Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Tio Hans

Coleccionismo

Publicações recomendadas

Vou reavivar isto porque ganhei vontade acrescida de ir com as minhas colecções para a frente.

Eu faço colecção de bilhetes, seja do que for, excepto de coisas que faço frequentemente (metro, autocarro ou comboio). Não necessariamente comprados ou usufruidos por mim (se entretanto arranjar igual meu, substituo excepto em casos especiais). Além disso, sempre tive uma colecção de moedas que a minha avó me deu (nem era colecção, era mais um monte de moedas que ficaram num canto) e decidi organizar, "deitar fora" o que não queria e a partir daí aumentar a colecção.

BILHETES

Futebol

Euro 2004 - Portugal vs Grécia (Final)

Euro 2004 - Portugal vs Espanha (Grupo)

Euro 2004 - Alemanha vs Rep. Checa (Grupo)

Qual. FIFA 2010 - Portugal vs Bósnia

Qual. UEFA 2012 - Portugal vs Noruega

Champions League 10/11 - Benfica vs Hapoel

Champions League 11/12 - Benfica vs Zenit

Champions League 11/12 - Benfica vs Manchester United

Taça UEFA 90/91 - Sporting vs Internazionale

Liga Europa 09/10 - Benfica vs Everton

Liga Europa 09/10 - Benfica vs BATE Borisov

Liga Europa 09/10 - Benfica vs Liverpool

Liga Europa 09/10 - Benfica vs Marselha

Liga Europa 10/11 - Benfica vs Estugarda

Liga Europa 10/11 - Benfica vs Braga

Liga Europa 10/11 - Benfica vs PSV

Liga Europa 10/11 - Benfica vs Paris Saint Germain

Liga 07/08 - Benfica vs Vitória SC

Liga 08/09 - Benfica vs Leixões

Liga 08/09 - Benfica vs Vitória FC

Liga 09/10 - Benfica vs Rio Ave

Liga 09/10 - Benfica vs Sporting

Liga 10/11 - Benfica vs Marítimo

Liga 10/11 - Benfica vs Braga

Liga 10/11 - Benfica vs Vitória FC

Liga 12/13 - Benfica vs Beira Mar

Red Pass 11/12 - Benfica

Taça Liga 08/09 - Benfica vs Belenenses

Taça Liga 10/11 - Benfica vs Sporting

Taça Portugal 10/11 - Benfica vs Porto

Amigável 09/10 - Benfica vs Atlético Madrid

Amigável 09/10 - Benfica All Stars vs Amigos Ronaldo/Zidane

Avião

Lisboa -> Madeira

Madeira -> Lisboa

Dublin (Irlanda) -> Lisboa

Cairns (Austrália) -> Osaka (Japão)

Geneva (Suíça) -> Lisboa

Diversos

Visita Ground Zero - 9/11 New York

Bilhete Metro - New York

Visita Torre Eiffel - Data 01/01/2010

Los Miserables - Teatro (Madrid)

Australian Pink Floyd - Campo Pequeno

Oasis - Pav. Atlântico

WWE - RAW Live (Pav. Atlântico)

Harlem Globetrotters - Pav. Atlântico (autografado pela equipa)

Swedish House Mafia - Pav. Atlântico

Expo 98 - Bilhete 3 dias

Expo 98 - Bilhete 1 dia (x2)

Jardim Zoológico Lisboa

Estoril Open 2010 - Quartos de Final

Estoril Open 2011 - Quartos de Final

Oceanário Lisboa - (x2)

Bus Express - Aeroporto Milão

XIII Gala dos Tesourinhos Deprimentes - Gato Fedorento

IX Hipócrates - Festival de Tunas Mistas

Exposição Titanic - Lisboa

Visita Estádio da Luz

MOEDAS

Em relação a moedas, o meu critério neste momento é ficar com todas as moedas que encontrar e que ainda não possua. Em caso de repetições, fico com a que tiver melhor relação antiguidade/estado de conservação.

Todas as seguintes moedas são diferentes, apesar de haver moedas com o mesmo valor, têm pelo menos uma das faces diferentes.

Portuguesas

20 reis - 1891

50 centavos - 1945

50 centavos - 1953

50 centavos - 1969

1 escudo - 1952

1 escudo - 1969

1 escudo - 1981

1 escudo - 1986

2,5 escudos (2$5) - 1963

5 escudos - 1983

5 escudos - 1988

10 escudos - 1986

25 escudos - 1977

Estrangeiras

->UK

1 penny - 1977

1 penny - 1993

1 penny - 2008

2 pence - 1976

2 pence - 1997

2 pence - 2005

5 pence - 1996

5 pence - 2008

10 pence - 1992

10 pence - 2011

20 pence - 1982

20 pence - 2006

20 pence - 2011

50 pence - 1997

50 pence - 2002

50 pence - 2011

1 pound - 1983

1 pound - 1984

1 pound - 1985

1 pound - 1993

1 pound - 1996

1 pound - 1997

1 pound - 2000

1 pound - 2002

2 pounds - 1998

->Alemanha

1 Pfennig - 1986

->África Sul

20c - 1994

->Índia

1 rupee - 2000

1 rupee - 2001

(ambos iguais)

Além destas, tenho praticamente todas as moedas da zona Euro de todos os países aderentes.

Tenho também as seguintes notas (não faço colecção, as libras é por curiosidade os dólares tenho-os porque são americanos)

10 Libras - x2

1 USD

10 USD

Compartilhar este post

Link para o post

A única altura em que colecionava coisas era na infância.

Vale dizer quantos cromos do Dragon Ball e dos Pokémon tenho? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, esqueci-me de dizer. Amanhã devo ir comprar um álbum para poder organizar as moedas todas e vou ver se consigo encontrar para venda algumas moedas antigas, com algumas centenas de anos, se encontrar moedas do império Romano é um sonho, já encontrei à venda na Net, mas não sei se a loja comum da área tem moedas desse género. Alguém sabe?

Compartilhar este post

Link para o post

Essas moedas são raras e caras.

Vê no fórum numismática.

No site que vi (portugal moedas) sim, eram um pouco caras (20€ para cima) apesar de eu pensar que todas as moedas dessa altura eram absurdamente mais caras, na ordem dos milhares de euros. E sim, já tive a andar pelo fórum, estou a pensar registar-me.

Compartilhar este post

Link para o post

No site que vi (portugal moedas) sim, eram um pouco caras (20€ para cima) apesar de eu pensar que todas as moedas dessa altura eram absurdamente mais caras, na ordem dos milhares de euros. E sim, já tive a andar pelo fórum, estou a pensar registar-me.

São absurdamente caras se tiverem em bom estado. Se já estiverem todas "ratadas", são mais acessíveis.

Compartilhar este post

Link para o post

São absurdamente caras se tiverem em bom estado. Se já estiverem todas "ratadas", são mais acessíveis.

True. E sabes se esse tipo de moedas se vende nas lojas da especialidade ou já são coisas mais específicas que só se encontra na internet?

Compartilhar este post

Link para o post

True. E sabes se esse tipo de moedas se vende nas lojas da especialidade ou já são coisas mais específicas que só se encontra na internet?

Pode haver numa ou noutra loja, mas não creio que seja comum. A que eu frequentava para comprar álbuns e folhas não tinha. Aliás, anda tudo maluquinho com euros. O pessoal só quer disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode haver numa ou noutra loja, mas não creio que seja comum. A que eu frequentava para comprar álbuns e folhas não tinha. Aliás, anda tudo maluquinho com euros. O pessoal só quer disso.

Eu os euros faço a colecção mas não compro nenhum, o que me vem parar à mão e ainda não tenho, fico com ele. Faltam-me poucas para limpar os países todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não são esses os euros que eles querem. São as edições de coleccionador. Vai ao banco de Portugal. São as não circuladas que podes comprar em edições de coleccionador no banco de Portugal. Muitas delas até se arranjam ao valor facial.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah ok. De qualquer forma, fiz a minha um pouco por curiosidade, dou mais importância a antiguidade do que raridade. Sempre me fascinaram objectos antigos.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Ah ok. De qualquer forma, fiz a minha um pouco por curiosidade, dou mais importância a antiguidade do que raridade. Sempre me fascinaram objectos antigos.

Sim, eu tb. Mas tb gosto disto:

http://en.wikipedia.org/wiki/50_State_Quarters#Collectible_value

Já tenho algumas.

Já agora vê isto, parece-me fixe:

http://www.forum-numismatica.com/viewtopic.php?f=23&t=87315

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, esqueci-me de dizer. Amanhã devo ir comprar um álbum para poder organizar as moedas todas e vou ver se consigo encontrar para venda algumas moedas antigas, com algumas centenas de anos, se encontrar moedas do império Romano é um sonho, já encontrei à venda na Net, mas não sei se a loja comum da área tem moedas desse género. Alguém sabe?

tenho um amigo meu que tem imensas moedas e não liga mt a isso

qt é que estás disposto a dar pela colecção?

Compartilhar este post

Link para o post

tenho um amigo meu que tem imensas moedas e não liga mt a isso

qt é que estás disposto a dar pela colecção?

lol eu nem sei o que é que ele tem, não te posso dar valores assim para o ar. Não tenho grande pressa nem vontade de gastar dinheiro em moedas recentes (< 100 anos de idade), se ele tiver alguma coisa mais antiga, diz-me qualquer coisa. ;)

Btw, Hans, como tens coleccionado esses Quarters? Compras? Onde?

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não são esses os euros que eles querem. São as edições de coleccionador. Vai ao banco de Portugal. São as não circuladas que podes comprar em edições de coleccionador no banco de Portugal. Muitas delas até se arranjam ao valor facial.

sao as moedas de 2 euros especiais?

http://www.ecb.int/euro/coins/comm/html/index.pt.html

Compartilhar este post

Link para o post

lol eu nem sei o que é que ele tem, não te posso dar valores assim para o ar. Não tenho grande pressa nem vontade de gastar dinheiro em moedas recentes (< 100 anos de idade), se ele tiver alguma coisa mais antiga, diz-me qualquer coisa. ;)/>

Btw, Hans, como tens coleccionado esses Quarters? Compras? Onde?

Pá, numa compra que fiz no fórum numismática, acabei por meter conversa com o vendedor por mp, e comprei-lhe um monte de moedas avulsas que ele tinha. Creio que eram as repetidas. Por mim era na boa, pois o meu objectivo na altura era ter moedas de todos os países. E, portanto, por 15€, arranjei uma tarde inteira de organização e catalogação desse lote que adquiri. Depois, a minha avó, que me passou o bichinho das moedas deu-me tb algumas que lá tinha em casa. E foi assim que as arranjei. O facto da minha avó coleccionar fez-me parar um pouco, porque tenho a colecção prometida (ou dada, mesmo), e só não a tenho comigo para a minha avó se entreter.

Dps se quiseres, eu mando-te o meu excel com a minha lista de moedas.

sao as moedas de 2 euros especiais?

http://www.ecb.int/euro/coins/comm/html/index.pt.html

tb

Mas Nikel, tb, arranjas no ebay. E moedas não circuladas, que têm um valor muito superior.

Compartilhar este post

Link para o post

Nikel conheço quem tenha um monte de moedas de escudo. Se tiveres interessado em algo diz.

Eu gosto bastante de colecções mas actualmente não tenho nenhuma porque não tenho disposição nem dinheiro.

Gostava de ter uma colecção de telemóveis antigos (3310 :carinhoso: ).

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, numa compra que fiz no fórum numismática, acabei por meter conversa com o vendedor por mp, e comprei-lhe um monte de moedas avulsas que ele tinha. Creio que eram as repetidas. Por mim era na boa, pois o meu objectivo na altura era ter moedas de todos os países. E, portanto, por 15€, arranjei uma tarde inteira de organização e catalogação desse lote que adquiri. Depois, a minha avó, que me passou o bichinho das moedas deu-me tb algumas que lá tinha em casa. E foi assim que as arranjei. O facto da minha avó coleccionar fez-me parar um pouco, porque tenho a colecção prometida (ou dada, mesmo), e só não a tenho comigo para a minha avó se entreter.

Dps se quiseres, eu mando-te o meu excel com a minha lista de moedas.

tb

Mas Nikel, tb, arranjas no ebay. E moedas não circuladas, que têm um valor muito superior.

Se puderes mandar o excel, agradecia, tenho alguma curiosidade.

Btw, neste site pode-se organizar a nossa colecção. http://en.numista.com/

O próximo passo é ver como vou catalogar as moedas, queria comprar um álbum com folhas com células, fá-lo-ei numa loja da especialidade para garantir que compro uma coisa apropriada.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Descobri aqui por casa 40 Réis de 1834. Não estou rico, pois não?

em princípio não. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...