Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Estás a ver os 10 jogos que ele vê do próximo adversário? Agora faz as contas aos jogos que o Sporting faz num ano. Assustador, não? :mrgreen:

Eu quero ver se me continuo a safar nesta área, até porque é devido a ela que vou mantendo alguns conhecimentos... Não sei se ainda pode surgir alguma coisa este ano (já vi a coisa mais complicada), mas dificilmente não volto a trabalhar nela no começo da próxima época.

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a ver os 10 jogos que ele vê do próximo adversário? Agora faz as contas aos jogos que o Sporting faz num ano. Assustador, não? :mrgreen:

Eu quero ver se me continuo a safar nesta área, até porque é devido a ela que vou mantendo alguns conhecimentos... Não sei se ainda pode surgir alguma coisa este ano (já vi a coisa mais complicada), mas dificilmente não volto a trabalhar nela no começo da próxima época.

E muito sinceramente parece-me uma boa área para se apostar.

Não há assim tanta gente que se interesse por fazer isso, sobretudo comparado com a quantidade industrial de treinadores que há por todo o lado. E podes sempre tomar conta duma equipa da formação, arranjas um adjunto que possa ser um braço-direito de verdade e que possa substituir-te em algumas ocasiões em que tenhas de sair para fazer observação in loco.

Eu não tenho experiência nenhuma nessa área, mas se surgisse alguma coisa de bom nível não hesitava. É que isto de ser treinador da formação em clubes de nível baixo dificilmente funciona como rampa de lançamento para outros palcos...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu costumo dizer isto não de forma inibitória nem nada disso, mas neste meio ou foste ex-jogador com notoriedade miníma, ou vens da via académica, ou dificilmente as oportunidades surgem.

Os primeiros sem grandes problemas fazem os cursos necessários e arranjam um cargo de treinador adjunto numa qualquer equipa dos campeonatos profissionais. E quem já está aí já está a depender de si mesmo para subir os degraus que faltam. Os geeks da coisa (Caixinhas, Jardins, Villas Boas e outros do género) conseguem integrar-se mais facilmente em equipas técnicas da área devido à formação superior que têm, nem que seja pela formação na parte fisiológica e de metodologia de treino que adquiriram. A primeira liga está atulhada de licenciados na área nas equipas técnicas, que por certo complementaram a sua formação com os cursos da UEFA e já tiveram experiências anteriores. Contudo, quem é que os iria querer se eles não tivessem a formação superior?

Eu cá estou pouco interessado em ser treinador principal nos próximos anos, até porque isso significaria trabalhar na formação e aí a profissionalização é quase uma miragem... e eu a licenciar-me nisto ou trabalho nesta área ou vou para a caixa do supermercado.

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

É por aí, é.

Mas olha que mesmo pela via académica faz sempre falta "encostares-te" a alguém para te ires safando. Quanto mais não seja aos professores que vais tendo.

Compartilhar este post

Link para o post

1ª nomeação: CF Unidos - Encarnação Olivais (Infantis)

Pelos vistos é na Pontinha.

Editado por Conde de Contarr

Compartilhar este post

Link para o post

1ª nomeação: CF Unidos - Encarnação Olivais (Infantis)

Pelos vistos é na Pontinha.

Boa sorte ;)

Já agr, vais com quem?

EDIT: o unidos jogava na pontinha, mas n é o campo do CAC. Pelo menos antes era assim... Q diz a nomeação?

Editado por JohnyM

Compartilhar este post

Link para o post

Diz:

BO Padre Cruz (Unidos) - Carnide / LX, Unidos/Encarnação Olivais, Infantis II Divisão

O árbitro é um tal de Mauro Abrantes.

Compartilhar este post

Link para o post

A 2 árbitros não há foras-de-jogo pois não?

Só n há em escolas. Jogos a 2 árbitros é tipo futsal mas com fora-de-jogo lol. Isto falando da movimentação claro. Mas fala com o Mauro q ele ajuda-te (à partida), mas ao inicio vais atrofiar um bocado com a movimentação. Depois com o hábito é cagativo

Compartilhar este post

Link para o post

Só houve uma aula em que falaram de arbitrar a 2 árbitros e foi um bocado a despachar e foi uma beca atrofiante.

Ou gajo não sabia explicar ou então o problema era meu.

Escolas = Benjamins?

As substituições são ilimitadas nos Infantis certo? Mas apontamos no bloco na mesma cada uma certo?

:-)

Compartilhar este post

Link para o post

Só houve uma aula em que falaram de arbitrar a 2 árbitros e foi um bocado a despachar e foi uma beca atrofiante.

Ou gajo não sabia explicar ou então o problema era meu.

Escolas = Benjamins?

As substituições são ilimitadas nos Infantis certo? Mas apontamos no bloco na mesma cada uma certo?

:-)

Posso estar enganado, mas acho que nos infantis não são limitadas nem tens que apontar no bloco (falando de fut. 7!)...

E sim, escolas =benjamins.

Basicamente, no fut. 7 só tens fora de jogo a partir da linha limite da área, linha que se estende até às linhas laterais, de modo a facilitar essa análise.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo o que o crazy disse é verdade. Substituições volantes(ou ilimitadas) e só é preciso interromper o jogo para substituição se for o GR. Não tens que apontar nada. Apenas têm q controlar q quando entra um jogador, o outro sai do campo. Mas isso é normalmente trabalho para o árbitro principal(lado dos bancos)

De resto é o normal. N te esqueças é q vais fazer fut.11 e fora-de-jogo é a partir do meio campo. 30 minutos cada parte, 15 de intervalo.

Pah n sei o q dizer mais, só tu pondo duvidas pq se começo a falar de cenas à toa fico aqui até amanhã :lol:

p.s: n tenhas vergonha de perguntar nada (neste caso a mim ou a qualquer outro colega). É normal q tenhas duvidas e n saibas muita coisa. Tens é q te aplicar e aprender. E qualquer coisa q precises da minha parte, tás à vontade ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo o que o crazy disse é verdade. Substituições volantes(ou ilimitadas) e só é preciso interromper o jogo para substituição se for o GR. Não tens que apontar nada. Apenas têm q controlar q quando entra um jogador, o outro sai do campo. Mas isso é normalmente trabalho para o árbitro principal(lado dos bancos)

De resto é o normal. N te esqueças é q vais fazer fut.11 e fora-de-jogo é a partir do meio campo. 30 minutos cada parte, 15 de intervalo.

Pah n sei o q dizer mais, só tu pondo duvidas pq se começo a falar de cenas à toa fico aqui até amanhã :lol:

p.s: n tenhas vergonha de perguntar nada (neste caso a mim ou a qualquer outro colega). É normal q tenhas duvidas e n saibas muita coisa. Tens é q te aplicar e aprender. E qualquer coisa q precises da minha parte, tás à vontade ;)

Ups, estava a pensar que seria fut.7...

Ah! Sem querer ensinar a missa ao vigário, não te deixes influenciar pelo pessoal que está de fora e que não sabe, e não assinales fdj nos lançamentos (nem nos pontapés de baliza, ainda que aqui sejam poucos os miúdos que conseguem ter força para originar tal situação). Se há coisa que me chateia nos comentários de quem está de fora, é isso!

Compartilhar este post

Link para o post

Já que os meus colegas ( :biggrin: ) são tão simpáticos, sempre que tiver alguma dúvida irei colocá-la :lolada:

Btw, estou a ter um bocado de dificuldade em arranjar o relógio com cronómetro. Na Sportzone só tinha daqueles cronómetros de meteres ao pescoço, do género dos que se usavam nos Jogos sem Fronteiras.

:-|

Compartilhar este post

Link para o post

Já que os meus colegas ( :biggrin: ) são tão simpáticos, sempre que tiver alguma dúvida irei colocá-la :lolada:

Btw, estou a ter um bocado de dificuldade em arranjar o relógio com cronómetro. Na Sportzone só tinha daqueles cronómetros de meteres ao pescoço, do género dos que se usavam nos Jogos sem Fronteiras.

:-|

De certeza? Costuma ter lá sempre. Estranho...

Mas tb n te preocupes em arranjar nada topo de gama. Só precisas q faças de cronometro nada mais lol

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tb n te preocupes em arranjar nada topo de gama. Só precisas q faças de cronometro nada mais lol

Numa revista que tenho aqui da Decathlon tem lá uns a 20 e tal euros, a ver se vou lá comprar um.

Compartilhar este post

Link para o post

Numa revista que tenho aqui da Decathlon tem lá uns a 20 e tal euros, a ver se vou lá comprar um.

O meu foi à volta disso

Editado por JohnyM

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, leio aqui de vez em quando para ver como estão os treinadores em potencial do fórum.

E a nível de curiosidade, algum de vocês nunca pensou em tirar o curso em Coverciano? Tem alguma diferença para os cursos em Portugal?

Só para saber mesmo, já que moro no Brasil e vi numa edição de uma revista aqui o Cesare Prandelli falando sobre a escola. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Relógio há um bom (nada do outro mundo, mas dá as horas e tem cronómetro e despertador) na Decathlon a 10 euros... Mais barato do que o tal de 20 e tal que falaste...

Compartilhar este post

Link para o post

Colegas, basta o relatório ou é preciso mandar uma sms para a AFL para os informar do resultado final?

Cumps

Tens de mandar a sms

E o jogo como correu?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ou o árbitro principal?

2ª parte melhor do que a 1ª.

Um de vocês. Isso costuma-se combinar no final do jogo ou mandam no balneário. Mas tb n te preocupes com isso lol

E desenvolve moço! Que aconteceu? Os primeiros jogos são sempre engraçados lol

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...