Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghitshu

Basquetebol em São Miguel

Publicações recomendadas

Boas,

Decidi criar um tópico aqui para poder ter opiniões e comentários. Estou mais interessado em expor aqui a minha função de treinador adjunto na equipa de sub-14 do União Sportiva. O basquet em são miguel é algo fraquinho, na maior parte da minha vida desportiva foi disputada em jogos de equipa A e equipa B. Mas, este ano, não sei como lol, existem 5 clubes em iniciados, 6 equipas, uma vez que o meu clube apresenta equipa A e equipa B. Temos treinos todos os dias, e como temos mais de 30 atletas, dividimos o pessoal por dias, havendo apenas um dia em que vêm todos. Eu dou 2 treinos por semana sozinho, e assisto no "treino geral".

Temos todos os tipos de jogadores. Jogadores que vieram dos minis, jogadores que são iniciados de 2ªépoca e jogadores que nunca tinham jogado basket. A nível técnico andam todos a evoluir, e no primeiro mês (Outubro) os treinos foram baseados na técnica de bola. Este mês já andamos a introduzir defesa do jogador com bola e contra-ataque.

A equipa A ganhou o torneio de abertura só com vitórias, e a equipa B só com derrotas. Devido a essa diferença, achamos que seria melhor, não só para os jogadores mas para a competição em geral se equilibrasse-mos as equipas.

Hoje começou o campeonato, e tivemos uma vitória e uma derrota. Deslocamo-nos à cidade vizinha para vencer Os Fuseiros por 11 pontos penso, não me lembro dos parciais. E recebemos o Micaelense Basket Clube que nos impôs uma derrota por 4 pontos.

A vitória só não foi mais dilatada porque a equipa não estava com índices de concentração muito elevados, e não estavam com uma atitude guerreira.

A derrota foi devida também aos índices de concentração, (o parcial do primeiro período foi 11-10, onde estivemos a perder por 0-8, e falhamos mais de 50 pontos lol), e a falta de um jogador que não foi ao jogo, que é grande, muito grande, 1,90m. A equipa do Micaelense é surpreendentemente grande lol. Um dos jogadores deles, parece da minha idade. É assustador. E a capacidade física deles ditou a derrota, com muitos contra-ataques, depois de ganharem ressaltos dos nossos, muitos, lançamentos falhados.

No primeiro jogo, o treinador na palestra final disse que apesar da vitória não gostou do jogo pela atitude demonstrada pelos jogadores. Disse também que mostraram no jogo o que faziam nos treinos, pedindo maior concentração e esforço nos mesmos. No jogo que perdemos o treinador disse que apesar da derrota, tinha sido um bom jogo, e só não tínhamos ganho o jogo por falta de atitude e concentração nos treinos, pois o esforço não aplicado no treino, tinha sido demonstrado na fraca capacidade física demonstrada.

Na próxima semana vamos insistir no contra-ataque, melhor os índices físicos, e quero começar a introduzir o diálogo na defesa e a defesa do 1ºpasse. Tudo o que foi trabalhado de defesa até agora, foram os deslizamentos defensivos e a defesa do homem da bola.

Como jogador,

Sou júnior de segunda época e jogo na equipa de Juniores do Micaelense Basket Clube e na equipa B de seniores do Micaelense.

A equipa A milita na CNB1 e, por curiosidade, penso que recebe o Benfica no próximo fim de semana. O Clube União Sportiva e o Micaelense são o mesmo clube, na medida em que têm os mesmos directores. Todos os juniores do C.U.S foram transferidos para o M.B.C para poderem jogar na equipa de juniores e na equipa B de seniores. A vantagem da equipa B dos seniores do micaelense sobre a equipa B dos C.U.S é que permite a nossa participação na série Açores, pois a equipa A não milita nas competições locais ou regionais. Além dos juniores, há alguns sub23 da equipa A que participam nos nossos jogos, não só para nos ajudar a melhorar mas para terem ritmo de jogo que não têm na equipa A.

No campeonato de juniores, participam A AJCOD (Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo), MBC (nós) e o CUS (participando pela equipa de cadetes!).

No campeonato sénior participa o Laranjeiras Clube, AAUA-Montepio(equipa da Universidade dos Açores), CUS e MBC.B.

Ganhámos o torneio de abertura dos juniores e ficamos em 2ºlugar no dos seniores (perdemos por uns 10 pontos com os CUS). Em seniores houve o torneio da universidade onde também ficamos em 2ºlugar(perdemos por 1 ponto com os CUS).

Já começou o campeonato de juniores, e já somamos duas vitórias, em dois jogamos. Acho que é importante referir que a equipa dos CUS juniores (cadetes) ganhou ao AJCOD (juniores). Portanto nos juniores não temos grande competição.

A minha equipa tem tido algum azar quanto ás lesões, eu já torci 3x o pé desde do inicio da época, um colega meu ficou com o joelho inflamado e ainda não jogou esta época, e outro colega meu já só joga em Março por ter partido um dedo.

A minha vida de árbitro, este ano ainda não teve inicio. Sou árbitro desde de cadete de 1ªépoca, sendo este o meu 4ºano, tendo nível regional. Os iniciados andam a tirar-me o tempo para apitar.

Esqueci-me, sou também treinador adjunto da selecção de são miguel de sub14. O seleccionador que é o meu colega do clube, convidou-me a semana passada.

Qualquer um que leia até aqui, é meu herói lol!

Espero que tenham coisas para dizer, especialmente para a minha equipa de iniciados.

Qualquer opinião,critica,pergunta é bem vinda. :compinchas:

Editado por Ghitshu

Compartilhar este post

Link para o post

"Basquetebol". Dou graças a Deus por morar no continente e poder jogar na melhor associação do país.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte nisso. As equipas que jogam em sub-14 aqui em Lisboa são muitas e algumas têm bastante qualidade e não dão hipótese contra clubes mais pequenos. Eu jogo no Carnide Clube e apenas temos 9 jogadores, 3 deles ainda são sub-12, mas existe um que treina connosco pois joga muito bem, aliás, ele está na selecção distrital de sub-12 e eu na de sub-13. Mesmo assim, é muito difícil. Participamos na 1ª fase de iniciados e perdemos todos os jogos por mais de 30 pontos. No 1º fomos jogar contra o SIMEQ e perdemos por falta de comparência, pois um jogador(que felizmente já desistiu da equipa, pois não jogava a ponta de um corno) faltou. Qual a desculpa dele?? Foi a uma festa de anos. E como ele portava-se bem nos treinos, tinha sempre os paizinhos a ver e era relativamente novo na equipa, o meu treinador nada fez. No jogo seguinte ele voltou a faltar, mas felizmente eramos 8. Perdemos por 35 contra o Estoril Basket. Depois fomos a Alverca jogar contra o CEBI e perdemos novamente por 100 ou mais. E foi sempre assim. O mais ridiculo aconteceu contra o Estoril Basket, naquele fim-de-semana de novembro dos feriados. Eramos 5!!!. A nossa equipa apenas tem 2 elementos de último ano. E tenho de ser sempre eu a carregar-nos às costas. Eu e mais o outro que já falei. No último jogo fizemos 42 pontos e 22 foram meus, dele e de mais um colega nosso que tava on-fire. Eu fiz 10, e eles fizeram 6 os dois. Tens sorte por teres uma equipa que consegue ganahr jogos. :mrgreen: Vou acompanhar isto

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveito e resumo aqui a minha história. :mrgreen:

Sou Junior B de 2º ano (sub-18), jogo no Académico Futebol Clube, equipa que pertence à Associação de Basket do Porto. A 1ª fase da 1ª divisão era composta por duas séries de quatro equipas, os dois primeiros apuravam para a fase final distrital, o dois terceiros jogavam contra os dois primeiros da 2ª Divisão.

Começamos fora contra o Porto, faltavam alguns jogadores importantes que tiveram problemas com a inscrição e..levamos 40 pontos, fomos completamente humilhados. :lol: No 2º jogo, recebemos o Leça, estávamos a jogar muito bem, tivemos o jogo todo a ganhar e chegámos a estar à frente por 14 pontos, a 10 segundos do fim o Leça empata o jogo da linha de lance livre pela primeira vez e fomos a prolongamento. No prolongamento tínhamos 3 jogadores excluídos com 5 faltas e perdemos por 6. A seguir fomos a Gaia, supostamente uma equipa acessível, mas mal começou o jogo vimos logo que ia ser complicado, arbitragem tendenciosa e eles estavam muito moralizados, resultado, perdemos por 25 pontos. :lol:

Na 2ª volta recebemos o Porto e perdemos por 20 pontos, jogo sem história, tiveram sempre na frente, de destacar que joguei 40 minutos neste jogo. 8) :mrgreen: Começámos a ver a 1ª Divisão a afastar-se, 4 jogos 4 derrotas, ao 5º jogo recebemos o Gaia e veio a primeira vitória. Estivemos o jogo todo a ganhar por 20 pontos mas eles reduziram no último período para 6 e isso complicava-nos muito as contas, assim teríamos que ir ganhar a Leça por 15. Em Leça jogámos bastante mal, perdemos por 8 e dissemos adeus à 1ª Divisão.

Agora estamos na 2ª divisão, o objectivo é ganhar para conseguir ir ao Inter-Associações que é uma espécie de 2ª divisão do campeonato nacional. Tivemos na sexta o primeiro jogo contra o José Régio e ganhámos por 4.

Pessoalmente comecei bastante bem o ano, durante os 5 primeiros jogos andava a lançar muito bem e jogava sempre mais de 30 minutos por jogo mas nos dois últimos jogos joguei 10 minutos e na sexta já só joguei 5! :lol: Consta que há várias queixas minhas na direcção e o empenho nos treinos não tem sido o melhor, andava a treinar com os seniores mas acho que estou "castigado" e não me deixam treinar. Ainda assim no jogo em que joguei 10 minutos marquei 14 pontos e na sexta joguei 5 mas foram os últimos 5, aquilo estava a complicar e ainda entrei e marquei 7 pontos, deu para segurar o jogo. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Consta que há várias queixas minhas na direcção e o empenho nos treinos não tem sido o melhor

Oh, a surpresa...

Compartilhar este post

Link para o post

"Basquetebol". Dou graças a Deus por morar no continente e poder jogar na melhor associação do país.

Mesmo, a ABP está tão à frente das outras :( Eu sempre joguei na ABA e senti-a a diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

esqueci-me do E .l.

Boa sorte nisso. As equipas que jogam em sub-14 aqui em Lisboa são muitas e algumas têm bastante qualidade e não dão hipótese contra clubes mais pequenos. Eu jogo no Carnide Clube e apenas temos 9 jogadores, 3 deles ainda são sub-12, mas existe um que treina connosco pois joga muito bem, aliás, ele está na selecção distrital de sub-12 e eu na de sub-13. Mesmo assim, é muito difícil. Participamos na 1ª fase de iniciados e perdemos todos os jogos por mais de 30 pontos. No 1º fomos jogar contra o SIMEQ e perdemos por falta de comparência, pois um jogador(que felizmente já desistiu da equipa, pois não jogava a ponta de um corno) faltou. Qual a desculpa dele?? Foi a uma festa de anos. E como ele portava-se bem nos treinos, tinha sempre os paizinhos a ver e era relativamente novo na equipa, o meu treinador nada fez. No jogo seguinte ele voltou a faltar, mas felizmente eramos 8. Perdemos por 35 contra o Estoril Basket. Depois fomos a Alverca jogar contra o CEBI e perdemos novamente por 100 ou mais. E foi sempre assim. O mais ridiculo aconteceu contra o Estoril Basket, naquele fim-de-semana de novembro dos feriados. Eramos 5!!!. A nossa equipa apenas tem 2 elementos de último ano. E tenho de ser sempre eu a carregar-nos às costas. Eu e mais o outro que já falei. No último jogo fizemos 42 pontos e 22 foram meus, dele e de mais um colega nosso que tava on-fire. Eu fiz 10, e eles fizeram 6 os dois. Tens sorte por teres uma equipa que consegue ganahr jogos. :mrgreen: Vou acompanhar isto

Quando era mini e estava na equipa da universidade levávamos na cabeça do união sportiva. Houve um jogo que ficou 15-116 :mrgreen:

Temos uma tendência para perder com as equipas terceirenses. Antes eram abadas fortes e feias, agora depende do jogo :mrgreen: podemos perder por 40 e por 2, e a diferença ser toda nossa.

Aproveito e resumo aqui a minha história. :mrgreen:

Oportunista! :mrgreen:

Não tinhas um tópico teu? Eu lembro-me aproveitar e falar da minha história :mrgreen:

É raro ver aqui um tópico de basket, saudades :heart:

Morro se não jogo lol

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho 2 semanas para treinar direito e com seriedade senão sou posto fora da equipa. Só ameaça ele, gostava que tivesse tomates. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eheh, hoje ganhamos ao Benfica-D por 35. Fui o 3º melhor marcador, com 8 pontos, todos na 1ª parte. Na 2ª lesionei-me logo no ínicio. Eles eram muito baixos, o maior deles era um black mas não corria nada nem saltava. Curiosamente, os dois melhores marcadores da minha equipa eram os 2 mais altos, com para aí 1.75m(eu tenho 1.53m)

Compartilhar este post

Link para o post

Benfica D? :funny:

Mesmo, os gajos têm 4 equipas e nós só não vamos jogar contra a equipa A. A equipa D são os sub-12 e a B e a C são os ressaviados

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho 2 semanas para treinar direito e com seriedade senão sou posto fora da equipa. Só ameaça ele, gostava que tivesse tomates. :mrgreen:

Fora da equipa de seniores ou juniores?

Eheh, hoje ganhamos ao Benfica-D por 35. Fui o 3º melhor marcador, com 8 pontos, todos na 1ª parte. Na 2ª lesionei-me logo no ínicio. Eles eram muito baixos, o maior deles era um black mas não corria nada nem saltava. Curiosamente, os dois melhores marcadores da minha equipa eram os 2 mais altos, com para aí 1.75m(eu tenho 1.53m)

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Houve uma época que joguei 30 ou mais minutos em todos os jogos, cheguei ao fim da época de rastos...

Compartilhar este post

Link para o post

Houve uma época que joguei 30 ou mais minutos em todos os jogos, cheguei ao fim da época de rastos...

Quando era cadete de 2º ano aconteceu-me o mesmo e ainda era do 5 inicial dos juniores B, jogava mais de 30 nos cadetes e entre 20 e 25 nos juniores B. Foi cansativo mas dei um salto bastante grande., notavam-se muitas diferenças nos cadetes e foi o ano em que mais rendi, acabei a época com 18 pontos por jogo.

Cheguei a jogar quarta e sábado por cadetes e sexta e domingo por juniores. :lol:

Editado por Perdigas

Compartilhar este post

Link para o post

Mentir é tão feio, como se tu soubesses sequer jogar Basket :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Perdigas, jogas a quê?

Este ano jogo a 3, extremo. Mas tenho jogado sempre a extremo-poste.

Vaart, onde jogaste?

Compartilhar este post

Link para o post

Este ano jogo a 3, extremo. Mas tenho jogado sempre a extremo-poste.

Vaart, onde jogaste?

Tu, extremo-poste? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

extremo é SF?

és um Lebron James ou um Durant? 8-)

Basicamente só atiro, portanto sou mais Durant que James. :mrgreen:

Tu, extremo-poste? :mrgreen:

Err.. Não percebi, lol.

Compartilhar este post

Link para o post

mas jogas bem?

Sou humilde, não gosto de tecer comentários à minha forma de jogar. :mrgreen:

Depois mostro-te umas estatísticas se estiveres interessado. :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...