Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
infinito

Eto'o sobre Guardiola

Publicações recomendadas

No Bayern não falei a nível desportivo, mas dou-te apenas um exemplo, pois é o primeiro que me lembro, os problemas que teve com os médicos do clube...

Em relação à primeira parte não é bem assim...

Mas não vou continuar esta discussão, já deu para perceber que és fã do Guardiola, nunca iremos chegar a um consenso.

Eu até te dei mais do que um exemplo, quando referi as figuras de peso do Bayern. Penso que pelo menos o Beckenbauer e o Hoeness foram críticos dele.

Então é como?

Eu sou fã do Guardiola, sim. Mas eu não estou a partir dos meus gostos para discutir este assunto. Estou a tentar demonstrar que problemas nas relações entre treinador e jogador é algo de que nenhum treinador está livre ou isento. A partir do momento em que um treinador toma decisões, eventualmente, haverá sempre alguém que terá um problema com ele, porque é impossível agradar a toda a gente.

O problema aqui é só a forma, como já se percebeu. Concordam com a de uns, discordam com a de outros. Mas há que perceber que a versão do Eto'o não se assume, logicamente, como uma verdade absoluta. Para cada Eto'o, se calhar, é possível encontrar um Xavi. E isto vale para o Guardiola, para o Mourinho, para o Jesus, para o Simeone...

Compartilhar este post

Link para o post
Então mas és treinador, ou tens um modelo fixo? Se tenho um gajo que marca 36 golos fora o resto que dá, tenho de o encaixar na minha equipa e potencia-lo.

O conceito de guerra medieval era a carga de cavalaria pesada. Formava-se uma linha compacta de homens montados em cavalos com armaduras pesadas e lanças compridas que carregavam a galope sobre as fileiras inimigas. A vantagem deste tipo de investida era não só o elevado poder de choque que uma parede compacta de cavalos a alta velocidade levava, como o impacto psicológico que esta carga tinha sobre os desgraçados que a viam em direcção a eles. Dá para imaginar o que seria estar a ver aquilo vir direito a ti e tu só com um escudo, quando o tinhas, para te defender. Quem os pode censurar?

A cavalaria pesada era a principal arma neste tipo de guerra. Até ao dia em que os ingleses (na verdade os escoceses, mas para efeitos desta analogia ignoremos isso) entenderam que deveriam combater de forma diferente e decidiram combater a cavalaria francesa com homens apeados. Mandaram desmontar os cavaleiros e formaram uma linha de homens apeados com lanças compridas apoiada pelas alas repletas de arqueiros - os famosos longbowmans britânicos. Resultado? Venceram os franceses em todas as principais batalhas campais na Guerra dos Cem Anos até estes terem aparecido com os primeiros engenhos de artilharia.

Há muitas formas de se vencer uma batalha e as guerras, e nem sempre a melhor é utilizando as armas convencionais. Os ingleses decidiram ignorar a principal arma de qualquer exército medieval em vez de a potenciar e definir uma estratégia em que esta encaixasse porque delinearam uma estratégia diferente em que ela - a cavalaria - não tinha lugar. E tiveram sucesso.

O Guardiola fez o mesmo. Encontrou uma forma de jogar diferente em que a principal arma ofensiva da equipa não encaixava. A estratégia funcionou, ganhou tudo o que tinha a ganhar e comprovou-se que a decisão do Guardiola foi a correcta.

Editado por Black Hawk
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fico com ele, fazemos as pazes e depois cantamos o "Kumbaya" juntos, debaixo de um céu estrelado.

Agora a sério. Que fazias?

Compartilhar este post

Link para o post

Mandava-o embora.

Mas metias o jogador de parte e não lhe falavas? Mandavas a msg por outros?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas metias o jogador de parte e não lhe falavas? Mandavas a msg por outros?

Colava-lhe post-its no cacifo, todos os dias, até ele perceber a ideia.

Porque é que eu sinto que estamos a assumir a versão do Eto'o como toda a verdade? É que nem sequer me lembro de ouvir o Guardiola a tocar neste assunto, por acaso. Há o caso do Joe Hart, este ano. O Guardiola disse-lhe que não contava com ele, o jogador admitiu que o treinador lhe disse isso, cada um foi à sua vida e pronto, assunto resolvido. Há o caso do Yaya também. Eu até era daqueles que pensava que não havia solução e o empresário fartou-se de abrir a boca para disparar tiros de pólvora seca, mas a verdade é que eles lá se entenderam e ele faz parte do plantel. Será que o filme que o Eto'o ali criou é verdade? Ou será que ele deixou algumas partes de fora?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho muito estranho que se diga isso quando no inicio dessa época o Guardiola deixou bem claro que não contava com : Deco, Ronaldinho e Etoo. Creio que o assunto até veio à baila em conferência de imprensa por essa altura.

A única razão para o Etoo ter acabado por ficar foi porque o Barça não recebeu nenhuma proposta interessante para se desfazer dele. Acho que o que mais se falava em Espanha até era do Real Madrid e nessa o Barcelona, como é óbvio, não estava interessado.

Mas pronto, já dá para aquecer :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

preferiam

ronaldinho, messi, deco, eto'o, henry, xavi e iniesta

ou

zidane, beckham, raúl, ronaldo, roberto carlos, figo e casillas

Compartilhar este post

Link para o post

ou

maldini, nesta, cafu, rui costa, gattuso, pirlo, shevchenko, pirlo, seedorf, kaká

para mim são as três equipas míticas, isto em termos de nomes. esse barça ficou a 20 pontos do real no campeonato, por exemplo.

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Schmeichel, Giggs, Beckham, Neville, Stam, Keane, Yorke, Andy Cole, Scholes não ficam nada a dever a essas três :mrgreen:

EDIT: Já agora, um jogador que não faça o que lhe peço, encosta. Já encostei um que se achava a estrela da companhia durante dois jogos, agora já ouve o que lhe digo. Deu-se mal que o que foi para o lugar dele fez o que se lhe pedia e muito dificilmente perde o lugar. (estou a treinar uma equipa de juniores)

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

É aquele típico gajo que diz sempre que é o maior e o melhor, mas não especifica bem de quê. Pode ser o melhor do mundo, do país, do bairro, lá de casa...

Já tinha visto o programa, vi a entrevista na intrega. Le Club du Dimanche, tem umas bem engraçadas, o do Wenger vale a pena.

A ideia que fico dele é mesmo essa Poeira, já vi outra no Canal+ e foi isso sem tirar nem por. Para além que me pareceu que se um treinador andar com ele ao colo, é o maior. Se o contrariar já é o pior. O Eto'o quer as coisas a maneira dele e só assim é que está disposto a trabalhar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu como treinador a minha filosofia é a de que, número 1, a minha principal responsabilidade é dar condições aos melhores para serem os melhores e, número 2, que cada homem é um homem, uns trabalham para mim e outros eu trabalho para eles, porque eles merecem e os outros os reconhecem. Cada personalidade deve ser cuidada a nossa favor. Mas o conflito é inevitável claro. Vai sempre existir. Não há gestão perfeita a esse nível.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu como treinador a minha filosofia é a de que, número 1, a minha principal responsabilidade é dar condições aos melhores para serem os melhores e, número 2, que cada homem é um homem, uns trabalham para mim e outros eu trabalho para eles, porque eles merecem e os outros os reconhecem. Cada personalidade deve ser cuidada a nossa favor. Mas o conflito é inevitável claro. Vai sempre existir. Não há gestão perfeita a esse nível.

Focando-nos nesta questão. Quando tens 3 que, a teu ver, são os melhores (Messi, Xavi e Iniesta), e uma estratégia para potenciar estes 3 "estraga" um possível 4º melhor (Eto'o), se calhar tens de tentar pôr o Eto'o a trabalhar para ti enquanto tu trabalhas para potenciar aqueles 3.

Já para não falar que os melhores para ti podem não ser os melhores para mim, podem não ser os melhores para a tua própria equipa (EDIT: ou seja, a perceção geral do balneário é que o melhor é o A, quando tu achas que é o B) e, sobretudo, podem não ser os melhores para aquele que estava habituado a ser tratado como o melhor e que, a teu ver, não é.

A avaliação de um jogador ou de um grupo de jogadores é altamente subjetiva. Ainda há dias, o presidente do clube me perguntou porque é que não andava a usar tanto o Zé, que ele é rápido e forte. Pois, é rápido e forte e só funciona (e mal) com 9 ou 10 atrás da linha da bola a chutarem para as costas da defesa em que ele, normalmente, é mais rápido e forte que eles e acaba por ganhar os lances. Como eu quero jogar a bola ele não serve e o meu avançado titular tem sido um miúdo que até então nunca tinha sido titular. O Zé era o melhor da equipa quando jogavam em "8-0-2" ou "9-0-1", agora que ando a jogar em 4-3-3 clássico com um médio a "extremo" para ser uma espécie de 10 aberto com movimentos interiores, ele não serve porque agora passamos mais de 30% do tempo com bola (devemos andar com os 50%, o que já não é mau para o que aquela equipa era há um mês) e no meio-campo adversário. Entrou uma vez quando quis partir (estávamos a perder 2-1 e só tinha 2 jogadores no banco, depois de 2 substituições feitas e o outro era um GR) e só fez porcaria porque o sistema é completamente contrário a ele. Só que um juvenil anda a ser dos melhores em campo a ser um 6 com a bola no pé, um dos meus médios é inteligentíssimo taticamente e tecnicamente é mais que aceitável para o nível, o 10 que jogava como um defesa, agora parte de uma das linhas e anda a vaguear por ali passa a vida a criar desequilíbrios na equipa adversária e já ganhámos 4-0 ao Murça quando tínhamos perdido (antes de eu chegar) 3-0 ou 3-1 lá. Potenciei os que eu acho melhores e sempre de acordo com as minhas ideias de futebol apoiado. Porque os que para mim são melhores são aqueles que interpretam melhor aquilo que eu quero. Sendo esse o tipo de jogador que eu gosto mais, é esse o tipo de jogador que eu acho melhor.

E até me pareceu que não quiseste de forma alguma "atacar" o Guardiola e muito menos a mim, mas o teu post serve para o que quis dizer e acabei por me alongar.

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Quem o punha na linha num instante era o Jaime Pacheco.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem o punha na linha num instante era o Jaime Pacheco.

Curiosamente o Pacheco foi treinador dele no Maiorca e teve problemas com ele. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...