Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Che

Governo admite intervir na centralização dos direitos televisivos dos clubes

Publicações recomendadas

Governo admite intervir na centralização dos direitos televisivos dos clubes

Na primeira entrevista que dá enquanto secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses tenta afastar a desconfiança que a sua surpreendente nomeação gerou no panorama desportivo nacional.

Que opinião tem deste clima de crispação em que vivem os principais clubes portugueses?

Com grande desagrado. Este clima belicista é o contrário daquilo que se pretende que o desporto seja e dá um péssimo exemplo aos mais jovens. Cabe-me ser mediador e assumo essa responsabilidade de ajudar a resolver conflitos e a serenar esse tipo de ânimos.

Já esteve com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes?

Temos tido uma relação muito cordial e aberta e já nos reunimos mais do que uma vez. Em breve teremos a inauguração da Cidade do Futebol, no Jamor, e o presidente da FPF já me transmitiu que este equipamento terá uma ligação às escolas. O futebol merece esta infra-estrutura, que lhe trará uma maior dignidade.

Acha que o Estado deveria ter intervindo e estimulado a centralização dos direitos televisivos dos clubes para garantir uma maior solidariedade entre os "grandes" e os "pequenos", como aconteceu em Espanha?

Só Portugal e a Ucrânia é que têm uma negociação individualizada entre as ligas europeias. É evidente que eu preferiria uma situação menos assimétrica do ponto de vista desportivo, mas os clubes assim não o decidiram ao não chegarem a entendimento para uma centralização. Penso que devemos caminhar nesse sentido, mas com o tempo necessário para que as coisas possam amadurecer de forma sustentável. Antes de uma intervenção do Governo, de cima para baixo, tem de haver uma compreensão de baixo para cima em clima de diálogo. Se estes contratos celebrados pelos principais clubes portugueses tiverem uma duração mínima de três anos teremos de respeitar este prazo, mas acho que findo este período o Governo poderia equacionar uma intervenção no sentido de procurar disciplinar um pouco a distribuição destas receitas.

Ascenso Simões, deputado do PS, pediu recentemente a sua intervenção junto dos vários reguladores do mercado para apurar a isenção e transparência dos contratos celebrados entre o Benfica, FC Por e Sporting com os operadores de telecomunicações…

Há aqui uma dimensão económica e outra desportiva. O que o Governo começou por dizer é que havia aqui uma dimensão que tinha a ver com a ANACOM, com a Entidade Reguladora da Comunicação Social, no que diz respeito ao acesso a conteúdos televisivos. Depois, outra dimensão tem a ver com a Autoridade da Concorrência e com um eventual desvirtuamento das regras da concorrência. Mas isto não tem a ver com a minha tutela. O meu primeiro dever é esperar por uma análise das três entidades reguladoras que referi e perceber que análise fazem destes contratos.

Que posição tem em relação ao acordo estabelecido com uma empresa chinesa para patrocinar a II Liga, que poderá passar pela chegada de futebolistas chineses aos principais clubes?

Já reuni com Pedro Proença [presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional] e ele garantiu-me que não há nenhuma obrigatoriedade ou quota para os jogadores chineses jogarem na II Liga. O que existe é um intercâmbio formativo entre atletas chineses e portugueses, o que é bom. Vejo como positivo este investimento que irá valorizar a competição, porque permite um investimento directo estrangeiro e a possibilidade de "exportação" de técnicos e atletas para a China que é um mercado imenso. Tudo isso irá valorizar fortemente o sistema desportivo nacional.

Entrevista completa: http://www.publico.p...1724570?page=-1

Compartilhar este post

Link para o post

- Ideia passa por centralizar os direitos e supostamente todos estão de acordo

- Benfica arma-se em chico esperto e negoceia individualmente antecipando-se a todos os outros e rompendo com a tal ideia

- Os outros dois, obviamente, têm de negociar para ninguém lhes passar a perna

- Ambos consegue mais dinheiro que o Benfica

- Negociador implacável vem fazer capa de jornal a dizer que em Janeiro já está outra vez sentado à mesa com a NOS

- É quase Março

- Aparentemente o negociador implacável enganou-se na mesa e está sentado com o governo em vez de com a NOS

Portugal :prayer:

Editado por Melão

Compartilhar este post

Link para o post

- Aparentemente o negociador implacável enganou-se na mesa e está sentado com o governo em vez de com a NOSPortugal

Como chegaste a essa conclusão?

Compartilhar este post

Link para o post

-Benfica arma-se em chico esperto e negoceia individualmente antecipando-se a todos os outros e rompendo com a tal ideia

Mas o Benfica tinha obrigação de esperar por alguém?

Ambos conseguem mais que o Benfica? calma lá, o Benfica vendeu os direitos televisivos mais os direitos de transmissão pela BTV, vocês e Porto vendem além dos direitos, foi patrocínios nas bancadas, camisolas, se não estou em erro o naming do pavilhão.

Portanto vamos a ver e o Benfica continua a fazer o melhor negócio, os vossos valores são mais altos, mas quem ganha mais por vender "menos" é o Benfica, se formos a juntar a este acordo o da Fly Emirates que é quem tem o patrocínio nas camisolas, rapidamente se percebe quem é que foi inteligente a negociar separadamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Incrível como o Melão consegue não dizer uma verdade no seu pseudo-post.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

- Benfica arma-se em chico esperto e negoceia individualmente antecipando-se a todos os outros e rompendo com a tal ideia

- Negociador implacável vem fazer capa de jornal a dizer que em Janeiro já está outra vez sentado à mesa com a NOS

- É quase Março

- Aparentemente o negociador implacável enganou-se na mesa e está sentado com o governo em vez de com a NOS

Isto não corresponde a verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto não corresponde a verdade.

Não o contradigam.

É segunda-feira, é preciso algum sentido de humor.

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhuma. Mas parece-me evidente que uma centralização dos direitos televisivos seria uma força importante na evolução do futebol português, como um todo.

A ser verdade que o Benfica "desprezou" um acordo já existente para que isso acontecesse, abriu as portas para a ruína dessa medida. Ao ver o Benfica fazê-lo, é óbvio que os 2 rivais não poderiam ficar parados, e também é óbvio que, havendo um campeonato onde os 3 mais fortes ganham ainda mais força, esse campeonato perde competitividade.

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhuma. Mas parece-me evidente que uma centralização dos direitos televisivos seria uma força importante na evolução do futebol português, como um todo.

A ser verdade que o Benfica "desprezou" um acordo já existente para que isso acontecesse, abriu as portas para a ruína dessa medida. Ao ver o Benfica fazê-lo, é óbvio que os 2 rivais não poderiam ficar parados, e também é óbvio que, havendo um campeonato onde os 3 mais fortes ganham ainda mais força, esse campeonato perde competitividade.

Exato, nisso concordo contigo, mas se não havia nenhum acordo, acho que o Benfica fez bem.

Já com a história dos patrocínios o BC ficou a chorar porque ninguém patrocinou o Sporting e o Benfica ficou com a Fly Emirates...

Compartilhar este post

Link para o post

O Benfica era a cara da centralização e se tem ganho o Duque, a centralização iria para a frente.

Compartilhar este post

Link para o post

- É quase Março

:smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

Exato, nisso concordo contigo, mas se não havia nenhum acordo, acho que o Benfica fez bem.

Já com a história dos patrocínios o BC ficou a chorar porque ninguém patrocinou o Sporting e o Benfica ficou com a Fly Emirates...

O que é que isso tem a ver com a conversa?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Sim, porque foi mesmo isso que aconteceu.

Compartilhar este post

Link para o post

O que é que isso tem a ver com a conversa?

É situação semelhante, porque o sr BC tava á espera de apanhar boleia do Benfica e Porto para negociar tanto o patrocínio como os direitos dos jogos para não ficar a xuxar

Compartilhar este post

Link para o post

- É quase Março

Portugal icon_pray.gif

bold lol.gif

Editado por Homem do Bussaco

Compartilhar este post

Link para o post

- É quase Março

Portugal icon_pray.gif

Retirado da entrevista:

É adepto de futebol?

Sim, mas não sofro muito.

Tem clube?

Sou do Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, porque foi mesmo isso que aconteceu.

és sempre a mesma coisa

mandas a posta e não justificas

podes dizer o que realmente aconteceu?

ou meter um link onde isso foi explicado?

thanks in advance.

Compartilhar este post

Link para o post

Ambos conseguem mais que o Benfica? calma lá, o Benfica vendeu os direitos televisivos mais os direitos de transmissão pela BTV, vocês e Porto vendem além dos direitos, foi patrocínios nas bancadas, camisolas, se não estou em erro o naming do pavilhão.

Portanto vamos a ver e o Benfica continua a fazer o melhor negócio, os vossos valores são mais altos, mas quem ganha mais por vender "menos" é o Benfica, se formos a juntar a este acordo o da Fly Emirates que é quem tem o patrocínio nas camisolas, rapidamente se percebe quem é que foi inteligente a negociar separadamente.

Voltou a medição de pilinhas?

Compartilhar este post

Link para o post

Voltou a medição de pilinhas?

Claro que não, assim eu ganhava :mrgreen:

Apenas estou a dizer para os que acham que fizemos o pior negócio, que fizemos foi o melhor

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...