Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Arnold

Rússia: Explosões no metro de São Petersburgo fazem pelo menos dez mortos

Publicações recomendadas

Publico_logo.png

Rússia: Explosões no metro de São Petersburgo fazem pelo menos dez mortos

Há também 50 pessoas feridas. Foram publicadas imagens de feridos no chão, mas não há ainda qualquer confirmação oficial de que tenha sido um atentado.

Duas explosões no metro de São Petersburgo terão feito pelo menos 10 mortos, de acordo com a imprensa russa, e 50 feridos, segundo o gabinete de imprensa do governador. Imagens nas redes sociais mostram a porta de uma carruagem destruída e uma nuvem de fumo negro numa das estações.

Há fotografias de pessoas deitadas no chão, aparentemente feridas, de acordo com a Reuters que cita o site Life News. Foram encerradas todas as estações de metro, segundo a agência Interfax, que cita as autoridades do metropolitano. Na origem de uma das explosões terá estado um aparelho "envolvido em elementos destrutivos", segundo a Interfax.

O Presidente russo, Vladimir Putin, confirmou a existência de mortos e feridos, mas disse que as autoridades estão ainda a tentar apurar as causas do incidente. Putin diz que todas as hipóteses estão a ser avaliadas, incluindo a de um ataque terrorista.

As explosões ocorreram em duas carruagens de um comboio que fazia a ligação entre as estações da Praça Sennaia e do Instituto Tecnológico.

Putin tinha um encontro marcado com o homólogo bielorrusso, Alexander Lukashenko, em São Petersburgo esta segunda-feira.

No final de Dezembro de 2013, um duplo atentado suicida na estação de comboios e na estação de autocarros provocou 18 mortos. Os ataques, em dois dias consecutivos, foram atribuídos a militantes extremistas do Cáucaso.

Em 2010, morreram 39 pessoas quando duas bombistas suicidas tchetchenas se fizeram explodir no metro de Moscovo.

Link Publico

Compartilhar este post

Link para o post

Que nojo, sempre a acontecer estas m*rdas.

Compartilhar este post

Link para o post

Já está confirmado ser um ataque terrorista? Já foi reivindicado pelo Daesh?

Compartilhar este post

Link para o post

Já está confirmado ser um ataque terrorista? Já foi reivindicado pelo Daesh?

Se não foi vai acabar por ser, é sempre assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Se não foi vai acabar por ser, é sempre assim.

Enfim, não vou dizer o que penso sobre o Islão, porque se não sou um intolerante ou porque se não, sou banido. Vou-me calar e ler o que a malta vai escrever.

Compartilhar este post

Link para o post

O mais provável é ter sido o pessoal do cáucaso, outra vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Enfim, não vou dizer o que penso sobre o Islão, porque se não sou um intolerante ou porque se não, sou banido. Vou-me calar e ler o que a malta vai escrever.

o que era preciso era que os amaricanos amandassem bombas para tudo o que é país muçulmano, começava-se no chile e só acabava em marrocos

Compartilhar este post

Link para o post

o que era preciso era que os amaricanos amandassem bombas para tudo o que é país muçulmano, começava-se no chile e só acabava em marrocos

O vsc_1922, pelo que sei vive na Holanda e esteve na Turquia. Deve ter as suas legitimas razões, ao contrário, se calhar de ti, que a experiência com muçulmanos resume-se "ir ao rei do kebab depois duma noite no Urban".

Compartilhar este post

Link para o post

Não é o Daesh. Existem outros grupos terroristas, quase de certeza que foram os tchetchenos.

Compartilhar este post

Link para o post

O vsc_1922, pelo que sei vive na Holanda e esteve na Turquia. Deve ter as suas legitimas razões, ao contrário, se calhar de ti, que a experiência com muçulmanos resume-se "ir ao rei do kebab depois duma noite no Urban".

Não sabia que a Holanda era um país muçulmano.

Compartilhar este post

Link para o post

eu também tenho as minhas legitimas razões para não gostar dos adeptos do vitória e não é por isso que venho para aqui generalizar a dizer que são todos maus

eu nem quis entrar por aí :mrgreen:

Editado por bruno2

Compartilhar este post

Link para o post

eu também tenho as minhas legitimas razões para não gostar dos adeptos do vitória e não é por isso que venho para aqui generalizar a dizer que são todos maus

Tens noção que generalizaste o que ele escreveu quando ele nem próprio deu a sua opinião sobre o Islão, certo? :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Tu é que estás a afirmar, não eu. Mas é um facto que têm 5% de população declarada muçulmana.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem bons.

Compartilhar este post

Link para o post

Epah :lol:

Correcto. O que não quer dizer que por isso ser verídico tenha mais ou menor conhecimento que A,B ou C sobre o Islão e com os muçulmanos. São vivências diferentes, experiências totalmente díspares das de conhecer um muçulmano pela universidade ou de comer num "rei do Kebab". Já falei neste fórum, por algumas ocasiões, de alguns acontecimentos que testemunhei que, infelizmente, acabaram por moldar a minha opinião - negativa -, sobre os muçulmanos. Mas longe de mim estar a querer condenar uma religião. A história do Catolicismo está, também, toda ela cheia de atrocidades.

Não é o Daesh. Existem outros grupos terroristas, quase de certeza que foram os tchetchenos.

Sim, estava a ver na BBC e provavelmente terão mesmo sido eles. Não sabia que havia, actualmente, tchetchenos a integrar o Daesh. :blink:

Longe disso. Mas, no entanto, a sua presença é gigante. Aqui em Haia, há centenas de milhares. Não sei ao certo a população de Haia, salvo erro acho que é meio milhão, mas certamente que 1/3 são Muçulmanos. Na grande maioria, são todos simpáticos, mas há sempre aqueles - que devido às coisas que vais vendo -, te acabam por sugestionar. Além disso, a forma como se concentram, maioritariamente em "bairros" só para eles ou em restaurantes/talhos/mercados árabes, acaba sempre por me fazer uma certa "confusão". Longe de mim ser racista, só acho que contraditório se queixarem de "falta de integração" quando eles são os primeiros a não sair da zona de conforto deles. É engraçado constatar que a geração de muçulmanos da minha idade ou holandeses/muçulmanos já procura integrar-se mais no estilo de vida Europeu.

Tens noção que generalizaste o que ele escreveu quando ele nem próprio deu a sua opinião sobre o Islão, certo? :estrelas:

Leu na diagonal.

Compartilhar este post

Link para o post

Por causa disso, eu não posso ir a certos estádios sozinho e identificado, tendo elevadas hipóteses de ser agredido fisicamente (e nem falo verbalmente). Felizmente são poucos.

Compartilhar este post

Link para o post

não deu a opinião mas disse que corria o risco de ser banido caso o fizesse. Assumo que não viesse dizer que gostava de fazer o amor com todos os praticantes do islão :lol:

Por causa disso, eu não posso ir a certos estádios sozinho e identificado, tendo elevadas hipóteses de ser agredido fisicamente (e nem falo verbalmente). Felizmente são poucos.

pronto, então já sabes como é que se sente um muçulmano que viva na europa ou nos eua quando sai de casa

Compartilhar este post

Link para o post

Pelos vistos havia pelo menos mais uma bomba que não explodiu, estava dentro de um saco abandonado na estação e é construida dentro de um extintor de incêndios, dá para ver na imagem também os rolamentos metálicos que estavam no saco, usados para aumentar o grau de mortalidade da bomba. É um tipo de IED (improvised explosive device) muito comum na Síria e Iraque, típica bomba jihadista. Tanto podem ser afiliados ao Daesh, Al-Qaeda ou outro grupo qualquer.

9a7OY888PbQ.jpg

Era uma questão de tempo até um ataque do género voltar a acontecer na Russia, o país tem milhares de muçulmanos radicalizados na zona do Cáucaso, muitos dos quais foram para a Síria. Os serviços secretos são muito eficazes no controlo da ameaça e têm parado muitos possíveis ataques nos últimos anos. Até agentes infiltrados têm nos piores grupos que estão na Síria e a própria intervenção militar Russa também serve para os exterminar lá antes que consigam voltar ao Cáucaso, da mesma forma a China também tem contribuído com informação sobre os "seus" extremistas Uyghurs que estão na Síria de forma a ficarem por lá. No caso Russo há mesmo unidades de elite apenas compostas por falantes de Russo integrados no Daesh ou Nusra, foram por exemplo os responsáveis pelo ataque a Kobane ou são quem trava a guerra de montanha na província montanhosa de Latakia.

Compartilhar este post

Link para o post

Longe disso. Mas, no entanto, a sua presença é gigante. Aqui em Haia, há centenas de milhares. Não sei ao certo a população de Haia, salvo erro acho que é meio milhão, mas certamente que 1/3 são Muçulmanos. Na grande maioria, são todos simpáticos, mas há sempre aqueles - que devido às coisas que vais vendo -, te acabam por sugestionar. Além disso, a forma como se concentram, maioritariamente em "bairros" só para eles ou em restaurantes/talhos/mercados árabes, acaba sempre por me fazer uma certa "confusão". Longe de mim ser racista, só acho que contraditório se queixarem de "falta de integração" quando eles são os primeiros a não sair da zona de conforto deles. É engraçado constatar que a geração de muçulmanos da minha idade ou holandeses/muçulmanos já procura integrar-se mais no estilo de vida Europeu.

"Centenas de milhares"... Boa matemática, segundo a tua estimativa, nem 200.000. Segundo a wiki, nem 100.000; mas parece que essa estimativa se limita a somar as populações turcas e marroquinas, o que perfaz aproximadamente 70.000.

Quando falas em "sugestionar", estás a admitir que a minoria perverte a boa impressão que tinhas da maioria?

Compartilhar este post

Link para o post

"Centenas de milhares"... Boa matemática, segundo a tua estimativa, nem 200.000. Segundo a wiki, nem 100.000; mas parece que essa estimativa se limita a somar as populações turcas e marroquinas, o que perfaz aproximadamente 70.000.

Quando falas em "sugestionar", estás a admitir que a minoria perverte a boa impressão que tinhas da maioria?

Desculpa-me, se não fui preciso. Não acho que a estatística seja o mais importante aqui, acho que o queria destacar era o facto de serem muitos.

Não é uma minoria que perverte. São mais do que "uma minoria." Até porque já conheci pessoas, que achava absolutamente normais, que apesar de não apoiarem os recentes atentados, "compreendiam." Se isto não deturpa a minha boa impressão, o que deturpará.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa-me, se não fui preciso. Não acho que a estatística seja o mais importante aqui, acho que o queria destacar era o facto de serem muitos.

Não é uma minoria que perverte. São mais do que "uma minoria." Até porque já conheci pessoas, que achava absolutamente normais, que apesar de não apoiarem os recentes atentados, "compreendiam." Se isto não deturpa a minha boa impressão, o que deturpará.

E eles explicaram o porquê?

Compartilhar este post

Link para o post

E quais são as tuas "legítimas razões" para não gostares de muçulmanos?

Já agora, consideras que devemos odiar espanhóis por causa do que fez a ETA, ou consideras que os habitantes de Manchester devem odiar os irlandeses por causa do que o IRA fez em 96? Só um paralelismo.

Compartilhar este post

Link para o post

Que existem problemas em algumas das comunidades muçulmanas de grandes cidades da Europa parece-me óbvio.

Tal como é óbvio que têm causas diferentes e sem duvida as maiores causas são as sociais. Mas não admitir que o problema existe é exatamente o que tem dado lenha para a fogueira da extrema-direita nesses países. Mais especificamente, a esquerda não admitir que existe um problema dentro das comunidades, com manifestações que não podem existir nos países berço das ideias laicas é muito do problema.

Eu acho que já escrevi aqui um texto sobre isto quando foram os atentados em Bruxelas, mas sem me querer alongar muito vou só dizer isto. Eu tenho um amigo que viveu em Molembeek, e até fez parte de organizações de bairro e de vizinhos de lá e o que ele conta é que realmente a realidade de muitos dos jovens muçulmanos é uma realidade opressiva. Não é raro estares com um amigo árabe na rua e passar um grupo, normalmente até vestidos com a roupa tradicional que os próprios pais não usam, que comenta para o teu amigo: "irmão, não te vejo na mesquita há muito tempo, vê lá se passas lá"... ou estares com uma miúda árabe e passarem e dizerem à "irmã" que não conhecem de lado nenhum que tem de ter mais atenção com a roupa, ou que não devia estar a fumar por exemplo. Ora, isto para mim são nazis, pura e simplesmente. E se não é tolerável teres nazis na tua rua, não é tolerável ter gente com esse comportamento. E isto são exemplos simples apenas do dia-a-dia mas que refletem algo muito errado por trás.

Compartilhar este post

Link para o post

O discurso islamofóbico dos dias de hoje também tem o hábito de inflacionar números, se te queres distanciar dele tenta evitar cair na mesma tentação, só isso.

Então explicaste-te mal, pois primeiro afirmaste que a maioria era toda simpática, mas que havia aqueles que acabavam por te "sugestionar"... Implicando que os últimos eram uma minoria.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...