Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

CMPT - Rede de Contactos Profissionais

Publicações recomendadas

Musica Electronica, dj, produção e masterização.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha formação é em Psicologia, mas eu trabalho em estatística criativa e análise de dados em estudos de mercado.

sou capaz de ter uma coisa para ti mas embora seja algo subjectivo. depois digo qualquer coisa

Compartilhar este post

Link para o post

A minha formação é em Psicologia, mas eu trabalho em estatística criativa e análise de dados em estudos de mercado.

Como é que acabaste nisso, podes contar alguns pormenores? É que isso interessa-me, há uns tempos até andei a ver uns mestrados em Data Science no UK e cenas do género...

Compartilhar este post

Link para o post

Trabalhas com SPSS?

Compartilhar este post

Link para o post
Como é que acabaste nisso, podes contar alguns pormenores? É que isso interessa-me, há uns tempos até andei a ver uns mestrados em Data Science no UK e cenas do género...

Há muitos, muitos anos quando entrei na universidade vindo do agrupamento de Ciências entrei num curso chamado Psicologia Social e das Organizações no ISCTE, ou seja, as minhas intenções nunca foram, nem de perto nem de longe, ser Psicólogo Clínico (e a bem da verdade as minhas intenções não eram nenhumas porque não fazia a mínima ideia do que é que queria fazer da vida). Com o Processo de Bolonha o meu curso deixou de ser uma Licenciatura de quatro anos para passar a ser uma Licenciatura em Psicologia de três anos mais um mestrado, esse sim, em Psicologia Social e das Organizações, de dois.

O meu curso sempre teve cadeiras de estatística a dar com um pau e mesmo com a reformulação a parte de Clínica era praticamente irrelevante. No primeiro ano de Mestrado tive uma cadeira de Estudos de Mercado e decidi fazer aí a tese. Fui estagiar para uma empresa da área, deixei a tese na gaveta, e cinco anos e meio depois ainda lá estou.

Posto isto todos os dias digo que se soubesse o que sei hoje não tinha feito nada disto e tinha ido para uma engenharia qualquer.

Trabalhas com SPSS?

Sim e quase diariamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Há muitos, muitos anos quando entrei na universidade vindo do agrupamento de Ciências entrei num curso chamado Psicologia Social e das Organizações no ISCTE, ou seja, as minhas intenções nunca foram, nem de perto nem de longe, ser Psicólogo Clínico (e a bem da verdade as minhas intenções não eram nenhumas porque não fazia a mínima ideia do que é que queria fazer da vida). Com o Processo de Bolonha o meu curso deixou de ser uma Licenciatura de quatro anos para passar a ser uma Licenciatura em Psicologia de três anos mais um mestrado, esse sim, em Psicologia Social e das Organizações, de dois.

O meu curso sempre teve cadeiras de estatística a dar com um pau e mesmo com a reformulação a parte de Clínica era praticamente irrelevante. No primeiro ano de Mestrado tive uma cadeira de Estudos de Mercado e decidi fazer aí a tese. Fui estagiar para uma empresa da área, deixei a tese na gaveta, e cinco anos e meio depois ainda lá estou.

Posto isto todos os dias digo que se soubesse o que sei hoje não tinha feito nada disto e tinha ido para uma engenharia qualquer.

Sim e quase diariamente.

Ah, quando disseste Psicologia automaticamente pensei na parte clínica e estava a interrogar-me que volta tinhas dado para ires para aí. :lol: Mas na prática até tens background académico nisso.

Acho a tua área e outras similares muito porreiras, sinceramente. Conheço pouco mas descobri-as recentemente e acho que até me via a trabalhar nisso mas não tenho qualquer tipo de formação no assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Higiene e Segurança no Trabalho (nível VI)

Estou a tirar isso, acabo daqui a um mes sensivelmente.

Depois, quem precisar de um Engenheiro do Ambiente com o curso de Higiene e Segurança no Trabalho + CCP de formador, que fale comigo 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, quando disseste Psicologia automaticamente pensei na parte clínica e estava a interrogar-me que volta tinhas dado para ires para aí. :lol: Mas na prática até tens background académico nisso.

Acho a tua área e outras similares muito porreiras, sinceramente. Conheço pouco mas descobri-as recentemente e acho que até me via a trabalhar nisso mas não tenho qualquer tipo de formação no assunto.

Se souberes de estatística e não fores burro estás perfeitamente habilitado.

Compartilhar este post

Link para o post

Se souberes de estatística e não fores burro estás perfeitamente habilitado.

Já agora, por curiosidade, que conhecimentos de estatística? e os softwares? é so SPSS ou varia? (relativamente aos estudos de mercado)

Compartilhar este post

Link para o post

A história de como o Fusão foi parar a Psicologia é sempre interessante de ler. :mrgreen:

Btw, SPSS > * e o mesmo para o AMOS.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, por curiosidade, que conhecimentos de estatística? e os softwares? é so SPSS ou varia? (relativamente aos estudos de mercado)

Saberes o que é um universo, uma amostra, uma ponderação, saber ler uma tabela, saber olhar para uma matriz factorial e perceber o que é que lá está. Nada que ninguém com o 12º em Ciências e três meses de estágio não seja capaz de aprender.

O SPSS é praticamente universal, mas sinceramente o conselho que vos dou é que aprendam R. Saibam o mínimo para serem competentes com o SPSS e dediquem-se a aprofundar o R que não só é meio caminho andado para diferenciarem-se da concorrência como adquirem conhecimentos muito mais versáteis e que podem servir para muitas outras áreas.

Compartilhar este post

Link para o post

Também gosto do Stata. Tanto o Stata como o SPSS são bons programas, embora o Stata seja um pouco mais flexível e a curva de aprendizagem seja maior, principalmente para quem não está habituado a executar por linha de comandos.

Compartilhar este post

Link para o post

Também uso Stata em todos os trabalhos que fiz, académicos e profissionais. Tendo usado o SPSS apenas em uma cadeira da licenciatura (Estatística Aplicada às Ciências Sociais), fiquei com a ideia de que o Stata é mais simples e dá para mais coisas, mas eventualmente também foi de ainda não perceber muito do assunto na altura.

Compartilhar este post

Link para o post

E Stata, nada?

Só conheço de nome.

A desvantagem do R é só e apenas a dificuldade de aprendizagem, porque de resto faz tudo o que os outros fazem e quase sempre melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

R não é atravésde linhas de comando? Programação? Peço desculpa pela ignorância mas a minha formação foi toda à base de spss

Editado por trz

Compartilhar este post

Link para o post

R não é atravésde linhas de comando? Programação? Peço desculpa pela ignorância mas a minha formação foi toda à base de spss

A base sim, mas hoje em dia já existem vários pacotes com modos gráficos. De qualquer forma com a experiência também se vai usando cada vez mais as sintaxes do SPSS por isso a linha de comandos acaba por ser mais um entrave inicial do que um problema a médio prazo.

Compartilhar este post

Link para o post

Saberes o que é um universo, uma amostra, uma ponderação, saber ler uma tabela, saber olhar para uma matriz factorial e perceber o que é que lá está. Nada que ninguém com o 12º em Ciências e três meses de estágio não seja capaz de aprender.

O SPSS é praticamente universal, mas sinceramente o conselho que vos dou é que aprendam R. Saibam o mínimo para serem competentes com o SPSS e dediquem-se a aprofundar o R que não só é meio caminho andado para diferenciarem-se da concorrência como adquirem conhecimentos muito mais versáteis e que podem servir para muitas outras áreas.

Ah ok. Obgd.

Quanto aos softwares dos que uso para mim R (apesar de saber muito pouco sobre ele), STATA e Eviews. Quanto ao SPSS das poucas vezes que usei não me agradou.

Compartilhar este post

Link para o post

give me your soundcloud bro

hthttps://soundcloud.com/simaocosta

No meu trabalho não consigo ver se é este, mas se tiver uma foto a fumar um cigarro e um tecnho no inicio, é meu.

Qualquer cena, mete simão costa no soundcloud

Editado por Sima01

Compartilhar este post

Link para o post

No meu trabalho não consigo ver se é este, mas se tiver uma foto a fumar um cigarro e um tecnho no inicio, é meu.

Qualquer cena, mete simão costa no soundcloud

deve ser este ;)

Compartilhar este post

Link para o post

deve ser este ;)

Não consigo ver, a foto sou eu a fumar um cigarro e a preto e branco?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é. Tens que começar a trabalhar com o AMOS, menino.

Btw, porque não facultas a tua formação para o primeiro post? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Já usei R, eviews e SPSS e felizmente não uso nenhum deles há uma série de anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...