nopla Publicado ontem às 09:44 (editado) Olá, amigos Como sabem, eu e o meu bom comparsa @frnk th tnk temos um gosto especial por arriscar, por criar, por falhar, mas sobretudo, por colocarmos em forma de imagens a vida que pensámos, os desgostos que passaram e o dia-a-dia cheio de sumo de banalidade, que pode ser sempre ilustrado de forma poética. A fórmula foi a mesma: eu chateei o nosso amigo, ele ouviu-me, passámos meses a pensar como passar para a lente o que temos na cabeça e, em Abril de 2025, gravámos mais uma curta-metragem. Passámos de um texto escrito no Público (P3 - depois deixo o link) para uma representação perfeita dessa mensagem. Desta feita com mais experiência, mais ajuda (fomos uns 9/10 ao todo a ajudar na curta), maior dedicação e, sobretudo, um resultado final muito melhor. Existe uma evolução muito grande entre a primeira curta-metragem ("Ali,se" 2019) e esta, o que nos enche de orgulho. A curta reflecte uma analogia entre uma planta de casa e uma relação. Como muitas vezes podemos dar mais água e ela vai querer estar seca; como iremos colocá-la ao sol e ela vai querer sombra; sobretudo, como muitas vezes a planta não é a certa para nós, para a fase de vida em que estamos, para a casa onde vivemos ou para o amor que temos para dar. Tal e qual uma relação amorosa. É uma curta sobre a aceitação dessa incompatibilidade, sobre o deixar ir e o não criar expectativas nocivas. Como pessoas que não se deixam constranger pelo medo, resolvemos começar a nossa epopeia de enviar a curta-metragem. Depois de, injustamente (segundo a nossa opinião muito válida de nada biased), não termos ganho os Novos Talentos Fnac, conseguimos o 1º Prémio no 1º Festival ao qual concorremos! Vencemos o Jovem Criador de Aveiro 2026 e tivemos o privilégio de ficar com a curta exposta 3 meses no Museu de Aveiro, além de um prémio de 2.000€. Depois disso, abrimos o espectro e estamos em fase de divulgação do que fizemos, tendo já alguns festivais em vista. Temos muito orgulho por, quase sem orçamento, quase sem ajuda, quase sem meios, termos conseguido criar algo vencedor e que nos orgulha. Não há preço para isto. Quanto ao prémio, vamos reinvestir na próxima curta-metragem. Resolvi criar este tópico para partilhar esta história bonita convosco, de como este fórum é propiciador de encontros inusitados, parcerias dinâmicas e amizades para a vida. De como a vontade de fazer algo belo é sempre o tónico perfeito para arriscar, enviar, contar, mostrar. Tudo o que nos exponha lá fora, ao medo cá de dentro. Deixo-vos o trailer, daqui por um tempo, partilharemos a curta na íntegra: O artigo do Prémio Jovem Criador de Aveiro 2026: https://www.cm-aveiro.pt/inovacao/aveiro-steam-city/noticia-76/aveiro-jovem-criador-2026-revelou-vencedores-e-inaugurou-exposicao-no-museu-santa-joana O texto: https://www.publico.pt/2024/08/26/p3/cronica/planta-escritorio-2101886 Por fim, agradecer ao @bmfpcdm pela ajuda com as legendas. Muito obrigado! É por este motivo que este fórum é tão distinto dos demais, ou mesmo de outros lugares na internet. Obrigado, como sempre! Editado ontem às 09:46 por nopla 22 Compartilhar este post Link para o post
saidex Publicado ontem às 10:13 Gostei da premissa, curioso para ver o resultado final. Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado ontem às 10:26 Deixo-vos com alguns stills da curta: Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado ontem às 11:56 Damn, que delicia!! Parabéns aos dois, mesmo! 🙂 não querem levar ainda mais longe o quão especial é este cantinho e partilhar como foram estruturando o Projeto? Locais, sets, talentos, equipamento, o que quisessem partilhar do backstage da vossa aventura. Adoraria ler 🙂 Compartilhar este post Link para o post
Pablo Honey Publicado ontem às 18:38 Eu à toa no outro dia lembrei-me de uma colaboração vossa de há uns anos chamada "Alice". Não era assim? Que bom ver-vos criativos. Esses stills tão muito sexy 😮💨 Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 15 horas Citação de Modulor, há 20 horas: Damn, que delicia!! Parabéns aos dois, mesmo! 🙂 não querem levar ainda mais longe o quão especial é este cantinho e partilhar como foram estruturando o Projeto? Locais, sets, talentos, equipamento, o que quisessem partilhar do backstage da vossa aventura. Adoraria ler 🙂 Obrigado! De facto, o processo é engraçado. Eu tenho sempre muitas ideias para curtas. Quando me lembro, vou enviando áudios ao @frnk th tnk a fazer um pitch da ideia, à qual ele me responde se são exequívieis, se gostou da prespectiva de ver no ecrã, como também idealizava o projecto, etc. No meio de outra ideia de curta (que vai ser feita na mesma), eu insisti muito neste texto que escrevi, dizendo que iria funcionar muito bem no ecrã. Concordámos e metemos mãos à obra. Juntámo-nos para pensar no guião visual, no cenário, no tom que queríamos, onde o faríamos, etc. Muitas horas passadas a matutar numa ideia final. Decidimos que seria na casa de um amigo astrofísico do frnk, que tinha a vibe que queríamos transmitir, apesar da casa estar perto de ruir 😂. Pensei numa amiga minha que era bastante telegénica, apesar de não ter experiência de representação; fomos falando com malta que nos apresentou o André, o outro actor; quanto ao som e fotografia era malta que tinha trabalhado com o nosso comparsa num cinema e tinha estudado exactamente estas áreas, o que facilitou. Pitchámos a ideia, eles adoraram, dissemos que ia ser quase 0€ de budget, eles disseram que sim, porque gostaram muito do potencial. Juntámo-nos todos em Abril e em 2 dias, gravámos a curta. Ao todo gastámos 550€ no aluguer do material e nada mais. Dinheiro que quadriplicámos com o prémio, já agora. Citação de Pablo Honey, há 13 horas: Eu à toa no outro dia lembrei-me de uma colaboração vossa de há uns anos chamada "Alice". Não era assim? Que bom ver-vos criativos. Esses stills tão muito sexy 😮💨 Isso! Óptima memória!! "Ali,se" ainda anda por aí e é óptimo para balizar o quanto melhorámos! Obrigado pelo apoio! Compartilhar este post Link para o post