totch Publicado 27 Março 2015 Depois dos 3 grandes, o Vitoria é o clube com mais adeptos certo? Ou sera que o Belenenses tem tantos adeptos como o Vitoria, ou que a Académica, tendo em conta a cidade de Coimbra tenha muitos simpatizantes? Ou sera o Boavista ou o Braga ou o Vitoria do Setubal ou o Farense? Sinceramente fiquei com essa duvida. Alguém aqui pode me responder, mas sem clubismo por favor. Compartilhar este post Link para o post
Rugido Publicado 27 Março 2015 O que estiver mais perto da subida. Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 27 Março 2015 Se queres que te diga, isso é uma pergunta quase impossível de responder. Pelo menos com todas as certezas. Vais ter de incluir simpatizantes, pessoal que só gosta do clube porque fez a modalidade x, pessoal que apoia o clube da terra mas é de um dos três, pessoal bi-clubista no geral, etc. Ah e ainda falta os glory hunters, claro. Não acredito que tenhas muita sorte a tentar descobrir isso, podes ir lá por palpites, por diz que disse, mas pouco mais. Então se te guiares pelos sócios, aí é que não vais mesmo longe! Compartilhar este post Link para o post
totch Publicado 27 Março 2015 De facto é dificil. Se formos pelos socios, se não me engano é o Vitoria de Guimarães e depois o Braga. Se for pelas assistências, mesma coisa. No entanto, como não considerar um clube historico como o Belenenses? Não so tem um palmarés interessante, como esta em Lisboa, embora a cidade seja dominada pelo Benfica e o Sporting. Também, ao contrario dos outros clubes ditos Pequenos Grandes, tem uma massa associativa interessante na diaspora portuguesa e alguns mesmo são estrangeiros. Tenho um tio que é exemplo disso, adeptos e socio do Belenenses. Depois temos a Académica de Coimbra. Tendo em conta as assistência por jogo, podemos pensar que não tem muitos adeptos, mas depois do que vi na final da Taça contra o Sporting uns anos atras, fiquei com algumas duvidas, embora dizem que muitos que la estavam eram meros simpatizantes (estudantes e tal que queriam apoiar a cidade naquele momento em especial). O meu pai é exemplo disso, estudou em Portugal de 85 à 90, em Coimbra. Semprei foi um adepto ferrenho do Benfica, mas ao mesmo tempo era socio do Académica e ia sempre ver alguns jogos da Briosa. Do Vitoria Setubal é que coiso. Representam uma cidade e li algures que têm cerca de 200 000 adeptos assim, mas nunca vi isso nos estadios no apoio a equipa, mas deve ser impressão minha. Também temos o Boavista que conquistou muitos adeptos no final dos anos 90 e no inicio dos anos 2000, mas depois da descida vimos outra realidade do clube. Se calhar, se voltassem aos melhores tempos poderiamos ver essa massa associativa, por enquanto... O Farense deve impressão minha ou talvez não. Lembro-me que quando era puto, via jogos deles na TV e tinham sempre algumas bancadas cheias de adeptos a apoiar e se não me engano tinham uma claque importante em termos de numeros. Para além do facto de representarem a parte Sul. A razão pela qual me pergunto isso tudo isso é que suponhamps que um desses clubes conseguisse manter um nivel alto de competitividade, estilo Braga ou melhor, ao ponto de fazer frente ao três grandes, sera que os adeptos ditos simpatizantes não se sentiriam mas apegados ao clube. Um pouco como o Braga, muitos eram adeptos do Benfica e hoje talvez apoiam mais o Braga sem nenhum complexo. No meio disto tudo, talvez os mais fieis sejam os do Vitoria de Guimarães que apesar dos momentos menos bons conseguiram sempre levar muita gente aos estadios, tanto em casa, como foar, mas sera que isso pode ser considerado como um factor importante ao ponto de considerar que seja o 4° clube português com mais adeptos? :confuso: Compartilhar este post Link para o post
Barbosa Publicado 27 Março 2015 O Farense tem muitos adeptos, até penso que são a equipa da 2º liga com melhor média de assistência nos jogos em casa Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 27 Março 2015 Depende da análise que queiras fazer. a) Clube com mais adeptos a sério, ativos, só desse clube e que o acompanham para todo o lado? - Vitória de Guimarães b) Clube com maior dispersão de sócios, adeptos e simpatizantes, com implantação em termos nacionais e internacionais? - Belenenses c) Campeão das segundas escolhas, dos tutti-fruti, dos "sou do clube A mas também simpatizo com..."? - Académica d) Fenómenos pontuais de glory-hunters cuja consolidação em termos de massa adepta é discutível? - Boavista e Braga e) Clubes com maior impacto e importância no seio da cidade onde estão sedeados? - Os Vitórias de Guimarães e de Setúbal. Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 27 Março 2015 Eu acrescentava no e) o Leixões, o Varzim e o Farense num segundo plano tb. Compartilhar este post Link para o post
manfrenjensenden Publicado 27 Março 2015 Depende da análise que queiras fazer. a) Clube com mais adeptos a sério, ativos, só desse clube e que o acompanham para todo o lado? - Vitória de Guimarães b) Clube com maior dispersão de sócios, adeptos e simpatizantes, com implantação em termos nacionais e internacionais? - Belenenses c) Campeão das segundas escolhas, dos tutti-fruti, dos "sou do clube A mas também simpatizo com..."? - Académica d) Fenómenos pontuais de glory-hunters cuja consolidação em termos de massa adepta é discutível? - Boavista e Braga e) Clubes com maior impacto e importância no seio da cidade onde estão sedeados? - Os Vitórias de Guimarães e de Setúbal. Não. Mesmo. O Boavista tem adeptos bastante fieis. Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 27 Março 2015 d) Fenómenos pontuais de glory-hunters cuja consolidação em termos de massa adepta é discutível? - Boavista e Braga Que bacorada de todo o tamanho! :cadeirada: Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 27 Março 2015 (editado) Depende da análise que queiras fazer. a) Clube com mais adeptos a sério, ativos, só desse clube e que o acompanham para todo o lado? - Vitória de Guimarães b) Clube com maior dispersão de sócios, adeptos e simpatizantes, com implantação em termos nacionais e internacionais? - Belenenses c) Campeão das segundas escolhas, dos tutti-fruti, dos "sou do clube A mas também simpatizo com..."? - Académica d) Fenómenos pontuais de glory-hunters cuja consolidação em termos de massa adepta é discutível? - Boavista e Braga e) Clubes com maior impacto e importância no seio da cidade onde estão sedeados? - Os Vitórias de Guimarães e de Setúbal. Um glory-hunter que tinha mais adeptos no estádio no CNS que o Belenenses na primeira divisão...deve ser de estarem todos dispersos pelos 5 continentes. Edit- Totch até tens o Boavista FC da Praia em cabo verde 8-) Editado 27 Março 2015 por Axadrezado Compartilhar este post Link para o post
RuiFCPsempre Publicado 27 Março 2015 Deve ser a académica. Todos ou quase todos simpatizam com esse mítico clube. Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 27 Março 2015 O clube que joga contra o Benfica. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 27 Março 2015 Não. Mesmo. O Boavista tem adeptos bastante fieis. Tal como o Braga, olha que crl :lol: Descartes, aconselhava-te a ir ver as assistências no velhinho 1º de Mario ;) Compartilhar este post Link para o post
dafuq Publicado 27 Março 2015 Depende da análise que queiras fazer. a) Clube com mais adeptos a sério, ativos, só desse clube e que o acompanham para todo o lado? - Vitória de Guimarães b) Clube com maior dispersão de sócios, adeptos e simpatizantes, com implantação em termos nacionais e internacionais? - Belenenses c) Campeão das segundas escolhas, dos tutti-fruti, dos "sou do clube A mas também simpatizo com..."? - Académica d) Fenómenos pontuais de glory-hunters cuja consolidação em termos de massa adepta é discutível? - Boavista e Braga e) Clubes com maior impacto e importância no seio da cidade onde estão sedeados? - Os Vitórias de Guimarães e de Setúbal. os do tutti-fruti é o Braga, vai la ver á pedreira um Braga-Benfica :lol: Compartilhar este post Link para o post
vervilarinho Publicado 27 Março 2015 Jogo na 2ª divisão em que estavamos a lutar para não descer de divisão!! Enchemos a nossa bancada por completo!! Com ingressos a 15€ numa divisão inferior e com as condições que o estádio tinha, uma vergonha... Mas mesmo assim, sempre fiéis!! E como esta saida há mais, o Boavista não é o clube com mais adeptos a seguir aos 3 grandes, mas uma coisa é certa devemos ser dos mais fiéis. Vejam bem as nossas deslocações ( em termos de numeros) e comparem com a assistencia em casa e façam uma percentagem. E vão ver que a maior parte dos adeptos que vão ao bessa também vão aos jogos fora! POUCOS MAS BONS!! Compartilhar este post Link para o post
Shark Publicado 27 Março 2015 (editado) 20cm aqui. ganhei toma Editado 27 Março 2015 por Shark Compartilhar este post Link para o post
Pat Riley Publicado 27 Março 2015 15cm aqui. Acho que ainda cabiam mais 3 Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 27 Março 2015 Acho que ainda cabiam mais 3 Não curto da tua atitude. Vamos ter problemas assim. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 27 Março 2015 (editado) 20cm aqui. ganhei toma too gay Editado 27 Março 2015 por Sir_Hugh Compartilhar este post Link para o post
Keef Publicado 27 Março 2015 (editado) Shark sem rodeios. Prepara-te Sumudica, vais ser enr*abado fortemente. Editado 27 Março 2015 por Keef Compartilhar este post Link para o post
manfrenjensenden Publicado 27 Março 2015 Tal como o Braga, olha que crl :lol: Descartes, aconselhava-te a ir ver as assistências no velhinho 1º de Mario ;) Como são os adeptos do Braga estou-me nas tintas :confuso: Agora do Boavista falo com conhecimento de causa. Os adeptos seguiram o clube até na segunda B. Provavelmente, o estádio tinha mais pessoas na altura em que foram campeões, mas isso acontece até nos três grandes, não foi um fenómeno de band-wagon. Compartilhar este post Link para o post
bfcpires Publicado 27 Março 2015 Sou um bocado suspeito para falar dado ser Boavisteiro, mas afirmo a pés juntos que os adeptos do Xadrez são bastante fiéis. Basta ver essa deslocação a Gondomar, para além da deslocação ao Padroense em que enchemos a nossa bancada e ainda houve pessoas que ficaram À volta do campo porque já não havia lugares na bancada, e também as 2/3 deslocações que tivemos a Coimbrões, sendo que na 1ª deslocação levamos cerca de 2500 adeptos. Compartilhar este post Link para o post
vervilarinho Publicado 28 Março 2015 Sou um bocado suspeito para falar dado ser Boavisteiro, mas afirmo a pés juntos que os adeptos do Xadrez são bastante fiéis. Basta ver essa deslocação a Gondomar, para além da deslocação ao Padroense em que enchemos a nossa bancada e ainda houve pessoas que ficaram À volta do campo porque já não havia lugares na bancada, e também as 2/3 deslocações que tivemos a Coimbrões, sendo que na 1ª deslocação levamos cerca de 2500 adeptos. E já este ano fizemos grandes deslocações ( o primeiro jogo em Braga, completamente cheia a nossa área destinada e ainda havia muitos adeptos na bancada dos sócios do Braga eu era um deles porque não consegui ter bilhete para o lado boavista). Fizemos uma enorme deslocação a Barcelos e a Paços de Ferreira, mas... A maior esta para chegar vai ser em Penafiel!! Acredito numa das maiores deslocações dos ultimos tempos e a maior desta época. Só assim vamos conseguir sair de lá com os 3 pontos. Jogando em casa como quase sempre fazemos :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post