Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
lordbifana

Federação Inglesa adopta Lei Rooney

Publicações recomendadas

FEDERAÇÃO INGLESA VAI ADOTAR «LEI ROONEY»

A Federação inglesa comprometeu-se a aplicar aquela que é conhecida por Lei Rooney. Traduzindo: ficando em aberto o cargo de selecionador, nesta altura ocupado por Gareth Southgate, pelo menos um dos candidatos à sucessão terá de ser de outra minoria étnica.

A lei foi implementada em 2003 na NFL, o principal campeonato de futebol americano. O nome deve-se ao nome do presidente do comité de diversidade da NFL, Dan Rooney. Os clubes ficaram obrigados a receber candidatos de pelo menos uma outra etnia para assumir o cargo de treinador principal.

«Estamos aqui para dar o exemplo. Somos um grande empregador, se pensarmos as 28 seleções inglesas, desde futebol feminino a masculino, passando pelos diversos escalões», disse Martin Glenn, diretor executivo da Federação.

ABOLA

acho muito para dar oportunidades a quem poderá ter mérito e é exluído à partida VS dar oportunidades a alguém só porque tem aquela cor de pele ou etnia também é racismo

opiniões?

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

Isto não faz sentido nenhum.

Parece que implementam isto para não serem racistas.

Compartilhar este post

Link para o post

Estupidez. O que deve importar é o mérito e a capacidade dos candidatos, não a cor de pele.

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebi. Os clubes são obrigados a receber candidatos de uma minoria? E se não houver nenhum candidato de uma minoria? Como é que se obriga os clubes a receber candidaturas...?

Só para a selecção, acho.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, quis dizer equipas e não clubes.

Obriga a FA a entrevistar pelo menos um candidato de uma minoria étnica.

Mas e se simplesmente não houver um candidato de uma minoria étnica?

Compartilhar este post

Link para o post

Se a lei Rooney é adotada conclui-se que eles estão perfeitamente conscientes de que essas candidaturas existiram no passado e continuarão a existir, sendo que esta se trata de uma medida que visa reduzir a probabilidade de discriminação, que às vezes opera a um nível subconsciente.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, quis dizer equipas e não clubes.

Entretanto fui pesquisar e já percebi a regra e acho que faz sentido. Obriga a FA a entrevistar pelo menos um candidato de uma minoria étnica. De resto é com eles, como normal. Percebe-se, tendo em conta que muitos currículos são rejeitados apenas com base no nome do candidato...Estava um artigo na BBC há uns tempos sobre isso. Fizeram dois currículos exatamente iguais mas um com um nome típico anglo-saxónico e outro com um nome hispânico (ou árabe, não me lembro). O primeiro recebeu 3 vezes mais entrevistas do que o segundo.

Exactamente!

Compartilhar este post

Link para o post

os clubes ficam obrigados a receber candidaturas.

Ou seja pelos vistos havia clubes que negavam á partida qualquer contacto com minorias étnicas para cargo de treinador (lei rooney vem obrigar os clubes a aceitar). Tipo parecido com uma fábrica não aceitar pretos nas entrevistas de emprego..

acho eu XD

Editado por dafuq

Compartilhar este post

Link para o post

isto já na NFL é uma valente palhaçada que serve de corpo presente, ainda agora um franchise não pôde oficializar o head coach novo para cumprir com a mesma, sabendo toda a gente quem iria para o poleiro. é uma formalidade, nada mais.

Compartilhar este post

Link para o post

isto já na NFL é uma valente palhaçada que serve de corpo presente, ainda agora um franchise não pôde oficializar o head coach novo para cumprir com a mesma, sabendo toda a gente quem iria para o poleiro. é uma formalidade, nada mais.

Mas na NFL teve um contexto muito específico que motivou a implementação disto e fez sentido, na altura. Ainda que aconteçam cenas como a que referiste do Gruden que os Raidres andaram a ver se arranjam um treinador negro para entrevistar.

No futebol não faz grande sentido, é só para "ficar bem".

Compartilhar este post

Link para o post

fez sentido como? obrigar as equipas a entrevistar elementos de minorias étnicas não muda em nada o paradigma. diz-se ser ação positiva, mas é visto como uma formalidade protocolar que em nada interfere com as decisões do franchise. se eles quiserem continuar a descartar estes elementos baseados na etnia, cumprem os requisitos legais e seguem em frente. não há nada que os impeça. é exatamente igual na NFL como é no futebol. só o passado e a origem da regra é que são diferenciadas, o efeito prático é o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...