Peplin Publicado 5 Agosto 2009 Porquê? Porque são detalhes, arrancar ou não arrancar um carro a gasolina é uma questão apenas de dosear os pedais, é um pormenor. Mais importante era investir em, como disseste, condução defensiva, condução nocturna e coisas do género. Agora a questão da gasolina / gasóleo... eu demorei duas horas para me habituar, não me digam que é assim tão difícil. São detalhes, mas, na minha opinião, tem importância. Tanta gente que eu conheço com receio de pegar num carro a gasolina, porque pode deixar ir abaixo, porque é mais difícil... Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 5 Agosto 2009 E sabes que nem todos os carros a gasolina são iguais? mesmo nos carros a gasoleo? Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 5 Agosto 2009 Não concordo. Volto a dizer: existem diferenças entre carros a gasóleo e gasolina mas, se souberes mesmo conduzir, praticamente nem notas. Pior que isso são as escolas que têm como carros de instrução BMW's, Audi's e por aí adiante, quando os alunos, cá foram, andarão com Fiat Uno's e assim (acho que percebem onde quero chegar). Pois, com esses carros, a aprendizagem fica muito facilitada. Tão facilitada, que quando pegam num carro mais antigo, parece que nem o sabem conduzir. Ninguém está a pedir que as escolas tenham carro antigos para a aprendizagem da condução, mas também não acho necessidade de terem carros tão bons. E sabes que nem todos os carros a gasolina são iguais? mesmo nos carros a gasoleo? Eu sei. Por isso, as escolas não deviam ter carros tão potentes. Não há necessidade e facilita muito o aluno, que quando já tem a carta, passa de um carro de 170 cv para um de 60, e parece que não sabe conduzir. EDIT: Para mim, esta nem é questão mais importante. Peguei nisto para mostrar, de certa forma, o meu desagrado sobre a forma como é ministrado o ensino da condução em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 5 Agosto 2009 Eu não falei em carros potentes falei em carros normais Compartilhar este post Link para o post
Zimene Publicado 5 Agosto 2009 A mim, a minha primeira instrutora de conduçao sempre me disse que nao estava la para aprender a conduzir um carro a gasoleo ou gasolina, estava la para aprender a conduzir. E quem, apos tirar a carta, nao sabe andar num a gasolina, ou tem medo, entao nao devia ter passado no exame. Quem conduz um a gasoleo, conduz um a gasolina, depois a pratica encarrega-se do resto. Eu mal tirei a carta fui logo po trabalho no polo do meu pai a gasolina, 1.4 e nao houve stress. So la numa subida é que deixei ir abaixo, mas sem entrar em panicos, depois la consegui. Façam como os velhos, acelerador a fundo e ir largando a embraiagem :lol: Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 5 Agosto 2009 Eu não falei em carros potentes falei em carros normais Eu também falei em carros normais. Há aí escolas que dão instrução em carros com cento e muitos cavalos... Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 5 Agosto 2009 E nos carros a gasolina? Reformulo visto que está dificil de me perceberes... Mesmo que tirasses 'x' aulas num a gasolina e 'y' num a gasoleo.. não era por ai que conduzirias melhor um a gasolina ou um a gasoleo pois os carros são por vezes todos mto diferentes Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 5 Agosto 2009 E nos carros a gasolina? Reformulo visto que está dificil de me perceberes... Mesmo que tirasses 'x' aulas num a gasolina e 'y' num a gasoleo.. não era por ai que conduzirias melhor um a gasolina ou um a gasoleo pois os carros são por vezes todos mto diferentes Claro, mas sempre terias uma noção de como se conduz um carro a gasolina e um a gasóleo. Como já disse, nem era tanto para aqui que queria levar a discussão. Isto nem é o mais importante... Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 5 Agosto 2009 acho que não é por ai minimamente.. Acredito muito mais na outra questão dos cursos de condução Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 5 Agosto 2009 Pois, isso sim, era realmente importante. É no ensino que tudo começa e aí atribuo alguma culpa ao ensino da condução, por haver tanta asneirada na estrada e tanto acidente. Compartilhar este post Link para o post
Zimene Publicado 5 Agosto 2009 Pois é, hoje a voltar do Porto, na A29, vi um camiao para aí a 150 metros à minha frente, que deve ter rebentado um pneu, ou entao encostou-se mto e levantou alguma poeira que la houvesse, nao sei. So sei que vi tipo alta nuvem de poeira e um bocado mais atras desse camiao ia um outro, à minha frente ia um ligeiro, tava a ver que podia correr mal e dar-se ali algum choque em cadeia mesmo á minha frente, se isso acontecesse, nao sei como iria ser. So sei que mal vi a nuvem de poeira, travei levemente e liguei os 4 piscas Dps o tal camiao ja tava a encostar, um ligeiro (ford focus SW) parou à frente dele para ir ver o que se passava provavelmente, e o camiao que seguia atrás desse acho que tambem estava a parar. Mas isto foi assim mto rapido, eu ia na faixa da esquerda (tem 2 faixas) e isso passou-se na outra. Eu ia a 120, dps obviamente travei um bocadito mas nao houve problemas para o meu lado. Segui viagem. Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 5 Agosto 2009 Tem tudo a ver com o ensino ser privado... Compartilhar este post Link para o post
Alhos Moles Publicado 6 Agosto 2009 São detalhes, mas, na minha opinião, tem importância. Tanta gente que eu conheço com receio de pegar num carro a gasolina, porque pode deixar ir abaixo, porque é mais difícil... Definitivamente não temos amigos em comum :lol:. Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 6 Agosto 2009 Que foi? :-k Acho que era ele contente por não te ter acontecido nada ;) Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 6 Agosto 2009 Definitivamente não temos amigos em comum :lol:. Não são todos, mas grande parte deles borra-se com a ideia de pegar num carro a gasolina. :lol: Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 6 Agosto 2009 São detalhes, mas, na minha opinião, tem importância. Tanta gente que eu conheço com receio de pegar num carro a gasolina, porque pode deixar ir abaixo, porque é mais difícil... epá.. não pegar num carro por ter medo que vá abaixo... é bom que essa gente não conduza.. Pq se lhe aparece qq coisa à frente.. é o ai jesus Compartilhar este post Link para o post
Zimene Publicado 6 Agosto 2009 Eu antes de começar a ter aulas ate queria era ter um carro com caixa automatica, por causa disso. Dps de ter aulas mudei completamente de opiniao. Nao troco uma caixa manual por nada, a nao ser que seja por uma DSG :heart: Compartilhar este post Link para o post
TN7 Publicado 6 Agosto 2009 (editado) . Editado 3 Fevereiro 2011 por TN7 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 6 Agosto 2009 Façam como os velhos, acelerador a fundo e ir largando a embraiagem :lol: Mais vale isso do que pedir a outras pessoas que nos façam o ponto de embraiagem, como casos que eu conheço. Era eu que passava por semelhante vergonha... :facepalm: Compartilhar este post Link para o post
Guest ScP__BoY Publicado 6 Agosto 2009 Pode-se pedir é ao travão de mão de vez em quando... :mrgreen: Já estou bem, é normal a pessoa quando sai da escola de condução notar a diferença e como já disseram por aí nem todos os carros a gasolina são iguais, existem uns mais "leves" ou "pesados" que outros. Senti ainda algumas dificuldades nas subidas mais acentuadas mas nada que não se resolva, agora é com a prática e com o tempo. Compartilhar este post Link para o post
Orfspell Publicado 6 Agosto 2009 Mais vale isso do que pedir a outras pessoas que nos façam o ponto de embraiagem, como casos que eu conheço. Era eu que passava por semelhante vergonha... :facepalm: Pera ai, deixa ver se percebi. O que?!?! Trocam de lugar, é isso? :lolada: Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 7 Agosto 2009 Finalmente o meu Ibiza ja está em Aveiro, mas só o vou buscar dia 16 ou 17... Compartilhar este post Link para o post
Zimene Publicado 7 Agosto 2009 Queres que eu o vá buscar por ti? :D Depois tira fotos :heart: Compartilhar este post Link para o post