Quillbeast Publicado 23 Junho 2012 Penso que te enganaste aqui, a Inquisição matava quem não se professava cristão. Não se calhar tens razão pode não ter sido a inquisição mas a Igreja Católica matou muita gente por ter uma bíblia o castigo? Queimados vivos com a bíblia ao pescoço. Compartilhar este post Link para o post
htc Publicado 23 Junho 2012 (editado) Portanto, acreditas na morte do espírito em conjunto com o corpo, correto? Muito bem. Mas isso não responde à minha pergunta. Assumindo que há quem faça essa separação- mesmo que inconscientemente- o que levará alguém a pensar dessa maneira? Estou curioso por saber o que pensam para tentar elaborar um raciocínio. Colaborem. ;) Eu acho que não é possível tal separação. Considero que tais experiências serão resultado de construções mentais do que aconteceria se tal sucedesse. Contudo acho que o budismo e os seus ensinamentos são bastante positivos para a vida, tendo em conta que o mesmo defende a vida espiritual e o caminho para a "luz". Editado 23 Junho 2012 por htc Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Junho 2012 A palavra "espiritualidade" na Bíblia tem a ver com o modo de encarar e viver a vida. Por exemplo, o escritor bíblico Paulo destaca a diferença entre a atitude de uma pessoa espiritual e a de uma carnal. Paulo explica que uma pessoa com tendências carnais se concentra mais em si mesma do que nos outros. Faz o que acha ser certo aos seus próprios olhos em vez de tentar viver em harmonia com os padrões de Deus. — 1 Coríntios 2:14; Gálatas 5:19, 20. Em contraste, quem tem uma atitude espiritual preza os padrões de Deus. Encara Deus como seu Amigo e procura imitar sua personalidade. (Efésios 5:1) Por isso, é uma pessoa amorosa, bondosa e branda ao lidar com os outros. E obedece a Deus mesmo que isso lhe seja inconveniente. É uma definição muito precisa acerca do que é ser espiritual. Mas o que eu gostava de saber é a tua opinião acerca do que leva alguém a trilhar esse caminho- por certo, mais árduo. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 23 Junho 2012 O ensino claro da Bíblia é: quando uma pessoa morre, ela deixa de existir. A morte é o oposto da vida. Os mortos não vêem, não ouvem nem pensam. Nenhuma parte de nós sobrevive à morte do corpo. Nós não possuímos uma alma ou espírito imortal. O Salmo 146:4 diz que, quando uma pessoa morre, “perecem deveras os seus pensamentos”. Nós somos mortais e não sobrevivemos à morte do corpo. Só consigo raciocinar à base da bíblia partindo do principio que quem acredita na separação da alma do corpo acredita na bíblia. Compartilhar este post Link para o post
htc Publicado 23 Junho 2012 O ensino claro da Bíblia é: quando uma pessoa morre, ela deixa de existir. A morte é o oposto da vida. Os mortos não vêem, não ouvem nem pensam. Nenhuma parte de nós sobrevive à morte do corpo. Nós não possuímos uma alma ou espírito imortal. O Salmo 146:4 diz que, quando uma pessoa morre, “perecem deveras os seus pensamentos”. Nós somos mortais e não sobrevivemos à morte do corpo. Só consigo raciocinar à base da bíblia partindo do principio que quem acredita na separação da alma do corpo acredita na bíblia. Ou acredita em outro texto religioso que defenda o mesmo. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Junho 2012 Penso que te enganaste aqui, a Inquisição matava quem não se professava cristão. Infelizmente há sempre mentecaptos que levarão a mensagem ao extremo de matar quem pensa de forma diferente, e há sim lobbys onde há interesse que as coisas sejam da forma como são, e já existem há centenas de anos. Mete-me um pouco de confusão é por exemplo como é que religiões como a Cientologia são aceitadas por pessoas racionais. O que me mete confusão a mim é haver quem aceite a Cientologia como uma religião. Parece-me mais uma seita parida na confusão gerada pelo embate da ignorância com a preguiça em aprender. Eu acho que não é possível tal separação. Considero que tais experiências serão resultado de construções mentais do que aconteceria se tal sucedesse. Talvez. Não tenho como confirmar ou desmentir-te. O que me interessa saber é outra coisa. ;) Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 23 Junho 2012 É uma definição muito precisa acerca do que é ser espiritual. Mas o que eu gostava de saber é a tua opinião acerca do que leva alguém a trilhar esse caminho- por certo, mais árduo. Queres a minha opinião pessoal? Sou Testemunha de Jeová ativa saber que faço a vontade de Deus deixa-me de consciência tranquila. É o caminho mais árduo, talvez, porque és muito criticado pelo que és e sofres bastantes pressões para fazer tudo aquilo que os outros fazem. Ser espiritual não envolve apenas ter conhecimento bíblico, mas sim, viver a altura deles. Compartilhar este post Link para o post
htc Publicado 23 Junho 2012 O que me mete confusão a mim é haver quem aceite a Cientologia como uma religião. Parece-me mais uma seita parida na confusão gerada pelo embate da ignorância com a preguiça em aprender. Talvez. Não tenho como confirmar ou desmentir-te. O que me interessa saber é outra coisa. ;) Por acaso nem tenho a certeza se é aceite como religião, honestamente. Seja como for, é de uma idiotice tremenda tendo em conta os dogmas que ela defende. Pois, provavelmente estou a responder a outra coisa e não à questão que pretendias. Podes explicar-te melhor? Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 23 Junho 2012 Voltando à pergunta do 13, creio que uma das formas de alguém revelar a sua espiritualidade pode ser a meditação, embora isto seja uma convenção e me sinta um pouco atado para responder, visto que não me considero, de todo, espiritual. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Junho 2012 Porque é que "ligamos" o nosso cérebro ao lado espiritual da vida? O que nos leva a isso? A educação? A pressão social? Uma má fase? Uma cabeçada mal dada? Uma birra? O quê? Porquê? Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 23 Junho 2012 Porque é que "ligamos" o nosso cérebro ao lado espiritual da vida? O que nos leva a isso? A educação? A pressão social? Uma má fase? Uma cabeçada mal dada? Uma birra? O quê? Porquê? Existe outra premissa aí, visto que há quem tenha separado corpo e mente. Descartes, por exemplo, tem algo escrito nesse sentido, no contexto do estudo do ser humano. Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 23 Junho 2012 http://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/11 :medinho: Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 23 Junho 2012 http://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/11 :medinho: qual o versículo? Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 23 Junho 2012 (editado) qual o versículo? A mulher ter que tapar a cabeça http://www.bibliaonl...m.br/acf/1co/14 (mas vê o 34/35) Editado 23 Junho 2012 por David_slbenfica Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Junho 2012 Ok, já vi que não estão para aí virados. :lol: Sendo assim, vou desenvolver sem as vossas respostas, na forma de outra pergunta, quiçá mais interessante de responder: acham possível alguém entrar em contacto com o seu lado espiritual/religioso/whatever por uma questão de lógica? Por lhe parecer provável que determinados aspetos de todo esse espetro sejam reais? Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 23 Junho 2012 são algumas das consubstanciações de algumas normas que ainda hoje me enojam. O pior é que a mulher em muitas religiões, por inclinação biológica, ponhamos deste modo a questão, aceita passivamente as regras. Qual direitos das mulheres qual quê. Ok, já vi que não estão para aí virados. :lol: Sendo assim, vou desenvolver sem as vossas respostas, na forma de outra pergunta, quiçá mais interessante de responder: acham possível alguém entrar em contacto com o seu lado espiritual/religioso/whatever por uma questão de lógica? Por lhe parecer provável que determinados aspetos de todo esse espetro sejam reais? eu respondi-te duas vezes, tu é que desconsideraste. Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 23 Junho 2012 (editado) Ok, já vi que não estão para aí virados. :lol: Sendo assim, vou desenvolver sem as vossas respostas, na forma de outra pergunta, quiçá mais interessante de responder: acham possível alguém entrar em contacto com o seu lado espiritual/religioso/whatever por uma questão de lógica? Por lhe parecer provável que determinados aspetos de todo esse espetro sejam reais? Sim, na maior parte das coisas que acreditas, acreditas porque tens motivos (racionais). E quando são motivos não racionais, levam-te a querer acreditar. Editado 23 Junho 2012 por David_slbenfica Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Junho 2012 eu respondi-te duas vezes, tu é que desconsideraste. Não desconsiderei nada. :) Bem pelo contrário, numa delas reconheci o teu ponto de vista. A outra só vi agora. A minha pergunta é simples, banal, se quiseres. E era de uma resposta assim que eu procurava. ;) Sim, na maior parte das coisas que acreditas, acreditas porque tens motivos (racionais). E quando são motivos não racionais, levam-te a querer acreditar. A motivação racional nada tem a ver com a lógica. Tu podes encontrar mil e um argumentos racionais para suportar a ideia mais fabulosa, o que não significa que eles sejam lógicos. Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 23 Junho 2012 Não desconsiderei nada. :) Bem pelo contrário, numa delas reconheci o teu ponto de vista. A outra só vi agora. A minha pergunta é simples, banal, se quiseres. E era de uma resposta assim que eu procurava. ;) Então não sei mais :mrgreen: lembrei-me que o ser humano também pode encontrar a sua espiritualidade na alimentação, isto é, o vegetarianismo pode ser considerada uma opção espiritual. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Junho 2012 Deixa lá isso. :mrgreen: O que me dizes da minha última questão? ;) Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 23 Junho 2012 (editado) Claro, mas eles podem não ser lógicos e tu achares que são. De facto custa-me mesmo acreditar que alguém tenha fé (sendo a fé uma convicção de que existe algo) sem ter para ele razões que considere lógicas ... Se eu fizer um tipo de afirmação absurda como : " Estão 30 moscas na tua cozinha " ... tu não vais acreditar só porque há a possibilidade de isso ser verdade. Vais pensar se tens lá comida em cima da banca, se deixaste a janela aberta, etc.... Acho que ninguém acredita em algo sem razões, tem que haver um motivo (mesmo que não faça lógica, porque isso vai do raciocínio de cada um). Editado 23 Junho 2012 por David_slbenfica Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 23 Junho 2012 acham possível alguém entrar em contacto com o seu lado espiritual/religioso/whatever por uma questão de lógica? Por lhe parecer provável que determinados aspetos de todo esse espetro sejam reais? À vista desarmada e considerando as horas, diria que sim. A verdade é que a Filosofia tem sido o refúgio de muitos crentes. Olhe-se o caso do William Lane Craig e dos seus pares, eles ganham a vida a debater religião com argumentos e premissas lógicas... Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Junho 2012 Claro, mas eles podem não ser lógicos e tu achares que são. De facto custa-me mesmo acreditar que alguém tenha fé (sendo a fé uma convicção de que existe algo) sem ter para ele razões que considere lógicas ... Se eu fizer um tipo de afirmação absurda como : " Estão 30 moscas na tua cozinha " ... tu não vais acreditar só porque há a possibilidade de isso ser verdade. Vais pensar se tens lá comida em cima da banca, se deixaste a janela aberta, etc.... Acho que ninguém acredita em algo sem razões, tem que haver um motivo (mesmo que não faça lógica, porque isso vai do raciocínio de cada um). Interessante! Sim, acho que era precisamente isto que eu queria ler. E em que ponto é a linha da razoabilidade é cruzada? Porque se há certas premissas que são consensuais, outras estão longe disso. Uma coisa é fazer sentido de um cenário hipotético através de raciocínios realistas e outra é fazer exatamente o contrário: partir de premissas hipotéticas para construir um cenário realista. O que achas disto? Compartilhar este post Link para o post
Red Publicado 23 Junho 2012 Gosto de religião mas prefiro droga. Só para saberem. Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 23 Junho 2012 (editado) Interessante! Sim, acho que era precisamente isto que eu queria ler. E em que ponto é a linha da razoabilidade é cruzada? Porque se há certas premissas que são consensuais, outras estão longe disso. Uma coisa é fazer sentido de um cenário hipotético através de raciocínios realistas e outra é fazer exatamente o contrário: partir de premissas hipotéticas para construir um cenário realista. O que achas disto? A única vez que discuti este tema com a minha avó ela disse : "Então filho, se ele não existe de onde é que vem isto tudo ? " ... não me parece que ela acredite com base num raciocínio sustentado, mas é claramente a falta de uma explicação para a vida (existência, wtv) que a leva a acreditar. E é assim que ela fundamenta a sua crença. Ela e a maioria. E porque é que se deixa convencer com tão pouco ? Porque é muito mais reconfortante acreditar do que não acreditar. Editado 23 Junho 2012 por David_slbenfica Compartilhar este post Link para o post