Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Shin-Shein

Os vossos animais de estimação

Publicações recomendadas

Citação de Ego Sum, há 21 horas:

Isso de ser caçador é pancada de francês, não?

Tenho um colega de trabalho francês que tb é viciado nisso. Quando foi o atentado no Bataclan estava ele descansadinho em casa a pensar "se der m*rda tenho duas rifles ali no armário".

Citação de antifa, há 1 hora:

Não que eu seja grande fã de caça mas uma coisa brutal da França é ainda ter um mundo rural com força e com gente. Também conheci bastante malta que tinha essa pancada de ir horas lá para uma torre no meio de umas árvores tentar dar umas chumbadas.

Acho que é muito por isto. Muita agricultura, muitas pequenas aldeias, muito espaço, muita floresta. 

Onde estou pelo menos uma vez por semana no caminho casa/trabalho vejo ou uma lebre, ou uma corça/veado ou javalis. Fora todos os pequenos animais tipo perdizes, galinholas, codornizes se bem que este tipo de caça eles queixam-se muito que ha cada vez menos porque la esta, caçam muito. No outro dia no meu jardim estava a plantar uns arbustos a minha mulher veio ver e perguntou-me porque é que tinha remexido a terra num espaço de 5m2 se nao ia plantar nada ali, e efectivamente nao ia plantar nada porque tinha sido um javali que entrou e fez aquele trabalho. 

Havendo agricultura, estes animais te^m mais de comer, reproduzem-se mais, e sem predador tem de haver uma regulaçao das populaçoes e ai' entra o caçador. Nao estou a defender a caça, até porque acho isto um pouco promiscuo, ha varios interesses dos caçadores por tras nesta questao da regulaçao das populaçoes por exemplo. 

Pessoalmente nao sou fa e nao fico nada tranquilo quando andam a caçar nao muito longe de minha casa ou perto de estradas principais e tenho de passar de carro. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Três cães morrem em poças de água junto de postes elétricos, com fortes suspeitas de eletrocussão, em Lisboa e Odivelas

Num intervalo de menos de 24 horas, três cães morreram alegadamente eletrocutados em espaços públicos de Odivelas e Lisboa, após contactarem com zonas molhadas junto a postes de iluminação. Os donos dos animais, devastados, exigem explicações e o apuramento de responsabilidades. PSP enviou autos para o MP e E-Redes abre investigações.
Publicado a: 18 Nov 2025, 21:25

Na sexta-feira, dia 14 de novembro, em Patameiras, Odivelas, Soraia Silva esperou que a chuva abrandasse para levar os seus dois cães, Luna e Ozzy, a passear. “Por volta das 20h25, passámos junto do candeeiro. O mais pequenino deu um ganido enorme. Pensei que se tivesse cortado. De repente, ambos caíram, sem vida”, recorda, ainda abalada e sem dúvidas: “Foram eletrocutados”. Luna tinha 12 anos; Ozzy, apenas quatro meses.

Segundo Soraia, não havia poças no local, mas o pavimento encontrava-se molhado. O candeeiro está instalado num parque infantil atualmente rodeado por obras da Câmara Municipal de Odivelas. No local estiveram a Proteção Civil, a PSP, os Sapadores Bombeiros, um piquete da E-Redes (a empresa responsável pela rede de distribuição e pelo transporte de energia elétrica até às nossas casas) e uma ambulância, chamada para assistir a tutora, que entrou em colapso emocional. “O espaço foi cercado com uma fita, mas não está completamente protegido. Temos de poder andar na via pública em segurança. Não podemos estar num campo minado. É um jardim público agora transformado em parque de estacionamento devido às obras, mas com muita frequência”, lamenta. “Foram os meus cães, mas podia ser uma criança.”

Soraia apresentou queixa na Esquadra de Odivelas. “Vou exigir responsabilidades, embora saiba que perdi para sempre os meus meninos. Mas isto não pode voltar a acontecer.” Segundo testemunhas, Ozzy, com 15 quilos, foi o primeiro a morrer. Luna, com 30, tombou logo depois.

Luna tinha 12 anos e Ozzy quatro meses. Pesavam 15 e 30 quilos, respetivamente
Luna tinha 12 anos e Ozzy quatro meses. Pesavam 15 e 30 quilos, respetivamenteCortesia de Soraia Silva

Menos de um dia mais tarde, no sábado, 15 de novembro, um novo caso ocorreu, agora no Parque das Nações, em Lisboa. Eram 18h30 quando o cão de uma família local, que passeava com o filho do tutor, pisou uma poça de água junto a um poste de iluminação pública e terá recebido uma descarga elétrica fatal. De acordo com o relatório dos bombeiros, o animal terá sido atingido por cerca de 117 volts. O cão, de 21 quilos, ainda tentou levantar-se após o primeiro impacto, mas caiu de seguida, já sem vida.

Moradores chamaram de imediato os Sapadores Bombeiros, a PSP e um elemento da Junta de Freguesia do Parque das Nações. O DN apurou que, quando os bombeiros chegaram ao local, pouco depois das 19h00, o poste “ainda fumegava”. Quando o tutor do animal, Nuno Lopes, chegou, já perto das 20h00, aquele candeeiro - ao contrário dos restantes na mesma rua - encontrava-se desligado. A PSP abriu uma investigação.

A família do animal afirma estar “em choque” e já contactou um advogado. “Queremos saber o que aconteceu, quem responde e como é possível que um poste de iluminação pública mate um cão”, dizem em declarações ao DN.

Contactada pelo DN, a E-Redes confirma que teve conhecimento de duas situações na zona de Grande Lisboa que vitimaram três cães. “Situação que desde já lamenta. Em ambos os casos, a E-Redes mobilizou equipas técnicas para o local, com vista a averiguações e à garantia da segurança da rede. Os processos encontram-se atualmente em análise interna com vista ao apuramento das causas. Eventuais responsabilidades apuradas serão assumidas pela empresa. A E-Redes trabalha diariamente para garantir a distribuição da eletricidade em segurança”, assegurou fonte oficial da empresa.

Mel ainda conseguir levantar-se, mas caiu de novo, já sem vida, dizem testemunhas
Mel ainda conseguir levantar-se, mas caiu de novo, já sem vida, dizem testemunhasCortesia de Nuno Lopes

Ao contrário do que acontece em Odivelas, onde a E-Redes é responsável por toda a manutenção da iluminação pública, no caso da capital, a partir do momento em que a energia chega aos equipamentos, a responsabilidade recai sobre a Câmara Municipal de Lisboa, soube o DN junto de fonte camarária.

Entretanto, os dois candeeiros envolvidos nas ocorrências foram isolados e encontram-se fora de serviço. As famílias das três vítimas - Luna, Ozzy e o cão do Parque das Nações - temem que outros acidentes possam ocorrer. “Isto não pode acontecer mais. Nem com animais, nem com pessoas”, desabafa Soraia.

Fonte oficial da PSP diz ao DN “que os autos serão encaminhados para o Ministério Público”. Os animais serão autopsiados.

O DN não conseguiu receber, até à hora do fecho desta edição, resposta da Câmara Municipal de Lisboa às perguntas enviadas.

Fonte: https://www.dn.pt/sociedade/em-dois-dias-trs-ces-morrem-por-fortes-suspeitas-de-eletrocusso-responsabilidades-variam-consoante-os-municpios

WTF...

• Triste 4

Compartilhar este post

Link para o post

Bem... Não esperava acabar assim a noite.

Ainda nem estou a processar que isto aconteceu, mas perdi a minha cadelinha de 11 anos hoje. 

E há coincidências do caraças, fui deixá-la às urgências, fiquei lá um bocado à espera que fizessem o diagnóstico e já antecipavam o pior cenário... consegui vê-la mais uma vez, ainda arranjou forças para abanar a cauda e sorrir. Passado um pouco pedi um Uber para vir para casa enquanto aguardava por novidades e no banco estava apenas uma letra solta "S". Que por acaso é a inicial do nome dela.

Enfim... Ainda não estou em mim e não sei como vai ser para eventualmente arrumar as coisas que eram dela, e chegar a casa e não a ter aqui.

• Triste 15

Compartilhar este post

Link para o post

Vou recuperar um gato vadio que costuma ir a casa da ama da minha filha

Ideias de nomes? é um macho. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 7 minutos:

Moutinho

• Haha 11

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 9 minutos:

Moutinho

"O meu gato só anda para o lado!"

• Haha 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 9 minutos:

Moutinho

O gato é muito meiguinho, espero que depois nao morda a mao que lhe da de comer

Fica aí o gajo 

Pensei em GPT. Le chatGPT

IMG-20260504-WA0009.jpg

• Like 15

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 49 minutos:

O gato é muito meiguinho, espero que depois nao morda a mao que lhe da de comer

Fica aí o gajo 

IMG-20260504-WA0009.jpg

Como pode ser um gato "vadio" de alguém que o deixa passear, vai confirmar ao vet se ele tem ou não microchip

E vê se ele tem algum corte na orelha esquerda, a ponta cortada

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 52 minutos:

Como pode ser um gato "vadio" de alguém que o deixa passear, vai confirmar ao vet se ele tem ou não microchip

E vê se ele tem algum corte na orelha esquerda, a ponta cortada

O que indica esse corte?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 10 minutos:

O que indica esse corte?

É o símbolo internacional do gato de rua, significa que já está esterilizado (castrado).

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 41 minutos:

O que indica esse corte?

Já matou um cão

• Haha 13

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 4 horas:

Gerúndio 

Compartilhar este post

Link para o post

Paco Jemez

Compartilhar este post

Link para o post

Mete-lhe uma pala e fica Neko Fury!

Ou Tobias...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 35 minutos:

Mete-lhe uma pala e fica Neko Fury!

Ou Tobias...

Mas já não vês 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 5 horas:

Este cavalheiro está quase a tatuar o símbolo da FPF na barriga da perna.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Jimpo se fores daqueles q berra pelo nome do gato recomendo Jacinto Leite

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

O gato está cá desde terça, tudo impecável, muito meiguinho conosco, um pouco menos com as miúdas porque elas ainda estão a aprender a lidar com ele e não têm a noção de quando o devem importunar. 

No entanto desde ontem começou a mijar fora da caixa. Já percebi que está a marcar território, vai ser castrado daqui a duas semanas, vamos tentar avançar a intervenção porque no vet avisaram que poderia acontecer. 

O que fazer no entanto? Se fosse um cão tinha mais certezas, sendo um gato não acredito que seja igual e já li coisas diferentes. O que fizeram que resulta? 

Já pensei mijar-lhe em cima mas tenho medo que a minha mulher fique com inveja. 

• Haha 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Em 05/05/2026 at 10:57:

É o símbolo internacional do gato de rua, significa que já está esterilizado (castrado).

Citação de Immobile, Em 05/05/2026 at 13:18:

Paco Jemez

Capo Jemez

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

O gato está cá desde terça, tudo impecável, muito meiguinho conosco, um pouco menos com as miúdas porque elas ainda estão a aprender a lidar com ele e não têm a noção de quando o devem importunar. 

No entanto desde ontem começou a mijar fora da caixa. Já percebi que está a marcar território, vai ser castrado daqui a duas semanas, vamos tentar avançar a intervenção porque no vet avisaram que poderia acontecer. 

O que fazer no entanto? Se fosse um cão tinha mais certezas, sendo um gato não acredito que seja igual e já li coisas diferentes. O que fizeram que resulta? 

Já pensei mijar-lhe em cima mas tenho medo que a minha mulher fique com inveja. 

O mijar fora da caixa não é o mesmo que marcar território, em que levantam a cauda com movimentos vibratórios (spraying). Urinar fora da caixa está mais ligado a estímulos relacionados com stress, infeções urinárias, não habituação caixas de areia / caixas sujas (tenho uma gata que se tiver mais que 2 xixis na caixa de areia, recusa-se a fazer lá e vai ao sofá...). O spraying é típico de gatos não castrados e/ou stressados por mudança de ambiente (vadio->indoor). A castração pode ajudar, mas não é 100% garantido.

Em qualquer dos casos, por mais que às vezes os queiramos transformar em tapetes, castigá-los não resolve nada e infelizmente pode até piorar. Reforços positivos podem ajudar. A minha namorada condicionou a gata a mijar na caixa usando biscoitos como prémio. E agora, sempre que chegamos a casa, a gata vai à caixa de areia fazer o serviço, só para receber o prémio.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...