Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Ibra, tiveste bem e estou ctg, mas foi perda de tempo. O futebol em portugal tá todo minado. É escusado. Seria preciso um 25 de Abril na FPF e associações para alguma coisa mudar...

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bem.

A propósito, o Dani (ex-Sporting e Benfica) está a fazer o curso comigo e deve aparecer aí a 1/4 das aulas...

Compartilhar este post

Link para o post
Estou, infantis B do Joane. Está aí um tópico meu.

---

Estou com uma azia do caraças. Fiquei de fora do curso, quando ainda há poucas semanas me garantiram a entrada. Segundo o tipo da Associação, só autorizaram fazer o curso para 40 inscritos, ficaram 11 de fora. Muito bem :roll:

O que me chateia mais é os critérios de selecção. Compreendia se fosse pelos anos de experiência, mas aqui optam por colocar primeiro quem treina séniores, júniores e por aí adiante. Ou seja, quem está em infantis e escolas não conta para eles. Falei com alguns colegas que estão na minha situação, treinam equipas de futebol de 7 em equipas como o Vitória, Moreirense, Ribeirão e afins, e temos de dar lugar a alguns que treinam os Mija na Escada que só estão lá porque estão nos séniores. Acho ainda mais piada quando se falava, no nível I, da injusta desvalorização que o mundo do futebol dava aos treinadores da formação; agora vejo-me na pele deles.

Só para terminar, gostava muito que o Costa Soares me sacasse um bico, grande (censurado).

E aí só ficaram 11 de fora...aqui o que vale é que abriram outro curso e só ficaram 20 de fora porque se não tivessem aberto imagina lá o que era 60 pessoas f*didas da tola devido a esses "critérios" que aqui então foram simplesmente nojentos :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Eu bem sei que possivelmente nem vão ler isso, mas fica o desabafo.

Manda mail, manda fax, manda cartas. Chateia-te.

Pode ser desgastante e até não levar a lado nenhum mas se toda a gente ficar de braços cruzados as vergonhas continuam, é o normal neste país.

Mas já agora, e eu que não percebo nada disso, qual é a comichão que lhes faz mais 11 pessoas? Não iam ganhar mais dinheiro até?

Compartilhar este post

Link para o post
Mas já agora, e eu que não percebo nada disso, qual é a comichão que lhes faz mais 11 pessoas? Não iam ganhar mais dinheiro até?

Iam, cada inscrição são perto de 900 euros.

A única resposta que me vem à cabeça é o coordenador do curso. O homem já vai na casa dos 70's, e no meu nível I ele desapareceu a meio devido a complicações de saúde, penso que até foi operado ao coração. Como agora ainda deve estar pior, possivelmente não se deve estar para chatear e então restringiu a coisa ao máximo...

Compartilhar este post

Link para o post

As vagas estão limitas a 40 pessoas no II nível...logo tem que ficar de fora alguns se houver mais que 40 inscrições. E só se pode abrir 1 nível II por ano ( aqui em Lsboa houve 2 em regime de expeção) , o que é uma estupidez atroz

Compartilhar este post

Link para o post
As vagas estão limitas a 40 pessoas no II nível...logo tem que ficar de fora alguns se houver mais que 40 inscrições. E só se pode abrir 1 nível II por ano ( aqui em Lsboa houve 2 em regime de expeção) , o que é uma estupidez atroz

Pois, Fabio, mas há sempre excepções e formas de contornar a coisa. O próprio gajo da Associação me disse ontem que o último nível II funcionou com 161 inscritos...

Compartilhar este post

Link para o post

Então mas quando o confirmaram não sabiam quantas pessoas estavam a inscrever?

Compartilhar este post

Link para o post
Então mas quando o confirmaram não sabiam quantas pessoas estavam a inscrever?

Aí é que está, eu ainda há poucas semanas passei por lá e garantiram-me que eu estava dentro. Estavam apenas a esperar por mais inscrições para que tivessem o maior número de gente no curso.

Se eles estivessem a contar ter só 40, deduzo que quando chegassem aos 40 alunos parassem de aceitar mais inscrições...sobretudo porque este processo já começou em Janeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tinha saudades das horas perdidas à noite a fazer o relatório de estágio. O meu de nível I tinha 50 e algumas folhas e era só de 2 semanas. Neste já são 4 semanas...

Compartilhar este post

Link para o post

bom, ja ca tou. Sai de casa ás 6:30 voltei ás 21.

Dia muito bem passado. Fui com uma equipa de arbitragem bastante experiente, o arbitro principal é da 1º categoria, já andou pelo liga de honra como assistente, deixou isso e veio mais para baixo como arbitro principal. Os 2 assistentes devem subirno final este ano á 1º categoria, e são a equipa que tem tido melhores notas por aqui. É meio esquisito que os tenham mandado para grandola fazer um torneio de iniciados, mas provavelmente deve-se ao facto de como são uma equipa em que todos são bastante capazes, dava para trocarem de posição numa de nao se cansarem tanto. Os gajos amanha têm seniores e outro jogo qualquer de manha.

Bom, chegamos la e supostamente haveria 1 jogo para o distrital, entre o grandolafoot e o Ermidense, fizeram aquilo de forma a que o jogo contasse para o distrital e para o torneio. Não fiz esse jogo, fiquei na bancada, numa de verificar a movimentação e tal.

Depois fiz o jogo seguinte, o meu 1º jogo como arbitro, Le Passage vs Alcacerense, ou seja, o meu 1º jogo como arbitro foi um jogo "internacional" como assistente nº1. Tinha dos outros arbitros atras de mim a dar-me dicas, no inicio fez-me muita confusão estar sempre em linha, ter de olhar po penultimo defesa e dar o lançamento, foi meio esquisito. Havia muitos lançes longe em que olhava 5s a olhar para a bola, dava por mim e estava 5m atrasado, tive mesmo muita ajuda do arbitro, foi ele quem me deu sinais em praticamente todos os lançamentos lol.

No jogo do 3º e 4º lugar, foi de tarde correu tudo melhor, principalmente na colocação e naquela de controlar o defesa e a bola.

Fiz tambem a final, ai ja com autonomia total de decisões, marquei umas quantas faltas, penso que fiz um bom jogo, obviamente cm erros. Uma coisa que faz muita confusão é marcar o fora de jogo com a mao direita, um gajo tem de levar a bandeira na esquerda quando vai em corrida rapida, então é logo ta na esquerda vai com a esquerda lol.

Amanha são escolas, como arbitro priincipal

Compartilhar este post

Link para o post

E qdo te vires num jogo de juvenis de 1ª a 2 árbitros vais ver como é. Ver faltas, fora-de-jogo e foras tudo ao mesmo tempo. E se tiveres do lado dos bancos tb a controlar isso...

Compartilhar este post

Link para o post

A culpa não é vossa (até são as vitímas) mas torna-se ridículo como é que num jogo de infantis (por exemplo) um árbitro sozinho consegue arbitrar foras-de-jogo e tudo o resto ao mesmo tempo. Há uma charutada na frente e é ver o homem a marcar foras-de-jogo a 50 metros do lance e de frente para ele, completamente fora da coisa...

Compartilhar este post

Link para o post
A culpa não é vossa (até são as vitímas) mas torna-se ridículo como é que num jogo de infantis (por exemplo) um árbitro sozinho consegue arbitrar foras-de-jogo e tudo o resto ao mesmo tempo. Há uma charutada na frente e é ver o homem a marcar foras-de-jogo a 50 metros do lance e de frente para ele, completamente fora da coisa...

Que a culpa n é minha sei eu :lol:

Deve-se em parte à falta de árbitros, mas em principio isso para o ano vai mudar alguma coisa...

Compartilhar este post

Link para o post

Não é vossa, dos árbitros em geral. :mrgreen:

Mas ninguém nessas condições consegue fazer nada, é gozar com as pessoas. Convosco que não conseguem fazer o vosso trabalho da melhor forma, e com os jogadores e os treinadores desses escalões que são prejudicados nessas situações. Marcar foras-de-jogo nas costas do lance, de frente para a baliza, a uns quantos metros, só mesmo à sorte ou marcando só os descarados...

Compartilhar este post

Link para o post

O relatório vai com 4 treinos e 1 jogo e com 41 páginas. Desta vez não o imprimo em casa...

Compartilhar este post

Link para o post
Como correu o jogo dos Escolas? :grin:

Correu bem, bastante até. Ao intervalo um arbitro ja experiente deu-me umas dicas, porque tava a acompanhar as jogadas, mas tinha de chegar ainda mais perto. Marquei um penalti e 1 livre indirecto dentro da area.

Fiquei surpreendido com uma coisa que os putos faziam, nos pontapés de saida aproveitavam que os GR são pequenos e pimba la ia charuto, chegaram a marcar um golo assim.

Nas escolas não há fora de jogo por isso foi na boa. Mas realmente nos infantis deve ser muita marado. É mesmo como o alex disse, ou se marca á sorte ou só os descarados, porque ninguém consegue tar em todo o lado.

Este fim de semana vou a alcacer, assistente de juvenis.

Compartilhar este post

Link para o post
O relatório vai com 4 treinos e 1 jogo e com 41 páginas. Desta vez não o imprimo em casa...

Quanto tiveste no outro relatório?

E já agora estás a fazer de quem?

Compartilhar este post

Link para o post
Vou ter 5 jogos no sabado

:prayer: a mim se me aguentar

No 5º já cais no meio do campo :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...