Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
alex81

Messi não vai à gala da FIFA

Publicações recomendadas

Se calhar está a falhar-me a memória mas, assim de repente, o Del Bosque é capaz de ser o único treinador a limpar Mundial e Europeu. E isso contará nesse ranking.

Compartilhar este post

Link para o post

Nos tempos do Real até era capaz de ser bom, agora na seleção espanhola as conquistas devem-se unicamente ao contexto em que encontrou a seleção (que já era campeã europeia a jogar mais do que alguma vez jogou com ele). Nunca jogaram ponta, ganhavam quase sempre pela margem mínima e quando as coisas apertavam, os árbitros davam um empurrãozinho. Apanhou uma equipa fenomenal que era a espinha dorsal de um clube, tentou aplicar a filosofia mas tudo o que se via era a equipa a trocar a bola no meio campo sem nexo, mas lá ia resultado porque tinha alguns dos melhores jogadores do mundo que jogavam de olhos fechados e num rasgo ou outro decidiam um jogo. Entretanto o clube começou a perder um pouco dessa filosofia e os resultados da seleção começaram a ser mediocres, mesmo continuando a ter dos melhores jogadores do mundo. Até pode ter grande currículo mas não me convence. Se é pelo currículo mais depressa lá metia o Ancelotti, e estou longe de ser fã.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Tenha ou não um bom estilo mas o Del Bosque merece estar nessa lista. Tem um palmarés riquíssimo, nomeadamente em termos de títulos internacionais. Assim como o Ancelotti, que também merecia lá estar.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem me choca a ausência do Guardiola quando dos treinadores em actividade só o Mourinho é que está na lista. Convém não esquecer que o Mourinho anda no topo há cerca de 15 anos, foi claramente o melhor do mundo uma carrada de anos e um dos, se não mesmo o, responsável por uma mudança profunda na forma de treinar e jogar.

O Guardiola é mais recente e provavelmente fará parte deste tipo de listas a muito curto prazo, mas a sua intervenção no mundo do futebol ainda é muito recente. Há que dar tempo ao tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

A maior revolução do Guardiola nem sequer aconteceu no jogo propriamente dito, dentro das quatro linhas. E só isso demonstra o quão ridículo é deixarem-no de fora de uma lista dessas, seja porque razão for.

Compartilhar este post

Link para o post

A maneira como a malta fala de um senhor do futebol mundial como o Del Bosque parte me todo lol.

E o Guardiola nem 10 anos de carreira tem, daqui a uns anos está nessa lista.

Editado por DS7

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

A maior revolução do Guardiola nem sequer aconteceu no jogo propriamente dito, dentro das quatro linhas. E só isso demonstra o quão ridículo é deixarem-no de fora de uma lista dessas, seja porque razão for.

Da mesma forma com o Mourinho, com a periodização táctica. O Guardiola deveria estar na lista pelo contributo que deu ao jogo. Eu olho para essa lista, e quase todos os treinadores deixaram algum tipo de legado transcendente aos resultados que obtiveram em termos de títulos :)

Compartilhar este post

Link para o post

Nos tempos do Real até era capaz de ser bom, agora na seleção espanhola as conquistas devem-se unicamente ao contexto em que encontrou a seleção (que já era campeã europeia a jogar mais do que alguma vez jogou com ele). Nunca jogaram ponta, ganhavam quase sempre pela margem mínima e quando as coisas apertavam, os árbitros davam um empurrãozinho. Apanhou uma equipa fenomenal que era a espinha dorsal de um clube, tentou aplicar a filosofia mas tudo o que se via era a equipa a trocar a bola no meio campo sem nexo, mas lá ia resultado porque tinha alguns dos melhores jogadores do mundo que jogavam de olhos fechados e num rasgo ou outro decidiam um jogo. Entretanto o clube começou a perder um pouco dessa filosofia e os resultados da seleção começaram a ser mediocres, mesmo continuando a ter dos melhores jogadores do mundo. Até pode ter grande currículo mas não me convence. Se é pelo currículo mais depressa lá metia o Ancelotti, e estou longe de ser fã.

A meu ver mereciam os dois estar na lista. E eu nem gosto do Del Bosque.

Compartilhar este post

Link para o post

Não foi dentro de campo? Não percebi.

Compartilhar este post

Link para o post

Grandes argumentos, qualquer um ganhava com a Espanha, era só metê-los a jogar ahaha

Era a Espanha e o Barça

Editado por Grillo

Compartilhar este post

Link para o post

Da mesma forma com o Mourinho, com a periodização táctica. O Guardiola deveria estar na lista pelo contributo que deu ao jogo. Eu olho para essa lista, e quase todos os treinadores deixaram algum tipo de legado transcendente aos resultados que obtiveram em termos de títulos :)

A periodização táctica faz parte do jogo. Não lhe tiro mérito nenhum, até porque de certa forma, o trabalho do Mourinho antes ajudou imenso o trabalho do Guardiola depois, mas é um trabalho direccionado para o jogo. Já o Guardiola, com o jogo, conseguiu mudar mentalidades.

Não foi dentro de campo? Não percebi.

Não. A maior revolução do Guardiola foi a forma como, numa parte substancial dos adeptos, a percepção do jogo se alterou significativamente. É só pensar, por exemplo, que o "boom" dos blogs e sites desportivos se dá sensivelmente na época do Barça dele, e quase todos por arrasto daquela filosofia de jogo (ainda hoje nascem blogs desse tipo quase como cogumelos, por todo o lado). Aliás, a própria discussão entre ideias e filosofias de jogo acentua-se drasticamente com o aparecimento do Barcelona dele, e das suas batalhas com o Mourinho em Espanha. Nunca antes o jogo em si foi tão valorizado, mediatizado e discutido como actualmente, e ele é um dos catalisadores (o principal, quanto a mim) desse acontecimento.

O Mourinho também mudou muitas mentalidades, sobretudo entre pessoas que estavam/estão por dentro do jogo (e é também por isso que é um membro de pleno direito de um "top 10" de treinadores na história do jogo), mas não de forma tão vincada como aquilo que o catalão conseguiu com as suas ideias. A explosão mediática do "tiki-taka", do futebol de posse, a análise e as discussões extremas e exaustivas baseadas em diferenças ideológicas (como nunca antes se tinha visto), a legião de seguidores quase religiosos que criou e cultivou (muitos deles até fanáticos e que o seguem à risca, mesmo sem perceberem muitas das ideias que ele defende, e sem conseguirem admitir que também ele erra e também ele tem defeitos, mesmo dentro das suas ideias), a exigência e a aura que se criou à sua volta (é capaz de ser o único treinador, nos últimos anos, a quem chegou a parecer natural exigir-se mais do que "apenas" ganhar títulos), tudo isso faz com que ele pertença a qualquer lista destas. Fora tudo aquilo que depois conseguiu, efectivamente, em campo.

Aparte disto, queria dizer também que falta ali o Herbert Chapman na lista, porque WM.

Compartilhar este post

Link para o post

Grandes argumentos, qualquer um ganhava com a Espanha, era só metê-los a jogar ahaha

Era a Espanha e o Barça

As coisas não são assim tão lineares mas não é por ter ganho aquelas duas competições que passa a ser um grande treinador. Tal como o Low não seria se tivesse juntado este europeu ao último Mundial. E a seleção era o resultado do Barça, uma equipa num enorme momento em que os seus jogadores jogavam de olhos fechados. Quando essa filosofia se começou a dissipar bem vi os resultados que ele obteve. O que não quer dizer que qualquer um teria conquistado os 2 troféus.

Analisando as coisas de outra forma. O Del Bosque, tendo indiscutivelmente um currículo superior a eles, é actualmente melhor treinador do que o Kloop? Conte? E por aí. Se tivesses que escolher um treinador para um clube de topo, em que lugar é que viria o Del Bosque? Consideráva-lo opção sequer? Há mais treinadores que têm grandes currículos que não estão ali. Se olharmos para os nomes (pelo menos todos os que eu conheço) revolucionaram um pouco o jogo à sua maneira e serviram de inspiração para outros treinadores. Consigo argumentar a presença de cada um deles sem mencionar qualquer troféu conquistado (ou aqueles em que tiver que mencionar as conquistas, são feitos do outro mundo), sobre o Del Bosque já não posso dizer o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma boa gestão de balneário também é uma arte e o Del Bosque foi capaz de o fazer com dois dos balneários mais difíceis de que tenho memoria.

Compartilhar este post

Link para o post

Não digo que não, mas para mim é impensável estar entre os 10 melhores treinadores de sempre, sendo que ficaram de fora treinadores superiores a ele.

É que se formos pelo currículo, onde está o Bob Paisley?

Compartilhar este post

Link para o post

As coisas não são assim tão lineares mas não é por ter ganho aquelas duas competições que passa a ser um grande treinador. Tal como o Low não seria se tivesse juntado este europeu ao último Mundial. E a seleção era o resultado do Barça, uma equipa num enorme momento em que os seus jogadores jogavam de olhos fechados. Quando essa filosofia se começou a dissipar bem vi os resultados que ele obteve. O que não quer dizer que qualquer um teria conquistado os 2 troféus.

Analisando as coisas de outra forma. O Del Bosque, tendo indiscutivelmente um currículo superior a eles, é actualmente melhor treinador do que o Kloop? Conte? E por aí. Se tivesses que escolher um treinador para um clube de topo, em que lugar é que viria o Del Bosque? Consideráva-lo opção sequer? Há mais treinadores que têm grandes currículos que não estão ali. Se olharmos para os nomes (pelo menos todos os que eu conheço) revolucionaram um pouco o jogo à sua maneira e serviram de inspiração para outros treinadores. Consigo argumentar a presença de cada um deles sem mencionar qualquer troféu conquistado (ou aqueles em que tiver que mencionar as conquistas, são feitos do outro mundo), sobre o Del Bosque já não posso dizer o mesmo.

Exacto. Tirando talvez o Lattek e o Lobanovsky, mas também admito que conheço-os menos bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...