Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mr. Bacano

"Despedi treinadores, mas paguei-lhes"

Publicações recomendadas

A entrevista decorreu no centro de Lisboa, num dos hotéis de que Godinho Lopes é proprietário com outros sócios. A promoção imobiliária é uma área que lhe "dá grande prazer", em especial a requalificação urbana. "Sou contra a construção nova", diz. O pretexto da entrevista foi falar sobre a mudança de Jorge Jesus do Benfica para o Sporting, algo que, garante, podia ter acontecido dois anos mais cedo. Em 45 minutos de conversa, foram muitas as críticas ao actual presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, que ele considera "esquizofrénico".

Tentou levar Jorge Jesus para o Sporting, em 2013-14?

Essa questão do tentar levar está mal explicada. O que se passou foi o seguinte: estávamos no final de 2012, na altura do Natal, o Jesualdo ainda não estava a desempenhar as suas funções de treinador [era maneger e iria substituir Vercauteren no início de Janeiro], mas estávamos já a pensar na próxima época. Quisemos perceber se o Jorge Jesus estaria disponível para treinar o Sporting, e ele, que acabava o seu contrato com o Benfica, respondeu que sim.

Portanto, convidou-o?

Sim, foi uma conversa de prospecção, mas chegámos a falar de jogadores e das condições remuneratórias. E ele disse-me que sim, que o pai estava doente e que gostava de treinar o Sporting.

Ou seja, se não tivesse perdido as eleições, em 2013, Jorge Jesus já podia estar há dois anos no Sporting?

Ora aí está. Portanto, se tem havido bom senso, a reestruturação financeira do Sporting tinha sido feita, Jorge Jesus teria vindo por valores muito inferiores para o Sporting e o Benfica não tinha sido campeão estes dois anos.

Qual a sua opinião sobre a forma como o actual presidente do Sporting lidou com o despedimento de Marco Silva?

Em primeiro lugar, não tenho nada contra a vinda do Jesus para o Sporting, é preciso deixar isto claro. Agora, o Sporting não é um clube que esteja a honrar os seus compromissos da forma correcta. Eu quando fui presidente do Sporting despedi treinadores, mas falei com todos e nunca pus em causa pagar-lhes. Se me perguntar se eles ficaram satisfeitos, ninguém fica satisfeito em ser despedido, mas ao longo dos dois anos em estive no Sporting, telefonei várias vezes a Domingos Paciência. E ainda no último Open do Estoril cumprimentei Sá Pinto. O facto de ter despedir treinadores não significa que sou inimigo deles, respeito-os, são profissionais. Tenho de inventar histórias para os despedir? Com este presidente, o Sporting não honra os seus valores e rasga contratos. Tem feito isto transversalmente. Primeiro, quando pôs na rua uma série de colaboradores quando chegou ao Sporting, entendendo que tem justa causa contra todos. E depois na forma como trata com os fundos, como se fossem uns malfeitores.

De onde poderá vir o dinheiro para contratar Jorge Jesus?

Sobre as questões financeiras, o presidente é que saberá se tem ou não condições para contratar Jorge Jesus, eu não me meto nisso, como nunca me meti na vida do Sporting. Desde que saí da presidência, esta é a terceira vez que estou a falar para a comunicação social. E porque diariamente vejo o meu nome nos jornais, vejo falarem de antigos dirigentes e presidentes que deram tudo como se não tivessem existido. Será que o actual presidente sabe que quando ele nasceu já havia Sporting?

É um presidente egocêntrico?

Eu considero-o esquizofrénico, uma pessoa que só se preocupa consigo e o Sporting vem depois. Quando ele nasceu já havia clube há 60 anos, durante a sua vida houve clube, mas nunca o vi em nenhuma assembleia geral do Sporting, a não ser quando apareceu para ser candidato à presidência. E aparece agora como se o Sporting tivesse nascido ontem, como se os três milhões de adeptos não existissem no passado, como se os milhares de títulos conseguidos pelo eclectismo do Sporting não tivessem existido. Criando guerras sucessivas no seio do Sporting, Bruno de Carvalho irá procurar legitimar-se através da convocação de eleições antecipadas. Dará, assim, corpo à estratégia "eu sou o Sporting" e continuará a suscitar os fantasmas do passado.

A actual direcção do Sporting moveu-lhe um processo para o expulsar de sócio. Como está essa situação?

Dei uma resposta interna, mas imagine o que é dar uma resposta a documentos que não me foram facultados, em que enumeram pontos sem os justificar e querem que eu responda em 15 dias a um processo disciplinar que foi iniciado há sete meses e com uma auditoria que tem pelo menos um ano e meio. Isto revela uma vontade de expulsar sem que seja fundamentada. Como é que há um processo para correrem com antigos dirigentes como se fossem maltrapilhos ou malfeitores que andassem a prejudicar o clube quando não havia sequer resultados da auditoria? Só entendo isto como uma manobra de má fé, uma manobra esquizofrénica, de andar à procura de lobos maus onde eles não existem.

Diz que deixou muitas recomendações a Bruno de Carvalho. Acha que ele aproveitou algumas?

Com certeza, como também é natural que eu o tenha feito em relação aos presidentes anteriores. Os presidentes devem alterar o que acham necessário, mas têm de conservar os aspectos positivos do passado. Também deixei uma série de jogadores que foram devidamente aproveitados. Ainda hoje fico satisfeito quando vejo nos jornais os jogadores que o Jesus quer para a nova equipa e vejo que fazem parte da minha herança. Aliás, muitos deles, quando lá cheguei, já vinham da formação na presidência de José Eduardo Bettencourt e Filipe Soares Franco. Não nasceram no dia anterior. Estou a falar de Rui Patrício, Cédric, Adrien, André Martins, João Mário, William Carvalho, Mané, Tobias Figueiredo, Capel, Carrillo ou Labyad, que agora querem fazer regressar.

Apesar das divergências que tem com a actual direcção, ficou feliz com a vitória do Sporting na Taça?

Não só festejei a vitória na Taça como tinha dois filhos e um neto a assistir no Estádio Nacional. Convidei muitos amigos e familiares a virem a minha casa assistir ao jogo e estava de forma serena a acreditar que íamos dar a volta, porque eu acreditava naqueles jogadores e naquela equipa técnica. Faz algum sentido um presidente não falar com um treinador dias a fio antes de jogarem uma final fundamental? Li que o actual presidente disse que quem falar contra ele, fala contra os sócios, contra os adeptos e contra o clube. Ele que durante os dois anos do meu mandato deu 60 entrevistas a falar contra mim. Mas nós estamos onde? Nalguma ditadura em que não se pode falar?

Continua a acompanhar o Sporting. Mas nunca mais foi ao estádio?

Não, nunca mais.

Acha que ia ser mal recebido?

Vejamos, eu fui vaiado em dois ou três jogos em pleno estádio de Alvalade, tenho a minha dignidade, mas tenho a consciência que dei tudo ao Sporting. A massa associativa deve, de uma forma atenta, mover-se no sentido de não se deixar cair na asneira de ir pela demagogia e pela atitude imediatista deste presidente, em que se diz, este passou, já não interessa, agora vem outro. Nós temos 108 anos de história. A democracia sempre existiu no Sporting, eu quando estive no Sporting sempre ouvi muitas vozes discordantes, nos programas desportivos, mas deve-se respeitar. Este senhor que lá está sempre pôde falar nas várias assembleias gerais. Gostava de saber quem são as vozes discordantes que se levantam contra o presidente, onde estão os fantasmas. Portanto, a minha não ida ao estádio tem a ver com o clube. Eu tenho sentido de estado. Recebi a nota de culpa [da expulsão] na véspera da final da taça. E só estou a falar agora. Tenho sentido de estado, não falo contra o Sporting.

Mas se acontecer essa expulsão vira de vez as costas ao Sporting?

Tenho dois filhos e um neto do Sporting e pago as quotas a muita gente que eu fiz sócio na altura. Se a massa associativa do Sporting, não é este presidente ou o conselho, mas se a massa associativa do Sporting não comparecer numa assembleia de expulsão, é porque não está preocupada com o passado. Se não aparecer em força para por um travão a estas atitudes esquizofrénicas e descabidas de um presidente que quer matar o passado, se a massa associativa me virar as costas, tenho de esperar pelo aparecimento de uma ordem do clube para voltar a ser sócio do Sporting.

Fora do futebol, como estão a correr os seus negócios imobiliários?

Vejamos, a 28 de Março de 2011, depois de ter ganho as eleições, passei a dedicar-me 24 horas por dia ao Sporting. E no dia 23 de Março de 2013, quando o actual presidente chegou ao Sporting, eu saí e fui para o meu local de trabalho. Felizmente que não vivia nem vivo do Sporting. Mas enquanto lá estava só podia estar dedicado ao clube, como já tinha feito antes, entre 1999 e 2001, quando foi construído o actual estádio e a academia de Alcochete. Foram projectos que eu fiz com prazer e meti muitos milhões de euros ao bolso do Sporting na altura, porque, com riscos inerentes, desdobrei a empreitada do estádio em múltiplas empreitadas, para baixar custos, o que teve economias de dezenas de milhões de euros. Esta é uma actividade que eu conheço. No dia 24 de Março regressei a essa actividade, que é a de promoção imobiliária e de hotéis, tenho o Holiday Inn Express em Lisboa, o Intercontinental no Porto, o Intercontinental no Estoril. Sou sócio, faço parte de sociedades que são proprietários destes edifícios. Foi fácil recomeçar no meu trabalho, já tenho alguns projectos, um de grande dimensão, de requalificação urbana, porque sou contra a construção nova, mas ainda não se pode saber.

Também está ligado à associação Novamente.

Sim, a minha mulher esteve na Fundação Ajuda de Berço, que eu também prezo e ajudo, e agora estou na associação Novamente, que eu criei por causa de um acidente de um filho meu. Entendi que as famílias a quem este problema surgia, ou os cuidadores, não tinham uma preparação para poderem ser confrontados com esta nova situação da vida das pessoas, daí ter criado esta associação Novamente, uma nova forma de pensar e uma nova forma de vida das pessoas.

sabado.pt

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Disse algumas verdades e algumas tretas. Foi uma boa entrevista, vindo de alguém que ajudou a quase acabar com o clube :)

Compartilhar este post

Link para o post

e a noção ficou onde?

Editado por Robelink

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "O Jogo" online

D3fDN.png

"Nem sequer pagam aos atuais treinadores..."
Franky Vercauteren revelou que se encontra numa "batalha de advogados" com o Sporting...

Franky Vercauteren, técnico belga do Sporting ao longo de dois meses, revelou em declarações ao "Le Soir" que ainda não tem a sua situação definida com a SAD leonina, encontrando-se o processo da sua rescisão no contencioso.

"Estou envolvido numa batalha de advogados", apontou Vercauteren, que pretende "resolver as coisas o mais rapidamente possível, mas não a qualquer preço".

"Em circunstâncias normais, já tudo estaria resolvido, mas não sei quando isso vai suceder porque eles não pagam sequer os seus próprios empregados e atuais treinadores", declarou o belga que orientou os leões por onze jogos, entre 4 de novembro de 2012 e 5 de janeiro, quando deixou o comando técnico, após ser derrotado (0-1) pelo Paços de Ferreira, em Alvalade.

"Recusei, polidamente, uma proposta de contrato por nove jogos que me foi feita", revelou o técnico que espera "poder preparar a próxima época" com o seu novo clube: "Não fecho a porta a equipas de Leste, a desafios menos conceituados. Espero treinar ainda por dois ou três anos."

in ojogo.pt

Godinho :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Disse algumas verdades e algumas tretas. Foi uma boa entrevista, vindo de alguém que ajudou a quase acabar com o clube :)

Como por exemplo...?

Compartilhar este post

Link para o post

Como por exemplo...?

Sim, a minha mulher esteve na Fundação Ajuda de Berço, que eu também prezo e ajudo, e agora estou na associação Novamente, que eu criei por causa de um acidente de um filho meu. Entendi que as famílias a quem este problema surgia, ou os cuidadores, não tinham uma preparação para poderem ser confrontados com esta nova situação da vida das pessoas, daí ter criado esta associação Novamente, uma nova forma de pensar e uma nova forma de vida das pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estava mais a pensar em coisas ligadas ao Sporting, mas ok.

PS: E é evidente que ele por "verdades" se referia a críticas corretas ao Bruno. Se o Godinho dissesse, por exemplo, que foi presidente do Sporting 2 anos, era uma "verdade", mas era absolutamente irrelevante eu vir dizer que ele disse "verdades" por ter dito isso.

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

Como sabe ele que o Benfica nestes dois últimos anos não tinha sido campeão se o Sporting tivesse o JJ? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Como sabe ele que o Benfica nestes dois últimos anos não tinha sido campeão se o Sporting tivesse o JJ? :lol:

Ele sabe coisas.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Como por exemplo...?

Desde logo, sem o Jesus: ..."o Benfica não tinha sido campeão estes dois anos."

"Com este presidente, o Sporting não honra os seus valores e rasga contratos. Tem feito isto transversalmente. Primeiro, quando pôs na rua uma série de colaboradores quando chegou ao Sporting, entendendo que tem justa causa contra todos. "

"Criando guerras sucessivas no seio do Sporting, Bruno de Carvalho irá procurar legitimar-se através da convocação de eleições antecipadas."

Depois há a parte do Jesus, que eu acredito que seja verdade visto que ele veio a assinar mesmo e o Godinho não teria razão para vir vangloriar-se disso sabendo que poderia ser facilmente desmentido pelo Jesus. Mas pronto, isso são outros quinhentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Jorge Jesus o milagreiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Via mais o Godinho a contratar o JJ do que o BdC.

Exactamente por ele ser capaz de oferecer mundos e fundos que não tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Via mais o Godinho a contratar o JJ do que o BdC.

Exactamente por ele ser capaz de oferecer mundos e fundos que não tem.

Folgo em saber que sabes que o Bruno de Carvalho ofereceu algo que não tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele até pode ter razão num aspecto ou noutro mas não percebo como é que tem sequer a lata de abrir a boca para falar sobre estes assuntos. Podiam era pedir-lhe para explicar o negócio Miguel Lopes e outros, isso é que era de valor. Gostava de ver a justificação.

Compartilhar este post

Link para o post

tem razão aqui

"Com este presidente, o Sporting não honra os seus valores e rasga contratos. Tem feito isto transversalmente. Primeiro, quando pôs na rua uma série de colaboradores quando chegou ao Sporting, entendendo que tem justa causa contra todos. "

"Criando guerras sucessivas no seio do Sporting, Bruno de Carvalho irá procurar legitimar-se através da convocação de eleições antecipadas."

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, já sei. Não li o relatório e contas.

Agora vai lá à tua vida e quando voltares aprende a ler o que está efectivamente escrito e não o que tu gostavas que estivesse :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, já sei. Não li o relatório e contas.

Agora vai lá à tua vida e quando voltares aprende a ler o que está efectivamente escrito e não o que tu gostavas que estivesse :compinchas:

Tu é que, ao escrever aquilo assim, arriscas a que hajam diferentes interpretações.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

tem razão aqui

Sim e com os anteriores também havia muita honra... não se pagava e estava a honra feita, tenham juízo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu é que, ao escrever aquilo assim, arriscas a que hajam diferentes interpretações.

Se não se insurgissem tanto contra o que os outros escrevem já não viam múltiplas interpretações para cada post.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Desde logo, sem o Jesus: ..."o Benfica não tinha sido campeão estes dois anos."

Depois há a parte do Jesus, que eu acredito que seja verdade visto que ele veio a assinar mesmo e o Godinho não teria razão para vir vangloriar-se disso sabendo que poderia ser facilmente desmentido pelo Jesus. Mas pronto, isso são outros quinhentos.

1ª verdade- ?? Como é que o Godinho, tu, eu ou quem quer que seja pode garantir que sem o JJ o Benfica não tinha sido campeão nestes 2 anos? Eu também posso dizer que, se o JJ tivesse saído, o Benfica tinha ido buscar o Guardiola e ganhava a Champions. Era tão "verdade" como essa afirmação do Godinho.

2ª verdade- Não é por ter rescindido contratos por justa causa algumas vezes que o fez sempre. Tenho ideia que o Bruno chegou a dizer que foram despedido cerca de 200 funcionários durante o mandato dele, e só com 4, incluindo o Marco, é que não foi possível chegar a acordo. Ora, daqui deduz-se que se chegou a acordo com os restantes, e duvido sinceramente que "chegar a acordo" seja rescindir por justa causa.

3ª verdade- Eleições antecipadas? Isso saiu no Jogo um dia destes, sim, mas dificilmente acontecerá. Aliás, a informação que foi veiculada nos dias seguintes, supostamente segundo "fonte oficial do clube", pelos jornais, era a de que isso era absolutamente falso e que o mandato iria ser cumprido até ao fim.

Quanto à parte do JJ, curiosamente lembro-me de uma notícia no Expresso a abordar esse assunto na altura:

jesus.png

"Jorge Jesus declinou assinar(...); poderia conversar outra vez, em Março de 2013, se o seu futuro na Luz estivesse traçado com uma cruz.

Em Março de 2013 a direção do Godinho estava demissionária... e em Março de 2013 o Jesus estava em todas as frentes, com boas hipóteses de ganhar tudo.

Eu acredito que o JJ tenha sido contactado, e que tenha respondido que respondia no final da época. O mentiroso compulsivo que deu esta entrevista é que gosta de pegar em coisas que andam no ar e transformá-las em verdades. Pensa lá, achas que o JJ, com condições de ganhar tudo e de atrair um clube de topo, se ia comprometer logo com o Sporting da altura, que era um saco de gatos e inenarravelmente caótico? Não só o Sporting de agora está muito melhor que nessa altura, como o JJ só veio para o Sporting porque percebeu que nenhum clube de topo o queria.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...