Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

O fim dos cartões SIM pode estar por dias

Publicações recomendadas

logo.png

O fim dos cartões SIM pode estar por dias

O fim dos cartões SIM pode estar ao virar da esquina: segundo o diário económico espanhol Expansión, surgirão ainda este mês os cartões SIM virtuais (eSIM), que poderão ser usados em breve.

Que os cartões SIM poderiam estar para acabar já tínhamos dado conta aqui. Mas agora o fim pode estar mesmo por dias. Segundo o diário económico espanhol Expansión, a GSM (uma associação que reúne os operadores e fabricantes de telemóveis) vai lançar dia 22 de fevereiro, no Mobile World Congress, em Barcelona, a primeira proposta de implementação de cartões SIM virtuais, chamados eSIM.

O El Mundo fez um guia com várias informações que lhe poderão ser úteis no futuro, se se confirmar a materialização da ideia (o Expansión diz mesmo que estes chegarão “de forma imediata”, ainda que o El Mundo sugira que a implementação na maioria dos telemóveis possa demorar algum tempo).

1. Cartões passarão a vir já inseridos no telemóvel

Segundo o El Mundo, os eSIM (ou SIM virtual) serão cartões que se assemelham aos atuais, mas com uma grande diferença: em vez de serem objetos que precisam de ser colocados no telemóvel, estes estarão incorporados, como peça de hardware instalada de fábrica. Tal como os cartões SIM atuais, permitirão aos telemóveis fazer chamadas e ligarem-se à internet.

Mais: será o próprio operador a encarregar-se de ligar o número de telemóvel ao eSIM e à tarifa (ou rede) que o utilizador escolher, relata o El Mundo.

2. Novos cartões permitirão mais do que um número de telemóvel

Este é o princípio que se conhece por dual SIM (dois cartões). Com o eSIM não será apenas possível ter mais do que um número de telemóvel ligado ao mesmo cartão: este poderá, também, estar ligado a mais do que uma operadora (nacional ou internacional).

Com uma condicionante: os telemóveis não poderão estar ligados a mais do que uma rede telefónica em simultâneo. O que isto significa é que o utilizador poderá escolher a rede telefónica que quer ter ativa em cada momento. Algo semelhante ao que acontece na escolha de uma rede Wi-Fi, por exemplo – só pode estar ligado a uma de cada vez.

3. Inseguro? Think again

Perder o telemóvel, atualmente, ainda é um problema: uma vez retirado o SIM, perde-se o rasto do número. Os cartões SIM virtuais serão uma peça de hardware inserida no interior do dispositivo, muito difícil de remover. O El Mundo acrescenta que os eSIM terão implementado um sistema de rastreio. As duas coisas, associadas, representam uma dupla segurança para os utilizadores.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Estou farto de pagar 10€ por um novo cartão SIM só porque o meu novo telemóvel tem uma entrada para cartão de tamanho diferente...

Compartilhar este post

Link para o post

Estou farto de pagar 10€ por um novo cartão SIM só porque o meu novo telemóvel tem uma entrada para cartão de tamanho diferente...

acredita :lol:

qdo comprei o samsung ainda mandei vir a 2º via, 10 balas só pq o cartão não cabia lá, depois percebi que dava para cortar o original, entretanto comprei o 1+2 e o tamanho é diferente, ia pedir outra 2º via mas a rapariga que me atendeu disse para eu ir a phonehouse q eles me cortavam o cartão por 2 euros ... era para ontem esta cena

Compartilhar este post

Link para o post

Na worten cortam de graça.

PS: cortei uma meu com uma faca :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não me digam que agora vamos usar cartões NÃO...

#niltoncomedy

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda ontem fui à loja da MEO trocar o meu cartão por essa mesma razão e não paguei nada...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Mais uma medida para fácil rastreio? Yey, sinto-me tão seguro.

Ja só falta os chips na matricula.

E para terminar o chip no braço, dizem eles, "para facilitar pagamentos e afins".

Já só falta uma gopro10 em cada olho e fazer streaming da nossa vida para a net.

Depois vamos ao youtube ver streaming de nós a vermos streaming de nóss a vermos streaming de nós....infinite loop!

giphy.gif

Compartilhar este post

Link para o post

acredita :lol:

qdo comprei o samsung ainda mandei vir a 2º via, 10 balas só pq o cartão não cabia lá, depois percebi que dava para cortar o original, entretanto comprei o 1+2 e o tamanho é diferente, ia pedir outra 2º via mas a rapariga que me atendeu disse para eu ir a phonehouse q eles me cortavam o cartão por 2 euros ... era para ontem esta cena

Há uns meses comprei um telemóvel, fui à vodafone e cortaram-me o SIM de graça... passado umas semanas voltei lá porque o telemóvel tinha mau contacto com o SIM, (ficou mal cortado ou quê) deram-me um cartão novo sem pagar qualquer valor. :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Quando era vodafone, o meu cartão não dava para cortar porque era muito antigo. Na hora passaram o número para um cartão novo e cortaram sem eu ter de pagar nada.

Compartilhar este post

Link para o post

A Vodafone, agora cobra 2,5€ por pedir segunda via micro/nano sim que ainda na terça-feira tive que pedir uma. Cortar o cartão é que acho que não cobram nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando era vodafone, o meu cartão não dava para cortar porque era muito antigo. Na hora passaram o número para um cartão novo e cortaram sem eu ter de pagar nada.

Também foi o que se passou comigo.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu da vodafone é antigo e consegui cortar com uma tesoura. Enquanto cortava não acreditava que resultasse mas lá ficou a funcionar. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas quantas vezes é que já trocaste de telemóvel para estares "farto de pagar" esse valor? É que ainda para mais, os operadores actualmente oferecem essa troca!

Compartilhar este post

Link para o post

O Xiaomi Redmi 1S que tinha usava o SIM normal, então nunca mexi.

Há umas semanas parti-lhe o ecrã, então para usar um Nokia que tinha para aqui, que usa microSIM. Lá tive de cortar o cartão, foi mesmo só para ficar o chip. :lol: Mas lá deu, funciona bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...