Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
NIkeL

Religião

Publicações recomendadas

Uma pergunta honesta, merece uma resposta honesta. Não gostava de ir ás "reuniões", achava uma seca e basicamente estava lá a dormir, não tinha nenhum significado para mim, ainda para mais sendo criança. Na minha altura as reuniões eram à segunda, quinta e sábado/domingo, mais ou menos 2 horas cada uma. Outra razão foi a vergonha e o medo do gozo na escola. Ainda me lembro de no quinto ano um professor de religião moral me perguntar porque não ia ás aulas, com o resto da turma. Respondi que eu e a minha mãe tínhamos outra religião e que para nós não fazia sentido ter aquela disciplina. Ele chamou-me javardo (sim, isso mesmo lol) e ainda me humilhou à frente da turma toda.

E por último, saí também porque não concordava, nem concordo com algumas das coisas que para eles são importantes.

A minha família materna é quase toda TdJ.

Eu tinha feito queixa dele, isso não é maneira de tratar ninguém. (Eu sei que acontece muitas vezes, basta ver a questão dos refugiados)

A disciplina de Religião Moral aka Católica é uma palhaçada. Sempre fui ateu, não acredito em deus e não me revejo em nenhuma doutrina religiosa e os meus pais nunca me obrigaram a ir, por isso era dos poucos que tinha esse furo no horário. Só no 6º ano é que fui às aulas, no 1º período, só víamos filmes e a professora deixava que trouxéssemos comida e bebidas para a sala. Era uma sessão de cinema :lol: Acho uma parvoíce essa "disciplina".

Desculpa ter gozado trz :(

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Masha

O assunto das transfusões de sangue, a parte de "não aceitarem" o divórcio, a questão da virgindade, a homossexualidade, o tal "afastamento" das pessoas que são "desassociadas", por exemplo. Também nunca me consegui imaginar a pregar porta a porta e assim.

Por acaso uma das coisas que a mim nunca influenciou nada foi o não poder comer sangue :lol: nunca gostei de morcelas, arroz de cabidela, etc.

O divórcio é "aceite". Tens inumeros divorciados/as. E tens alguns com tendências gay e não foram afastados.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

Não foi essa a realidade que vivi e na minha família tenho esses dois casos.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Masha

Não é a minoria, que faz o geral. Porque há alguns adeptos mais assim ou assado, não quer dizer que o clube se associe a isso ou aprove, por exemplo, futebolisticamente falado

Até porque "ovelhas negras" há sempre, em todo o lado.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

De qualquer maneira o que referi é geral. A homossexualidade não é aceite. Uma coisa é pareceres gay, outra é quando está provado que és mesmo e quando assim é, és "expulso".

E o divórcio dá direito a seres desassociado.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

oh trz, não dá nada! o masha diz que não dá é porque não dá, é como na praxe da faculdade de santa c*na do assobio que também ajudam velhinhas a atravessar a rua e que não têm culpa nenhuma dos exageros dos outros institutos e faculdades

Compartilhar este post

Link para o post

Está a dar uma reportagem com este tema na SIC. Aqueles do Reino de Deus :lol: ao menos não têm vergonha.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim há-de ser sempre um mistério como é que permitem que aquela máfia se passeie por aí como nada fosse, mas enfim.

Compartilhar este post

Link para o post

Calma aí, isto precisa de ser um bocado desconstruído - não vi o post na altura.

As transfusões são evitadas ao máximo porque não são isentas de riscos, como praticamente nada do que é terapêutico, e de facto os estudos mostram que a necessidade de transfusões normalmente piora o prognóstico. Mas também é verdade que normalmente é uma terapia de recurso, potencialmente salvadora de vidas em situações adversas. Aliás, o facto de a transfusão ser equacionada em situações clínicas mais graves pode enviesar este tipo de estudos. Na minha tese de mestrado uma das variáveis que verifiquei foi o número de unidades de glóbulos depois de artroplastia total do joelho e uma das conclusões foi que a transfusão piorava o prognóstico, mas por outro lado quem era mais transfundido era quem tinha situações clínicas pré-operatórias mais complicadas e tempo de cirurgia prolongado, ou seja, quem estava pior antes da cirurgia. É uma pescadinha de rabo na boca. E como é óbvio a recuperação é mais prolongada, mais não seja porque não podes levar um catéter e uma unidade de glóbulos para casa contigo porque sim.

A parte da comunicação social, com todo o respeito, é bullshit. Gostam de vender e de polémicas, seja porque um TdJ não levou uma transfusão, seja porque o sr. xpto levou uma transfusão mas com o tipo de sangue errado ou porque a sra. abcd apanhou hepatite B ou hepatite C dessa forma. Há milhares de transfusões a ser realizadas em Portugal diariamente e a verdade é que os critérios estão cada vez mais apertados para a sua utilização, e 99,99% delas passam como é óbvio sem qualquer notícia na imprensa.

Em termos médicos, e por traços muito gerais e de forma a ser perceptível por quem é leigo, se tens um valor de hemoglobina demasiado baixa a ordem é transfundir, porque sem transfusão o oxigénio não chega aos tecidos e sem oxigénio nos tecidos os tecidos morrem, mais tarde ou mais cedo. Isto aplica-se sobretudo a trauma, mas também a anemias hemolíticas. Pode ser necessário mesmo em hemoglobinas cada vez mais baixas em análises seriadas, no seguimento de um internamento, num pós-operatório...

Já agora, também não aceitam qualquer tipo de hemoderivados? Na hemofilia os factores de coagulação são fundamentais na terapêutica, por exemplo.

Está no direito de qualquer médico recusar terapias "alternativas" (isso é demasiado vago, mas ok) quando a leges artis impõe uma terapia que por qualquer motivo não é aceite pelo doente. O doente assina um compromisso de responsabilidade e vai de porta em porta até arranjar um médico que o assista nas suas condições. Se não o conseguir entretanto, a verdade é que o médico também tem a sua consciência, sabe que poderá não conseguir fazer absolutamente nada quanto ao desfecho e tem uma vida nas mãos. E isso pesa, porque é uma vida humana que é responsabilidade directa de outra pessoa, não é um objecto, não é um carro no mecânico.

Eu já assisti a uma cirurgia de urologia, uma cirurgia renal que tinha de ser feita em meia hora, em condições técnicas muito mais stressantes para toda a equipa e que normalmente envolve transfusão de unidades de glóbulos durante a cirurgia. Foi feita em cima do limite do tempo e nunca vi aquela equipa de cirurgiões tão nervosa como nesse dia. E são profissionais de topo e normalmente tranquilos. Nesse dia, quem liderou a cirurgia jurou para nunca mais passar por aquilo, porque a verdade é que estavam prontos a deixar a mulher morrer na mesa (ela tinha assinado um termo de responsabilidade) mas não iam ficar bem com eles próprios.

Mas confesso-te que o que me faz mesmo confusão são as crianças que são envolvidas neste tipo de situações. É certo que as decisões de justiça são sempre favoráveis ao bem estar do menor, o problema é o tempo que se perde em burocracia idiota, nem que seja só uma hora, porque o pai ou a mãe acham à viva força que por questões religiosas o filho não pode ser salvo e pedem que não haja transfusão em nenhuma circunstância...

Meu caro amigo Red muito obrigado pelo teu post, foi uma boa leitura.

Tens aqui inúmeras questões pertinentes que te posso responder com todo gosto, mas aviso-te já que perante este teu comentário sinto-me completamente leigo à tua beira.

Antes demais quero-te dizer que sou testemunha de Jeová praticamente desde que nasci, acho que só entrei na igreja apenas uma vez para me baptizar, desde então sempre me conheço como testemunha de Jeová.

Também quero ressalvar que não o sou porque os meus pais são, sou de livre e espontânea vontade, e em tempos de escola como falou ali o trz também sofri bem o meu bocado.

Aparte disso, a questão do sangue muitas vezes é sempre levada ao extremo, ou seja, se não levar morre. Como deves saber e como referi acima existem muitos métodos alternativos desconhecidos para a grande maioria da população que possibilitam cirurgias sem sangue, quer de maneira urgente quer de maneira planeada.

Não aceitamos transfusões de sangue (sangue total, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas ou plasma sanguíneo), sob quaisquer circunstâncias. No entanto:

599886b510377ee31f7cc260f7740a53.png

Dito de maneira simples, existem tdj que recusam totalmente toda e qualquer transfusão de sangue, como também existem aqueles que de forma conscienciosa podem aceitar determinados tratamentos que envolvam fracções dos 4 componentes de cada um.

Em termos de médicos em portugal ainda sofremos algum preconceito nestas questões mas ainda encontramos variadíssimos médicos que respeitam a nossa posição e realizam cirurgias sem sangue.

Não sei se respondi a toda a tua questão mas acho que é mais ou menos isto, e desculpa a demora icon_mrgreen.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...