Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sr. Inácio

Literatura | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Guest Dpitz

Speedfire lê "O jogador" do Dostoievski. Bastante fácil e sentes-te bastante atraído pela história desde o ínicio.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois eu acho que é melhor ir com calma e começar por livros assim mais simples e pequenos mas esse do Romance de Genji parece ser giro mas acho que só o vou ler quando tiver mesmo o gosto de ler :mrgreen:,

o Harry Potter é um bocadinho secante pois também ja sei a historia etcc.. eu gostava de saber sobre o que haruki murakami escreve que tipo de livros. Ah e esqueci-me de dizer uma coisa também gosto bastante de filmes históricos como filmes sobre o nazismo, romanos etc...

Os livros do Murakami são um bocado surreais e abordam temas como a mentalidade japonesa excessivamente trabalhadora, a falta de ligação que há entre as pessoas e coisas do género. Mas são livros bastante grandes e é preciso ler com atenção se não quando deres por ti já te perdeste completamente. Bom, eu ganhei vontade principalmente por alguns quotes (salvo erro são todos do Kafka à Beira Mar, do Murakami), portanto pode ser que te sirva para ajudar a decidir se lês ou não. Vou meter em spoiler.

"E não há maneira de escapar à violência da tempestade, a essa tempestade metafísica, simbólica. Não te iludas: por mais metafísica e simbólica que seja, rasgar-te-á a carne como mil navalhas de barba. O sangue de muita gente correrá, e o teu juntamente com ele. Um sangue vermelho, quente. Ficarás com as mãos cheias de sangue, do teu sangue e do sangue dos outros. E quando a tempestade tiver passado, mal te lembrarás de ter conseguido atravessá-la, de ter conseguido sobreviver. Nem sequer terás a certeza de a tormenta ter realmente chegado ao fim. Mas uma coisa é certa. Quando saíres da tempestade já não serás a mesma pessoa. Só assim as tempestades fazem sentido."

"Onde é que começa a tua responsabilidade, não me dizes? Afastando a névoa turva que embota o teu olhar, esforças-te por saber em que pé te encontras. Procuras descobrir para onde vai a corrente, tentando sempre manter-te firme no eixo do tempo. Mas não consegues dar com a fronteira que separa o sonho da realidade."

"Sou livre. Fecho os olhos e penso com toda a minha força na minha nova condição, ainda que não esteja bem certo do que significa. Tudo o que sei é que estou completamente sozinho. Desterrado numa terra desconhecida, como um explorador solitário sem bússola nem mapa."

"A percepção não passa da soma dos nossos mal-entendidos".

"Na primavera dos seus vinte e dois anos, Sumire apaixonou-se pela primeira vez na vida. Foi um amor intenso como um tornado abatendo-se sobre uma vasta planície -, capaz de arrasar tudo à sua passagem, atirando com todas as coisas ao ar no seu turbilhão, fazendo-as em pequenos pedaços, esmagando-as por completo. Com uma violência que nem por um momento dava sinal de abrandar, o tornado soprou através dos oceanos, arrasando sem misericórdia o templo de Angkor Vat, reduzindo a cinzas a selva indiana, tigres e tudo, para depois em pleno deserto pérsico, dar lugar a uma tempestade capaz de sepultar sobre um mar de areia toda uma exótica cidade fortificada. Em suma, um amor de proporções verdadeiramente monumentais. A pessoa por quem Sumire se apaixonou, além de ser casada, tinha mais dezasseis anos do que ela. E, devo acrescentar, era uma mulher. Foi a partir daqui que tudo começou, e foi a partir daqui que (quase) tudo acabou."

Compartilhar este post

Link para o post

Pois eu acho que é melhor ir com calma e começar por livros assim mais simples e pequenos mas esse do Romance de Genji parece ser giro mas acho que só o vou ler quando tiver mesmo o gosto de ler :mrgreen:,

o Harry Potter é um bocadinho secante pois também ja sei a historia etcc.. eu gostava de saber sobre o que haruki murakami escreve que tipo de livros. Ah e esqueci-me de dizer uma coisa também gosto bastante de filmes históricos como filmes sobre o nazismo, romanos etc...

Tens sempre os “Contos Exemplares” de Sophia de Mello Breyner, eu lembro-me de lê-lo na escola, não sei se também te aconteceu, mas como são contos e necessariamente não se prolongam como um romance, talvez tenhas uma maior facilidade em "digeri-los". Aliás, esse género literário (conto) é muitas vezes ignorado e até desprezado por muitas pessoas e editoras. No entanto considero-o fascinante e não é nada fácil magicar um conto, muitos escritores chegam a admitir que adoram escrever contos, mas que como as editoras dão preferência a romances e por vezes até os exigem, assim concedem a essa demanda.

Também tens o livro "Contos" de Eça de Queirós, este eu nunca li. Sei que Mia Couto escreve contos, também deve existir alguma colectânea.

Edgar Allan Poe, desde que li o conto “The Murders in the Rue Morgue” (li mesmo a versão em Inglês) que fiquei fascinado, especialmente com aquela parte introdutória. Tenho de ler mais algumas coisas dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se já recomendaram, mas O Alquimista não seria uma boa leitura para ele? Nunca li todo mas no outro dia aproveitei que tinha tempo livre e peguei nele na biblioteca, li cerca de 60 páginas penso eu e pareceu-me uma leitura bem simples e agradável, como ele quer.

Editado por Shaft

Compartilhar este post

Link para o post

O LOTR encontra-se praticamente em tudo o que é loja da especialidade. Se não encontrares é em hipermercados ou coisa do género, porque de resto...

Mas, The Hobbit tem alguma ligação ao LOTR?(se excluirmos o Povo e o autor :mrgreen:) Pensava que se passava na Era anterior a essa história 8-[

Compartilhar este post

Link para o post

Passa-se 60 anos antes do LOTR, fala-se bastante da história do Elfos.

Speedfire lê "O jogador" do Dostoievski. Bastante fácil e sentes-te bastante atraído pela história desde o ínicio.

Para quem não tem habitos de leitura levar logo com Dostoievski... coitado :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor é começar pelos livros de "Os Cinco" e depois ir evoluindo.

Compartilhar este post

Link para o post

Requisitei hoje na biblioteca da minha zona, a biografia de Álvaro Cunhal (parte 1, de 1913 a 1941), da autoria de José Pacheco Pereira.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Passa-se 60 anos antes do LOTR, fala-se bastante da história do Elfos.

Para quem não tem habitos de leitura levar logo com Dostoievski... coitado :mrgreen:

"O jogador" até é um livro bastante acessível :o é pequeno, a escrita não é difícil, a história é apelativa e agarra o leitor. Mas isto sou eu que sou fanboy de Dostoievski também, atenção :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Requisitei hoje na biblioteca da minha zona, a biografia de Álvaro Cunhal (parte 1, de 1913 a 1941), da autoria de José Pacheco Pereira.

só aqui tenho em casa a parte II.

btw, 'estavam a falar de livros de citações: Eu de vez em quando abro à toa o "Livro do Desassossego" do Bernardino Soares e gosto sempre. Leio 1 por dia, mais ou menos.

edit lol:

omfg é Bernardo Soares, o heterónimo do Pessoa.

Editado por Booyaka

Compartilhar este post

Link para o post

Falaram aí no Ulisses, eu no 6º ano li esse livro (tradução da Maria Alberta Menéres) para a escola e gostei muito, leitura fácil e rápida e deve ter para aí 100 e tal páginas, bem acessível para quem não gosta de ler muito. :mrgreen:

EDIT: Li também o "Capitães da Areia" do Jorge Amado, também é porreiro.

Editado por BlackEmperor

Compartilhar este post

Link para o post

"O jogador" até é um livro bastante acessível :o é pequeno, a escrita não é difícil, a história é apelativa e agarra o leitor. Mas isto sou eu que sou fanboy de Dostoievski também, atenção :mrgreen:

hei-de ver xD ainda tenhos uns livros cá em casa e posso pedir uns emprestados a minha irmã , ela "come" livros

Compartilhar este post

Link para o post

O Jogador é muito bom e não é muito difícil.

O Ensaio sobre a cegueira também é um bom livro e acessível.

Compartilhar este post

Link para o post

btw, 'estavam a falar de livros de citações: Eu de vez em quando abro à toa o "Livro do Desassossego" do Bernardino Soares e gosto sempre. Leio 1 por dia, mais ou menos.

edit lol:

até ele se riu :lol:

bernardino_soares.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

edit lol:

Esse só escreve sobre a democracia da Coreia do Norte :grin:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

O Jogador é muito bom e não é muito difícil.

O Ensaio sobre a cegueira também é um bom livro e acessível.

Esse é outro que também quero ler, mas ainda tenho outros do Saramago à frente :mrgreen:

Vou começar a ler agora o Levantado do Chão. Alguém já leu?

Editado por Dpitz

Compartilhar este post

Link para o post

Também tenho cá à espera.

Mas,já que tens lista de Saramago,e se ainda não leste,lê o "Jangada de Pedra" antes do "Ensaio sobre a cegueira".

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Também tenho cá à espera.

Mas,já que tens lista de Saramago,e se ainda não leste,lê o "Jangada de Pedra" antes do "Ensaio sobre a cegueira".

Já li a Jangada de Pedra :D Gostei bastante, agora queria era ver a adaptação para filme. Já sei que provavelmente não vou gostar, mas pronto lol

Dele já li:

- Jangada de Pedra

- Memorial do Convento

- As Intermitências da Morte

- Todos os Nomes

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Dpitz lê o Viagem a Portugal.

O único dele que eu gosto :p

Não será a Viagem do Elefante? :-k nunca ouvi falar nesse livro que disseste :o

Eu acho que do Saramago devo ter quase todos os livros :heart: Só este Natal vieram mais três :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...