frnk th tnk Publicado 10 Novembro 2016 Segmento do The Pervert's Guide to Ideology sobre o significado da ideologia usando o filme They Live. Está muito boa a abordagem e tem uma mensagem importante, que se torna mais urgente com tudo o que está a acontecer agora. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 Novembro 2016 Pior narrador da história do documentário. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 11 Novembro 2016 (editado) EDIT: Preferi o primeiro documentário dele. O do cinema. No da ideologia, por exemplo, ele faz uma sinopse do filme "Seconds" péssima e, consequentemente, as conclusões que ele retira não vão ao encontro da narrativa do filme. Editado 11 Novembro 2016 por bmfpcdm Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 11 Novembro 2016 Ele usa filmes para ilustrar a sua visão marxista-hegeliana-lacaniana do mundo. É muito trabalhoso ler o Zizek e os paralelismos dispares que faz e os raciocínios que não passam de premissas soltas em que o sujeito é forçado a pensar e a chegar a conclusões dentro da estrutura que ele induz. Tenho imensos livros dele e acho esta abordagem dele à Ideologia muito interessante. Se ele merece o estatuto de meme que alcançou? Epá, sinceramente. Creio que é por ser mesmo o primeiro do seu género. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 12 Novembro 2016 Por isso é que eu prefiro o primeiro documentário, onde ele se preocupa mais em desconstruir a mensagem dos vários filmes. No segundo ele chega ao ponto, como eu exemplifiquei, de deturpar a lógica e mensagem de um filme para fazer valer a sua própria ideologia. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 13 Novembro 2016 Que dizes da análise dele ao Rear Window do Hitchcock? Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 13 Novembro 2016 (editado) Que dizes da análise dele ao Rear Window do Hitchcock? No documentário? Ele não chega a analisar "Rear Window". O filme é apenas mencionado em referência a Hitchcock: "(...) In Hitchcock, we have the motif of a person hanging from an abyss by the hand of another person. The first example: 'Saboteur'; 'Rear Window'; then we have in 'To Catch a Thief'; then in 'North by Northwest'; then, of course, in 'Vertigo'. So we see here the same visual motif repeating itself. (...)" Editado 13 Novembro 2016 por bmfpcdm Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 14 Novembro 2016 No documentário? Ele não chega a analisar "Rear Window". O filme é apenas mencionado em referência a Hitchcock: No filme da Ideologia. Diz que a personagem principal queria fazer à namorada/mulher, aquilo que o vizinho tinha feito. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 14 Novembro 2016 No filme da Ideologia. Diz que a personagem principal queria fazer à namorada/mulher, aquilo que o vizinho tinha feito. Julgo que em Ideologia “Rear Window” não é sequer mencionado, mas posso estar enganado; se me souberes dizer o momento em que ele fala sobre o filme, agradecia. De qualquer forma, “Rear Window” é um dos meus filmes favoritos do Hitchcock. Eu considero o protagonista como estando ao mesmo nível da audiência, até mesmo como representante da audiência. Portanto essa interpretação não me choca, até considero que essa linha de pensamento possa dizer mais sobre quem faz a observação, num contexto de projeção psicológica, do que sobre o personagem ou o filme. Compartilhar este post Link para o post