CC tem um X, não é fácil, e ela conseguiu.

Se há coisa que podemos agradecer ao Socrates, é o ter criado o Empresa na Hora.

E o que tens que fazer?

1º Escolher um dos nomes pré-aprovados,

2º Escolher otipo de empresa;

3º Ir a um balcão de atendimento, convem levar o Cartão de Cidadão;

4º Elaborar o Pacto Social, isto é feito ao Balcão;

5º Entregar a Declaração de Inicio de Actividade, que pode ser feito no momento;

6º Ir a um banco depositar o Capital Social da empresa.

Se isto tem muitas burocracias, vou ali e já venho.

Agora decidir qual o tipo de negocio que se vai abrir, isso é outra historia. Bem como tratar do arrendamento do espaço, investir no equipamento do mesmo consoante o tipo de negocio que se vai abrir, e investir em stock.

Compartilhar este post

Link para o post

100 Montaditos :mrgreen:

A brincar a brincar, os gajos que pegaram nisso aqui em Lisboa tiveram olho, estão a facturar bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Isso foi há 4 anos atrás, agora a cada 50m há uma coisa dessas

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso ando com uma ideia parecida mas tem-me faltado paciência para estudar o assunto, para além de que estou receoso em relação a um eventual crédito bancário. Tenho algum dinheiro de parte mas dificilmente financiaria tudo. Já pensei em crowdfunding, mas duvido um bocado que conseguisse captar dinheiro suficiente.

A ideia de crowdfunding é genial, mas para malta "normal" e sem uma grande esfera de influência e capacidade de chegar aos média torna-se algo complicado, posto isto, ninguém perde nada em tentar angariar fundos dessa maneira e tentar, também faz parte do desafio.

Compartilhar este post

Link para o post

As papeladas não são propriamente o problema de abrir um negocio.

A minha sogra que não sabe ler nem escrever, tem um negocio próprio, e numa altura em que tudo está informatizado para uma pessoa que como a minha sogra no lugar onde está a assinaturado CC tem um X, não é fácil, e ela conseguiu.

Se há coisa que podemos agradecer ao Socrates, é o ter criado o Empresa na Hora.

E o que tens que fazer?

1º Escolher um dos nomes pré-aprovados,

2º Escolher otipo de empresa;

3º Ir a um balcão de atendimento, convem levar o Cartão de Cidadão;

4º Elaborar o Pacto Social, isto é feito ao Balcão;

5º Entregar a Declaração de Inicio de Actividade, que pode ser feito no momento;

6º Ir a um banco depositar o Capital Social da empresa.

Se isto tem muitas burocracias, vou ali e já venho.

Agora decidir qual o tipo de negocio que se vai abrir, isso é outra historia. Bem como tratar do arrendamento do espaço, investir no equipamento do mesmo consoante o tipo de negocio que se vai abrir, e investir em stock.

Como é óbvio tu não vais dar à tua empresa um nome qualquer que está numa lista. E há ali nomes que não lembra o diabo.

E a trabalheira começa aí.

Para além de outras papeis que te vão pedir e que não constam aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Não dá assim tanto como pensas.

E o que dá, não compensa as chatices que tens.

Depende da tua localização.. Aqui em LX, e arredores, garanto que dá :p

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Se alguém aqui tem de pensar nas consequências sou eu. E isso sempre o fiz, sempre fui poupado, evito gastar dinheiro mal gasto, por isso se fosse para a frente com isto, seria mesmo por ter o dinheiro de lado que me dá alguma segurança, e seria para abrir uma coisa pequena, seria mesmo para ela conseguir tirar um ordenado, até porque seria só ela, não iria andar a meter ninguém, pelo menos até ser uma coisa estável.

Não foi nada disso que eu escrevi, lê outra vez

Compartilhar este post

Link para o post

Eu desde que trabalho num gabinete de contabilidade é que me apercebi o quão difícil é manter um negócio. Nos dias de hoje uma das poucas coisas que ainda é mais ou menos garantido é um café/snack bar/pastelaria/restaurante e mesmo assim tem que trabalhar muito bem para se conseguir tirar um ordenado.

Vamos a contas:

- renda (nunca menos de 600€, isto tendo em conta a realidade que conheço aqui no Algarve)

- luz: 300-400 € / mês

- serviço TV (80€ já com sportv e btv para chamar a clientela masculina)

- agua (talvez uns 50-60 €)

- gás (se fizer muita comida diria 200-300€, mas se for um snack bar ou pastelaria o gasto diminui)

- jornais e revistas (aí uns 60€ se optares por ter um generalista e um desportivo)

só aqui muito por alto temos 1300€ em despesas fixas mensais.

Depois há que contar sempre com IVA a pagar (assim por alto uma média entre 600 a 1000€ por trimestre). Um negócio como o da restauração o normal é teres sempre iva a pagar (visto que compras muitas das coisas a 6 e 13% e acabas por vende-las a 23%)

A isto há que acrescentar como o Gaitão disse Higiene e segurança no trabalho, seguros de acidentes de trabalho, o gasto inicial com o programa de faturação (bem como as suas constantes atualizações).

Por fim tens o pagamento ao fornecedores.

Não sei se era a área da restauração em que pensavas, mas ou tens uma comida que é do melhor que há, ou um conceito diferente do que existe ou uma grande rede de amigos para passar a palavra, porque senão muito dificilmente um negócio destes sobrevive, porque os seres humanos são o animal de hábitos e é difícil de largarem o "seu" sítio só porque sim.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...