Ricardo Pinto Publicado 23 Março 2020 Bem, estou a fazer teletrabalho, a aproveitar o FM20 enquanto é grátis, para depois decidir se compro ou não, com isto vejo que a minha torradeira aquece cada vez mais, tendo já desligado por duas vezes, a RAM é de apenas 4GB, ando há algum tempo para comprar mais 4GB, mas ao mesmo tempo a achar que mais vale comprar um novo e deixar este para o mais básico. Uso o pc praticamente para jogar FM, durante a quarentena para trabalhar, mas entrando no pc do trabalho através deste, dá para trabalhar bem. Eu não percebo praticamente nada de computadores, que PC recomendam para FM, talvez ver algumas séries na Netflix ou assim? Não tenho propriamente um orçamento para isto, queria algo bom para alguns anos, mas de preferência até aos 750€. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 24 Março 2020 (editado) Para durar uns bons anos para FM e Netflix (e trabalho) não precisa de placa gráfica, mas precisa que determinados componentes sejam future-proof. Aquilo que mais vais precisar a longo prazo é de qualidade de construção, RAM e um bom disco, com espaço qb. Por esse prisma tens algo como isto: https://www.pcdiga.com/portatil-msi-14-modern-14-a10m-497xpt Processador i5 de última geração, bons materiais que não deverão ter problemas em resistir ao desgaste ao longo dos anos, 16GB de memória, 512GB de disco SSD (NVMe, ainda mais rápido que os SSD tradicionais) e um ecrã de 14" Full HD, o que acaba por ser um bom compromisso entre mobilidade e área de visualização. 800€ não é um preço espetacular, é o preço justo, mas vejo aqui um equipamento para durar muitos anos. Não tem placa gráfica dedicada, mas eu vejo isso como uma vantagem caso não jogues nada para além do FM: menos aquecimento e maior durabilidade da bateria. O aquecimento provocado por componentes como a placa gráfica também contribuem para o desgaste natural da bateria, visto que o calor é um dos maiores inimigos. Editado 24 Março 2020 por Mica 1 Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 24 Março 2020 Citação de Mica, há 1 hora: Para durar uns bons anos para FM e Netflix (e trabalho) não precisa de placa gráfica, mas precisa que determinados componentes sejam future-proof. Aquilo que mais vais precisar a longo prazo é de qualidade de construção, RAM e um bom disco, com espaço qb. Por esse prisma tens algo como isto: https://www.pcdiga.com/portatil-msi-14-modern-14-a10m-497xpt Processador i5 de última geração, bons materiais que não deverão ter problemas em resistir ao desgaste ao longo dos anos, 16GB de memória, 512GB de disco SSD (NVMe, ainda mais rápido que os SSD tradicionais) e um ecrã de 14" Full HD, o que acaba por ser um bom compromisso entre mobilidade e área de visualização. 800€ não é um preço espetacular, é o preço justo, mas vejo aqui um equipamento para durar muitos anos. Não tem placa gráfica dedicada, mas eu vejo isso como uma vantagem caso não jogues nada para além do FM: menos aquecimento e maior durabilidade da bateria. O aquecimento provocado por componentes como a placa gráfica também contribuem para o desgaste natural da bateria, visto que o calor é um dos maiores inimigos. Obrigado, mas preferia um com o Windows incluído, esse não parece ter. Como disse não percebo muito de computadores, nem conhecia essa marca 😅 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 24 Março 2020 Citação de Ricardo Pinto, Agora: Obrigado, mas preferia um com o Windows incluído, esse não parece ter. Como disse não percebo muito de computadores, nem conhecia essa marca 😅 Como assim não conheces a MSI? Não tem que ser exatamente este portátil, eu apenas te dei um guia para as tuas necessidades. RAM qb, disco rápido qb, qualidade de construção. Qualquer coisa que ande à volta disso acabara sempre por te agradar porque cumprirá os teus três requisitos. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 24 Março 2020 Citação de Mica, há 2 minutos: Como assim não conheces a MSI? Não tem que ser exatamente este portátil, eu apenas te dei um guia para as tuas necessidades. RAM qb, disco rápido qb, qualidade de construção. Qualquer coisa que ande à volta disso acabara sempre por te agradar porque cumprirá os teus três requisitos. Só mesmo as clássicas, Asus, HP, Lenovo...😅 Estive a ver este: https://www.pcdiga.com/portatil-asus-vivobook-15-6-s531fl-58bm5cb1 É mais caro, mas tem sistema operativo, tem é menos RAM. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 24 Março 2020 Vês, esse eu não queria. A qualidade de construção deve ser +/- portanto tudo bem, mas tem pouca RAM e um desperdício de circuitos integrados de seu nome "placa gráfica dedicada". Para além disso o processador é da geração anterior, portanto um bocadinho inferior ao da versão atual com o mesmo clock. Mas nem é por aí porque a diferença de geração para geração anda nos 5%, talvez 10% de acréscimo em desempenho. Vê o que outros te recomendam. Para mim é bom ecrã, bons materiais (alumínio em vez de plástico por exemplo), 16GB RAM mínimo, 512GB SSD mínimo. Processador i5 10xxx ou Ryzen 5 3xxx. Tendo isto é impossível ficares desiludido a longo prazo. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 24 Março 2020 Citação de Mica, há 3 minutos: Vês, esse eu não queria. A qualidade de construção deve ser +/- portanto tudo bem, mas tem pouca RAM e um desperdício de circuitos integrados de seu nome "placa gráfica dedicada". Para além disso o processador é da geração anterior, portanto um bocadinho inferior ao da versão atual com o mesmo clock. Mas nem é por aí porque a diferença de geração para geração anda nos 5%, talvez 10% de acréscimo em desempenho. Vê o que outros te recomendam. Para mim é bom ecrã, bons materiais (alumínio em vez de plástico por exemplo), 16GB RAM mínimo, 512GB SSD mínimo. Processador i5 10xxx ou Ryzen 5 3xxx. Tendo isto é impossível ficares desiludido a longo prazo. Também vi este, um pouco mais caro, mas tranquilo: https://www.pcdiga.com/portatil-asus-vivobook-14-s432fl-78bm5sp1 Como disse, não percebo grande coisa, se há algo que não percebo nada ou quase nada são as placas gráficas 😐 Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 24 Março 2020 Citação de NICycles, há 6 minutos: PC ou portátil? Portátil Compartilhar este post Link para o post
NICycles Publicado 24 Março 2020 Citação de Ricardo Pinto, há 1 hora: Portátil Concordo com o @Mica. O que ele mostrou da MSI parece porreiro e não encontrei similares na pcdiga por preço semelhante sem ser os ThinkPad. Eu consideraria 16gb de RAM como o mínimo para o futuro. A nível de processador, eu consigo correr bem o FM2020 (numa resolução mais baixa) num i7-7Y75 que é bastante mais fraco (~80%) que o que está no portátil da MSI. Em termos de marcas metia a MSI na mesma banda da ASUS, se bem que a experiência que cada um tem com uma marca ou produto específico pode variar bastante. Instalar um sistema operativo não é difícil nem caro (há lojas online a vender licenças por 10€), mas é algo que, se não te sentires confortável, podes pedir para ser feito. Tem um custo extra (no site da pcdiga a licença custa 105€), mas de certeza que fazem. Não estou a dizer que este é o portátil certo para ti, tenta ver outras lojas a ver se há bons negócios com base no que o @Mica também disse. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 24 Março 2020 Prefiro mesmo comprar já com o sistema operativo, obrigado pelas recomendações, tenho de ver o que comprar, o objectivo era escolher um entre hoje e amanhã, para ter o computador para desfrutar durante a quarentena, isto porque não tenho grandes intenções de ir à Worten ou à Radio Popular nesta altura. Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 24 Março 2020 (editado) Pá, vou ser do contra, mas o meu conselho seria mesmo apostar num portátil de 8GB e espetar-lhe outro pente de 8. Isto porquê? Porque os portáteis já com 16GB de RAM andam estupidamente caros, e os pentes de RAM andam estupidamente baratos. (Comprei um pente de 8GB para o meu por uns míseros 35€ na black friday, estão a 39€ de momento) Dito isto e tendo em conta que não queres sem W10: Acer Aspire 3 - 649,00€ I5-10th gen, SSD de 256GB, Full HD, ecrã de 15,6", placa gráfica dedicada. RAM: 8GB 2400Mhz Tens outras frequências, mas os preços são à volta disso, e muito provavelmente é essa que vai levar. Pá, eu sei que provavelmente não sabes meter RAM, nem sabes qual comprar, mas acabei de te poupar 100€ à vontade meu, não conheces ninguém que te saiba por RAM ou assim? Se fosses de Almada fazia-te isso. (Com a clara contribuição de uma imperial da tua parte) E ainda te arranjava melhor sem OS, ou com Linux, que também isso formatava-se e metia-se o W10, que se arranja aí a 10€ como disseram. Mas pronto, PC já com W10 para mim é cancro, não pago preços inflacionados quando tenho o OS de graça. Editado 24 Março 2020 por claudiojp Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 24 Março 2020 Eu só não compraria esse porque para um portátil de uso diário não lhe vejo qualidade para durar muito tempo. Nada contra as caraterísticas e acho que tem bom valor, mas tenho algumas reservas em relação à durabilidade do mesmo. E não posso concordar mais com a questão da RAM e do SO, mas já estava a prever que não se quisesse meter nesse filme. Eu mesmo comprando um portátil com W10 a primeira coisa que faço é formatar o bicho, não gosto de entulho. Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 24 Março 2020 Citação de Mica, há 1 minuto: Eu só não compraria esse porque para um portátil de uso diário não lhe vejo qualidade para durar muito tempo. Nada contra as caraterísticas e acho que tem bom valor, mas tenho algumas reservas em relação à durabilidade do mesmo. E não posso concordar mais com a questão da RAM e do SO, mas já estava a prever que não se quisesse meter nesse filme. Eu mesmo comprando um portátil com W10 a primeira coisa que faço é formatar o bicho, não gosto de entulho. O meu eu antigo concordaria contigo quanto à qualidade, mas pá, desde que tive um Asus e a board queimou que caguei nisso completamente. Mas tens razão, que tenho um Lenovo e os plásticos pronto, são aquela coisa. Já um amigo meu que tinha um HP com specs iguais tava ali impecável nos plásticos. Pá eu trabalho num Acer e não me posso queixar da qualidade, é um portátil rijo. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 24 Março 2020 Citação de claudiojp, há 8 minutos: Pá, vou ser do contra, mas o meu conselho seria mesmo apostar num portátil de 8GB e espetar-lhe outro pente de 8. Isto porquê? Porque os portáteis já com 16GB de RAM andam estupidamente caros, e os pentes de RAM andam estupidamente baratos. (Comprei um pente de 8GB para o meu por uns míseros 35€ na black friday, estão a 39€ de momento) Dito isto e tendo em conta que não queres sem W10: Acer Aspire 3 - 649,00€ I5-10th gen, SSD de 256GB, Full HD, ecrã de 15,6", placa gráfica dedicada. RAM: 8GB 2400Mhz Tens outras frequências, mas os preços são à volta disso, e muito provavelmente é essa que vai levar. Pá, eu sei que provavelmente não sabes meter RAM, nem sabes qual comprar, mas acabei de te poupar 100€ à vontade meu, não conheces ninguém que te saiba por RAM ou assim? Se fosses de Almada fazia-te isso. (Com a clara contribuição de uma imperial da tua parte) E ainda te arranjava melhor sem OS, ou com Linux, que também isso formatava-se e metia-se o W10, que se arranja aí a 10€ como disseram. Mas pronto, PC já com W10 para mim é cancro, não pago preços inflacionados quando tenho o OS de graça. Citação de Mica, há 2 minutos: Eu só não compraria esse porque para um portátil de uso diário não lhe vejo qualidade para durar muito tempo. Nada contra as caraterísticas e acho que tem bom valor, mas tenho algumas reservas em relação à durabilidade do mesmo. E não posso concordar mais com a questão da RAM e do SO, mas já estava a prever que não se quisesse meter nesse filme. Eu mesmo comprando um portátil com W10 a primeira coisa que faço é formatar o bicho, não gosto de entulho. A RAM para mim é tranquilo, não sei instalar, mas vou a uma loja quando isto passar. O W10 é que é mesmo necessário, prefiro não arriscar e que venha com ele 😅 Estive a ver estes dois: https://www.worten.pt/informatica-e-acessorios/computadores/computadores-portateis/portatil-asus-vivobook-f512fb-58am1sb1-15-6-intel-core-i5-8265u-ram-8-gb-1-tb-hdd-256-gb-ssd-nvidia-geforce-mx110-7113712 https://www.worten.pt/informatica-e-acessorios/computadores/computadores-portateis/portatil-asus-vivobook-f512da-r5av8sb1-15-6-amd-ryzen-5-3500u-ram-12-gb-1-tb-hdd-256-gb-ssd-amd-radeon-vega-8-7091817 Estou sempre mais inclinado para o ASUS visto que é o que tenho, no trabalho são todos ASUS, e com as pessoas que vou falando (que também não percebem muito de pc's), quem tem Acer e HP não estão muito contentes, ao contrário de quem tem ASUS, excepto nas queixas de aquecerem demasiado. Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 24 Março 2020 O segundo não está disponível. O primeiro, epá, não é processador de nova geração e atenção, não sei se os VivoBook dão para por os tais 16GB de RAM. Tenho ideia que há aí uns manhosos que vêm com 4GB integrados na board (que não podes tirar) e 4 removíveis. Mas se tiver errado que me corrijam, não tenho certeza. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 24 Março 2020 Que dizem deste: https://www.worten.pt/informatica-e-acessorios/computadores/computadores-portateis/portatil-asus-x571gt-59a15pb1-15-6-intel-core-i5-9300h-ram-8-gb-1-tb-hdd-256-gb-ssd-nvidia-geforce-gtx-1650-6992463 Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 24 Março 2020 Comprei este há pouco tempo, quando estava em promoção a 470€ na Rádio Popular: https://www.fnac.pt/Computador-Portatil-Acer-Aspire-3-A315-41-R5DX-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a7512512?gclid=CjwKCAjw3-bzBRBhEiwAgnnLCo2jNhFeIOHES5pn3BLZcZZ53SQyPsDvlNhqdZuiPTLp8PeDvEvQCxoCVc8QAvD_BwE&gclsrc=aw.ds Entretanto troquei a RAM para ter os 16GB, mandei vir esta: - https://www.chip7.pt/desktop/55199-crucial-16gb-ddr4-modulo-de-memoria-2400-mhz-0649528773401.html A instalação é do mais básico que há, é mesmo só encaixar. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 25 Março 2020 Citação de NICycles, há 12 horas: Concordo com o @Mica. O que ele mostrou da MSI parece porreiro e não encontrei similares na pcdiga por preço semelhante sem ser os ThinkPad. Eu consideraria 16gb de RAM como o mínimo para o futuro. A nível de processador, eu consigo correr bem o FM2020 (numa resolução mais baixa) num i7-7Y75 que é bastante mais fraco (~80%) que o que está no portátil da MSI. Em termos de marcas metia a MSI na mesma banda da ASUS, se bem que a experiência que cada um tem com uma marca ou produto específico pode variar bastante. Instalar um sistema operativo não é difícil nem caro (há lojas online a vender licenças por 10€), mas é algo que, se não te sentires confortável, podes pedir para ser feito. Tem um custo extra (no site da pcdiga a licença custa 105€), mas de certeza que fazem. Não estou a dizer que este é o portátil certo para ti, tenta ver outras lojas a ver se há bons negócios com base no que o @Mica também disse. Eu saquei o Windows para uma pen, instalei e comprei uma key no ebay por 1.98 Compartilhar este post Link para o post