Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Manuel Vilarinho numa entrevista depois de jantar. Já não há presidentes assim

Publicações recomendadas

Manuel Vilarinho numa entrevista depois de jantar. Já não há presidentes assim.

O presidente do Benfica entre 2000 e 2003 esteve esta quinta-feira à noite no programa "443", da RTP Informação, naquilo a que se pode chamar entrevista épica, onde ironizou com ele próprio sobre a cena do "depois de jantar". Confira o que disse o antecessor de Luís Filipe Vieira sobre Jesus, Marco Silva, Mourinho e Pinto da Costa.

Senhoras e senhores, Manuel Vilarinho.

O despedimento de José Mourinho do Benfica

"Já estou farto de contar essa história, já toda a gente sabe. Ele contou no livro. (pausa) Mas vou contar, pronto. O Mourinho ganha 3-0 ao Sporting. O Benfica não jogava nada. Tinha uma equipa que era uma porcaria, até eu era capaz de ter lugar, ou pelo menos era um suplente muito utilizado. É que não jogavam nada, nem tinham forma de jogar, porque não havia matéria-prima. E o senhor Mourinho, que é um excelente treinador e condutor de homens - é meio bruxo - consegue mudar aquelas mentalidades. O defesa esquerdo, o David... o Luís... como é que ele se chamava? O Diogo Luís, isso, estava convencido que era o melhor defesa esquerdo do mundo. E quando uma pessoa está convencida, é muito melhor do que é. O senhor Mourinho ganha 3-0 ao Sporting sem saber ler nem escrever, aquilo aconteceu. E isto é um sábado. Segunda-feira temos reunião da direção e aparece ali o Mozer (adjunto de Mourinho), estranhei. E o senhor Mourinho diz isto: ou me renova o contrato mais um ano ou amanhã já não dou o treino. Ele nunca gostou de mim, não sei porquê, devia pensar que eu não gostava dele."

"Ao Mourinho respondi-lhe: então 'faxavor' vamos fazer contas e vai-se embora. Eu nunca mais tinha mão naquilo assim."

"E os tempos eram muito difíceis. Aquela banda que apoiava o Vale e Azevedo e que me fazia esperas e que me dava porrada no carro e aquela porra toda, desculpem lá as expressões mas eu sou minhoto. Este (Mourinho) vai já, pensei. Nunca sonhei que ele viesse a ser o que é."

O plantel do Benfica entre 2000 e 2003

"Vocês não se lembram... Tínhamos um defesa direito que era cego, tinha 20% num olho e 30% no outro. Não digo os nomes, depois vocês vão ver quem é. O defesa esquerdo, que era o único que sabia um bocadinho jogar à bola, era maluco. Um dos centrais tinha a espinha fixada, não fazia assim (cabeceia uma bola imaginária a mexer o pescoço) e o outro, que era bom jogador, internacional espanhol, tinha menos três milímetros numa perna. Era o Marchena, o melhor de todos. E ainda tínhamos um suplente que não sabia jogar à bola, que era o Rojas, um paraguaio que era com cada charutada. (Jorge Andrade, um dos comentadores do programa, interrompe: "Acho que você não percebe mesmo nada de futebol, peço desculpa. Você tinha grandes jogadores, o Marchena foi campeão mundial") Mas eu disse que ele jogava bem. Só que era coxo. (Jorge Andrade: "E tinha o Caneira") Afinal quem não percebe nada disto é você (risos)."

Quando tentou voltar a contratar Mourinho ao Leiria

"Vou ver se faço as pazes com ele. Mas o Mourinho tem um feitio complicado, muito complicado... e agora que está rico ainda tem mais. Estávamos a acertar mas ele não queria o Jesualdo (Ferreira) na equipa técnica. As direções a que eu pertenci, como dirigente do Benfica durante 17 anos, já tinham despedido o Jesualdo duas ou três vezes. E já não tinha coragem para despedir mais vezes, pronto! Já chegava. Isto já passa os limites. É uma excelente pessoa, não é malandro. E estive a tentar convencer o Mourinho, mas ele dizia que não. E ele já estava a negociar com o Porto."

"Mesmo que seja o melhor do mundo, o clube não acaba. Não acabou com a falta de Eusébio, nem com a minha, nem com a do Luís Filipe (Vieira)".

A relação com Pinto da Costa

"Dava-me muito bem com ele. Até que ao fim de três meses de ser presidente do Benfica, ele disse uma coisa que não tem jeito nenhum. Perguntaram-lhe sobre o presidente do Benfica e ele diz "mas isso foi antes ou depois do almoço?" Nunca mais lhe falei nem lhe falo. E porque é que ele disse isto? Porque ele sabia quem eu era e sabia que o Benfica ia renascer das cinzas, ah pois! Como o outro, também inventou que eu era bêbado, nas eleições. Levou 67-33%. Os bêbados é que são bons (risos). É tudo mentira. Um bêbado pode falar assim? E acabei de jantar (risos)."

Vale e Azevedo, o presidente condenado

"Como presidente do Benfica constrange-me vê-lo na prisão, como homem, não. O Benfica foi formado por onze orfãos da Casa Pia, gente pobre - não posso falar nisto que começo a chorar. (emociona-se) Roubar o Benfica é pior do que roubar a família!"

"Aquilo era um monstro televisivo mas não valia nada. Cheguei lá e dei-lhe um bailinho. Mas não gosto de rever aquele debate, fiz uma figura de mal criado e não sou assim."

"O Benfica nunca acabava, podia era demorar mais a levantar-se. Já passaram 14 anos e ainda não chegou."

"Temos de ter cuidado agora, porque se o Luís Filipe se cansa, é uma chatice, porque o Benfica está apetecível."

A decisão de Luís Filipe Vieira de manter Jorge Jesus com treinador no final da época passada

"Fez ele muito bem. Porque a gente é que tem a responsabilidade e andamos a reboque dos outros, não?"

"O presidente está há 11 anos, já deve ser um recorde, e o treinador há seis anos. Isto é que faz os resultados. Se cada vez que se perde se põe o treinador na rua - olhe o do Manchester, o Ferguson, alguém vai bater os recordes dele?"

Jesus vai ficar na próxima época?

"Jesus pode ser ou não ser (treinador do Benfica na próxima época), não sei. Em termos pessoais e em termos de pessoa (sic), em termos de homem, em termos de grande treinador, gosto muito do Jesus. Mas um dirigente de um grande clube não pode estar preso a amores (...) Ele pode não caber nos projetos e nas necessidades e naquilo que tem de ser feito."

"Para mim a dupla mantém-se. Mas as estratégias empresariais mudam de acordo com os tempos. E com os tempos modernos então muito mais depressa.

Não sei se Jesus fica e é a primeira vez que o digo. Os tempos estão a apertar, não estão? (É questionado se gosta de Marco Silva) Até lhe posso dizer que gosto, mas não sou o presidente. Gosto como pessoa. Como treinador, os resultados não são... acho que até são bons. Mas não gosto de me imiscuir nos problemas dos outros. Mas é um homem educado, diz as coisas de outra maneira, não é aquela coisa tudo a gritar. Mas o presidente é que tem de escolher."

"Em função da política desportiva escolhida (presume-se que esteja a falar da aposta em jovens da formação do Benfica), que é escolhida pelo presidente, pode não ser o treinador indicado."

"Temos de ter coragem de tomar decisões. Que podem não agradar ao princípio, mas agradarão no final. Porque não há hipótese de manter este tipo de vida."

"Repare, o Benfica tinha dois sponsors do melhor que havia: o BES e a PT. De repente acabam. Uma pessoa de bom senso tem de mudar a estratégia. Se não vai-se engarrafar e depois tem culpa. Disse-lhe tudo. Nós vivemos num período muito grave da nossa economia e o futebol sofre. Portanto há que mudar a vida."

"Agora o presidente é que sabe. O Jorge Jesus dá para tudo. Mas quer? Não quer, então tem de arranjar outro. Se for essa estratégia que estou a pensar (de aposta na formação)."

O jogo de domingo contra o Vitória de Guimarães, que pode dar o título ao Benfica

"Ia com o presidente mas afinal não posso. Esqueci-me que a minha netinha faz anos e tem lá uma festa em casa, que agora um gajo está velho e eles marcam a casa do avô e nem dizem nada. E depois o avô tem de aguentar".

Expresso

Ainda não encontrei o vídeo da entrevista mas vai repetir hoje às 13.05 na RTP Informação.

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

Boa entrevista, o homem é uma bela peça.

Mas ri-me imenso com:

"Como presidente do Benfica constrange-me vê-lo na prisão, como homem, não. O Benfica foi formado por onze orfãos da Casa Pia, gente pobre - não posso falar nisto que começo a chorar. (emociona-se) Roubar o Benfica é pior do que roubar a família!"

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

fds tive que parar de ler que quero ver isto mesmo em vídeo :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Epa as descrições dos jogadores são bue tasqueiras mas está genial. O que me ri. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
"Jesus pode ser ou não ser (treinador do Benfica na próxima época), não sei. Em termos pessoais e em termos de pessoa (sic), em termos de homem, em termos de grande treinador, gosto muito do Jesus. Mas um dirigente de um grande clube não pode estar preso a amores (...) Ele pode não caber nos projetos e nas necessidades e naquilo que tem de ser feito."

Ali não deveria ser sic, mas sim hic.

Editado por Sumudica by Night

Compartilhar este post

Link para o post
Tínhamos um defesa direito que era cego, tinha 20% num olho e 30% no outro.

Que chunga. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

eu vi isto e foi hilariante... Eu juro que não sei se simpatizo com ele ou não.

E ele falou disso de tentarem fazer dele bebado, que foi o Pinto da Costa que uma perguntou a um jornalista "Mas o Vilarinho disse isso antes ou depois de almoço?"

E depois diz um bebado nao fala como ele fala e que acabou de jantar e manda um sorriso maroto lol.gif

Que chunga. lol.gif

até foi simpatico, porque se for verdade, isso só dá 75 % de cego e não 50 % como ele disse icon_mrgreen.gif

Mas escândalo foi a maneira como o Jorge Andrade se revoltou depois a falar com ele (e bem)

Editado por Homem do Bussaco

Compartilhar este post

Link para o post

até foi simpatico, porque se for verdade, isso só dá 75 % de cego e não 50 % como ele disse icon_mrgreen.gif

:mrgreen:

Quem era o defesa direito dessa altura?

Havia um chileno que era o Alejandro Escalona e um tal de Ricardo Esteves que eram defesas direitos. É um deles.

EDIT: Ou será que era o Ivan Dudic? Sim, acho que era esse.

Editado por Castbound

Compartilhar este post

Link para o post

De repente, lembrei-me desses três, Escalona, Dudic e Ricardo Esteves.

Compartilhar este post

Link para o post

mil vezes um gajo destes que fala sem papas na lingua do que aqueles que parecem cassetes e só repetem a ladainha do jogar para danificar a camisola

btw o lateral cegueta é quem? O Okunowo?

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

:mrgreen:

Havia um chileno que era o Alejandro Escalona e um tal de Ricardo Esteves que eram defesas direitos. É um deles.

EDIT: Ou será que era o Ivan Dudic? Sim, acho que era esse.

o Escalona era DE.

Compartilhar este post

Link para o post

mil vezes um gajo destes que fala sem papas na lingua do que aqueles que parecem cassetes e só repetem a ladainha do jogar para danificar a camisola

btw o lateral cegueta é quem? O Okunowo?

Esse gajo não era central e depois foi parar ao Barcelona?

Compartilhar este post

Link para o post

o Okunowo era médio e foi adaptado a lateral direito no Barcelona, quando veio para o Benfica jogava nessa posição.

edit: Ele não era do tempo do Vilarinho.

Editado por Puto Perdiz

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é que este programa não está no RTP play?

Curtia de ver agora durante o fim de semana, porque parece que foi épico.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vi isto e ri-me muito. Pontos altos por motivos diferentes:

- Mourinho não regressou porque não queria Jesualdo na equipa técnica e o Vilarinho não aceitou porque o Jesualdo estava farto de ser despedido e era bom homem :lol:

- Gostava de Pinto da Costa mas ele veio com a "antes ou depois do almoço?" e a partir daí deixou de ter respeito. Remata a questão com uma frase mítica "um bêbado fala assim como estou a falar? E bebi 2 whiskys..."

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...