Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Rafinha

Oficial: Costinha é o novo treinador da Académica

Publicações recomendadas

Costinha é o novo treinador da Académica

A Gerência da Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol, SDUQ, Lda vem por este meio informar os sócios, adeptos e demais interessados que Costinha é o novo Treinador Principal da Académica. O contrato é válido para a temporada 2016/2017.

Aos 41 anos, e com uma carreira absolutamente invejável no futebol, Francisco José Rodrigues da Costa, natural de Lisboa, vai guiar os destinos da Briosa na exigente e competitiva Ledman LigaPRO.

Como jogador, Costinha foi um dos melhores médios defensivos que o futebol português conheceu. Actuou ao mais alto nível no panorama do futebol mundial, tendo conquistado uma Taça Intercontinental, uma Liga dos Campeões e uma Liga Europa. A nível interno, o palmarés continua a aumentar: 2 Campeonatos, 3 Supertaças e uma Taça de Portugal ao serviço do FC Porto e 1 Liga Francesa e 2 Supertaças com as cores do Mónaco. Costinha passou ainda pelo futebol russo (Dínamo de Moscovo), espanhol (Atl. Madrid) e italiano (Atalanta).

O antigo médio defensivo que agora abraça a carreira de treinador da Académica foi, ainda, internacional português em 53 ocasiões, tendo marcado dois golos ao serviço da Selecção Nacional. Um dos quais na fase de grupos do Euro 2000, frente à Roménia, aos 94 minutos, que deu a vitória à equipa das Quinas.

Como treinador, Costinha tenta alcançar o mesmo sucesso que teve enquanto jogador. Após finalizar a carreira na Atalanta, Costinha desempenhou funções de Director-Desportivo no Sporting e no Servette, da Suíça, tendo depois se estreado como técnico ao serviço do Beira Mar e Paços de Ferreira.

Apresentação Oficial agendada para esta terça-feira

Costinha será apresentado oficialmente esta terça-feira, dia 21, pelas 11:00, na Sala de Troféus Vasco Gervásio, situada no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra.

Bem-vindo Costinha!

http://www.academica-oaf.pt/noticias/futebol-profissional/6140-costinha-e-o-novo-treinador-da-academica/

Editado por Rafinha

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Penso que é uma boa solução para o Costinha e para o clube.

As equipas do Costinha não jogam mal, falta é sempre qualquer coisa. Fazia-lhe bem sair da asa do Jorge Mendes e ter de pensar no mercado pela própria cabeça e com observações competentes. Se conseguir dar esse passo e conseguir que as suas equipas produzam mais golos certamente conseguirá um posto na primeira liga. Teve azar nalgumas equipas que apanhou e noutras foi só incompetente por culpa própria.

Interessante na minha opinião naquela que será talvez o seu último crédito.

Compartilhar este post

Link para o post

Prevejo trocadilhos com "Ministro da Educação" e "Estudantes" por essas redações fora.

Mas fácil.

Ainda bem que abriram tópico. Já estávamos a falar disto no núcleo, mas assim tem mais visibilidade e dá para eu conseguir perceber a opinião que têm por cá do Costinha, que honestamente, não faço ideia qual seja.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho boa opção mas nem é pela competência. Passado tanto tempo se calhar já se formou como deve ser. Mas acima de tudo não tem calo. E era preciso calo.

Agora seja o que Jorge Mendes quiser.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser o projecto que faça colocá-lo lá para cima novamente, não pode falhar desta vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que é uma boa solução para o Costinha e para o clube.

As equipas do Costinha não jogam mal, falta é sempre qualquer coisa. Fazia-lhe bem sair da asa do Jorge Mendes e ter de pensar no mercado pela própria cabeça e com observações competentes. Se conseguir dar esse passo e conseguir que as suas equipas produzam mais golos certamente conseguirá um posto na primeira liga. Teve azar nalgumas equipas que apanhou e noutras foi só incompetente por culpa própria.

Interessante na minha opinião naquela que será talvez o seu último crédito.

Escreves como se o homem já tivesse treinado umas 5 ou 6 equipas. :mrgreen: Só treinou Beira-Mar e Paços.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Escreves como se o homem já tivesse treinado umas 5 ou 6 equipas. :mrgreen: Só treinou Beira-Mar e Paços.

Tinha ideia de já ter treinado mais uma realmente :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

É o ideal para ele, diria. Numa fase tão precoce da carreira, em que ainda está à procura do reconhecimento, acho que um projeto de subida, na II Liga, num clube com a história da Académica, vai de encontro às suas pretensões. Se conseguir o objetivo, será certamente visto de outra forma, sendo que, por outro lado, caso não consiga a subida, a situação agrava-se. E, tendo em conta o que tem dito nos últimos tempos, também não me parece que ele aceitasse lutar pela manutenção, na I Liga, até porque, neste momento, uma promoção ao principal escalão do futebol português dar-lhe-á, sem dúvida, outro prestígio.

Compartilhar este post

Link para o post

É o ideal para ele, diria. Numa fase tão precoce da carreira, em que ainda está à procura do reconhecimento, acho que um projeto de subida, na II Liga, num clube com a história da Académica, vai de encontro às suas pretensões. Se conseguir o objetivo, será certamente visto de outra forma, sendo que, por outro lado, caso não consiga a subida, a situação agrava-se. E, tendo em conta o que tem dito nos últimos tempos, também não me parece que ele aceitasse lutar pela manutenção, na I Liga, até porque, neste momento, uma promoção ao principal escalão do futebol português dar-lhe-á, sem dúvida, outro prestígio.

Nós não temos um projecto de subida. Pelo menos para este ano.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

A sério? Como é que isso é possível?

Mesmo descontando a história, a Académica é um clube enorme - irá chamar mais gente ao estádio do que a maior parte das equipas da segunda liga, e será capaz de atrair os melhores jogadores. Eu acho que a subida teria de ser vista não só como obrigatória, mas como natural até.

Compartilhar este post

Link para o post

Não ache que seja um treinador ideal para uma liga tão competitiva e árdua com a liga de honra. Mas pode ser que resulte.

Compartilhar este post

Link para o post

Era dos jogadores que eu mais via a dar em bom treinador.

Marcava muitos golos porque estava sempre no sítio certo, jogava numa posição de grande influência posicional, não era um mostro físico mas sabia o que tinha que fazer para defender bem, passou por muitos e bons clubes...

Achava mesmo que ia ter sucesso.

Ultimamente tenho visto muitos ex-jogadores a dizer que ele teve muito azar na passagem pelo Paços porque a situação da Champions pôs o clube todo excitado e o Beira-Mar já estava todo minado quando ele lá chegou.

Apesar do homem ser uma personagem do caraças, não sei porque mas ainda o vejo a fazer alguma coisa de jeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Prevejo trocadilhos com "Ministro da Educação" e "Estudantes" por essas redações fora.

"Ministro da Educação avisa estudantes indisciplinados: Quem não quiser estar aqui pode pedir transferência"

"Ministro da Educação taxativo: Hora da diversão acabou"

"Aviso do Ministro Costinha: Festa é no final do ano lectivo e só para quem se empenha"

"Os treinos rigorosos do Ministro Costinha: "Aqui a época de exames é a toda hora"

"Ministro da Educação Costinha exigente: Se o estudante não dá tudo nos treinos então não vai fazer nada no jogo semanal."

"Ministro Costinha define meta 2016/17: "Objectivo é fazer ano lectivo tranquilo e sem recurso a exames [play-off]"

"Ministro Costinha ambicioso: "Daqui a dois anos seremos o melhor aluno da Escola LEDMAN Liga Pro.""

"Ministro da Educação Costinha em grande entrevista: "Objectivo é melhorar o desempenho da turma gradualmente com recurso aos melhores profissionais""

"Ministro Costinha fala sobre a formação: "Melhor Universidade que eu já vi em toda a minha carreira.""

"Ministro Costinha sobre os reforços: "Só um tolo rejeita um aluno com nota 20 na cadeira de finalização""

"Aposta no mercado estrangeiro? "Experiência do jogador estrangeiro pode melhorar funcionamento da nossa turma"

"As influências do Ministro Costinha: "Sou um fã assumido da escola nórdica"

Estilo do Ministro Costinha: "Aprende-se mais no campo [prática] do que numa sala [teórica]"

Paradigma Costinha I "Melhor estudante [jogador] tem que ser colocado na melhor zona da sala [do campo]."

Paradigma Costinha II "Bola é como as cábulas: tem que circular rápido e com precisão"

Paradigma Costinha III "Melhor aluno [jogador] tem que chegar ao exame decisivo [jogo] e brilhar.

"Ministro da Educação Costinha revoluciona estudantes"

"Vítor Oliveira rendido: "Melhor turma da Liga é a Académica""

"Estudantes rendidos a Costinha: Nunca um Ministro foi tão popular em Coimbra"

"Revolução na sala de aulas dos estudantes de Coimbra: Académica com melhor registo pontual dos últimos 10 anos"

"Fila intermédia da sala de aulas dos estudantes imperturbável: Académica com maior percentagem de posse de bola nos últimos 20 anos"

"Ministro Costinha revoluciona 1ª fila da sala dos estudantes: Académica bate registo ofensivo com mais de 50 anos"

"Nunca a última fila da sala de aulas dos estudantes foi tão calma: Académica bate registo defensivo com mais de 75 anos"

"Notas da Académica de Coimbra disparam: jogadores registam subidas no GoalPoint superiores a 2,2 valores"

"E vão 8! Académica bate Penafiel e soma oitavo trabalho de casa feito consecutivo"

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

A sério? Como é que isso é possível?

Mesmo descontando a história, a Académica é um clube enorme - irá chamar mais gente ao estádio do que a maior parte das equipas da segunda liga, e será capaz de atrair os melhores jogadores. Eu acho que a subida teria de ser vista não só como obrigatória, mas como natural até.

Como? Orçamento e estrutura. Simples. Atrair os melhores jogadores? O Cova da Piedade está a oferecer o dobro ao Tozé Marreco. Apenas a título de exemplo. Temos uma estrutura que não conhece o futebol, um treinador inexperiente e vamos montar uma equipa mais tarde do que toda a gente com o que suspeito ser prai o 8º maior orçamento. União da Madeira, Portimonense, Aves, Freamunde, Famalicão, Varzim, Gil Vicente... estas aposto que têm maior orçamento. Sem falar desses wildcards do CNS tipo Cova, que aparentemente tem dinheiro para dar e vender.

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço a situação financeira do clube, mas, embora não esteja por dentro do assunto, acho que a dimensão da instituição obriga a que a direção assuma um projeto desportivo para voltar à I Liga. As próprias declarações de hoje, na apresentação, vão nesse sentido. Aliado a isso, tendo em conta a postura adotada, em várias ocasiões, pelo Costinha, dizendo que apenas aceitaria projetos ambiciosos (rejeitou, inclusive, vários convites durante a época), parece-me que, se não lhe fossem dadas as devidas garantias, ele não tinha aceite. A não ser, claro, que ele considere aliciante, pelas condições de trabalho, etc, independentemente do orçamento que lhe disponibilizarem para a construção do plantel.

Para fazer face a essa inexperiência diretiva, até pode ser que ele tenha um papel abrangente na estrutura, ao nível da gestão do futebol. É alguém que, para além do currículo que tem como jogador, já desempenhou a função de diretor-desportivo, algo que, certamente, ser-lhe-á útil num contexto deste género. E isso pode ter influência na decisão de alguns jogadores. De qualquer maneira, considerando o investimento que está a ser feito pelos clubes que tu referes, liderados por treinadores com experiência de I Liga, como, por exemplo, Carlos Brito, Ulisses Morais e Vítor Oliveira, é um enorme desafio para o Costinha. Será interessante de acompanhar.

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço a situação financeira do clube, mas, embora não esteja por dentro do assunto, acho que a dimensão da instituição obriga a que a direção assuma um projeto desportivo para voltar à I Liga. As próprias declarações de hoje, na apresentação, vão nesse sentido. Aliado a isso, tendo em conta a postura adotada, em várias ocasiões, pelo Costinha, dizendo que apenas aceitaria projetos ambiciosos (rejeitou, inclusive, vários convites durante a época), parece-me que, se não lhe fossem dadas as devidas garantias, ele não tinha aceite. A não ser, claro, que ele considere aliciante, pelas condições de trabalho, etc, independentemente do orçamento que lhe disponibilizarem para a construção do plantel.

Para fazer face a essa inexperiência diretiva, até pode ser que ele tenha um papel abrangente na estrutura, ao nível da gestão do futebol. É alguém que, para além do currículo que tem como jogador, já desempenhou a função de diretor-desportivo, algo que, certamente, ser-lhe-á útil num contexto deste género. E isso pode ter influência na decisão de alguns jogadores. De qualquer maneira, considerando o investimento que está a ser feito pelos clubes que tu referes, liderados por treinadores com experiência de I Liga, como, por exemplo, Carlos Brito, Ulisses Morais e Vítor Oliveira, é um enorme desafio para o Costinha. Será interessante de acompanhar.

A situação financeira é péssima. Tudo o que se diz é precisamente nesse seguimento de "ficava mal". Mas um projecto de subida a menos do que 2 anos é irrealista. Pode acontecer, mas não é credível. Precisamos de uma base minimamente sustentável, que não temos.

Compartilhar este post

Link para o post

"Ministro da Educação avisa estudantes indisciplinados: Quem não quiser estar aqui pode pedir transferência"

"Ministro da Educação taxativo: Hora da diversão acabou"

"Aviso do Ministro Costinha: Festa é no final do ano lectivo e só para quem se empenha"

"Os treinos rigorosos do Ministro Costinha: "Aqui a época de exames é a toda hora"

"Ministro da Educação Costinha exigente: Se o estudante não dá tudo nos treinos então não vai fazer nada no jogo semanal."

"Ministro Costinha define meta 2016/17: "Objectivo é fazer ano lectivo tranquilo e sem recurso a exames [play-off]"

"Ministro Costinha ambicioso: "Daqui a dois anos seremos o melhor aluno da Escola LEDMAN Liga Pro.""

"Ministro da Educação Costinha em grande entrevista: "Objectivo é melhorar o desempenho da turma gradualmente com recurso aos melhores profissionais""

"Ministro Costinha fala sobre a formação: "Melhor Universidade que eu já vi em toda a minha carreira.""

"Ministro Costinha sobre os reforços: "Só um tolo rejeita um aluno com nota 20 na cadeira de finalização""

"Aposta no mercado estrangeiro? "Experiência do jogador estrangeiro pode melhorar funcionamento da nossa turma"

"As influências do Ministro Costinha: "Sou um fã assumido da escola nórdica"

Estilo do Ministro Costinha: "Aprende-se mais no campo [prática] do que numa sala [teórica]"

Paradigma Costinha I "Melhor estudante [jogador] tem que ser colocado na melhor zona da sala [do campo]."

Paradigma Costinha II "Bola é como as cábulas: tem que circular rápido e com precisão"

Paradigma Costinha III "Melhor aluno [jogador] tem que chegar ao exame decisivo [jogo] e brilhar.

"Ministro da Educação Costinha revoluciona estudantes"

"Vítor Oliveira rendido: "Melhor turma da Liga é a Académica""

"Estudantes rendidos a Costinha: Nunca um Ministro foi tão popular em Coimbra"

"Revolução na sala de aulas dos estudantes de Coimbra: Académica com melhor registo pontual dos últimos 10 anos"

"Fila intermédia da sala de aulas dos estudantes imperturbável: Académica com maior percentagem de posse de bola nos últimos 20 anos"

"Ministro Costinha revoluciona 1ª fila da sala dos estudantes: Académica bate registo ofensivo com mais de 50 anos"

"Nunca a última fila da sala de aulas dos estudantes foi tão calma: Académica bate registo defensivo com mais de 75 anos"

"Notas da Académica de Coimbra disparam: jogadores registam subidas no GoalPoint superiores a 2,2 valores"

"E vão 8! Académica bate Penafiel e soma oitavo trabalho de casa feito consecutivo"

LOL

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...