Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Almeno

[Compra] Portátil

Publicações recomendadas

Olá amigos,

Preciso de comprar um portátil. Para quem acompanhou a minha participação no tópico das dúvidas informáticas está a par, para quem não viu, um pequeno resumo do meu portátil. Tem 7 anos, com uma reparação de cerca de 200€. Prefiro comprar um novo.

O que preciso num portátil? Pouca coisa, é para utilização diária, de tarefas do dia a dia, sem grande necessidade de ser uma máquina, e correr o FM sem problemas. E que me dure (pelo menos) tanto tempo como o anterior. Orçamento? 600€ no máximo. Não tenho grandes exigências, mas a ter que comprar um novo, gostaria que fosse algo de jeito e duradouro. Já andei a ver um "estudo de mercado", e sendo sincero ainda não vi nada que me agrade muito. O único que fixei até agora foi este da Lenovo, https://www.worten.pt/informatica-e-acessorios/computadores/computadores-portateis/portatil-lenovo-ideapad-3-15ada05-15-6-amd-ryzen-5-3500u-ram-8-gb-512-gb-ssd-pcie-amd-radeon-vega-8-graphics-7208218

Quais são as vossas opiniões sobre este portátil e que outros recomendariam? Vou esperar até à Black Friday, que pode ser que apareça alguma promoção.

Compartilhar este post

Link para o post

Também ando a ver portáteis e temos basicamente o mesmo orçamento, o que tenho na wishlist é este:

https://www.kuantokusta.pt/informatica/Computadores/Portateis/Huawei-Matebook-D-2020-15-Ryzen-5-3500U-8GB-256GB-SSD-W10-p-1-639977

Basicamente são iguais, tirando que o huawey é mais compacto e "bonito". Mas, tal como tu, ando a ver se há alguma promoção e apareça algo melhor nestes valores.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tinha visto esse também, mas sempre acima dos 600€.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 4 horas:

Olá amigos,

Preciso de comprar um portátil. Para quem acompanhou a minha participação no tópico das dúvidas informáticas está a par, para quem não viu, um pequeno resumo do meu portátil. Tem 7 anos, com uma reparação de cerca de 200€. Prefiro comprar um novo.

O que preciso num portátil? Pouca coisa, é para utilização diária, de tarefas do dia a dia, sem grande necessidade de ser uma máquina, e correr o FM sem problemas. E que me dure (pelo menos) tanto tempo como o anterior. Orçamento? 600€ no máximo. Não tenho grandes exigências, mas a ter que comprar um novo, gostaria que fosse algo de jeito e duradouro. Já andei a ver um "estudo de mercado", e sendo sincero ainda não vi nada que me agrade muito. O único que fixei até agora foi este da Lenovo, https://www.worten.pt/informatica-e-acessorios/computadores/computadores-portateis/portatil-lenovo-ideapad-3-15ada05-15-6-amd-ryzen-5-3500u-ram-8-gb-512-gb-ssd-pcie-amd-radeon-vega-8-graphics-7208218

Quais são as vossas opiniões sobre este portátil e que outros recomendariam? Vou esperar até à Black Friday, que pode ser que apareça alguma promoção.

O @verY queria exatamente o mesmo que tu e se leres para trás vais ver como lhe correu com um orçamento superior.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a ler esse tópico antes de criar o meu, até fiquei na dúvida entre criar um ou perguntar por lá. Do que já vi deste modelo, parece-me algo frágil. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 3 minutos:

Estive a ler esse tópico antes de criar o meu, até fiquei na dúvida entre criar um ou perguntar por lá. Do que já vi deste modelo, parece-me algo frágil. 

A questão é quereres algo "barato, de jeito e duradouro". Escolhe duas. Pelas 3 precisas de procurar por um negócio da china ou investir mais 200€/300€.

Esse modelo que mostraste é jeitoso e barato, mas não acredito que vá ser muito duradouro, por vários motivos.

Compartilhar este post

Link para o post

Abdicaria do duradouro então. Não tenho capacidade para ultrapassar os 600€.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 1 minuto:

Abdicaria do duradouro então. Não tenho capacidade para ultrapassar os 600€.

Então talvez seja melhor esperares mais um pouco pelas novas gráficas integradas da Intel e AMD que prometem desempenhos muito interessantes. 

Sinceramente, não acho que esta seja a melhor altura para comprar um portátil.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 14 minutos:

Sinceramente, não acho que esta seja a melhor altura para comprar um portátil.

Pois, isso sei eu, também não queria ficar sem computador nesta altura. Quero esperar pela BF na esperança de conseguir algum desconto de jeito, mas só este tempo de espera já me parece muito longinco. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, Em 19/10/2020 at 17:19:

Pois, isso sei eu, também não queria ficar sem computador nesta altura. Quero esperar pela BF na esperança de conseguir algum desconto de jeito, mas só este tempo de espera já me parece muito longinco. 

Boas, não sei se te interessa mas tenho um portatil para vender, muito bom, para correr fm ainda dá para uns bons anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, Em 19/10/2020 at 16:56:

A questão é quereres algo "barato, de jeito e duradouro". Escolhe duas. Pelas 3 precisas de procurar por um negócio da china ou investir mais 200€/300€.

Esse modelo que mostraste é jeitoso e barato, mas não acredito que vá ser muito duradouro, por vários motivos.

Escolhe dois, mais ou menos. Depende dos dois. porque não consegues juntar barato e duradouro. E isto aplica-se praticamente a tudo o que seja tecnológico...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 2 horas:

Escolhe dois, mais ou menos. Depende dos dois. porque não consegues juntar barato e duradouro. E isto aplica-se praticamente a tudo o que seja tecnológico...

Claro que consegues. Não em todos os casos, mas quem não precisa de top specs em todos os aspetos- basta não ligar muito a jogos- é relativamente fácil encontrar laptops de produtividade de gerações anteriores a preços muito razoáveis e boa qualidade de construção.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou ser sincero, se tivesse de comprar hoje ia para isto na boa: https://www.radiopopular.pt/produto/portatil-acer-a315-42-r5xy-bun?utm_source=kuantokusta&utm_medium=cpc&utm_campaign=catalogo

Gosto do processador para o preço, e os 256GB de SSD não me metem confusão se tiver noção que só posso ter o essencial no computador e tudo o resto num disco externo.

E a mochila está bem fixe, pena dizer Acer, porque tem um aspeto bastante casual e dá jeito.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 32 minutos:

Eu vou ser sincero, se tivesse de comprar hoje ia para isto na boa: https://www.radiopopular.pt/produto/portatil-acer-a315-42-r5xy-bun?utm_source=kuantokusta&utm_medium=cpc&utm_campaign=catalogo

Gosto do processador para o preço, e os 256GB de SSD não me metem confusão se tiver noção que só posso ter o essencial no computador e tudo o resto num disco externo.

E a mochila está bem fixe, pena dizer Acer, porque tem um aspeto bastante casual e dá jeito.

Aqui está um exemplo do que acabei de escrever. Bem porreiro, para o preço!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, esse tá mesmo fixe. 

O meu também é Acer e não tive razões de queixa. Também só tinha 256GB e nunca foi problema. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 horas:

Esses portateis sao porreiros para quem quer um portatil para uso basico como navegação na internet, ver uns videos, umas musicas e uns filmes. Para quem quer jogar, hoje em dia já ha jogos de quase 100GB por exemplo, ou seja, esse disco até pode dar para um ou dois jogos mas é muito pouco para agora quanto mais para daqui a uns 2 ou 3 anos. Depois há a questão da grafica que para terem uma ideia, jogar nessa grafica Dota 2 ou league of legends só em medio e não é com grandes fps. Depois ainda há a questao das graficas, cpus e rams soldadas à board que impossibilitam quaisqueres upgrades e caso um deles queime, o custo de reparação é muito alto e mais vale comprar outro.

Em suma um portatil para jogos não anda nesses valores, a não ser que seja para jogos, se for para uma utilização basica chega perfeitamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 3 horas:

Claro que consegues. Não em todos os casos, mas quem não precisa de top specs em todos os aspetos- basta não ligar muito a jogos- é relativamente fácil encontrar laptops de produtividade de gerações anteriores a preços muito razoáveis e boa qualidade de construção.

Um PC de 400 ou 500 euros de há 10 anos atrás está completamente obsoleto, até para coisas relativamente básicas.

Até acho que são coisas mais ou menos proporcionais. Pagas mais, vai aguentar mais tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Para jogar uma coisa é certa: não compraria um portátil de 600€. Se só tivesse esse dinheiro, seria um desktop. Por isso, espero que não seja um dos propósitos do Almeno, salvo, claro está, jogar o ocasional FM, que roda muito bem nesse computador (e não ocupa muito espaço).

256GB em 2020 é pouco, sim, mas há que fazer gestão quando os preços em causa são estes. Com a velocidade da net de hoje em dia e preço das pens e discos externos, são problemas de primeiro mundo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 7 horas:

Um PC de 400 ou 500 euros de há 10 anos atrás está completamente obsoleto, até para coisas relativamente básicas.

Até acho que são coisas mais ou menos proporcionais. Pagas mais, vai aguentar mais tempo.

Isso é como tudo, não é só na tecnologia. Por norma, a qualidade paga-se.

No entanto, aquilo que há 2 anos era algo de muito razoável, hoje em dia não passa a lixo, mas fica mais barato. E se não precisares de estar na cutting edge, mais tempo te durar o equipamento.

Já agora, @Mica, uma ajuda, por favor. O que achas deste laptop por 1070€?

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 9 horas:

No entanto, aquilo que há 2 anos era algo de muito razoável, hoje em dia não passa a lixo, mas fica mais barato. E se não precisares de estar na cutting edge, mais tempo te durar o equipamento.

Atenção que os 1070 não é o preço do portátil completo, para ficar completo com grafica sao 1200 e pouco, isso é configuravel, consoante o que se pede o preço aumentara

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 14 horas:

Para jogar uma coisa é certa: não compraria um portátil de 600€. Se só tivesse esse dinheiro, seria um desktop. Por isso, espero que não seja um dos propósitos do Almeno, salvo, claro está, jogar o ocasional FM, que roda muito bem nesse computador (e não ocupa muito espaço).

256GB em 2020 é pouco, sim, mas há que fazer gestão quando os preços em causa são estes. Com a velocidade da net de hoje em dia e preço das pens e discos externos, são problemas de primeiro mundo.

Eu no computador só jogo FM e TEW, mais nada. Tudo o resto jogo em consolas. Tenho este portátil à 7 anos, é onde jogo FM desde que o tenho, inclusive o 20 que roda sem qualquer problema ou falha. De resto, faço uma utilização normal de um computador, CMPT, sites em volta do FIFA, Netflix, sites desportivos, sites de noticias, YT e streamings. Pouco mais que isto. A titulo de exemplo, tenho metade do meu SSD livre. E não consigo ir acima dos 600€, mesmo neste valor já é esticar muito a corda. 

EDIT: O meu portátil na altura deve ter custado algo na ordem dos 600€ também, ao fim de 7 anos ainda estava bom (para a minha utilização diária). Foi só para a morgue por causa da cadela do meu irmão. Caso contrário, ele estava fino.

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 10 horas:

Certo, mas foi o que disse, dificilmente consegues conjugar "barato" e "duradouro". Consegues comprar uma coisa relativamente barata que te dẽ para o gasto do dia a dia? Sim, mas não esperes que daqui a 7 ou mais anos não esteja a arrastar-se. Se hoje comprares um portátil ou PC por 1000+ consegues uma máquina que nesse periodo de tempo ainda é adequado.

Comprei portátil por cerca de 900 há 5 anos atrás (apenas meti um SSD e mais 8GB de RAM para chegar aos 16GB elevando o valor a uns 1100) e ainda está ali para as curvas do dia a dia, apenas não conseguindo jogar com os gráficos altos em jogos mais exigentes, mas jogo na boa qualquer coisa que saia hoje.

Quando falo em duradouro falo em períodos de tempo grandes, porque o user comum não anda a trocar de pc de 3 em 3 anos, mas sim de 10 em 10 se calhar, e sendo assim, acho que convém investir um pouco mais para ter uma máquina competente durante esse período de tempo. Foi mais por aí.

Já agora, esse site é de confiança? Crias o teu portátil e eles enviam para Portugal?

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 2 horas:

Já agora, esse site é de confiança? Crias o teu portátil e eles enviam para Portugal?

Aquela não conheço mas existe uma de Portateis Clevos configuráveis no Porto onde ja comprei um, basta pesquisares no google

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TugaDestr0yer, há 4 horas:

Atenção que os 1070 não é o preço do portátil completo, para ficar completo com grafica sao 1200 e pouco, isso é configuravel, consoante o que se pede o preço aumentara

Eu sei. Eles estão com 150€ de desconto em alguns portáteis e os 1070 é o preço daquela config mas com uma rtx 2060.

Citação de NIkeL, há 3 horas:

Certo, mas foi o que disse, dificilmente consegues conjugar "barato" e "duradouro". Consegues comprar uma coisa relativamente barata que te dẽ para o gasto do dia a dia? Sim, mas não esperes que daqui a 7 ou mais anos não esteja a arrastar-se. Se hoje comprares um portátil ou PC por 1000+ consegues uma máquina que nesse periodo de tempo ainda é adequado.

Comprei portátil por cerca de 900 há 5 anos atrás (apenas meti um SSD e mais 8GB de RAM para chegar aos 16GB elevando o valor a uns 1100) e ainda está ali para as curvas do dia a dia, apenas não conseguindo jogar com os gráficos altos em jogos mais exigentes, mas jogo na boa qualquer coisa que saia hoje.

Quando falo em duradouro falo em períodos de tempo grandes, porque o user comum não anda a trocar de pc de 3 em 3 anos, mas sim de 10 em 10 se calhar, e sendo assim, acho que convém investir um pouco mais para ter uma máquina competente durante esse período de tempo. Foi mais por aí.

Para mim 5 anos já é bastante, especialmente quando compras baixa gama. Mais do que isso e já precisas investir mais, concordo contigo.

O feedback da XMG é do melhor que se encontra. Eles até publicitam um prémio de melhor serviço pós-venda da Europa e levando em conta que nas últimas 24h já troquei 6 emails sobre dúvidas e que a presença da marca nas redes sociais é muito forte e positiva, sou forçado a acreditar. 

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...