Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Procura pelas obrigações do Sporting supera oferta em 2,57 vezes

Publicações recomendadas

Procura pelas obrigações do Sporting supera oferta em 2,57 vezes

A SAD do Sporting conseguiu obter os 30 milhões de euros que pretendia através da emissão de obrigações. Os investidores colocaram ordens para bem mais do dobro. A meta foi alcançada logo no primeiro dia da operação.

O Sporting garantiu o financiamento de 30 milhões de euros numa emissão de obrigações em que a procura foi superior à oferta. A SAD tinha seis milhões de títulos para colocar, mas os investidores apresentaram ordens para 2,57 vezes o número de títulos atraídos pela elevada taxa apresentada: 6,25%.

15.424.617 obrigações. Foi esta a procura total registada pelo Sporting na emissão de mais um empréstimo obrigacionista. Os investidores apresentaram ordens no valor de 77 milhões de euros numa operação em que a SAD do clube de Alvalade pretendia apenas obter 30 milhões de euros.

O número de obrigações solicitadas pelos investidores superou em 2,57 vezes os títulos a colocar, num total de seis milhões, sendo que de acordo com a informação enviada à CMVM, logo no primeiro dia de subscrição a procura ascendeu a 7.905.319 obrigações, ou seja, mais do que o pretendido.

Esta elevada afluência pode ser explicada pela rentabilidade oferecida pelas obrigações da SAD verde e branca, títulos que estiveram a ser comercializados ao mesmo tempo que os da SAD do FC Porto. A taxa oferecida é de 6,25%, enquanto a do clube azul e branco é de 5%. Estes juros são brutos. E é preciso ter em conta que o investimento em obrigações exige o pagamento de comissões.

Rateio de títulos

A elevada procura levou a que fosse necessário proceder ao rateio dos títulos, sendo que cada investidor que apresentou a ordem junto do intermediário financeiro ficou com um mínimo de 200 obrigações, ou seja, um investimento de mil euros. A maioria dos investidores conseguiu entre uma e mil obrigações.

Segundo os dados divulgados pela SAD, nesta operação participaram 4.241 investidores, com 1.861 a ficarem com uma a mil obrigações. Houve ainda mais 1.739 que subscreveram, cada um, entre 1.001 a 5.000 obrigações, ou seja, investindo até 25.000 euros nestes títulos.

Houve, segundo dados do Sporting, cinco investidores que fizeram aplicações bem mais avultadas. Estes cinco ficaram com mais de 100 mil obrigações cada um, o que obrigou a um investimento de 500 mil euros.

(notícia actualizada às 16h55 com mais informações sobre o resultado da emissão)

@JN

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não percebo nada disto, mas isso parece-me boa noticia.

Compartilhar este post

Link para o post

é normal a procura superar a oferta.

Compartilhar este post

Link para o post

para se financiar o Sporting tem de pagar mais que a Grecia...diz muito do estado financeiro do infelizmente meu clube...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Se eu tivesse dinheiro para investir, também metia uma parte no Sporting. Muito atractiva a taxa de juro :)

Compartilhar este post

Link para o post

para se financiar o Sporting tem de pagar mais que a Grecia...diz muito do estado financeiro do infelizmente meu clube...

Isto foi um erro de gramática inocente, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

É uma taxa de juro muito muito muito agressiva, mas sinceramente se fosse muito menor se calhar não teria sido uma operação bem sucedida, apesar de me parecer que parte da confiança dos investidores está relacionada com a capacidade desta direção gerir, a nível financeiro, o clube.

Compartilhar este post

Link para o post

Sdds quando a CGD pagava taxas de juro por depósitos a prazo com taxas acima de 5%, quando a Euribor estava em altas.

O pior era quando chegava a altura de pagar a prestação da casa...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a questão aqui é que este empréstimo obrigacionista é feito para cobrir outro que tinha uma taxa de juro de 8%, por isso apesar de ser um juro alto, não deixa de ser uma reciclagem da divida!

Não tenho a certeza mas acho que líquidos, os juros são de 4,5%

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade não, os juros da dívida grega a 2 ou 5 anos estão ambos acima dos 15 %.

É uma taxa de juro muito muito muito agressiva, mas sinceramente se fosse muito menor se calhar não teria sido uma operação bem sucedida, apesar de me parecer que parte da confiança dos investidores está relacionada com a capacidade desta direção gerir, a nível financeiro, o clube.

Para o risco que tem, honestamente até acho que a taxa está avaliada por baixo.

Mas a questão aqui é que este empréstimo obrigacionista é feito para cobrir outro que tinha uma taxa de juro de 8%, por isso apesar de ser um juro alto, não deixa de ser uma reciclagem da divida!

Não tenho a certeza mas acho que líquidos, os juros são de 4,5%

É menos que isso, as comissões bancárias comem sempre um bom bocado. Lembro-me que em tempos fiz simulação das obrigações da REN, a taxa de cupão também era de 6,25 % e aquilo no fim, entre impostos e comissões bancárias, rendia algo em torno dos 3/3,5 %.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Para o risco que tem, honestamente até acho que a taxa está avaliada por baixo.

É isto. E quem diz a do Sporting diz a do Porto também.

Compartilhar este post

Link para o post

Peplin tens razão:

"Greek 2-years were up 388 basis points to 27.75%, 5-years were up 206 basis points to 19%, and 10-years were up 127 basis points to 12.9%."

Read more: http://uk.businessinsider.com/greek-bond-yields-surge-2015-4?r=US#ixzz3asvH0NOM

Parece que o ciriza era mesmo a resposta que a Grecia necessitava...

Mesmo assim 6,25% é para os dias que correm, uma empresa com graves problemas economicos...

Quando a Euribor esta a tocar no 0 e as empresas se andam a financiar a 2-2.5%, está visto que nenhum banco nem em Portugal nem em lado nenhum esta disposto a meter dinheiro no Sporting...

As pessoas deviam pensar bem nisto antes de meter lá o dinheiro, a não ser que seja o coração, mas com o coração investem sobretudo os que têm menos dinheiro e mais necessidade do mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...