Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Rumpas

Morreu Manoel de Oliveira

Publicações recomendadas

8Vu9GH4.png

Lol então o gajo não vê que é o Camilo?

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Confesso algum desconhecimento pelo trabalho que produziu mas merece-me o mais profundo dos respeitos.

Um cineasta que fica para a história do cinema e um grande portista. Descanse em paz.

Compartilhar este post

Link para o post

Ia-me espalhando todo quando há bocado na RTP Madeira num programa sobre arte/cinema, eles passaram da notícia do Manoel de Oliveira para "e agora num estilo um pouco diferente, está a estrear o Velocidade Furiosa 7 no cinema esta semana". Understatement do século. :mrgreen:

Não era apreciador do trabalho do homem, mas quem me dera conseguir estar no activo aos 106 anos como ele estava, e ter o impacto que ele teve em vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por tudo Manoel.

Hangover :heart:

Interstellar :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

A Cinemateca vai dedicar a programação da próxima 2ª feira a Manoel de Oliveira, com a exibição de 3 filmes (todos eles com entrada gratuita):

- O Passado e o Presente (1971) - 15h30

- O Quinto Império - Ontem como Hoje (2004) - 19h

- Francisca (1981) - 21h30

Já os cinemas NOS Amoreiras, NOS Cinemas Dolce Vita Porto, UCI Cinemas El Corte Inglês Lisboa, UCI Cinemas Arrábida Shopping e Cinema Ideal vão exibir de 9 a 15 de Abril os filmes "Aniki-Bóbó" e "Douro Faina Fluvial" e de 16 a 22 de Abril os filmes "Acto da Primavera" e "A Caça", todos eles em versões restauradas e remasterizadas.

Compartilhar este post

Link para o post

O Aniki Bobó é fantástico, vi a primeira vez muito novo, cismei que queria a cassete e foi prenda de anos ou natal seguinte - e não era fácil de se encontrar por aqui na altura muitos locais a vender vhs de filmes antigos - e revi o filme dezenas de vezes. Ainda hoje sei uma data de falas de cor...

Compartilhar este post

Link para o post

Honestamente nunca gostei muito do estilo dele, nem dos filmes deles (os poucos que vi confesso).

Mas não deixa de ser um dos grandes ícones da cultura portuguesa e por isso merece todo o meu respeito

Compartilhar este post

Link para o post

Vi 2 filmes dele e também não sou grande fã, mas sem dúvida que merece reconhecimento pelo seu trabalho árduo durante tantos anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Um dos filmes que se tem vindo a destacar dele (para além claro do Aniki Bóbó) é o" Non ou Vã Glória de Mandar" e ao fazer uma pesquisa sobre ele acabei por o encontrar no youtube.

Estive a ver e achei interessante.

Deixo aqui já agora para quem quiser:

Aconselho a fazerem skip aos primeiros 5 minutos. :mrgreen:

Editado por Serpa Pinto

Compartilhar este post

Link para o post

Vi ontem pela primeira vez o Aniki Bobó. Gostei bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Perdeu-se um grande vulto da cultura portuguesa. Na minha opinião, pelo seu contributo, mereceria um lugar no Panteão Nacional, obviamente, mas parece-me que este assunto ainda vai dar pano para mangas. Penso que no funeral foi exibido um cartaz por um conjunto de pessoas que se mostraram contra a sua trasladação para Lisboa.

Compartilhar este post

Link para o post

Perdeu-se um grande vulto da cultura portuguesa. Na minha opinião, pelo seu contributo, mereceria um lugar no Panteão Nacional, obviamente, mas parece-me que este assunto ainda vai dar pano para mangas. Penso que no funeral foi exibido um cartaz por um conjunto de pessoas que se mostraram contra a sua trasladação para Lisboa.

É verdade. A questão prende-se, essencialmente, com o facto de Manoel de Oliveira ser também um símbolo para as pessoas do Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...