Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Shuffle

[Musica] Hip-Hop Português

Publicações recomendadas

Visitante

Claro que pode e pode melhorar o resto mas neste momento falar em Regulas quando se fala no Holly não faz sentido, não está nem perto do patamar. Se o Regula está comercial? Sem dúvida mas evoluiu enormidades até poder ser comercial e bater. Não há uma única pessoa no meio que não te vá dizer que o Regula não é o auge em Portugal. É o MC que mais factura no burgo e além de trabalhar muito foi inteligente. Confiou em profissionais para lhe tratarem da comunicação, etc. contratou profissionais e investiu dinheiro do bolso numa perspectiva de retorno como qualquer empresa/negócio deve fazer.

99% dos MCs que tu vês ai nem manager têm ou são os amigos sem qualquer formação a fazer esse trabalho, Facebook, Instagram, etc são os amigos que tratam ou eles sem qualquer estratégia e isso é tudo tempo que eles podiam usar para evoluir e estão a fazer um trabalho que não sabem fazer. Videoclips e maior parte também é tudo de borla e a qualidade final reflecte isso. As pessoas não querem ser ajudadas porque têm medo e um ego enorme, são miudos que se lhes falares num contrato borram-se todos e nunca mais os vês. Um MC de nível médio faz 5/6 mil euros numa mixtape muito facilmente mas depois não investem sequer 500 euros num website básico, não querem pagar artworks, videos, etc e não passam disso. Eu tenho clientes com muita qualidade enquanto MCs e digo-te que não vão a lado nenhum no long-run, quando a malta se começar a esquecer deles deu o berro, eles nem 100€ querem pagar por um logótipo o que é um valor insignificante para esse trabalho.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

wow, estou admirado. bom vocabulário, though.

mas depois a moda é regulas e m*rda que tais

fun fact: além de serem da mesma editora o holly hood é o produtor principal dele e o mixer dele, além de o acompanhar nos concertos. por isso estão completamente ligados um ao outro.

e concordo com o Lewa a 100% quanto ao Regula. Por falar nisso não me admira se o Holly Hood chegar ao mesmo patamar com o tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

não suporto o regula. para mim o que ele faz não pode ser considerado rap mas concedo que tenha sucesso dentro do estilo que produz. para mim está mais perto do agir do que do mundo ou sam ou rage sense (que agora virou para o star wars) ou nbc ou esta nova vaga que raramente fixo os nomes (o processo e a mixtakes tão fyah).

still, catalogar isto não faz qualquer sentido.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O que o Regula faz actualmente é Hip-Hop Club, é assim que é definido. Lá está, também não suporto o Agir no entanto ninguém te vai falar mal do Agir dentro do mundo da música e não é de todo um grinder, teve tudo de mão beijada para ter sucesso praticamente. No entanto, é um músico dos diabos. A ele não o conheço pessoalmente mas as descrições de alguns dos meus clientes são que é um gajo com um talento para a composição fenomenal.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que pode e pode melhorar o resto mas neste momento falar em Regulas quando se fala no Holly não faz sentido, não está nem perto do patamar. Se o Regula está comercial? Sem dúvida mas evoluiu enormidades até poder ser comercial e bater. Não há uma única pessoa no meio que não te vá dizer que o Regula não é o auge em Portugal. É o MC que mais factura no burgo e além de trabalhar muito foi inteligente. Confiou em profissionais para lhe tratarem da comunicação, etc. contratou profissionais e investiu dinheiro do bolso numa perspectiva de retorno como qualquer empresa/negócio deve fazer.

99% dos MCs que tu vês ai nem manager têm ou são os amigos sem qualquer formação a fazer esse trabalho, Facebook, Instagram, etc são os amigos que tratam ou eles sem qualquer estratégia e isso é tudo tempo que eles podiam usar para evoluir e estão a fazer um trabalho que não sabem fazer. Videoclips e maior parte também é tudo de borla e a qualidade final reflecte isso. As pessoas não querem ser ajudadas porque têm medo e um ego enorme, são miudos que se lhes falares num contrato borram-se todos e nunca mais os vês. Um MC de nível médio faz 5/6 mil euros numa mixtape muito facilmente mas depois não investem sequer 500 euros num website básico, não querem pagar artworks, videos, etc e não passam disso. Eu tenho clientes com muita qualidade enquanto MCs e digo-te que não vão a lado nenhum no long-run, quando a malta se começar a esquecer deles deu o berro, eles nem 100€ querem pagar por um logótipo o que é um valor insignificante para esse trabalho.

Oh boy, I feel you. Tão verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

O que o Regula faz actualmente é Hip-Hop Club, é assim que é definido. Lá está, também não suporto o Agir no entanto ninguém te vai falar mal do Agir dentro do mundo da música e não é de todo um grinder, teve tudo de mão beijada para ter sucesso praticamente. No entanto, é um músico dos diabos. A ele não o conheço pessoalmente mas as descrições de alguns dos meus clientes são que é um gajo com um talento para a composição fenomenal.

Vamos discordar no que diz respeito ao Agir. O RnB que ele faz é muito manhosinho e há bastante gajo do meio que não lhe reconhece grande qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com tudo.

Esta conversa até me fez lembrar de um nome também muito criticado por cá: o Carlão/Pacman/5-30. É um artista do crl, versátil como tudo, canta muito bem, faz a música que quer e quando quer e a malta critica simplesmente porque já não é o mesmo que era há 15 anos atrás. Não cabe na minha cabeça...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Vamos discordar no que diz respeito ao Agir. O RnB que ele faz é muito manhosinho e há bastante gajo do meio que não lhe reconhece grande qualidade.

Para mim é, no entanto toda a gente com que conheço no meio e quando o Agir vem à baila a opinião é francamente boa relativamente à pessoa e ao talento, isto não quer dizer que gostem da música que ele faz. Agora acredito plenamente que também acho o contrário apenas estava a falar do que é do meu conhecimento

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Concordo com tudo.

Esta conversa até me fez lembrar de um nome também muito criticado por cá: o Carlão/Pacman/5-30. É um artista do crl, versátil como tudo, canta muito bem, faz a música que quer e quando quer e a malta critica simplesmente porque já não é o mesmo que era há 15 anos atrás. Não cabe na minha cabeça...

Só uma correcção: 5-30 não é um cognome do Carlão, era o nome do grupo composto pelo Fred, Carlão e Regula e que diga-se não fazia muito sentido.

O Carlão é mais criticado porque teve ali um período que foi manifestamente óbvio que ele não sabia para onde se virar e quis fazer tudo ao mesmo tempo. O Carlão no espaço de pouco tempo deixou uma banda de sucesso como os Da Weasel para fundar uma banda de rock pesado completamente falhada e logo depois uma fase ultra-beto onde lançou um álbum capaz de envergonhar o próprio Pedro Abrunhosa, oscilou demasiado. Aliás penso que só agora é que ele está a começar a encaixar nos tempos do rap, durante muito tempo e mesmo nos 5-30 o Carlão cantava sempre fora do tempo e com um ritmo mais acostumado ao rock do que ao Hip-Hop, tomou más decisões basicamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma correcção: 5-30 não é um cognome do Carlão, era o nome do grupo composto pelo Fred, Carlão e Regula e que diga-se não fazia muito sentido.

O Carlão é mais criticado porque teve ali um período que foi manifestamente óbvio que ele não sabia para onde se virar e quis fazer tudo ao mesmo tempo. O Carlão no espaço de pouco tempo deixou uma banda de sucesso como os Da Weasel para fundar uma banda de rock pesado completamente falhada e logo depois uma fase ultra-beto onde lançou um álbum capaz de envergonhar o próprio Pedro Abrunhosa, oscilou demasiado. Aliás penso que só agora é que ele está a começar a encaixar nos tempos do rap, durante muito tempo e mesmo nos 5-30 o Carlão cantava sempre fora do tempo e com um ritmo mais acostumado ao rock do que ao Hip-Hop, tomou más decisões basicamente.

O "Gramática da Paixão Dramática" não é nada de especial, mas o "Uma Falaciosa Noção de Intimidade" é excelente.

E as primeiras cenas que mandou cá para fora como Algodão, também têm muita qualidade.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

O Agir tem talento mas (a meu ver), faz música encharcada de azeite. Podia fazer muito melhor porque a capacidade para o fazer está lá. Mas quando se tem os pais que tem e a mãena TVI suponho que a música siga o caminho (o pai dele é relativamente bom músico tho, antes que me percebam mal.)

Quanto ao Regula pela conversa que já tive com gente que o conhece ele sente-se feliz a fazer o que faz. Pensem assim, ele é dos rappers, senão o rapper mais bem pago em Portugal. Obviamente não vai falar da mesma coisa que falava quando não tinha um tostão sequer.

Compartilhar este post

Link para o post

Eish, Lancelot! Aos anos que não o ouvia. É logo um hip-hop com outro toque.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto à evolução do regula.. São opinões. Em termos de marketing e imagem evoluiu muito, claramente. Em termos de hip hop e qualidade no que fazia, para mim só tem vindo a desaprender... O casca grossa então foram 2 tiros nos pés. E para mim ele não é o auge em nada.. Mas volto a dizer, são gostos.

Quanto ao segundo parágrafo, tens toda a razão. Mas se estás dentro do meio, também deves saber que a maioria dos miudos/grupos que começam a fazer umas musicas mais depressa preferem gastar 100€ numa placa do que num logótipo precisamente porque olham para o logótipo e não acham que aquilo valha os 100€. Já para não falar que 100€ para a maioria é um investimento considerável e quando eles começam a formar o grupo facilmente apanham um amigo/conhecido que lhes faz aquilo de borla tal como tu dizes. Não sei como achas que fazem 5000€ numa mixtape, mas também não te esqueças que também é preciso ter dinheiro para equipamento, para viajarem e para eles próprios e dispensar 500€ para um site quando há sempre o amigo do amigo que "desenrasca" no assunto..

Quanto ao AGIR, digam o que quiserem mas esse sim é um músico do crl.. simplesmente faz a musica que faz (que nem é má de todo) porque sabe que aquilo vai ser ouvido e cantado por qualquer pessoa, ficará no ouvido e vai-lhe dar guito fácil. Porque de resto não tenho dúvidas que se ele quisesse fazer música com mais qualidade, faria-a na boa, mas não lhe daria o dinheiro nem metade do reconhecimento que ele tem. Pelo menos é esta a impressão que tenho.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao AGIR, digam o que quiserem mas esse sim é um músico do crl.. simplesmente faz a musica que faz (que nem é má de todo) porque sabe que aquilo vai ser ouvido e cantado por qualquer pessoa, ficará no ouvido e vai-lhe dar guito fácil. Porque de resto não tenho dúvidas que se ele quisesse fazer música com mais qualidade, faria-a na boa, mas não lhe daria o dinheiro nem metade do reconhecimento que ele tem. Pelo menos é esta a impressão que tenho.

não sou fã de nenhum dos dois, mas o que aqui disseste serve perfeitamente para o Regula

ou achas que o Regula faz uma Casanova ou Memo A Veres a pensar que vão ser lembradas como grandes músicas de intervenção portuguesa?

tu simplesmente dizes que a música do Agir não é má de todo porque não tens nenhum tipo de expectativa em relação ao que ele vai fazer. o regula como já estás à espera de alguma cena com mais conteúdo achas que ele regrediu, quando o que me parece bem mais provável é ele tenha tentado preencher um nicho no mercado que estava completamente vazio em Portugal

Compartilhar este post

Link para o post

não sou fã de nenhum dos dois, mas o que aqui disseste serve perfeitamente para o Regula

ou achas que o Regula faz uma Casanova ou Memo A Veres a pensar que vão ser lembradas como grandes músicas de intervenção portuguesa?

tu simplesmente dizes que a música do Agir não é má de todo porque não tens nenhum tipo de expectativa em relação ao que ele vai fazer. o regula como já estás à espera de alguma cena com mais conteúdo achas que ele regrediu, quando o que me parece bem mais provável é ele tenha tentado preencher um nicho no mercado que estava completamente vazio em Portugal

Em parte tens razão. Mas o que acho é que se pedires ao Regula para fazer uma faixa como as do Kara Davis onde ele realmente era bom... já não consegue. O Agir faz a musica que quer quando quiser..

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Quanto à evolução do regula.. São opinões. Em termos de marketing e imagem evoluiu muito, claramente. Em termos de hip hop e qualidade no que fazia, para mim só tem vindo a desaprender... O casca grossa então foram 2 tiros nos pés. E para mim ele não é o auge em nada.. Mas volto a dizer, são gostos.

Quanto ao segundo parágrafo, tens toda a razão. Mas se estás dentro do meio, também deves saber que a maioria dos miudos/grupos que começam a fazer umas musicas mais depressa preferem gastar 100€ numa placa do que num logótipo precisamente porque olham para o logótipo e não acham que aquilo valha os 100€. Já para não falar que 100€ para a maioria é um investimento considerável e quando eles começam a formar o grupo facilmente apanham um amigo/conhecido que lhes faz aquilo de borla tal como tu dizes. Não sei como achas que fazem 5000€ numa mixtape, mas também não te esqueças que também é preciso ter dinheiro para equipamento, para viajarem e para eles próprios e dispensar 500€ para um site quando há sempre o amigo do amigo que "desenrasca" no assunto..

Vou responder assim por ser mais fácil, não penses que estou a ser arrogante contigo:

1º Parágrafo - Não é o auge, passar de sem dinheiro a facturar 10mil por show não é evoluir, certo.

2º - Errado, não estamos a falar de MC's do Youtube ou do bairro, estamos a falar de MCs já dignos desse nome e desses raros são os que têm equipamento próprio porque simplesmente reconhecem o valor num estúdio profissiona (Ambos meus clientes)l. O Prof é o único com home studio e apenas e só porque está em Londres. Em relação aos valores acredita que 5/6 mil numa mixtape (só nos formatos físicos) é pouco, se quiseres que eu te faça as contas eu faço. O resto do parágrafo continua todo errado. Qualquer músico cada vez que viaja as despesas de deslocação estão incluídas com o cachet, ou seja, é cachet + despesas.

3º - Coerência?

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, a música dele é má, é mau RnB. Em que momento é que o Agir fez alguma coisa que fosse minimamente decente para se dizer que ele é "um músico do crl"?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou responder assim por ser mais fácil, não penses que estou a ser arrogante contigo:

1º Parágrafo - Não é o auge, passar de sem dinheiro a facturar 10mil por show não é evoluir, certo.

2º - Errado, não estamos a falar de MC's do Youtube ou do bairro, estamos a falar de MCs já dignos desse nome e desses raros são os que têm equipamento próprio porque simplesmente reconhecem o valor num estúdio profissiona (Ambos meus clientes)l. O Prof é o único com home studio e apenas e só porque está em Londres. Em relação aos valores acredita que 5/6 mil numa mixtape (só nos formatos físicos) é pouco, se quiseres que eu te faça as contas eu faço. O resto do parágrafo continua todo errado. Qualquer músico cada vez que viaja as despesas de deslocação estão incluídas com o cachet, ou seja, é cachet + despesas.

3º - Coerência?

1º - Evolução da conta bancária apenas e só...

2º - Podes falar de nomes? Pah o prof é de uma classe social da qual a maioria dos rappers ou MC's não é. O resto do parágrafo está tão errado como o inicio porque eu estav aa falar exactamente de um desses miudos de bairro que começam a aparecer.

3ª - Como eu disse, é a minha opinião. O Agir tem o talento dele e sabe no que é bom. O Regula no que era bom, cagou completamente e decidiu enveredar por um caminho para o qual eu não consigo perceber como é possivel ver-se qualidade no que quer que seja dele. Aliás, nem entendo como é que ele pode ser o rapper mais bem pago em Portugal..

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Dillaz é e vai facturar 30 mil este mês em concertos, queres que continue?

Compartilhar este post

Link para o post

O que é que não resulta no Dillaz? Sabes há quanto tempo dele deixou de ser um miudo de bairro? Tomara que os problemas do Dillaz fossem só não ter um site ou um Logotipo ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto, actualmente, do Regula porque para mim vendeu-se demasiado. Não o critico porque sei que foi uma decisao pensada e aconselhada, mas para mim quem faz rap com "metem as bolas na boca e dizem que estão com anginas"... Não é rap. Na minha opinião. A verdade é que ele bateu no comercial, é ouvido por todos os putos, idolatrado por muita gente e sim, é o MC que mais factura em Portugal.

Quanto ao 2º parágrafo, concordo. Menso na parte dos 5k numa mixtape. Not that easy... Genericamente, tens razão. Basta ver os GrogNation, foram espertos o suficiente para contratar o Rainner e desde aí que, com estratégia e pensamento, conseguiram muitas coisas boas...

Ninguém fala mal do Agir no mundo da música porque lhe reconhecem um talento extraordinário enquanto produtor e compositor. Não ouvi ainda uma música do Agir que não fique no ouvido... Tem a facilidade de agarrar em qualquer instrumento e começar a tocar tranquilo... De resto, acho que o Agir não é grinder, nunca teve tudo de mão beijada... Tanto que desde os 12 anos que faz música e só aos 26/27 é que começou a ter sucesso.

A música dele é easy, mas não é manhosa. É para o público dele... Se bom ou mau já é outra história, a verdade é que bate. Malta do meio, nunca ouvi ninguém a negar qualidade ao Agir... pelo menos a nível musical.

O Agir tem talento mas (a meu ver), faz música encharcada de azeite. Podia fazer muito melhor porque a capacidade para o fazer está lá. Mas quando se tem os pais que tem e a mãena TVI suponho que a música siga o caminho (o pai dele é relativamente bom músico tho, antes que me percebam mal.)

Pá, completamente ao lado. O Paulo de Carvalho não é "relativamente bom músico", é simplesmente um dos melhores cantores que Portugal teve em toda a sua história. Não vou falar sequer das implicações políticas a ele inerentes, mas o que o gajo já fez? Já cantou de tudo, já tentou elevar o nível cá em PT num público que não consegue chegar ainda lá... Ganhou prémios internacionais, tocou com a Orquestra Metropolitana de Londres gravando até um álbum com eles... A nível vocal, não vejo um gajo em Portugal com um nível acima. E, se há coisa que o Agir e o Paulo de Carvalho nunca fizeram, foi usar o 'nome' para chegar a algum lado. Aliás, ambos repudiam isso e, no meu ponto de vista, até a um nível exagerado... Vou-te dar um exemplo: tudo o que é entrevista que querem fazer ao Agir, há sempre um tema que não se pode focar: os pais lol É um tema proibido. Se reparares, a 1ª vez que se falou mais nisso e na 'relação' entre o sucesso recente dele e os pais foi no Alta Definição do mês passado ou assim...

Ele é o auge no hip-hop nacional porque nem o STK (que é infinitamente mais rapper) recebe mais do que ele num concerto... De resto, concordo.

Pá, a música dele é má, é mau RnB. Em que momento é que o Agir fez alguma coisa que fosse minimamente decente para se dizer que ele é "um músico do crl"?

O Agir produz e já produziu para tudo o que é músico cá em Portugal... Podes não gostar do artista em si e da música que faz para ele, mas todos os últimos hits cá em PT têm a mãozinha dele.

Só para esclarecer e para que percebam a minha opinião: trabalho na indústria da música em PT e há opiniões que não posso emitir/ir tão longe. Apesar disto ser um fórum, sou profissional. Trabalho com o Agir directamente.

Também trabalho com o Paulo de Carvalho - mas esse aí já sou groupie mesmo e defensor até à morte :love:

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso reconheço mérito ao pai dele mas não sou grande fã. A mesma coisa com o filho, suponho, acho que tem capacidade para fazer coisas imensamente melhores. Mas isto é mais na vista de um apreciador de música. Se lhe dá bastantes vendas, percebo o porquê.

Quanto ao resto vou acreditar mas apenas pela tua a palavra (que os pais não tenham tido assim tanta influência). A verdade é que muita gente que conheço (sejam músicos, rappers, cantores) acreditam que os pais dele tiveram muito a ver com o sucesso dele.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não gosto, actualmente, do Regula porque para mim vendeu-se demasiado. Não o critico porque sei que foi uma decisao pensada e aconselhada, mas para mim quem faz rap com "metem as bolas na boca e dizem que estão com anginas"... Não é rap. Na minha opinião. A verdade é que ele bateu no comercial, é ouvido por todos os putos, idolatrado por muita gente e sim, é o MC que mais factura em Portugal. 1

Quanto ao 2º parágrafo, concordo. Menso na parte dos 5k numa mixtape. Not that easy... Genericamente, tens razão. Basta ver os GrogNation, foram espertos o suficiente para contratar o Rainner e desde aí que, com estratégia e pensamento, conseguiram muitas coisas boas... 2

Ninguém fala mal do Agir no mundo da música porque lhe reconhecem um talento extraordinário enquanto produtor e compositor. Não ouvi ainda uma música do Agir que não fique no ouvido... Tem a facilidade de agarrar em qualquer instrumento e começar a tocar tranquilo... De resto, acho que o Agir não é grinder, nunca teve tudo de mão beijada... Tanto que desde os 12 anos que faz música e só aos 26/27 é que começou a ter sucesso. 3

A música dele é easy, mas não é manhosa. É para o público dele... Se bom ou mau já é outra história, a verdade é que bate. Malta do meio, nunca ouvi ninguém a negar qualidade ao Agir... pelo menos a nível musical. 4

Ele é o auge no hip-hop nacional porque nem o STK (que é infinitamente mais rapper) recebe mais do que ele num concerto... De resto, concordo. 5

Só para esclarecer e para que percebam a minha opinião: trabalho na indústria da música em PT e há opiniões que não posso emitir/ir tão longe. Apesar disto ser um fórum, sou profissional. Trabalho com o Agir directamente.

Também trabalho com o Paulo de Carvalho - mas esse aí já sou groupie mesmo e defensor até à morte :love: 6

1 - Eu também não, tirando uma ou outra... agora é preciso compreender, o antigo Regula se calhar neste momento não fazia música porque o antigo estilo não traz rendimento.

2- Não me posso alargar muito sobre os Grog porque são meus clientes e tal como tu também eu sou profissional e como disseste isto é um forum. Miúdos impecáveis, o facto de serem 5 e o Rainner ainda não poder dedicar-se a eles a tempo inteiro (nem eles próprios) torna tudo mais complicado mas vão muito longe, na minha opinião pessoal pelo menos o Harold, o Nasty e o Papi têm um futuro muito grande e certo na música e claro terem alguém como o Rainner que é simplesmente a pessoa mais friendly que conheci no meio, dá-se bem com toda a gente dá uma grande ajuda, agora que reparo todo o círculo dos Grog são meus clientes. Em relação aos 5K, é relativamente easy (não é dado claro), estamos a falar de 1000 cópias a 5€ (e já há muitos MCs a cobrar mais por uma mixtape). Posso-te dizer 2 ou 3 MCs que fizeram isso e não têm a projecção dos nomes que falámos até aqui embora pertençam ao mesmo círculo. Não é tudo lucro como é claro mas se juntares ainda a isso concertos e merch que vendes no dia é dinheiro mais que suficiente para investir.

3- Exactamente, é isso. Ele é dedicado mas dai a ser Grinder, o Agir tem acesso a estúdios e instrumentos desde que nasceu, teve aulas de música no conservatório salvo erro, é algo que 99% da comunidade não tem. Se retira mérito? Claro que não. Olha vou-te dizer uma coisa que o Papi me disse quando eu lhe disse que eu só consumia hip-hop tuga apesar de ter aspecto de betinho "Hip-Hop não tem roupa, não tem cor, não tem forma, hip-hop é hip-hop."

4- My point com o Regula, o que ele fez foi direccionar o produto dele para o círculo maior como em qualquer negócio ou empresa. O círculo em que no contexto perfeito nós o inseriamos, esse expectro nem compra CDs, só vai a concertos quando são na discoteca ou à pala, de que é que vale?

5- STK e mais quantos? É quase como falarmos em pezinhos para o futebol e quantos há melhor que o Ronaldo? Só que depois há tudo o resto

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...