Almeno Publicado 29 Janeiro 2016 Acho que é praticamente garantido a bolsa. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 29 Janeiro 2016 A mim deram-me bolsa e não tem a ver com notas. Demoraram, mas deram. A 1º tranche, para ai de 80% do valor, deram no final de Dezembro (fiz erasmus no 1º semestre). O resto deram passado uns 6 ou 8 meses de acabar o Erasmus. Mas, pelo que se foi dizendo, acho que se iam cortar nas bolsas erasmus. Compartilhar este post Link para o post
kronix Publicado 29 Janeiro 2016 Acho que o normal é ter bolsa. Quanto à questão de pagarem a posteriori, tem a ver com o facto de se não fizeres X% dos ECTS a que te propões perderes o direito à bolsa Compartilhar este post Link para o post
Fuzila Publicado 1 Fevereiro 2016 No meu caso a média so conta como fator de desempate caso haja mais candidaturas do que vagas para um determinado sitio. A bolsa recebes sempre, pode é alterar o valor consoante o custo de vida para o pais em que vais Compartilhar este post Link para o post
Khaddafi Publicado 2 Fevereiro 2016 Na maior parte das vezes as Universidades dão bolsa não? Ou é aqui que vão buscar a média e isso? tens sempre bolsa, não te preocupes com isso. Compartilhar este post Link para o post
Khaddafi Publicado 4 Fevereiro 2016 E Erasmus Mundus, já alguém fez? Compartilhar este post Link para o post
Teddy Westside Publicado 8 Fevereiro 2016 Alguem que já tenha estado na Roménia? Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 17 Fevereiro 2016 Pessoal, alguém me explica como é que funciona a Bolsa para isto? Não é que interesse assim muito, mas gostava de saber se para destinos assim mais centrais, dá para cobrir alguma parte das despesas. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 17 Fevereiro 2016 Fala com o departamento de mobilidade da tua universidade. Por exemplo, eu tenho bolsa de 250e para a Alemanha (Münster). E ainda não casa lá :lol: Todos os contactos que fiz disseram que já tinham alugado o quarto/apartamento ou não me respondem :lol: Dia 15 vou para lá. Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 17 Fevereiro 2016 Fala com o departamento de mobilidade da tua universidade. Por exemplo, eu tenho bolsa de 250e para a Alemanha (Münster). E ainda não casa lá :lol: Todos os contactos que fiz disseram que já tinham alugado o quarto/apartamento ou não me respondem :lol: Dia 15 vou para lá. É suposto ser o que está na bolsa Erasmus+? Supostamente tenho 300, mas não sei se este é o plano que eu estou à procura. Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 17 Fevereiro 2016 Acho que sim. Obrigado. :compinchas: Alguém que tenha tido aulas lá no idioma do país de destino que me diga se é tranquilo ou se devia preferir sítios onde se leccione em inglês :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 17 Fevereiro 2016 A bolsa é de acordo com o país e dias que vais. Os valores mensais estão aqui. Quanto ao idioma do país de destino, isso depende. Eu na Holanda tive aulas em inglês porque haviam cursos próprio para alunos internacionais. Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 18 Fevereiro 2016 A bolsa é de acordo com o país e dias que vais. Os valores mensais estão aqui. Quanto ao idioma do país de destino, isso depende. Eu na Holanda tive aulas em inglês porque haviam cursos próprio para alunos internacionais. Pois era esse link que eu tinha. Acho que a universidade para onde eu me gostava de candidatar não tem aulas em inglês, daí a minha questão. Já agora, Koper, vi nas outras páginas que achaste muito boa a experiência, eu estou muito inclinado para ir, mas de qualquer forma, podes desenvolver sobre o que é que achaste do teu semestre de Erasmus? Se não der muito trabalho, claro :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 18 Fevereiro 2016 (editado) Pois era esse link que eu tinha. Acho que a universidade para onde eu me gostava de candidatar não tem aulas em inglês, daí a minha questão. Já agora, Koper, vi nas outras páginas que achaste muito boa a experiência, eu estou muito inclinado para ir, mas de qualquer forma, podes desenvolver sobre o que é que achaste do teu semestre de Erasmus? Se não der muito trabalho, claro :compinchas: Epá é assim, eu fui num semestre em que as cadeiras davam para conciliar com o Erasmus. Não eram cadeiras muito pesadas e, por isso, sabia que em princípio conseguia algumas equivalências o que me dava espaço para aproveitar esses meses. As aulas eram porreiras. 90% era malta estrangeira (a maioria ia lá para fazer os cursos completos e erasmus) e os professores muito mais acessíveis que cá. Esforcei-me para estudar um bocado também, porque a faculdade também era exigente e tentei não faltar a muitas aulas. Mas, acima de tudo, contribuiu para que melhorasse bastante o meu inglês e acabamos sempre por ganhar uma boa bagagem. O ambiente era do melhor porque era uma cidade repleta de malta jovem. Para teres uma ideia, a cidade tinha para aí 200000 pessoas e nas 2 faculdades que haviam lá andavam uns 55000 estudantes. Por isso é que acho que, em Erasmus, o melhor é sempre uma cidade mais pequena em relação a uma metrópole ou cidade grande. Amizades fazes logo desde o 1º dia. Ao início ainda me encontrei com malta portuguesa que estudava lá (uns 5 ou 6 no total), mas desliguei-me um bocado deles e foquei-me mais em conhecer malta nova. Desde americanas, de leste, árabes, asiáticos, australianos... havia de tudo e foi óptimo conhecer malta dos 5 cantos do mundo e fazer boas amizades. E só o facto de saíres da rotina e quase diariamente conseguires ver caras nova, é muito bom. As festas também eram do crl. Desde festas em bares, passando por casas e repúblicas de alunos até casas em barcos. Era só escolher. E, ainda por cima, as mulheres lá eram todas lindas. Loiras e altas :heart: Andar de um lado para o outro também era fácil porque naquela cidade conseguia andar de bicicleta e meter-me em todo o lado em menos de 10/15m. E isso é das cenas que tenho mais saudades. Pegar na bicicleta e ir para o centro; sair à noite de bicicleta e voltar já quentinho com alguém e ver aqueles canais iluminados enquanto pedalava... são aquelas m*rda insignificantes que se fazem lá e depois bate aquela saudade. A Holanda também fica ali central, consegui ir ainda a umas quantas cidades e países à volta sem gastar muito dinheiro. E nem foi de avião. Autocarro, Comboio e aquela cena do BlaBlacar e deu para viajar bastante. Depois volta e ficas com aquela saudade que a malta que fez sabe como é. É uma sensação estranha, porque são aqueles meses que sabes que serão únicos. E anw, achei que a Holanda era bom porque deve ser dos países mais interessantes para viver e é algo completamente diferente do nosso. Editado 18 Fevereiro 2016 por Koper Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 18 Fevereiro 2016 Obrigado pelo texto. Algumas dessas coisas são mesmo aquilo que eu vou procurar quando for: a parte de ver caras novas, de quebrar a rotina, conhecer pessoas com experiências diferentes, etc. E depois é aquela cena de ser uma oportunidade quase única, quase de certeza que ficava arrependido se ficasse por cá, de qualquer forma :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Khaddafi Publicado 18 Fevereiro 2016 voltei hoje pqp acho que já estou deprimido Compartilhar este post Link para o post
Fuzila Publicado 18 Fevereiro 2016 Eu dia 29 vou de vez para portugal mas esta semana ja tive 3 exames, tenho mais 1 amanha e 2 na proxima semana .. Não venham para a Alemanha , eles aqui so sabem o que é avaliação final e só temos uma hipotese :lol: Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 18 Fevereiro 2016 O que me vale é que vou fazer investigação para a dissertação :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
PeidoFatal Publicado 24 Fevereiro 2016 Boas pessoal! Já alguém daqui esteve na Croácia? É que brevemente envio a minha candidatura a Erasmus, só que ainda não tenho a certeza sobre as minhas opções no que diz respeito aos países e gostava de saber as vossas recomendações no global, tanto a nível de ambiente, espírito académico, rigidez e outros fatores. Compartilhar este post Link para o post
jFrost Publicado 5 Março 2016 Fiz inscrição para Torun e tudo aponta para que entre... Alguém já lá esteve? (ou na Polónia) Como é em termos de ambiente, festas, pessoas, preços? Compartilhar este post Link para o post
jFrost Publicado 25 Maio 2016 Fiz inscrição para Torun e tudo aponta para que entre... Alguém já lá esteve? (ou na Polónia) Como é em termos de ambiente, festas, pessoas, preços? Afinal vou pra Cracróvia... Alguém? 8-) Compartilhar este post Link para o post
saidex Publicado 26 Maio 2016 (editado) Afinal vou pra Cracróvia... Alguém? 8-) Cracóvia.* Apesar de ter feito Erasmus em Varsóvia(e não tinha trocado por nada), tive dois ou três dias na Cracóvia e achei uma cidade com bem mais para oferecer em termos turísticos, com muita história, vais ter muitos sítios interessantes para visitar. ( Este link pode ser uma boa ajuda: http://www.edreams.pt/blog/viagem-a-cracovia/ ) Não sei como é na Cracóvia até porque tive lá pouco tempo mas se for como em Varsóvia o ambiente vai ser excelente, especialmente estando em Erasmus. Havia festas diariamente e geralmente o pessoal é todo boa onda. Em termos de preços não achei que fosse um país caro, provavelmente é ela por ela com Portugal, apesar de na altura me parecer mais barato que Portugal. Ah, e provavelmente já sabes mas eles têm a sua própria moeda, o zloty. Editado 27 Agosto 2016 por saidex Compartilhar este post Link para o post
jFrost Publicado 26 Maio 2016 Muito obrigado pelo feedback! E obrigado pela correção, lapso meu :compinchas: Compartilhar este post Link para o post