Ghitshu Publicado 27 Novembro 2010 (editado) Boas, Decidi criar um tópico aqui para poder ter opiniões e comentários. Estou mais interessado em expor aqui a minha função de treinador adjunto na equipa de sub-14 do União Sportiva. O basquet em são miguel é algo fraquinho, na maior parte da minha vida desportiva foi disputada em jogos de equipa A e equipa B. Mas, este ano, não sei como lol, existem 5 clubes em iniciados, 6 equipas, uma vez que o meu clube apresenta equipa A e equipa B. Temos treinos todos os dias, e como temos mais de 30 atletas, dividimos o pessoal por dias, havendo apenas um dia em que vêm todos. Eu dou 2 treinos por semana sozinho, e assisto no "treino geral". Temos todos os tipos de jogadores. Jogadores que vieram dos minis, jogadores que são iniciados de 2ªépoca e jogadores que nunca tinham jogado basket. A nível técnico andam todos a evoluir, e no primeiro mês (Outubro) os treinos foram baseados na técnica de bola. Este mês já andamos a introduzir defesa do jogador com bola e contra-ataque. A equipa A ganhou o torneio de abertura só com vitórias, e a equipa B só com derrotas. Devido a essa diferença, achamos que seria melhor, não só para os jogadores mas para a competição em geral se equilibrasse-mos as equipas. Hoje começou o campeonato, e tivemos uma vitória e uma derrota. Deslocamo-nos à cidade vizinha para vencer Os Fuseiros por 11 pontos penso, não me lembro dos parciais. E recebemos o Micaelense Basket Clube que nos impôs uma derrota por 4 pontos. A vitória só não foi mais dilatada porque a equipa não estava com índices de concentração muito elevados, e não estavam com uma atitude guerreira. A derrota foi devida também aos índices de concentração, (o parcial do primeiro período foi 11-10, onde estivemos a perder por 0-8, e falhamos mais de 50 pontos lol), e a falta de um jogador que não foi ao jogo, que é grande, muito grande, 1,90m. A equipa do Micaelense é surpreendentemente grande lol. Um dos jogadores deles, parece da minha idade. É assustador. E a capacidade física deles ditou a derrota, com muitos contra-ataques, depois de ganharem ressaltos dos nossos, muitos, lançamentos falhados. No primeiro jogo, o treinador na palestra final disse que apesar da vitória não gostou do jogo pela atitude demonstrada pelos jogadores. Disse também que mostraram no jogo o que faziam nos treinos, pedindo maior concentração e esforço nos mesmos. No jogo que perdemos o treinador disse que apesar da derrota, tinha sido um bom jogo, e só não tínhamos ganho o jogo por falta de atitude e concentração nos treinos, pois o esforço não aplicado no treino, tinha sido demonstrado na fraca capacidade física demonstrada. Na próxima semana vamos insistir no contra-ataque, melhor os índices físicos, e quero começar a introduzir o diálogo na defesa e a defesa do 1ºpasse. Tudo o que foi trabalhado de defesa até agora, foram os deslizamentos defensivos e a defesa do homem da bola. Como jogador, Sou júnior de segunda época e jogo na equipa de Juniores do Micaelense Basket Clube e na equipa B de seniores do Micaelense. A equipa A milita na CNB1 e, por curiosidade, penso que recebe o Benfica no próximo fim de semana. O Clube União Sportiva e o Micaelense são o mesmo clube, na medida em que têm os mesmos directores. Todos os juniores do C.U.S foram transferidos para o M.B.C para poderem jogar na equipa de juniores e na equipa B de seniores. A vantagem da equipa B dos seniores do micaelense sobre a equipa B dos C.U.S é que permite a nossa participação na série Açores, pois a equipa A não milita nas competições locais ou regionais. Além dos juniores, há alguns sub23 da equipa A que participam nos nossos jogos, não só para nos ajudar a melhorar mas para terem ritmo de jogo que não têm na equipa A. No campeonato de juniores, participam A AJCOD (Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo), MBC (nós) e o CUS (participando pela equipa de cadetes!). No campeonato sénior participa o Laranjeiras Clube, AAUA-Montepio(equipa da Universidade dos Açores), CUS e MBC.B. Ganhámos o torneio de abertura dos juniores e ficamos em 2ºlugar no dos seniores (perdemos por uns 10 pontos com os CUS). Em seniores houve o torneio da universidade onde também ficamos em 2ºlugar(perdemos por 1 ponto com os CUS). Já começou o campeonato de juniores, e já somamos duas vitórias, em dois jogamos. Acho que é importante referir que a equipa dos CUS juniores (cadetes) ganhou ao AJCOD (juniores). Portanto nos juniores não temos grande competição. A minha equipa tem tido algum azar quanto ás lesões, eu já torci 3x o pé desde do inicio da época, um colega meu ficou com o joelho inflamado e ainda não jogou esta época, e outro colega meu já só joga em Março por ter partido um dedo. A minha vida de árbitro, este ano ainda não teve inicio. Sou árbitro desde de cadete de 1ªépoca, sendo este o meu 4ºano, tendo nível regional. Os iniciados andam a tirar-me o tempo para apitar. Esqueci-me, sou também treinador adjunto da selecção de são miguel de sub14. O seleccionador que é o meu colega do clube, convidou-me a semana passada. Qualquer um que leia até aqui, é meu herói lol! Espero que tenham coisas para dizer, especialmente para a minha equipa de iniciados. Qualquer opinião,critica,pergunta é bem vinda. :compinchas: Editado 28 Novembro 2010 por Ghitshu Compartilhar este post Link para o post
Perdigas Publicado 28 Novembro 2010 "Basquetebol". Dou graças a Deus por morar no continente e poder jogar na melhor associação do país. Compartilhar este post Link para o post
ricky Publicado 28 Novembro 2010 Boa sorte nisso. As equipas que jogam em sub-14 aqui em Lisboa são muitas e algumas têm bastante qualidade e não dão hipótese contra clubes mais pequenos. Eu jogo no Carnide Clube e apenas temos 9 jogadores, 3 deles ainda são sub-12, mas existe um que treina connosco pois joga muito bem, aliás, ele está na selecção distrital de sub-12 e eu na de sub-13. Mesmo assim, é muito difícil. Participamos na 1ª fase de iniciados e perdemos todos os jogos por mais de 30 pontos. No 1º fomos jogar contra o SIMEQ e perdemos por falta de comparência, pois um jogador(que felizmente já desistiu da equipa, pois não jogava a ponta de um corno) faltou. Qual a desculpa dele?? Foi a uma festa de anos. E como ele portava-se bem nos treinos, tinha sempre os paizinhos a ver e era relativamente novo na equipa, o meu treinador nada fez. No jogo seguinte ele voltou a faltar, mas felizmente eramos 8. Perdemos por 35 contra o Estoril Basket. Depois fomos a Alverca jogar contra o CEBI e perdemos novamente por 100 ou mais. E foi sempre assim. O mais ridiculo aconteceu contra o Estoril Basket, naquele fim-de-semana de novembro dos feriados. Eramos 5!!!. A nossa equipa apenas tem 2 elementos de último ano. E tenho de ser sempre eu a carregar-nos às costas. Eu e mais o outro que já falei. No último jogo fizemos 42 pontos e 22 foram meus, dele e de mais um colega nosso que tava on-fire. Eu fiz 10, e eles fizeram 6 os dois. Tens sorte por teres uma equipa que consegue ganahr jogos. :mrgreen: Vou acompanhar isto Compartilhar este post Link para o post
Perdigas Publicado 28 Novembro 2010 Aproveito e resumo aqui a minha história. :mrgreen: Sou Junior B de 2º ano (sub-18), jogo no Académico Futebol Clube, equipa que pertence à Associação de Basket do Porto. A 1ª fase da 1ª divisão era composta por duas séries de quatro equipas, os dois primeiros apuravam para a fase final distrital, o dois terceiros jogavam contra os dois primeiros da 2ª Divisão. Começamos fora contra o Porto, faltavam alguns jogadores importantes que tiveram problemas com a inscrição e..levamos 40 pontos, fomos completamente humilhados. :lol: No 2º jogo, recebemos o Leça, estávamos a jogar muito bem, tivemos o jogo todo a ganhar e chegámos a estar à frente por 14 pontos, a 10 segundos do fim o Leça empata o jogo da linha de lance livre pela primeira vez e fomos a prolongamento. No prolongamento tínhamos 3 jogadores excluídos com 5 faltas e perdemos por 6. A seguir fomos a Gaia, supostamente uma equipa acessível, mas mal começou o jogo vimos logo que ia ser complicado, arbitragem tendenciosa e eles estavam muito moralizados, resultado, perdemos por 25 pontos. :lol: Na 2ª volta recebemos o Porto e perdemos por 20 pontos, jogo sem história, tiveram sempre na frente, de destacar que joguei 40 minutos neste jogo. 8) :mrgreen: Começámos a ver a 1ª Divisão a afastar-se, 4 jogos 4 derrotas, ao 5º jogo recebemos o Gaia e veio a primeira vitória. Estivemos o jogo todo a ganhar por 20 pontos mas eles reduziram no último período para 6 e isso complicava-nos muito as contas, assim teríamos que ir ganhar a Leça por 15. Em Leça jogámos bastante mal, perdemos por 8 e dissemos adeus à 1ª Divisão. Agora estamos na 2ª divisão, o objectivo é ganhar para conseguir ir ao Inter-Associações que é uma espécie de 2ª divisão do campeonato nacional. Tivemos na sexta o primeiro jogo contra o José Régio e ganhámos por 4. Pessoalmente comecei bastante bem o ano, durante os 5 primeiros jogos andava a lançar muito bem e jogava sempre mais de 30 minutos por jogo mas nos dois últimos jogos joguei 10 minutos e na sexta já só joguei 5! :lol: Consta que há várias queixas minhas na direcção e o empenho nos treinos não tem sido o melhor, andava a treinar com os seniores mas acho que estou "castigado" e não me deixam treinar. Ainda assim no jogo em que joguei 10 minutos marquei 14 pontos e na sexta joguei 5 mas foram os últimos 5, aquilo estava a complicar e ainda entrei e marquei 7 pontos, deu para segurar o jogo. :lol: Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 28 Novembro 2010 Consta que há várias queixas minhas na direcção e o empenho nos treinos não tem sido o melhor Oh, a surpresa... Compartilhar este post Link para o post
rozas Publicado 28 Novembro 2010 "Basquetebol". Dou graças a Deus por morar no continente e poder jogar na melhor associação do país. Mesmo, a ABP está tão à frente das outras :( Eu sempre joguei na ABA e senti-a a diferença. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 28 Novembro 2010 É raro ver aqui um tópico de basket, saudades :heart: Compartilhar este post Link para o post
Ghitshu Publicado 28 Novembro 2010 "Basquetebol". Dou graças a Deus por morar no continente e poder jogar na melhor associação do país. esqueci-me do E .l. Boa sorte nisso. As equipas que jogam em sub-14 aqui em Lisboa são muitas e algumas têm bastante qualidade e não dão hipótese contra clubes mais pequenos. Eu jogo no Carnide Clube e apenas temos 9 jogadores, 3 deles ainda são sub-12, mas existe um que treina connosco pois joga muito bem, aliás, ele está na selecção distrital de sub-12 e eu na de sub-13. Mesmo assim, é muito difícil. Participamos na 1ª fase de iniciados e perdemos todos os jogos por mais de 30 pontos. No 1º fomos jogar contra o SIMEQ e perdemos por falta de comparência, pois um jogador(que felizmente já desistiu da equipa, pois não jogava a ponta de um corno) faltou. Qual a desculpa dele?? Foi a uma festa de anos. E como ele portava-se bem nos treinos, tinha sempre os paizinhos a ver e era relativamente novo na equipa, o meu treinador nada fez. No jogo seguinte ele voltou a faltar, mas felizmente eramos 8. Perdemos por 35 contra o Estoril Basket. Depois fomos a Alverca jogar contra o CEBI e perdemos novamente por 100 ou mais. E foi sempre assim. O mais ridiculo aconteceu contra o Estoril Basket, naquele fim-de-semana de novembro dos feriados. Eramos 5!!!. A nossa equipa apenas tem 2 elementos de último ano. E tenho de ser sempre eu a carregar-nos às costas. Eu e mais o outro que já falei. No último jogo fizemos 42 pontos e 22 foram meus, dele e de mais um colega nosso que tava on-fire. Eu fiz 10, e eles fizeram 6 os dois. Tens sorte por teres uma equipa que consegue ganahr jogos. :mrgreen: Vou acompanhar isto Quando era mini e estava na equipa da universidade levávamos na cabeça do união sportiva. Houve um jogo que ficou 15-116 :mrgreen: Temos uma tendência para perder com as equipas terceirenses. Antes eram abadas fortes e feias, agora depende do jogo :mrgreen: podemos perder por 40 e por 2, e a diferença ser toda nossa. Aproveito e resumo aqui a minha história. :mrgreen: Oportunista! :mrgreen: Não tinhas um tópico teu? Eu lembro-me aproveitar e falar da minha história :mrgreen: É raro ver aqui um tópico de basket, saudades :heart: Morro se não jogo lol Compartilhar este post Link para o post
Perdigas Publicado 28 Novembro 2010 Tenho 2 semanas para treinar direito e com seriedade senão sou posto fora da equipa. Só ameaça ele, gostava que tivesse tomates. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
ricky Publicado 28 Novembro 2010 Eheh, hoje ganhamos ao Benfica-D por 35. Fui o 3º melhor marcador, com 8 pontos, todos na 1ª parte. Na 2ª lesionei-me logo no ínicio. Eles eram muito baixos, o maior deles era um black mas não corria nada nem saltava. Curiosamente, os dois melhores marcadores da minha equipa eram os 2 mais altos, com para aí 1.75m(eu tenho 1.53m) Compartilhar este post Link para o post
ricky Publicado 28 Novembro 2010 Benfica D? :funny: Mesmo, os gajos têm 4 equipas e nós só não vamos jogar contra a equipa A. A equipa D são os sub-12 e a B e a C são os ressaviados Compartilhar este post Link para o post
Ghitshu Publicado 29 Novembro 2010 Tenho 2 semanas para treinar direito e com seriedade senão sou posto fora da equipa. Só ameaça ele, gostava que tivesse tomates. :mrgreen: Fora da equipa de seniores ou juniores? Eheh, hoje ganhamos ao Benfica-D por 35. Fui o 3º melhor marcador, com 8 pontos, todos na 1ª parte. Na 2ª lesionei-me logo no ínicio. Eles eram muito baixos, o maior deles era um black mas não corria nada nem saltava. Curiosamente, os dois melhores marcadores da minha equipa eram os 2 mais altos, com para aí 1.75m(eu tenho 1.53m) :lol: Compartilhar este post Link para o post
Perdigas Publicado 30 Novembro 2010 Fora da equipa de seniores ou juniores? Juniores. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 30 Novembro 2010 Houve uma época que joguei 30 ou mais minutos em todos os jogos, cheguei ao fim da época de rastos... Compartilhar este post Link para o post
Perdigas Publicado 1 Dezembro 2010 (editado) Houve uma época que joguei 30 ou mais minutos em todos os jogos, cheguei ao fim da época de rastos... Quando era cadete de 2º ano aconteceu-me o mesmo e ainda era do 5 inicial dos juniores B, jogava mais de 30 nos cadetes e entre 20 e 25 nos juniores B. Foi cansativo mas dei um salto bastante grande., notavam-se muitas diferenças nos cadetes e foi o ano em que mais rendi, acabei a época com 18 pontos por jogo. Cheguei a jogar quarta e sábado por cadetes e sexta e domingo por juniores. :lol: Editado 1 Dezembro 2010 por Perdigas Compartilhar este post Link para o post
Inka Publicado 1 Dezembro 2010 Houve uma época que joguei 30 ou mais minutos em todos os jogos, cheguei ao fim da época de rastos... Mentir é tão feio, como se tu soubesses sequer jogar Basket :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 1 Dezembro 2010 Perdigas, jogas a quê? Compartilhar este post Link para o post
Perdigas Publicado 1 Dezembro 2010 Perdigas, jogas a quê? Este ano jogo a 3, extremo. Mas tenho jogado sempre a extremo-poste. Vaart, onde jogaste? Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 1 Dezembro 2010 extremo é SF? és um Lebron James ou um Durant? 8-) Compartilhar este post Link para o post
Stark Publicado 1 Dezembro 2010 Este ano jogo a 3, extremo. Mas tenho jogado sempre a extremo-poste. Vaart, onde jogaste? Tu, extremo-poste? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Perdigas Publicado 1 Dezembro 2010 extremo é SF? és um Lebron James ou um Durant? 8-) Basicamente só atiro, portanto sou mais Durant que James. :mrgreen: Tu, extremo-poste? :mrgreen: Err.. Não percebi, lol. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 1 Dezembro 2010 Basicamente só atiro, portanto sou mais Durant que James. :mrgreen: mas jogas bem? Compartilhar este post Link para o post
Perdigas Publicado 1 Dezembro 2010 mas jogas bem? Sou humilde, não gosto de tecer comentários à minha forma de jogar. :mrgreen: Depois mostro-te umas estatísticas se estiveres interessado. :heart: Compartilhar este post Link para o post