Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

O Grémio Táctico é um tópico anual no fórum que visa ser um tópico educativo sobre o jogo em questões tácticas, as questões surgem e com as respostas e as diferentes perspectivas a ser colocadas acreditamos no valor deste tópico. Este tópico serve para discutir aspectos generalizados do jogo, tirem as vossas duvidas e partilhem o vosso conhecimento sobre tácticas, treinos, melhor forma de rentabilizarem os vossos jogadores etc.

Neste tópico não serão autorizados posts nas seguintes condições:

1) Pedidos de tácticas, aqui discute-se e coloca-se duvidas não se fazem pedidos de criação de tácticas de raiz.

Compartilhar este post

Link para o post

Impressão minha ou está mais fácil jogar em posse?

Está fácil na medida que o comportamento dos jogadores melhorou bastante, em particular nos movimentos de pressão ao adversário. A bola é recuperada com muito mais facilidade, então com desarme agressivo é uma maravilha.

Compartilhar este post

Link para o post

Está fácil na medida que o comportamento dos jogadores melhorou bastante, em particular nos movimentos de pressão ao adversário. A bola é recuperada com muito mais facilidade, então com desarme agressivo é uma maravilha.

Tu usas os médios interiores de que maneira? Dá-me sensação que usar dois CJA é mais proveitoso que um CJA e um CJR.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu usas os médios interiores de que maneira? Dá-me sensação que usar dois CJA é mais proveitoso que um CJA e um CJR.

Uso mesmo um CJA e um CJR :biggrin: O mais proveitoso depende do que se estipula para os 11 jogadores e não apenas para 2. No meu caso, opto por um CJR porque do seu lado tenho um lateral extremamente ofensivo, como tal, preciso de um médio mais posicional para equilibrar esse flanco. Proveitoso não é apenas assistências e golos, é sempre necessário jogadores que também o sejam pela sua capacidade passe, posicionamento, desarme, etc, etc.

Michael para quando o tópico da tempestade cerebral?

Que tal essa posse?

Outro ? apre !!! O jogo não mudou assim tanto que seja necessário repetir todos os anos o mesmo. O motor do jogo, sim, evolui, mas os conceitos tácticos são idênticos.

A posse está agradável, ainda não joguei muito porque tenho usado estes dias até ao lançamento oficial para aumentar a minha pasta de facepacks :biggrin: mas os resultados têm sido bons, o futebol agradável e a consequente percentagem de posse de bola a rondar os 70%

Compartilhar este post

Link para o post

Uso mesmo um CJA e um CJR :biggrin: O mais proveitoso depende do que se estipula para os 11 jogadores e não apenas para 2. No meu caso, opto por um CJR porque do seu lado tenho um lateral extremamente ofensivo, como tal, preciso de um médio mais posicional para equilibrar esse flanco. Proveitoso não é apenas assistências e golos, é sempre necessário jogadores que também o sejam pela sua capacidade passe, posicionamento, desarme, etc, etc.

Outro ? apre !!! O jogo não mudou assim tanto que seja necessário repetir todos os anos o mesmo. O motor do jogo, sim, evolui, mas os conceitos tácticos são idênticos.

A posse está agradável, ainda não joguei muito porque tenho usado estes dias até ao lançamento oficial para aumentar a minha pasta de facepacks :biggrin: mas os resultados têm sido bons, o futebol agradável e a consequente percentagem de posse de bola a rondar os 70%

Para mim golos é indiferente, mas a nível de organização de jogo, pareceu-me que o CJA apoiar não baixava tanto e ajudava a organizar mais. Isto também deve resultar bem por causa de ainda ser contra Espinhos e Beira Mares desta vida. Outra coisa, que achas de meter o Oliver a CJR?

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim golos é indiferente, mas a nível de organização de jogo, pareceu-me que o CJA apoiar não baixava tanto e ajudava a organizar mais. Isto também deve resultar bem por causa de ainda ser contra Espinhos e Beira Mares desta vida. Outra coisa, que achas de meter o Oliver a CJR?

Respeitinho pelo clube da minha terra faxabor :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Respeitinho pelo clube da minha terra faxabor :mrgreen:

Papa Tintos para sempre. :mrgreen: Por acaso não sou de Lamas, mas já vivi lá muito tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da Mentalidade e Formação de Equipa que utilizas. Repara, é um organizador de jogo e ainda por cima avançado, portanto, o que é natural é que jogue atrás do(s) avançado(s) e os alimente com assistências. Isto é tanto mais válido, quanto mais alta for a mentalidade do jogador (determinada pela mentalidade da equipa e pela formação de equipa, bem como pela sua tarefa), portanto, se, por exemplo, usares um CJA (atacar) com uma Mentalidade de Equipa ofensiva e numa formação que potencie a sua função e tarefa (Mais Estruturado, Estruturado), será difícil que o jogador baixe (também vai ter influência que movimentos preferidos tem no seu perfil). Em formações fluídas, já será mais frequente vir buscar mais jogo porque a sua mentalidade é menos ofensiva.

O Oliver funciona bem como CJA ou CJR, mas convém treiná-lo na posição de MC.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Estou num fazer um save no Académica de Coimbra. Até que estou bem sempre nos lugares cimeiros, melhor do que estava à espera.

Mas tenho um problema com a tactica. Gostava que a equipa consegui-se recuperar a bola mais rapidamente no meio-campo. Mas o que acontece é que conseguem fazer os desarmes, a seguir não conseguem dar seguimento.

Jogo no meio-campo com dois MC (um como medio recuperador - defender e outro como construtor de jogo recuado) e um medio ofensivo (construtor de jogo avançado - apoiar).

Agora estou no trabalho mas se na hora de almoço tiver tempo coloco as imagens da táctica e das instruções.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Estou num fazer um save no Académica de Coimbra. Até que estou bem sempre nos lugares cimeiros, melhor do que estava à espera.

Mas tenho um problema com a tactica. Gostava que a equipa consegui-se recuperar a bola mais rapidamente no meio-campo. Mas o que acontece é que conseguem fazer os desarmes, a seguir não conseguem dar seguimento.

Jogo no meio-campo com dois MC (um como medio recuperador - defender e outro como construtor de jogo recuado) e um medio ofensivo (construtor de jogo avançado - apoiar).

Agora estou no trabalho mas se na hora de almoço tiver tempo coloco as imagens da táctica e das instruções.

????????? tens que explicar melhor essa parte

Compartilhar este post

Link para o post

????????? tens que explicar melhor essa parte

Não conseguem passar para o ataque perdem logo a bola. Parece que ficam parados ou então fazem um cabeceamento para o adversário que está logo à frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Não conseguem passar para o ataque perdem logo a bola. Parece que ficam parados ou então fazem um cabeceamento para o adversário que está logo à frente.

pode ter a ver com faltas de linha de passe ou com falta de intensidade, em relação ao cabeceamento deve ser nas segundas bolas, mas isso é normal um medio recuperar de bolas tentar sempre ganhar as segundas bolas e alívios etc etc, e pode saltar para intreceptar de cabeça e a bola se perder ou não, mosta la ss da tua tactica, acho que a tua função no MAC devia ser de ataque, senão quando o teu medio recuperador de bolas cabecea essas bolas não esta ninguém a frente para as receber no processo de transição defensiva vais ter o MAC quase no meio campo quando existe essa recuperação, opta por um pivô ofensivo que fica mais adiantado

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Só por curiosidade, vês os jogos em que modo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da Mentalidade e Formação de Equipa que utilizas. Repara, é um organizador de jogo e ainda por cima avançado, portanto, o que é natural é que jogue atrás do(s) avançado(s) e os alimente com assistências. Isto é tanto mais válido, quanto mais alta for a mentalidade do jogador (determinada pela mentalidade da equipa e pela formação de equipa, bem como pela sua tarefa), portanto, se, por exemplo, usares um CJA (atacar) com uma Mentalidade de Equipa ofensiva e numa formação que potencie a sua função e tarefa (Mais Estruturado, Estruturado), será difícil que o jogador baixe (também vai ter influência que movimentos preferidos tem no seu perfil). Em formações fluídas, já será mais frequente vir buscar mais jogo porque a sua mentalidade é menos ofensiva.

O Oliver funciona bem como CJA ou CJR, mas convém treiná-lo na posição de MC.

eu tenho uma dúvida acerca disso. quanto se treina um jogador que atua no meio campo deve-se treiná-lo num papel que englobe mais atributos?como por exemplo organizador móvel ou médio centro

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho uma dúvida acerca disso. quanto se treina um jogador que atua no meio campo deve-se treiná-lo num papel que englobe mais atributos?como por exemplo organizador móvel ou médio centro

o que tu queres é meter um jogador a treinar uma posição que o faça desenvolver todos os atributos no geral, em vez de apenas os atributos de uma função especifica, isso so consegues usando o tutor e para isso tem que ter o estatuto de jovem promessa, doutra forma o jogador ira desenvolver apenas ou quase os atributos que mais se encaixam na função que esta a exercer/treinar

queres um desenvolvimento a nível de atributos deste género ne?

f7ed5aedf2b07cbe60b517dfc1c15455.png

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Só por curiosidade, vês os jogos em que modo ?

vejo no 3d e modo alagardo.

pode ter a ver com faltas de linha de passe ou com falta de intensidade, em relação ao cabeceamento deve ser nas segundas bolas, mas isso é normal um medio recuperar de bolas tentar sempre ganhar as segundas bolas e alívios etc etc, e pode saltar para intreceptar de cabeça e a bola se perder ou não, mosta la ss da tua tactica, acho que a tua função no MAC devia ser de ataque, senão quando o teu medio recuperador de bolas cabecea essas bolas não esta ninguém a frente para as receber no processo de transição defensiva vais ter o MAC quase no meio campo quando existe essa recuperação, opta por um pivô ofensivo que fica mais adiantado

Tactica

2ls26a.jpg

Instruções

10nuj52.jpg

Editado por jonchinho

Compartilhar este post

Link para o post

Tactica

Instruções

tu pedes a equipa para explorar as alas e jogar directo bem aberto mas ao mesmo tempo usas dois organizadores , ou seja, queres jogar pelas alas num sistema em que a bola so vai partir para alas depois de rodar o meio, existe ai uma contradição, exprimenta usares so um organizador, ou metes um organizador mais recuado e usas por exemplo um mac mais ofensivo, ou então usas um organizador a Mac, mas um medio mais de apoio , senão imagina a equipa toda extintiva no campo, o MRB sabe que é para jogar pelas alas mas também sabe que primeiro tem que dar a bola a um desses orgazinadores de jogo, se o adversário marcar o teu meio campo e com a equipa tao estentida e a jogares com pouca intensidade o que vai acontecer é que o teu MRB para alem de não ter linhas de passe nem recorrer ao chutao para frente recorre pq embora lhe digas para jogar directo tas-lhe a pedir que temporize jogo

edit: tu ate podes recorrer a isso mas então tens que tirar largura, ou seja para jogares assim como queres todo aberto e pelas alas, tens que meter velocidade nisso e não usares funções que te vao temporizar o jogo pq senão depois estando tudo afastado quem segurar a bola vai sair pontapé pa frente

tipo se queres explorar os flancos deves te fechar mais, para quando a bola esta no meio teres linhas de passe nos flancos, isto a quereres ter um futebol apoiado claro, caso queiras pontapé para a frente então é tirares um desses organizadores e meteres velocidade

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

tu pedes a equipa para explorar as alas e jogar directo bem aberto mas ao mesmo tempo usas dois organizadores , ou seja, queres jogar pelas alas num sistema em que a bola so vai partir para alas depois de rodar o meio, existe ai uma contradição, exprimenta usares so um organizador, ou metes um organizador mais recuado e usas por exemplo um mac mais ofensivo, ou então usas um organizador a Mac, mas um medio mais de apoio , senão imagina a equipa toda extintiva no campo, o MRB sabe que é para jogar pelas alas mas também sabe que primeiro tem que dar a bola a um desses orgazinadores de jogo, se o adversário marcar o teu meio campo e com a equipa tao estentida e a jogares com pouca intensidade o que vai acontecer é que o teu MRB para alem de não ter linhas de passe nem recorrer ao chutao para frente recorre pq embora lhe digas para jogar directo tas-lhe a pedir que temporize jogo

edit: tu ate podes recorrer a isso mas então tens que tirar largura, ou seja para jogares assim como queres todo aberto e pelas alas, tens que meter velocidade nisso e não usares funções que te vao temporizar o jogo pq senão depois estando tudo afastado quem segurar a bola vai sair pontapé pa frente

tipo se queres explorar os flancos deves te fechar mais, para quando a bola esta no meio teres linhas de passe nos flancos, isto a quereres ter um futebol apoiado claro, caso queiras pontapé para a frente então é tirares um desses organizadores e meteres velocidade

Quando chegar a casa ao fim do dia vou ver se faço essas modificações. Vou experimentar fechar mais o jogo, com o MAC com o pivo ofensivo e aumentar a temporização.

Já agora devo mexer também na pressão? Não quero que os jogadores estejam constantemente a fazer pressão, porque não muita resistência.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando chegar a casa ao fim do dia vou ver se faço essas modificações. Vou experimentar fechar mais o jogo, com o MAC com o pivo ofensivo e aumentar a temporização.

Já agora devo mexer também na pressão? Não quero que os jogadores estejam constantemente a fazer pressão, porque não muita resistência.

depende podes fazer pressão por sectores ou na equipa toda ou em ninguém, mas jogando ao ataque sem pressionar não é boa ideia pq tens a equipa demasiado adiantada no terreno, assim como os teus se cansam a pressionar também os deles, é uma questão de manteres o equilíbrio, ou fazes pressão so por sectores, pressionas mais a saída de bola ja que a equipa esta adiantada e pressionas o meio campo para não deixares construir, mas para isso tens que fechar bem o espaço entre a defesa e o meio campo o que não é o caso de um 4231, isto se não quiseres que a defesa pressione claro

em relação ao pivô se assim for depois aquele medio tem que deixar de ser organizador e passar a dar mais apoio

Compartilhar este post

Link para o post

Tactica

2ls26a.jpg

Instruções

10nuj52.jpg

A primeira coisa que faço quando pego numa equipa é ir ao relatório, na comparação verificar quais os atributos em que a equipa se destaca. É bom com base que construo a táctica e a estratégia.

Ao jogares em passe directo os teus jogadores têm que ter uma boa qualidade de passe, velocidade e finta. Tens que ter um jogador alvo, com forte presença física, bom a ganhar cabeceamentos, em muitas situações é assim que os médios vão ganhar a bola. O jogador alvo também é fundamental para ganhar cabeceamentos.

Ritmo alto com defesa subida e pouca pressão normalmente dá mau resultado, porque vais perder a bola mais vezes e ficas muito exposto a contra ataques. A defesa subida combina bem com posse de bola, porque não arriscas tanto no passe e controlas melhor os contra ataques.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me consegue dar uma ajuda com instruções ao adversário? Não faço bem a ideia de como pensar esse aspecto.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me consegue dar uma ajuda com instruções ao adversário? Não faço bem a ideia de como pensar esse aspecto.

Não há nenhuma obrigação em usá-las, portanto, o melhor princípio é "se não sabes no que mexer, não mexas"

Posto isto, são instruções colectivas que funcionam sobre um determinado jogador ou jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

quando usas instruções ao adversário tens que ter em conta que assim que esse adversário cai no espaço do teu jogador ele ira aumaticamente assumir as funções que pediste, pode-se ate dar o caso de ser mais do que um a fazer, se estiver dentro desse mesmo espaço, ou seja, podes correr o risco de ir dois DC pressionar um avançado e o ir o lateral marcar um medio que se aproxime mais da sua zona visto que a tendência sera este ir fazer cobertura e deixar um extremo sem marcação por exemplo, conclusão para usares isto tens que ter os sectores muito bem defenidos para não abrir espaços, tens que ter em conta o raio da acçao das posições e funções para que não corras o risco de abrir espaços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...