Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
TiagoFC

2ª Liga - Competição reduzida a 22 clubes na próxima época

Publicações recomendadas

Fds... uma liga de equipas B ou de reservas é essencialmente igual a jogarem amigáveis. Claro que se perde competitividade. Perdeu-se em todos os países, todas as situações que alguma vez isso foi tentado, se comparares com os países que têm equipas B como parte da pirâmide.

Se queres argumentar por as equipas B na 2ª liga não ser justo para os clubes mais pequenos, eu entendo embora não concorde porque acho que os benefícios para a formação e para o futebol português são mais importantes; agora argumentar que para os próprios jogadores das equipas B pô-los à parte seria melhor, para mim não faz sentido nenhum. :wtf:

A subida de divisão não foi colocada em causa com as equipas B. Continuam a subir duas equipas... E quanto à 2ª frase estás enganado. Com a introdução das equipas B na 2ª Liga passou a ser igualmente seu propósito fazer evoluir os jovens jogadores portugueses em contexto competitivo.

Não é verdade. As equipas B não retiraram nenhuma atenção mediática à 2ª Liga. Muito pelo contrário, aumentaram a exposição mediática de todos os clubes que nela participam. E desde quando é que subir de divisão ou evitar uma descida é mais nobre do que fazer evoluir os jovens jogadores portugueses?

O que é que ganham os clubes da 2ª Liga com a evolução dos jovens portugueses dos "B"? Os clubes "maiores", principalmente os 3 grandes, açambarcam todos os miúdos que se evidenciam nos outros clubes e quando chegam à idade de sénior têm demasiados jogadores. Como não lhes convém o crescimento dos clubes mais pequenos, retêm os jogadores colocando-os nas "B" e/ou emprestando-os aos pequenos e como os pequenos são geridos por burrogessos, lá vai continuando. Na minha opinião os clubes deveriam de ter um limite para o nº de jogadores seniores com contrato e a partir daí os que não interessavam eram vendidos/dispensados.

Descartes, continuam a subir 2 equipas, mas sabes bem que os plantéis dos "B" são mais voláteis que de uma outra equipa e de uma semana para a outra podem haver alterações significativas com a saída dos melhores para a A e/ou inclusão de elementos da A e isso desvirtua o campeonato.

Quanto à atenção mediática da 2ª Liga concordo contigo e até acho que os clubes poderão ganhar com isso, com mais dinheiro das transmissões.

P.S. - Evoluir jovens jogadores portugueses e depois têm a quantidade estúpida de estrangeiros nas equipas "B" que têm... :estrelas:

Editado por Cpt Hilts

Compartilhar este post

Link para o post

Se as equipas B forem fortes, as restantes evoluem e tornam-se melhores. O União derrotou o Sporting, coisa difícil está temporada. O Portimonense a mesma coisa.

O Famalicão venceu o Porto.

Eu só dividia o campeonato em fases. De resto, o futebol está melhorzito desde as equipas B.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca tinha pensado nisso mas até era uma boa ideia e ninguém saía prejudicado. E quiçá até daria para acrescentar mais clubes. Dividia-se em Zona Norte e Sul e assim os clubes reduziam os encargos com as deslocações. Não sei é se esse possível aumento do número de clubes depois não teria impacto no que cada um recebe pelos direitos televisivos e lhes retiraria o que poupassem com esses custos. O mais provável era ser pior a emenda que o soneto.

Edit: Duas séries com 12 equipas cada e 3 voltas também não estaria mal.

Não, porque os valores são negociados clube a clube.

Mas eu até propunha uma cena muito à frente. Duas séries de 12. Duas voltas. 22 jogos para cada equipa. Os vencedores sobem e disputam o jogo do título. Se o vencedor for uma equipa B, sobe a primeira equipa não-B dessa série.

Paralelamente, porque 22 jogos é pouco, uma competição paralela, uma Taça da 2ª Liga, sem equipas B, que garanta, pelo menos mais 6 ou 7 jogos a cada equipa, para ficarem com um quadro competitivo suficiente. O vencedor desta competição, ganharia acesso a um playoff com o antepenúltimo da Liga NOS para a subida.

Ao mesmo tempo, fazia-se uma outra competição, só com equipas B. Assim, havia competitividade, mais interesse mediático e menos custos e menos jogos.

Mas se calhar sou eu que sou meio doido.

Compartilhar este post

Link para o post

A redução até aos 18 clubes parece certa (já estava alinhavada antes da época começar) mas ainda está a ser sujeito a análise

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu até propunha uma cena muito à frente. Duas séries de 12. Duas voltas. 22 jogos para cada equipa. Os vencedores sobem e disputam o jogo do título. Se o vencedor for uma equipa B, sobe a primeira equipa não-B dessa série.

Paralelamente, porque 22 jogos é pouco, uma competição paralela, uma Taça da 2ª Liga, sem equipas B, que garanta, pelo menos mais 6 ou 7 jogos a cada equipa, para ficarem com um quadro competitivo suficiente. O vencedor desta competição, ganharia acesso a um playoff com o antepenúltimo da Liga NOS para a subida.

Ao mesmo tempo, fazia-se uma outra competição, só com equipas B. Assim, havia competitividade, mais interesse mediático e menos custos e menos jogos.

Por incrível que pareça ontem pensei nisso tudo, inclusive na criação da taça entre equipas da segunda divisão. :mrgreen: Só não me ocorreu a criação de uma competição exclusiva para as equipas B. Mas eu punha o vencedor da taça a subir logo directamente e não a disputar um playoff, e assim desceriam 3 equipas da primeira. São ideias muito interessantes mas como é óbvio aqui nunca se irá dar esse primeiro passo. Se em outros países se fizesse algo assim e a coisa até corresse bem, aí talvez se copiasse o modelo.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

E como equilibrariam as séries?

Era uma boa ideia, mas poderia ser injusta, por exemplo, numa série ficava o Chaves, Feirense, Porto B, Gil Vicente, Freamunde..

Na outra série, mas a sul, ficaria Portimonense, Olhanense, Benfica B, Sporting B.

Seria bastante desequilibrado.

Na minha opinião a 2º divisão nunca pode vir a ser dividida em séries.

Compartilhar este post

Link para o post

E como equilibrariam as séries?

Era uma boa ideia, mas poderia ser injusta, por exemplo, numa série ficava o Chaves, Feirense, Porto B, Gil Vicente, Freamunde..

Na outra série, mas a sul, ficaria Portimonense, Olhanense, Benfica B, Sporting B.

Seria bastante desequilibrado.

Na minha opinião a 2º divisão nunca pode vir a ser dividida em séries.

Olha que o dinheiro que poupavam em deslocações dava para as equipas do sul fazerem plantéis muito mais jeitosos.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que o dinheiro que poupavam em deslocações dava para as equipas do sul fazerem plantéis muito mais jeitosos.

Acredito, mas no norte ficava uma série muito forte, e seria injusto para as melhores equipas, pois só uma subia, quando poderia haver 4/5 melhores que a que subia na série sul.

Isso funciona bem no CNS, mas na 2º divisão acho que não seria o ideal.

E na série do sul teriam de ir à Madeira e Açores provavelmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito, mas no norte ficava uma série muito forte, e seria injusto para as melhores equipas, pois só uma subia, quando poderia haver 4/5 melhores que a que subia na série sul.

Isso funciona bem no CNS, mas na 2º divisão acho que não seria o ideal.

E na série do sul teriam de ir à Madeira e Açores provavelmente.

Funciona bem? Funciona da mesma forma. Tem pontos positivos e negativos. Se calhar as séries do CNS até são mais desequilibradas do que as da 2ª seriam..

Compartilhar este post

Link para o post

Funciona bem? Funciona da mesma forma. Tem pontos positivos e negativos. Se calhar as séries do CNS até são mais desequilibradas do que as da 2ª seriam..

Funciona bem, no sentido em que tem equipas completamente amadoras e com enormes dificuldades financeiras.

Compartilhar este post

Link para o post

Se calhar um modelo destes até poderia ajudar a combater um pouco desigualdade que se verifica entre as equipas do Norte e do Sul. E este ano está a haver um claro desequilíbrio mas no ano passado não houve assim tanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Se calhar um modelo destes até poderia ajudar a combater um pouco desigualdade que se verifica entre as equipas do Norte e do Sul. E este ano está a haver um claro desequilíbrio mas no ano passado não houve assim tanto.

Ou então não, a serie do sul seria mais fraca, as equipas apesar de gastarem menos dinheiro não precisariam de investir tanto como para a actual 2º liga.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou então não, a serie do sul seria mais fraca, as equipas apesar de gastarem menos dinheiro não precisariam de investir tanto como para a actual 2º liga.

Ninguém vai ganhar a zona sul sem investir. Sem as equipas mais a Norte que costumam ser mais fortes, abria-se uma janela de oportunidade para alguns clubes mais a sul encararem a subida como uma possibilidade e não uma utopia, levando a um maior investimento. E com o modelo que o Tio propôs poderiam subir 3 equipas (uma a norte, outra a sul e a outra vaga em aberto. Portanto até poderiam subir 2 equipas do Norte, que é o máximo que também pode ocorrer com o modelo actual.

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém vai ganhar a zona sul sem investir. Sem as equipas mais a Norte que costumam ser mais fortes, abria-se uma janela de oportunidade para alguns clubes mais a sul encararem a subida como uma possibilidade e não uma utopia, levando a um maior investimento. E com o modelo que o Tio propôs poderiam subir 3 equipas (uma a norte, outra a sul e a outra vaga em aberto. Portanto até poderiam subir 2 equipas do Norte, que é o máximo que também pode ocorrer com o modelo actual.

Eu percebo o teu raciocínio, mas vou escrever aqui o meu.

Olha para o Portimonense, pode muito bem subir de divisão, mas se fosse criada uma série só para equipas do sul, o Portimonense, apesar de as outras equipas poderem ficar mais fortes, o Portimonense não precisaria de ter o mesmo investimento provavelmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebo o teu raciocínio, mas vou escrever aqui o meu.

Olha para o Portimonense, pode muito bem subir de divisão, mas se fosse criada uma série só para equipas do sul, o Portimonense, apesar de as outras equipas poderem ficar mais fortes, o Portimonense não precisaria de ter o mesmo investimento provavelmente.

Teria que investir em função da fase final. Isto se não me perdi no raciocínio. icon_mrgreen.gif

Compartilhar este post

Link para o post

E se os finalistas dessa Taça forem os vencedores de cada série? Davas primazia aos semi-finalistas eliminados ou aos segundos classificados no campeonato (excluindo equipas B)? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não está mal pensado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...