Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sr. Inácio

Literatura | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Vais comprar o de contos ou o da Queda da Casa de Usher?

Não sei ainda. Em princípio terei ainda hoje o livro de Allen.

Compartilhar este post

Link para o post
Mario Vargas Llosa ganha Nobel da Literatura

O escritor, ensaísta, político e jornalista peruano Mario Vargas Llosa venceu o Prémio Nobel da Literatura 2010. O maior galardão mundial das letras regressa à América Latina quase três décadas depois de ter sido atribuído ao colombiano Gabriel García Marquez.

Não estava na lista dos favoridos ao Nobel deste ano mas era um eterno candidato. Maria Vargas Llosa, de 74 anos (28 de Março de 1936), é considerado um dos mais influentes escritores da sua geração. A Academia Sueca destingue-o "pela sua cartografia das estruturas de poder e pelas suas imagens mordazes da resistência, revolta e derrota dos indivíduos".

Líder político, ativista pelos direitos do homem, pela igualdade social e pela liberdade, manteve-se sempre fiel a uma luta contínua por um mundo melhor. Resistente como poucos, nunca baixou os braços perante qualquer regime.

O impacto internacional da sua obra é indiscutível. A obra "A Cidade e os Cães", do início dos anos 60, foi o seu primeiro título a correr mundo, mas terá sido com "Conversa na Catedral" e "A Tia Júlia e o Escrevedor" que o reconhecimento se consolidou. Autor versátil, Vargas Llosa tem a capacidade de deslumbrar leitores tanto com romances históricos como com policiais políticos.

O autor, tal como grande parte dos escritores latino-americanos, teve um início de carreira profundamente enraizado na sua cultura natal, mas foi progressivamente abordando temas mais universais. O seu envolvimento político, desde logo com o regime de Fidel Castro, e empenhamento social foi um dos seus motores de escrita. Analista acutilante da realidade cresceu como romancista e enriqueceu a literatura mundial.

Vargas Llosa, que está em Manhattan, onde se encontra a lecionar na Universidade de Princeton, é o 103.º Prémio Nobel da Literatura, atribuído pela primeira vez em 1901. No ano passado a distinção foi atribuída a Herta Müller. O francês Jean-Marie Gustave Le Clézio recebeu o galardão em 2008, Doris Lessing em 2007, Orhan Pamuk em 2006 e Harold Pinter em 2005. José Saramago, falecido em Junho deste ano, recebeu o Nobel em 1998, sendo o primeiro português a ser distinguido nesta categoria pela Academia Sueca.

http://aeiou.expresso.pt/mario-vargas-llosa-ganha-nobel-da-literatura=f607745

mario_vargas_llosa.jpg

Merecido!

Compartilhar este post

Link para o post

Até que enfim. Estava a ver que ia ser outro Jorge Amado ou Cardoso Pires, que só foram lembrados quando já era tarde.

Compartilhar este post

Link para o post

Já alguém leu algum livro do Simon Scarrow? Nomeadamente, os da saga da "Águia"?

E aconselham assim algum livro histórico, passado na Idade Média ou Renascimento. Ando com vontade de ler coisas dessa altura desde que joguei o Assassin's Creed 2... Por isso é que tenho interesse nesses do Simon Scarrow, apesar de ser na epoca Romana, tenho esperança que possam ser uns livros que aprecie.

Compartilhar este post

Link para o post

A Divina Comédia, passado (bem, +/-) e escrito no Renascimento

Se também te interessa a época romana, o Quo Vadis serve.

Compartilhar este post

Link para o post

Recomendem aí cenas fixes. O estilo tanto me faz.

Editado por Shaft

Compartilhar este post

Link para o post

O Banqueiro Anarquista - Fernando Pessoa

O Nome do Vento - Patrick Rothfuss (este é bem grandinho)

edit:

História de um Sonho - Arthur Schnitzler

O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson

Editado por Picardia

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou a ler o "Triunfo dos Porcos", estou a achar genial.

Isso é o Animal Farm do George Orwell certo? Se for é fantastico, é um dos meus livros favoritos.

Acabei a primeira metado do A Game of Thrones (só pude comprar a primeira metade, um bocano estupido estar dividido em 2 livros). É muito bom, é a primeira vez que leio algo num mundo de fantasia e adorei. Até agora a minha personagem favorita é a Arya.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui hoje a FNAC ver se encontrava coisas porreiras e fiquei espantado...

Os preços são simplesmente absurdos. E estou a falar de grandes clássicos que podiam ser vendidos a um preço mais aceitável visto que devem ter uma boa média de vendas.

Acho melhor ir a biblioteca...

Compartilhar este post

Link para o post

Os preços são simplesmente absurdos. E estou a falar de grandes clássicos que podiam ser vendidos a um preço mais aceitável visto que devem ter uma boa média de vendas.

True, eu fiz isso mesmo, Os cinco metem-se em sarilhos já está deste lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu agora faço isso. É grátis e tem muita variedade.

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso é que eu em portugal compro os livros de autores estrangeiros em inglês no formato de bolso. Custam todos à volta de 5, 7 euros.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas , alguem me sabe dizer quando é que sai a versão portuguesa do ultimo livro do Daniel Silva , o Caso de Rembrandt ? Obrigado .

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso é que eu em portugal compro os livros de autores estrangeiros em inglês no formato de bolso. Custam todos à volta de 5, 7 euros.

Sim o formato de bolso ainda tem preços porreiros.

Só uma coisa... aquilo só difere mesmo em tamanho certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim o formato de bolso ainda tem preços porreiros.

Só uma coisa... aquilo só difere mesmo em tamanho certo?

Tamanho e qualidade do papel.

Compartilhar este post

Link para o post

A melhor solução são os alfarrabistas, os tais livros de bolso, as edições inglesas... comprar livros em edições comuns, de FNAC da vida, em condições normais, é deitar dinheiro ao lixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem estiver interessado, agora a Fnac tem uma promoção que, numa lista de 300 livros, levam 4 e pagam 3.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, tou quase a acabar a Guerra e Paz depois de já ter pensado pegar nele há muito tempo e ter acabado por pôr outros livros à frente.

Uma obra de arte magnífica,principalmente o 1º e 2º livro e grande parte do 3º :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

http://bibliomanias....pt/alfalist.htm

Havia uma lista no BBDE, não sei se era igual a esta ou não...

Obrigado Alex.

antifa podias-me recomendar uns alfarrabistas já que és da zona.

Para quem estiver interessado, agora a Fnac tem uma promoção que, numa lista de 300 livros, levam 4 e pagam 3.

Com os preços que eles praticam a promoção deve ser "vamos roubar menos durante x dias"

Compartilhar este post

Link para o post

Ando a ler o primeiro conto do livro "A Trilogia de Nova Yorque", de Paul Auster. Estou a gostar.

Editado por Blast

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, tou quase a acabar a Guerra e Paz depois de já ter pensado pegar nele há muito tempo e ter acabado por pôr outros livros à frente.

Uma obra de arte magnífica,principalmente o 1º e 2º livro e grande parte do 3º :prayer:

:prayer:

O meu livro preferido!

Tolstoi! :prayer:

Lê também "Anna Karenina" e "Ressurreição". Muito bons (mas não tão bons como Guerra e Paz, quanto a mim).

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...