Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Pois tá aí uma bela tramóia...sendo que agora o estágio é de um mês como raio vao fazer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Quase que aposto que vão mandar o pessoal fazer outra coisa qualquer em vez do estágio.

Dinheiro ftw. Devem andar apertados e agora não querem devolver a inscrição, porque há pessoal que já pagou. Não fosse pela "urgência" que tenho em tirar isto e saltava já fora.

Compartilhar este post

Link para o post

johnny, passaste nos testes físicos á primeira?

Os gajos do meu curso meteram logo o pessoal cheio de medo que aquilo era muita complicado e que era preciso um treino de pelo menos 3 meses para conseguir e tal...

Os testes são:

6x 40m em 6.4s- series entrevaladas

20x 150m em 30s seguidos de 50m em 35s - tudo seguido

Eu acabo o curso sabado, epá acho que tou +- preparado mas agora fiquei naquela...

Os gajos disseram que se não passarmos depois podemos repetir outra altura

Compartilhar este post

Link para o post
"Urgência" ? 8-[

Ou algo parecido. É que se não tirar agora possivelmente só o posso tirar daqui por dois anos, que é quando voltam a abrir aqui em Braga.

Compartilhar este post

Link para o post
johnny, passaste nos testes físicos á primeira?

Os gajos do meu curso meteram logo o pessoal cheio de medo que aquilo era muita complicado e que era preciso um treino de pelo menos 3 meses para conseguir e tal...

Os testes são:

6x 40m em 6.4s- series entrevaladas

20x 150m em 30s seguidos de 50m em 35s - tudo seguido

Eu acabo o curso sabado, epá acho que tou +- preparado mas agora fiquei naquela...

Os gajos disseram que se não passarmos depois podemos repetir outra altura

Isso é facilimo. Isso e o teste escrito. é so para assustar o pessoal...

Mas amanha com mais tempo passo aqui e falo melhor disso ;)

Compartilhar este post

Link para o post

mike, desculpa so vir aqui agr, mas foi-me mesmo impossivel...

Pah, isso são 10 voltas a uma pista de tartan(se for como aqui na afl) e faz-se bem. Leva é um relogio para contares o tempo e para o ires gerindo. Outro conselho que te dou: façam a prova toda em GRUPO, todos juntos pq assim eles n lixam ninguem. Se chegares dentro do grupo mesmo que 2 ou 3s dps do tempo eles passam-te na mesma.

O teste teorico tb é cagativo. Saem as leis mais básicas e eles n lixam mt as perguntas, por isso tb se faz bem. Alem disso tb n precisas de ter grande nota pq enqto estagiarios os teus testes escritos n contam para quase nada...

Atenção que na AFL é assim, e tendo em conta que é a associação mais complicada em termos de testes(pelo menos escritos) duvido que ai em Setubal seja diferente ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, o meu curso está a 3 semanas do fim. Esta história de existirem dois níveis é uma bela forma das associações comerem dinheiro com fartura aos treinadores. Ainda bem que eu já estou despachado deste forrobodó de gamanço.

Existem umas coisinhas a mais nas Capacidades Motoras, nada de novo na Técnico-Táctica, e diga-se a bem da verdade que as restantes disciplinas são bacalhau. Fora as Ciências do Comportamento, vá...

Por certo que sairei dali um treinador melhor, mas é pela componente prática que o curso tem que o torna relativamente rico. A verdade é que no meu curso há ali muita malta licenciada e boa parte desempenha cargos em que o nível I está nitidamente "esticado". Outros são ex-jogadores que apanharam muito treinador, alguns deles bem conhecidos da nossa praça. Ora, mais de metade do curso são exercicíos e microciclos elaborados por nós em grupos, o que enriquece de forma tremenda este tipo de troca de experiências... Eu estou habituado a nos trabalhos de grupo chegar-me sempre à frente para falar, mas no meu grupo há um professor que é coordenador da AF Setúbal que tem uma bagagem tremenda e uma capacidade comunicativa de excelência, juro que me sinto burro ao pé dele.

Resumindo, são mais 3 semaninhas de aulas e chegam os exames. Já passaram pela sala e pelo campo pessoas como o Leonel Pontes, o Toni, o Jorge Castelo, o Filipe Moreira... sábado vem a Mónica Jorge à nossa aula prática.

Em suma, é enriquecedor, mas pela troca de experiências e essencialmente por ter colegas de curso que já atingiram um certo nível enquanto praticantes ou na área do treino. Isto com um monte de burros e sem estas personalidades todas bem conhecidas a falar, estava a ser uma seca tremenda e saía dali um treinador igual...

Está a chegar ao fim uma época complicada no Estrela, eu desempenho e desempenharei o cargo de observador da equipa sénior até ao fim (já só falta um relatório). As dificuldades são cada vez maiores, mas eu para o ano quero começar a licenciatura na área e consequentemente vou ter de abandonar o futebol profissional.

Ainda não sei como vai ser para o ano, mas adjunto só do nacional e nunca de iniciados. Aliás, conversas para a próxima época só no sentido de se começar a trabalhar num departamento de prospecção no Estrela. À partida serei uma das principais caras da coisa e mais tarde ou mais cedo vou começar a fazer fichas de observação e coisas semelhantes.

Já tomei como dado adquirido que com ou sem ordenado não vou virar a cara ao clube e que só saio daqui com uma proposta quase excêntrica. Isto até se pode afundar, mas vai ser comigo cá dentro a tentar meter isto onde já esteve...

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa a lealdade que tens para com o clube, Alex. Força nisso.

O Toni de que falas deduzo que seja o que treinou o Benfica, que tal é ele em campo?

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso com ele foi só no auditório. Foi mais numa de contar as histórias dele com este e com aquele, com pouco de técnico... no fundo era o tipo de palestra que qualquer um deste fórum teria curiosidade e poderia ouvir.

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ter sido mais ou menos o que foi o Filipe Moreira...e eu gostei bastante da palestra do homem

Compartilhar este post

Link para o post

Domingo tenho os meus primeiros jogos, torneio 25 de abril, de escolas.

Compartilhar este post

Link para o post
Confirmaram-me hoje a minha inscrição e data de início do nível II: 19 de Abril. É um bocado tarde para começar, espero que assim nos despachem mais cedo.

Vai ser complicado a parte do estágio, dado que os campeonatos devem terminar logo nas semanas seguintes.

Ibra,este ano não estas a treinar?

Compartilhar este post

Link para o post
Ibra,este ano não estas a treinar?

Estou, infantis B do Joane. Está aí um tópico meu.

---

Estou com uma azia do caraças. Fiquei de fora do curso, quando ainda há poucas semanas me garantiram a entrada. Segundo o tipo da Associação, só autorizaram fazer o curso para 40 inscritos, ficaram 11 de fora. Muito bem :roll:

O que me chateia mais é os critérios de selecção. Compreendia se fosse pelos anos de experiência, mas aqui optam por colocar primeiro quem treina séniores, júniores e por aí adiante. Ou seja, quem está em infantis e escolas não conta para eles. Falei com alguns colegas que estão na minha situação, treinam equipas de futebol de 7 em equipas como o Vitória, Moreirense, Ribeirão e afins, e temos de dar lugar a alguns que treinam os Mija na Escada que só estão lá porque estão nos séniores. Acho ainda mais piada quando se falava, no nível I, da injusta desvalorização que o mundo do futebol dava aos treinadores da formação; agora vejo-me na pele deles.

Só para terminar, gostava muito que o Costa Soares me sacasse um bico, grande (censurado).

Compartilhar este post

Link para o post

Ibra, ia-te dizer que o estagio não é preciso fazeres...Bastava fazeres o relatório do mesmo sobre este ano que treinas-te o Joane. Foi assim que eu fiz no meu de nivel II.

Relativamente á entrada,fds...Muito má onda...Compreendo a tua situação,mas vais ter outras oportunidades...Procura nas associações ai ao lado.

Uma coisa que detesto e me mete um nojo tremendo é que na selecção dos candidatos,os que estão ILEGALMENTE A TREINAR E SEM FORMAÇÃO PARA TAL, tem preferência sobre os restantes.Eu para tirar o curso de nivel III posso ser passado por um gajo qualquer que ILEGALMENTE E SEM FORMAÇÃO esta a treinar uma equipa das nacionais. O que é de uma estupidez atroz.

Compartilhar este post

Link para o post

Futebol Tuga: Fucking up your future.

Compartilhar este post

Link para o post

O gajo ilegal e sem formação pode ser mais competente. Não é por aí...

Também não é por aí que eles pegam, mas foi só para referir...

Compartilhar este post

Link para o post

O meu vizinho que é carpinteiro também pode ser mais competente que um medico,não é por isso que se for para um hospital o contratam a ele em vez de um medico certificado.

Compartilhar este post

Link para o post
O gajo ilegal e sem formação pode ser mais competente. Não é por aí...

Eu acho que sei pilotar um avião, será que a TAP me deixa experimentar?

Compartilhar este post

Link para o post

A selecção é feita tipo:

Ponto 1: Precisas de carta de condução para poderes conduzir.

Ponto 2: Se conduzires sem carta, na espera para exame de código/condução, passas á frente de quem nunca conduziu,por...não ter carta.

Isto não é estupido?

Compartilhar este post

Link para o post

Enfim, já passou e não adianta estar aqui a armar-me em coitadinho. Falei há minutos com o meu coordenador do Joane, que estranhou imenso a situação e que amanhã vai tentar falar na associação em nome do clube, mas é evidente que não dá em nada.

Ahh, e ano e meio depois de terminar o nível I ainda não estão prontos os diplomas. Isto tudo quando nos regulamentos dos cursos dizem que têm 45 dias para o entregarem aos alunos.

Compartilhar este post

Link para o post
Domingo tenho os meus primeiros jogos, torneio 25 de abril, de escolas.

Quem me dera... Por ser escolas (que é mt gratificante fazer pelo respeito que os miudos têm e pelo espirito que esses jogos têm) e por ser um torneio, que dá para um gajo conhecer melhor os clubes e tá tudo na descontra. Aproveita bem ;)

Já agora, os jogos vão ser feitos a 1 arbitro?

Compartilhar este post

Link para o post

Como estou com pouca vontade de dormir, sabe-se lá porquê, tomei a iniciativa de enviar um e-mail aos senhores da Federação. Aqui fica.

Boa noite,

sou treinador credenciado com o Nível 1 Uefa Basic, e recentemente fiz uma pré-inscrição para o curso Nível 2 Uefa Basic, curso esse a ser ministrado na Associação de Futebol de Braga.

Na última semana fui contactado no sentido de me deslocar esta segunda-feira (dia 19) à sede da associação para o início dos trabalhos. Lá chegado, fui informado de que afinal havia ficado de fora dos inscritos no curso, dado que o limite seria de 40 alunos. Ficaram de fora aproximadamente 20.

Explicaram, para quem quis ouvir, os motivos da selecção e o porquê de uns entrarem e outros não. Como, acredito eu, a selecção seja feita por requisitos por vós criados, venho por este meio demonstrar o meu descontentamento face a eles. Não faz sentido que o requisito pelo qual eu fiquei de fora seja o facto de eu treinar o escalão de Infantis. Considero até uma demonstração de desprezo face ao escalão, porque se eu e outros treinamos essas idades deveríamos ter a oportunidade de nos formarmos mais e melhor para que as nossas crianças usufruíssem dessa aprendizagem. Cada caso é um caso, e compreendo que determinados treinadores de júniores e seniores também mereçam fazer parte do curso que agora inicia. No entanto, não me parece nada justo que treinasse eu a equipa sénior um qualquer clube de bairro da divisão mais baixa da associação tivesse a minha entrada garantida, e treinando um clube de maior dimensão, valia e responsabilidade, mas estando com miúdos de 11 anos, tenha de ficar de fora (vendo assim um conjunto de oportunidades futuras irem por água abaixo).

E nem sequer me vou alongar muito mais, porque vocês sabem tão bem como eu de outros casos que dariam mais uns quantos parágrafos. Deixo apenas uma sugestão: não seria mais justo que dessem automaticamente os cursos aos jogadores profissionais? É que, como sabem, a presença física deles nas aulas não é muito constante, para além do interesse deles ser mínimo. E se isso a mim pouco ou nada me diz respeito, a verdade é que não deveriam estar a ocupar vagas que seriam bastante úteis a outras pessoas. Porque não criarem vagas próprias para eles?

Aqui fica o meu reparo, e a firme certeza de que estamos muito longe ainda daquilo que Carlos Queiroz - há muitos anos atrás - pediu que se fizesse na vossa casa.

PS: aguardo ainda o meu diploma do Nível 1, que terminei há aproximadamente 18 meses.

Com os melhores cumprimentos,

o (ainda) treinador,

Valter Capela.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...