Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Moss

Abel Camará: "Até a minha companheira grávida tentaram agredir"

Publicações recomendadas

Abel Camará: "Até a minha companheira grávida tentaram agredir"

Um grupo de adeptos do Belenenses reagiu com violência à derrota da equipa no Restelo frente ao Paços de Ferreira.

18222656_1329394433781573_7551618377166607505_n.jpg?oh=5dd5ffe28ee57f616ed679393feac653&oe=597B0721

O capitão do Belenenses, Abel Camará, reagiu esta segunda-feira em comunicado à tentativa de agressão de alguns adeptos do clube do Restelo após a derrota de domingo com o Paços de Ferreira. Num longo comunicado enviado às redações, o jogador do Belenenses acusa um 'pequeno grupo de desordeiros' de tentativa de agressão a ele e à sua mulher grávida.

Leia o comunicado de Camará na íntegra:

"Esta é a minha oitava época de ligação ao Os Belenenses. Cheguei em 2008, para o escalão de juniores, para uma equipa que, treinada pelo actual seleccionador de sub-21, ficou em terceiro lugar na zona Sul do campeonato nacional. Desde então, servi a equipa sénior, na primeira e na segunda divisão, e estive cedido a outros clubes, em Portugal o Estrela da Amadora e Beira-Mar, e no estrangeiro o Petrolu, da Roménia, e o Al-Faisaly, da Arábia Saudita. No total, como sénior, já vesti a camisola do clube mais de cem vezes - 122, para ser mais exacto. Sou internacional pela Guiné Bissau.

E a verdade é que aguentei muito. Desde a época em que regressei da cedência ao Petrolul, em 2014/15. Nessa temporada, convém recordar, conseguimos o apuramento para a Liga Europa, mas também não me esqueço de que fui insultado logo no primeiro jogo de preparação, contra o Oriental. O grupo e toda a estrutura, liderada pela Presidente Rui Pedro Soares, não deixaram que um pequeno grupo de gente que se assume como anti-Belenenses SAD me incomodasse ou desestabilizasse a equipa e, pouco a pouco, fomos superando o sucedido.

Este ódio por parte dessa pequena facção vem da época 2011/12. No final de um jogo contra o Sporting da Covilhã, alguns adeptos manifestaram a sua legítima insatisfação, mas houve então um grupo que resolveu rodear e insultar a mãe do nosso capitão da altura, Sérgio Barge. Nesse momento resolvi intervir, separei as pessoas e acalmei a situação, tendo posteriormente sido acusado de ter agredido esses adeptos. Até hoje, contudo, ninguém o provou nem apresentou queixa. Se tivesse havido incorrecto da minha parte, por que não teriam apresentado queixa?

Na semana seguinte, jogámos contra o Trofense e infelizmente perdemos. No final do encontro, e como sempre sucede - como sucedeu, de resto, no último domingo -, alguns dos meus familiares e amigos aguardaram a minha saída do estádio. Mais uma vez, um grupo de adeptos acusou-os de agressão e de terem mostrado facas e armas. Até hoje, mais uma vez, ninguém o provou nem apresentou queixa. E após cada jogo no Restelo os mesmos familiares e amigos continuam a aguardar a minha saída, exactamente no mesmo local.

Infelizmente, por razões que realmente me ultrapassam e que até hoje não consigo entender, a situação tomou outros caminhos e um pequeno grupo de desordeiros espera sempre uma falha minha para me atacar e desestabilizar, como voltou a acontecer no jogo deste domingo, contra o Paços de Ferreira. Não conseguem, desde logo porque serão sempre mais os que me apoiam dos que os que me assobiam. E porque tenho uma personalidade forte e saio sempre de cabeça erguida, seja de um jogo ou de um treino, e com a consciência de tudo ter dado pelo Belenenses.

Este domingo, à saída do estádio, quando esperava a minha companheira, deparo-me com um grupo de desordeiros a insultar-me e a tentar agredir-me. Um deles tentou inclusivamente agredir a minha companheira, que está grávida. E isso eu não admito. Assobiar e insultar faz parte, infelizmente, da vida de jogador, e faz parte sobretudo da cultura desportiva que desde algum tempo se instalou em Portugal. Mas partir para a agressão é algo intolerável e que jamais admitirei. Sendo certo que basta ver as redes sociais para saber que tudo isto e uma campanha organizada, e todos sabem quem são as pessoas que a organizam e incentivam.

Apesar do sucedido, e porque a minha ligação ao Os Belenenses não começou ontem, e sobretudo porque sou um profissional sério e dedicado, continuarei focado em ajudar a equipa, que muito me orgulho de capitanear, a terminar a temporada da melhor forma. O meu percurso no futebol profissional já é longo e felizmente por onde tenho passado todos, sem excepção, têm reconhecido a minha dedicação e o meu carácter. E é isso que me faz ter a consciência tranquila."

SAPO

abelcamarabelenensespacos1.jpg

VEJA OS INSULTOS A ABEL CAMARÁ À SAÍDA DO ESTÁDIO

Compartilhar este post

Link para o post

Fechem este clube de uma vez, por favor. Não tenho palavras para a dor que sinto ao ver o estado das coisas. Mais vale mesmo acabar com tudo.

Mal acabou o jogo vim logo para casa.

Depois houve "cenas" à saída dos jogadores. Com o Camará e a esposa.

Isto tem tudo de trágico-cómico. Agora estamos focados na parte cómica que é: todo o comunicado do Camará. O maior (censurado) e monte de esterco que já vestiu a camisola do meu clube e o espelho perfeito de tudo o que se passa naquela SAD.

Queres que comece por onde? Desde as ameaças com facas e pistolas, até aos insultos aos adeptos, até gozar com o próprio clube, passando por rixas na noite e terminando em mentiras com teor criminoso e novas ameaças físicas a todos os adeptos que se insurgiram contra ele. E não falo só da confusão de domingo. Há tanto pano para mangas que éramos capazes de abrir um alfaiate.

Pelo que me contaram, o Camara estava a sair de carro do estádio e os adeptos começaram a bater no vidro. A mulher, grávida, começou a chamar-lhes de "filhos da p*ta" e aí estalou tudo. Os adeptos passaram-se e o Camara, para a defender, saiu do carro e enfrentou-os. Foi o que me contaram

São todos uma grande cagada.

Isso não é assim tão verdade. Não sou, nem nunca serei, apologista de se confrontar os jogadores desta forma mais hostil. Porém, as coisas não acontecem do nada e não foi isso que se passou ao certo. Juntaram-se adeptos para mostrar o seu descontentamento à porta do estádio (algo que acho óbvio). Depois de alguns insultos para aqui e para ali, enquanto o RPS sorria e acenava (literalmente), os jogadores começaram a sair nos seus carros. Todos saíram de lá tranquilamente no meio de uns quantos "acorda, crl"; "honra a camisola", etc. Até chegar o Camará, que já tinha provocado os adeptos antes e tem todas as atitudes passadas que se sabe. Aí as coisas azedaram no teor dos insultos, mas NINGUÉM agrediu ninguém. Há dezenas de vídeos que o comprovam. O Camará é que saiu do carro feito herói para bater nos que se insurgiram contra ele. Nessa altura entra a mulher em acção, com insultos e ameaças, mas nada mais.

Neste caso não concordo a 100% contigo. Tudo isto teria de rebentar um dia, Diogo. Já viste há quantos anos somos gozados, vexados e enganados pela SAD? Nunca vi os adeptos do Belenenses unirem-se por porra nenhuma. É um ciclo vicioso. Criticam, mandam postas no Facebook e deixam o polvo apoderar-se de mais uma quanta vitalidade da instituição. Isto constantemente. Teria de haver um momento de ebulição que faria as pessoas (humanas que são) perder as estribeiras. Eu presenciei tantas mentiras, ameaças e complôs que não tenho dedos para os contar. Chegámos a um estado de Guerra dentro de algo que devia proliferar outros sentimentos que não o de angústia, raiva e desespero. Eu já passei por todos esses estados e brevemente chegarei ao último e o mais fatal: o de resignação. Nesse dia não voltarei a meter os pés no Restelo.

A partir do momento que partiram para a violência perderam a razão toda. Se é que a tinham sequer.

Foi como te disse, foi o que me contaram. Também me falaram desses acenos do RPS, que artolas.

Violência verbal ou psicológica, só se for. De que violência falas, mesmo? Agressões? É que não houve rigorosamente nada disso... :lol: . Não presenciei, mas há para aí uns 10 vídeos de todos os momentos desde que o Camará sai com o carro, até que aparece a polícia. Ninguém bateu em ninguém.

Tentativas de violência física, segundo o relato dele, obviamente.

Não sei se consigo publicar aqui os vídeos, mas o que se passou foi basicamente isto: Insultos - Ele sai com o carro - Mais insultos - Ele pára o carro - A mulher começa a gritar e a insultar todos enquanto sai do carro - Insultos - Camará sai do carro para bater nos adeptos - Polícia - Camará reentra no carro - Acabou a confusão.

Eles estão TODOS a mentir. O "texto" que ele escreveu é ÓBVIO que não foi ele a escrevê-lo, foi o porco do RPS para dividir mais os sócios e criar uma celeuma desgraçada na CS. Ele vai embora este ano, só quer ver isto a arder, a verdade é esta.

estamos a falar de uma situação gravíssima. O plantel, juntamente com a SAD do clube, demonstrou o seu apoio incondicional ao Camará, pergunto-me: qual será o futuro de todo o plantel para a época 17/18? Porque é mais do que expectável que a liderança da SAD passará para outra pessoa. Vão permanecer elementos que se puseram ao lado do mafioso RPS? O Abel vai ser um dos capitães do clube?

uma coisa é certa, todas as partes estão a agir incorretamente, começando pela SAD, passando por esse nicho de adeptos e acabando no Patrick. Está tudo a arder.

"uma coisa é certa, todas as partes estão a agir incorretamente, começando pela SAD, passando por esse nicho de adeptos e acabando no Patrick. Está tudo a arder. "

Nem mais

Tens toda a razão. Já o alerto há muito tempo: o Belenenses é quase que as cinzas de uma casa que...já ardeu. O futuro é mais do que negro, é pior do que qualquer um de nós possa perspectivar. A procissão ainda vai no adro e muito ainda se vai passar. De bom? Nada. Prevejo uma descida de divisão para breve, assim como um afastamento ainda maior dos sócios e adeptos e consequências gravíssimas em termos financeiros. E isto é o meu lado racional a falar, nem sequer é o pessimista.

O Camará vai ter de sair. Mais tarde ou mais cedo vão perceber isso. É ultrajante que ele seja capitão do clube e que faça o que fez e tem feito. O plantel demonstrou o apoio ao Camará porque foi coagido a isso. Por livre vontade duvido que sequer estivesse lá metade. Jogadores contra adeptos é coisa para correr pior do que mal, mas veremos.

Isto foi o que foi falado no núcleo. Para que não se perca fio à meada de uma estória que já cheira pior que as próprias casas de banho do Restelo e olhem que é difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

Teve sorte que não estava lá o Descartes, senão levava com a bengala no lombo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...