Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Não esqueças que Controlar é uma mentalidade ofensiva, que diz aos jogadores para arriscarem mais nas suas acções e há uma maior urgência na busca do golo. Ora tudo isto somado, significa que a mentalidade individual é alta, logo um jogador cuja função é vocacionada para o ataque e que, por exemplo, tem uma instrução automatizada para "Fintar Mais", vai mesmo fazê-lo. Daí o Enfrentar a Defesa seja um exagero, ou melhor, a postura individualista do jogador é ainda mais acentuada pelo Enfrentar Defesa. Ora, se o que pretendes é privilegiar muito a circulação de bola....

De que forma é que, por outro lado, isto não é tão acentuado ? Devido à tarefa de apoio e devido à formação Muito Fluida - reduz a mentalidade dos jogadores ofensivos. Mas tal como reduz de uns, aumenta a dos jogadores defensivos, o que significa que vão optar por mais decisões arriscadas que poderão levar a perda da posse de bola. Isto a somar a Mais Passes de Risco nos teus centrais...

P.S. Nenhuma das funções disponíveis indica aos centrais para fazerem progressão com bola (fala-se que futuramente haverá uma função Central Organizador de Jogo), isso poderás conseguir com o treino de movimentos preferidos. No entanto, tens um pivô e, mais importante, um construtor recuado, se um deles tiver o movimento Vem Buscar Jogo não precisas de sobrecarregar os teus centrais (pouco dotados tecnicamente) com este tipo de competências.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é das melhores combinações: o Trequartista é um criador de jogo por excelência, o Jogador Alvo é um abre latas com o seu poderio físico. Quem é que nesta dupla é o finalizador ?

Depois repara, fazes referência ao passe misto e à possibilidade de perdas de bola que podem expor a equipa, mas ao mesmo tempo sugeres um Jogador Alvo que indica à equipa para utilizar o passe mais longo. Em que é que ficamos ?

Ter um jogador alvo nem sempre implica jogar em passe longo. Podes construir o jogo de forma mais paciente e explorar os flancos e produzir cruzamentos para o jogador alvo finalizar.

Os dois são finalizadores, os golos que marco dividem-se muito entre o jogador alvo, número 10 e os extremos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ter um jogador alvo nem sempre implica jogar em passe longo. Podes construir o jogo de forma mais paciente e explorar os flancos e produzir cruzamentos para o jogador alvo finalizar.

Os dois são finalizadores, os golos que marco dividem-se muito entre o jogador alvo, número 10 e os extremos.

Não implica sempre, mas diz à equipa para procurar o jogador sempre que possível, por alguma razão se chama "alvo". E não, não são finalizadores, de uma forma muito estrita, olhando apenas à função do jogador são o que referi antes: um criador de jogo por excelência e um criador de espaços devido à sua forte componente física. Se depois a equipa tem dinâmicas que a um ou outro, ou mesmo ambos, os fazem ser mais do que a função deles estipula, já é outra conversa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não implica sempre, mas diz à equipa para procurar o jogador sempre que possível, por alguma razão se chama "alvo". E não, não são finalizadores, de uma forma muito estrita, olhando apenas à função do jogador são o que referi antes: um criador de jogo por excelência e um criador de espaços devido à sua forte componente física. Se depois a equipa tem dinâmicas que a um ou outro, ou mesmo ambos, os fazem ser mais do que a função deles estipula, já é outra conversa.

Quando coloquei um alguém como jogador alvo a minha ideia não era o futebol directo, mas principalmente ter uma referência para os cruzamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tatic.jpg

Fiz entretanto umas alterações, a começar pelo ataque. Os extremos agora estão a apoiar. Dado que o Porto só tem avançados interiores, na função de ataque, cortam todos para dentro. Resolvi mudar para apoio e agora funciona melhor, porém já percebi que tenho que os treinar para ficarem colados à linha, e quiçá contrate dois extremos puros. O Avançado, acho que vou mudar a tarefa para ataque, tendo em conta que os extremos já estão a apoiar..

No meio campo estou contente principalmente com o CJ. A defender até parece mais sólido que o Medio Defensivo, está em todo o lado, aparece sempre no sitio certo e claro, não manda pontapé para o ar. Depois o Box-to-box achei que era a melhor opção, apoio no ataque e na defesa. Do lado esquerdo está a minha duvida. Já experimentei CJA- Atacar, já experimentei um OV e sinceramente, até me parece melhor um OV, mas do outro lado já tenho um box-to-box, portanto estou realmente na duvida. Dps tenho os Laterais a apoiar, mas não estava a gostar do comportamento em campo, ficavam-se pelo meio-campo, então resolvi ver as opções de jogador e pus "Chegar mais longe", e voilá :ideia: deu resultado e já funcionam como quero. De resto centrais tdo e GK tudo ok..(GK só tnh q editar os passes para serem mais curtos mas isso é o minimo).

Instru_es.jpg

Aqui estou um bocado na duvida, acho que vou retirar o "Levar a bola até a área", notei na primeira parte do amigável que fiz (foi contra o Leça lol, mas queria apenas ver o comportamento da equipa) andaram a empapar um bocado, notei que os Extremos e os medios iam até quase dentro da grande área, e dps andavam ali sem saber o que fazer, pq já estavam quase tds dentro da área e dps não havia linhas de passe obviamente. Vou experimentar no próximo amigável aumentar o ritmo, não que esteja descontente mas quero ver o que acontece lol. De resto, e tendo em conta que foi o primeiro jogo que fiz, fiquei bastante contente com o comportamento da equipa, principalmente a pressão, parece-me que a maneira como a equipa a faz, está mais inteligente...

Fico agora só na duvida, o que fazer com o CJA e o que fazer em relação aos extremos..Se tiverem feedback sobre as opções táticas ou as funções dos jogadores também podem dar que eu agradeço :grin:

Editado por bineco

Compartilhar este post

Link para o post

Quando coloquei um alguém como jogador alvo a minha ideia não era o futebol directo, mas principalmente ter uma referência para os cruzamentos.

Acredito que sim, mas a ideia que se tem e a realidade do jogo são coisas diferentes. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz entretanto umas alterações, a começar pelo ataque. Os extremos agora estão a apoiar. Dado que o Porto só tem avançados interiores, na função de ataque, cortam todos para dentro. Resolvi mudar para apoio e agora funciona melhor, porém já percebi que tenho que os treinar para ficarem colados à linha, e quiçá contrate dois extremos puros. O Avançado, acho que vou mudar a tarefa para ataque, tendo em conta que os extremos já estão a apoiar..

No meio campo estou contente principalmente com o CJ. A defender até parece mais sólido que o Medio Defensivo, está em todo o lado, aparece sempre no sitio certo e claro, não manda pontapé para o ar. Depois o Box-to-box achei que era a melhor opção, apoio no ataque e na defesa. Do lado esquerdo está a minha duvida. Já experimentei CJA- Atacar, já experimentei um OV e sinceramente, até me parece melhor um OV, mas do outro lado já tenho um box-to-box, portanto estou realmente na duvida. Dps tenho os Laterais a apoiar, mas não estava a gostar do comportamento em campo, ficavam-se pelo meio-campo, então resolvi ver as opções de jogador e pus "Chegar mais longe", e voilá :ideia: deu resultado e já funcionam como quero. De resto centrais tdo e GK tudo ok..(GK só tnh q editar os passes para serem mais curtos mas isso é o minimo).

Aqui estou um bocado na duvida, acho que vou retirar o "Levar a bola até a área", notei na primeira parte do amigável que fiz (foi contra o Leça lol, mas queria apenas ver o comportamento da equipa) andaram a empapar um bocado, notei que os Extremos e os medios iam até quase dentro da grande área, e dps andavam ali sem saber o que fazer, pq já estavam quase tds dentro da área e dps não havia linhas de passe obviamente. Vou experimentar no próximo amigável aumentar o ritmo, não que esteja descontente mas quero ver o que acontece lol. De resto, e tendo em conta que foi o primeiro jogo que fiz, fiquei bastante contente com o comportamento da equipa, principalmente a pressão, parece-me que a maneira como a equipa a faz, está mais inteligente...

Fico agora só na duvida, o que fazer com o CJA e o que fazer em relação aos extremos..Se tiverem feedback sobre as opções táticas ou as funções dos jogadores também podem dar que eu agradeço :grin:

Precisas de um finalizador, PL ou PL fixo para concluir as assistências proporcionadas pelos extremos e pelos laterais.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que sim, mas a ideia que se tem e a realidade do jogo são coisas diferentes. :)

Para já o resultado foi um poker do Jimenez e dois hat tricks do Mitroglou. Tudo golos através de cruzamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Precisas de um finalizador, PL ou PL fixo para concluir as assistências proporcionadas pelos extremos e pelos laterais.

Tks mate :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Para já o resultado foi um poker do Jimenez e dois hat tricks do Mitroglou. Tudo golos através de cruzamentos.

Isso é relativo, tem a ver com o sistema de jogo e não proriamente por teres um jogador alvo, e sim o Michael tem razão, o Jogador alvo é mais indicato para um passe mais directo pq pq defeito o jogo faz a equipa vê-lo como a referencia no ataque, a equipa trabalha para lhe dar a bola, seja a partir de tras ou na frente, assim como um orgazinador de jogo na fase de construção a bola tem que passar sempre por ele primeiro, ou seja, no caso do jogador alvo, a probabilidade de sair um pontapé para ele vindo da defesa é enorme, mesmo jogando curto e com posse e bla bla, assim como o extremo de referencia é um função na qual os defesas também iram rapidamente querer despachar a bola para la, é obvio que no contexto jogado e tendo em conta as instruções se for para jogar curto isso acontece menos vezes, mas regra geral jogadores de referencia seja extremos ou avançados tem tendência a receber a bola seja de que zona do campo for, ate o próprio GR mesmo tendo linha de passe pode optar por meter a bola logo numa dessas funções, em relação a finalização é claro que vai marcar golos, todos os avançados estão la para isso mesmo, ate os avançados defensivos marcam golos, mas não é o foco principal de todas as funções de avançados, ou seja, o mitroglu jogando a jogador alvo, pode optar por segurar a bola e dar a outro colega mesmo tendo um bom angulo para finalizar, ja o PL fixo por exemplo ate pode ter uma linha de passe boa para criar uma boa jogada de finalização mas em vez de passar remata, mas como disse e volto a referir isto é esporadicamente, depende do contexto de jogo do espaço que é criado ou dado, não é sempre sempre igual, mas por defeito tem as suas funções predefinidas, por exemplo uma boa maneira para usares um jogador alvo, seria com alguém perto dele que jogue no limite do fora de jogo tipo um ponta de lança para dar o passe em profundidade e teres alguém nas suas costas para receber libertando-o da pressão para que ele se desmarque por exemplo para dentro da area, tinhas logo ai uma boa dinâmica de ataque

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

exemplo.jpg

Sim é o Gondim, mas o Adrian Lopez faturar assim tanto para mim é um milagre, seja em amigaveis ou competições..no FM16 nc soube o que fazer com ele..De facto a função Ponta de lança é a mais certa. Ia optar pela fixa, mas dps pensei que não iria ter mta mobilidade e acertei. O Adrian ia aos flancos quando era necessário uma linha de passe e dps voltava à posição natural, gostei de ver..

Contratei o Rodrigo Gomez para MAD, é show! O Diogo Jota na esquerda já está um pouco melhor, vou experimentar o Otávio, mas já vem um extremo puro a caminho..

Compartilhar este post

Link para o post

Porto_Lyon.jpg

Este Adrian Lopez está maluco para a vida. Btw, tendo em conta a qualidade dos meus centrais, estou a pensar em baixar a defesa, mas assim fica mais distante do meio campo e tendo em conta que uso pressão alta, arrisco a ficar com um buraco no meio campo, não?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Tenho tido problemas com a minha táctica no Benfica, simplesmente não consigo meter os meus avançados a render, farto me de trocar as funções de cada um mas nada...

A equipa sofre poucos golos e marca alguns, mas os avançados não tem funcionado.

Gosto de jogar com um pouco de posse, construindo de trás, e dou liberdade ao organizador para construir, ou meter nos flancos ou vir o avançado mais móvel buscar jogo, meto também o meu avançado mais recuado a marcar o médio defensivo deles e faço muita pressão, excepto nos laterais adversários.

http://imgur.com/TqivRMR táctica

http://imgur.com/AB8IFWn instruções

Editado por pedronuno_12

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me pode explicar como meter uma equipa a jogar de forma atacante e posse de bola. Já testei várias táticas que vi pelo fórum mas ganho uns 3 4 jogos iniciais e a partir daí não consigo mais nada.

Agradecia uma explicaçãozinha de como melhorar nesta parte.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Tenho tido problemas com a minha táctica no Benfica, simplesmente não consigo meter os meus avançados a render, farto me de trocar as funções de cada um mas nada...

A equipa sofre poucos golos e marca alguns, mas os avançados não tem funcionado.

Gosto de jogar com um pouco de posse, construindo de trás, e dou liberdade ao organizador para construir, ou meter nos flancos ou vir o avançado mais móvel buscar jogo, meto também o meu avançado mais recuado a marcar o médio defensivo deles e faço muita pressão, excepto nos laterais adversários.

Quando tens a instrução para driblar menos vai exigir mais mobilidade. Ao teres a instrução para serem mais disciplinados estás a remover muita liberdade de movimentos que é fundamental para criar desequilíbrios num estilo de jogo quem assenta numa troca rápida da bola. Acabas por jogar de uma forma mais previsível. Experimenta a tirar a instrução de ser mais disciplinado, se não queres que a tua equipa tenha demasiada liberdade criativa utiliza a formação de equipa rígida.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Como só te queixas dos avançados é só essa parte que vou dar resposta, portanto, combinações recomendáveis:

PL ou PL fixo com Jogador Alvo, Avançado Recuado ou Avançado Completo, Trequartista (nº10)

Alguém me pode explicar como meter uma equipa a jogar de forma atacante e posse de bola. Já testei várias táticas que vi pelo fórum mas ganho uns 3 4 jogos iniciais e a partir daí não consigo mais nada.

Agradecia uma explicaçãozinha de como melhorar nesta parte.

Se olharmos para as opções que o FM nos oferece em termos de Mentalidade da equipa, o que é para ti jogar de forma atacante ?

Quando tens a instrução para driblar menos vai exigir mais mobilidade. Ao teres a instrução para serem mais disciplinados estás a remover muita liberdade de movimentos que é fundamental para criar desequilíbrios num estilo de jogo quem assenta numa troca rápida da bola. Acabas por jogar de uma forma mais previsível. Experimenta a tirar a instrução de ser mais disciplinado, se não queres que a tua equipa tenha demasiada liberdade criativa utiliza a formação de equipa rígida.

Se usares funções que utilizam liberdade de movimentos, como é que o jogar mais disciplinado abafa isso ?

Compartilhar este post

Link para o post

Se olharmos para as opções que o FM nos oferece em termos de Mentalidade da equipa, o que é para ti jogar de forma atacante ?

Eu normalmente uso Controlar, só meto atacar quando sei que vou ganhar o jogo ou quando quero arriscar mais.

Editado por nTn21

Compartilhar este post

Link para o post

Eu normalmente uso Controlar, só meto atacar quando sei que vou ganhar o jogo ou quando quero arriscar mais.

Não perguntei o que usas, perguntei o que era para ti jogar de forma atacante ?

Compartilhar este post

Link para o post

Não perguntei o que usas, perguntei o que era para ti jogar de forma atacante ?

Jogar maioritariamente no meio campo ofensivo, neste caso, com mais posse de bola e boa finalização.

Compartilhar este post

Link para o post

Jogar maioritariamente no meio campo ofensivo, neste caso, com mais posse de bola e boa finalização.

Sabes que podes jogar assim com qualquer mentalidade, certo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pus o Alex Telles com liberdade para cruzar na esquerda e as coisas parecem bem melhores.

f59473602c3c79b70aeb5b63c805a7cb.png

a6e2acfc6fdc90edc16fb645f0a17cff.png

Que abuso.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia, comecei recentemente um save no Sevilla, estou apenas no 2º amigável, mas há aqui uma situação na minha tática que me está a criar alguma confusão

6291974f41034055b48b8d3baa86ba51.png

5f91e666796a4426bcc36c11ff8288df.png

e620ade7076747e0875fe223fb68bc2a.png

Está a fazer-me imensa confusão, no início do processo de construção o nº8 e o nº6 estarem constantemente colados um ao outro, o que abre ali uma enorme brecha para o adversário.

Alguma dica?

Compartilhar este post

Link para o post

Têm sido apresentadas algumas situações no fórum da SI relativamente ao posicionamento dos jogadores, em particular do Ala Invertido e dos Extremos (quanto a estes últimos, especificamente quando a equipa está em organização defensiva posicionarem-se demasiado abertos)

Nessa situação em concreto, para começar trata-se de uma imagem sem movimento, a bola estará a partir do teu GR, logo o Regista poderá estar mais perto do Pivô por um inúmero de razões. O que há a fazer é observares alguns jogos, de modo a perceber as movimentações do Regista, caso realmente tenha um posicionamento fora do normal, deves abrir um tópico no fórum da SI informando o que se passa e desde logo seguindo as instruções para upload de ficheiros .pkm e do próprio save para os servidores.

Vou testar algo assim no primeiro save com o Benfica:

http://lineupbuilder.com/?sk=cy58t

Desde que as funções dos jogadores sejam escolhidas com critério e as instruções com lógica...

Compartilhar este post

Link para o post

Desde que as funções dos jogadores sejam escolhidas com critério e as instruções com lógica...

Só depois testando claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...