Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mayday

Pino ou Craque?

William Tiero & Mourtala Diakité  

12 votos

1. 1. William Tiero

2. 2. Mourtala Diakité

Publicações recomendadas

Mas avaliar um jogador cingindo-nos somente a uma fase da carreira é sequer justo? É que se assim for, têm todos uma probabilidade altíssima de serem pinos. Vejamos o exemplo do Silva, faturou imenso no Boavista e no Sporting flopou à balda. Podia dar inúmeros exemplos.

Faz mais sentido ponderar e analisar a carreira toda do jogador em questão e tomar uma decisão. Um jogador que não singre num clube grande não tem de ser obrigatoriamente mau.

Compartilhar este post

Link para o post

Tendo duas opções apenas, e não achando que é craque, a escolha é óbvia.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas avaliar um jogador cingindo-nos somente a uma fase da carreira é sequer justo? É que se assim for, têm todos uma probabilidade altíssima de serem pinos. Vejamos o exemplo do Silva, faturou imenso no Boavista e no Sporting flopou à balda. Podia dar inúmeros exemplos.

Faz mais sentido ponderar e analisar a carreira toda do jogador em questão e tomar uma decisão. Um jogador que não singre num clube grande não tem de ser obrigatoriamente mau.

Não tem, mas voltando ao caso Licá, o que votarias? É que foi um dos melhores da Liga em 12/13 (até acho que ganhou um prémio nesse ano) e em 13/14 foi das maiores desilusões, não necessariamente por ser jogador do Porto, o futebol dele é que era mesmo mau.

A partir do momento em que um jogador vem a discussão neste tópico, é óbvio que vão existir opiniões distintas, sendo que o "nem foi craque nem flop" será das coisas mais ouvidas. Se fosse unanimemente aceite que se tratou de um flop, ou de um craque, o nome desse jogador nunca cá viria parar.

Para mim o Paulo Santos sempre foi um GR mediano e achei fraquinho nos tempos em que mais prestei atenção à sua carreira, ou seja no FC Porto. Com base nisto só poderia votar pino, à falta de melhor definição.

Quanto ao Elpídio Silva, para mim foi craque, porque no momento ideal para se afirmar, afirmou-se (Boavista). Percurso inverso teve o Licá e por isso votaria flop.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem, mas voltando ao caso Licá, o que votarias? É que foi um dos melhores da Liga em 12/13 (até acho que ganhou um prémio nesse ano) e em 13/14 foi das maiores desilusões, não necessariamente por ser jogador do Porto, o futebol dele é que era mesmo mau.

Votaria pino, sem a menor dúvida. Isto porquê: o jogador realiza uma época muito acima da média pela primeira vez na sua carreira mas nunca apresentou regularidade exbicional ao longo da mesma, ou seja, uma temporada de grande nível não se pode sobrepor a dez anos de mediocridade. Outra coisa, o Licá chegou à Seleção Nacional, sim, mas, contudo, nunca foi uma presença assídua nas convocatórias (ao contrário do Paulo Santos, esteve por lá bastante tempo).

Compartilhar este post

Link para o post

Bora ressuscitar este tópico? Mantém-se os mesmos moldes estabelecidos pelo Mayday.

- jogadores que alinharam em clubes Portugueses;

- jogadores já retirados (ou em final de carreira);

- anos 80 em diante;

flag_4_arg_30x20.png Ávalos

75_avalos.png

POSIÇÃO Defesa (Defesa Central) / Médio (Médio Defensivo)

HISTÓRICO

2016: Bravos do Maquis

2015: Bravos do Maquis

2014: Bravos do Maquis

2013/14: U. Madeira

2012/13: U. Madeira

2011/12: U. Madeira

2010/11: Camacha

2009/10: Nea Salamis

2008/09: Duisburg | Belenenses

2007/08: Nacional da Madeira | Duisburg

2006/07: Nacional da Madeira

2005/06: Nacional da Madeira

2004/05: Nacional da Madeira

2003/04: Nacional da Madeira

2002/03: Boavista

2001/02: Boavista

2000/01: Basileia | Corinthians

1999/00: Deportivo Español | Corinthians

1998/99: Huracán

1997/98: Nueva Chicago

PALMARÉS 1 Taça de Angola

flag_140_cmr_30x20.png Roudolphe Douala

323_20171129111510_roudolphe_douala.jpg

POSIÇÃO Avançado (Extremo Direito) / Avançado (Extremo Esquerdo)

HISTÓRICO

2014/15: Hauts Lyonnais

2013/14: ASF Andrézieux

2010/11: Lierse

2009/10: Lierse

2008/09: Asteras Tripolis | Plymouth Argyle

2007/08: Saint-Étienne

2006/07: Sporting CP | Portsmouth (E)

2005/06: Sporting CP

2004/05: Sporting CP

2003/04: União de Leiria (E)

2002/03: União de Leiria (E)

2001/02: Gil Vicente (E)

2000/01: Desportivo das Aves (E)

1999/00: Boavista

1998/99: Boavista

1997/98: Saint-Étienne B

1996/97: Saint-Étienne B

INTERNACIONALIZAÇÕES A 16 Jogos | 1 Golo

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eish o Ávalos...

Gostava do Douala no Leiria e nos primeiros tempos de Sporting, grande mota. Não era mau de todo, mas desconfio que não teria lugar em nenhuma das boas equipas em Portugal. Do Ávalos não me lembro bem, sei que não era nem carne nem peixe. Não são craques nem pinos :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eish o Ávalos...

Gostava do Douala no Leiria e nos primeiros tempos de Sporting, grande mota. Não era mau de todo, mas desconfio que não teria lugar em nenhuma das boas equipas em Portugal. Do Ávalos não me lembro bem, sei que não era nem carne nem peixe. Não são craques nem pinos :mrgreen:

O Ávalos era um gajo competente, chegou ao futebol português na altura do Boavistão (tal como o Douala) e apesar de não ser titular ainda fez alguns jogos, sobretudo europeus. Foi ele que marcou o golo da vitória no Porto frente ao Hertha na campanha do Boavista até às meias-finais da Taça UEFA (3-2 na Alemanha e 1-0 no Bessa, axadrezados seguiram em frente devido aos golos fora).

Saiu para o Nacional da Madeira onde foi titular indiscutível nas 5 temporadas que esteve por lá e que valeu uma transferência de 200 mil euros em Janeiro para o Duisburg. A partir daí a carreira caiu um pouco, foi titular no clube alemão mas acabaram por ser despromovidos da Bundesliga e na época seguinte voltou a acontecer o mesmo: saiu para o Belenenses em Janeiro, foi titular e a equipa desceu à Segundona.

Era um bom defesa.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu votei craque para os dois. Acho que representaram muito bem os respectivos clubes em Portugal, foram excelentes jogadores para esse nível.

O Douala do Leiria e da primeira época do Sporting, com o Peseiro, rendeu muito bem.

Segundo o próprio, rejeitou uma proposta excelente do Middlesbrough no início de 2005/2006 porque quis ficar no Sporting e jogar a Liga dos Campeões. Não correu bem: o Sporting foi eliminado pela Udinese na pré-eliminatória, Peseiro (treinador que apostava muito nele) foi despedido, e acabou por andar de empréstimo em empréstimo até ao fim do contrato.

Entretanto, a oportunidade no Boro esfumou-se, por saída do McClaren.

Compartilhar este post

Link para o post

Um craquino, portanto.

Craque para um nível médio e pino para um nível alto.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não consigo disfarçar a nostalgia no caso do Douala. No caso do Ávalos, foi pelo contexto. Para um grande era cepo (menos no Boavista, que o Boavista também é grande

Compartilhar este post

Link para o post

Douala é craque. Foi muito importante no U. Leiria e nos primeiros tempos no Sporting.

Editado por G1njas

Compartilhar este post

Link para o post

flag_1_por_30x20.png Costinha

303_pri_costinha.jpg

POSIÇÃO Guarda Redes

HISTÓRICO

2008/09: Belenenses

2007/08: Belenenses

2006/07: Belenenses

2005/06: União de Leiria

2004/05: União de Leiria

2003/04: União de Leiria

2002/03: União de Leiria

2001/02: União de Leiria

2000/01: União de Leiria

1999/00: Tenerife

1998/99: Porto

1997/98: Porto

1996/97: Sporting

1995/96: Sporting

1994/95: Sporting

1993/94: Sporting

1992/93: Boavista

1991/92: Boavista

1990/91: Boavista

PALMARÉS 2 Ligas Portuguesas, 3 Taças de Portugal e 3 Supertaças Cândido de Oliveira

flag_1_por_30x20.png Castanheira

265_castanheira.jpg

POSIÇÃO Médio (Médio Esquerdo) / Médio (Médio Ofensivo)

HISTÓRICO

2012/13: DOXA

2011/12: Chaves

2010/11: Moreirense

2009/10: Chaves

2008/09: Leixões (E)

2007/08: Braga | Leixões (E)

2006/07: Braga

2005/06: Braga

2004/05: Braga

2003/04: Braga

2002/03: Braga

2001/02: Braga

2000/01: Braga

1999/00: Braga

1998/99: Braga

1997/98: Braga

1996/97: Braga

Compartilhar este post

Link para o post

O Sporting passou muito mal com o Costinha. Aquele golpe de vista :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Se não estou em erro os Boavisteiros passaram 120 minutos a insultar o Costinha em 01/02 num jogo que ficou 3-0 no prolongamento.

Pacheco a dar rape no Mourinho. :lol:

Era um guarda-redes banal.

Castanheira todos os Verões era associado ao Boavista, nunca veio.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Castanheira não era grande coisa, se bem me recordo. De qualquer forma, já só apanhei na fase de eterno suplente, não faço ideia de como jogava nos primeiros anos.

Compartilhar este post

Link para o post

O Castanheira não era grande coisa, se bem me recordo. De qualquer forma, já só apanhei na fase de eterno suplente, não faço ideia de como jogava nos primeiros anos.

Na altura torcias pelo Benfica, não era?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...