Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
GS34

Camionistas podem voltar a "parar o país".

Publicações recomendadas

Terminou ontem sem acordo a reunião das associações do sector dos transportes de mercadorias como secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca, depois dos empresários terem decidido reenviar as propostas que tinham feito ao Governo.

Segundo adiantou ao Negócios António Mousinho, presidente da ANTRAM, a reunião foi "inconclusiva", o que, segundo o responsável demonstra que há um problema institucional nos ministérios em causa (Transportes, Trabalho e Finanças).

"Isto só com a intervenção do primeiro-ministro" advogou António Mousinho. As medidas, segundo o responsável, continuam a ser "vagas, não quantificáveis, nem calendarizáveis". A reunião, marcada para o fim do dia, segundo apurou o Negócios, decorreu num ambiente tenso entre as associações e o Governo. Aliás, o facto de as associações terem reenviado o documento foi um sinal de que estavam descontentes com a actuação do Executivo nesta matéria.

As associações (ANTRAM, ANTP, ATTIMA e APOE) não ficaram satisfeitas com a última reunião de há 15 dias. Entre as medidas que o Governo propõe agora conta-se o aumento de deduções fiscais no custo dos combustíveis e a redução de portagens, segundo o "Diário Económico" de ontem. O Negócios tentou questionar o Governo sobre estas medidas até ao fecho da edição, sem sucesso.

Foi a primeira vez que as quatro associações se reuniram em conjunto para procurar chegar a um acordo que responda às reivindicações dos empresários do sector. Recorde-se que nas últimas semanas as associações e o Executivo têm estado em rota de colisão quanto às medidas que o sector pede para ajudar a mitigar a crise.

O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, tem apelado a uma clima de diálogo, mas os camionistas já disseram que se não forem apresentadas medidas concretas para o resolver os problemas do sector vão acabar com o diálogo e ponderar medidas mais drásticas. Fica, desta forma, a ameaça de uma greve semelhante à que aconteceu em 2008, quando o sector paralisou o País.

Fonte: Destak

Compartilhar este post

Link para o post

É assim mesmo, parar o país outra vez para ver se esses corruptos baixam os preços . Assim não ha quem aguente, nos mais pobres e eles cada vez mais ricos.

Cambada de incompetentes

Compartilhar este post

Link para o post

Maldito jornalismo português que não põe o significado das siglas, tal como aprendi na escola.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Maldito jornalismo português que não põe o significado das siglas, tal como aprendi na escola.

Realmente, isso é uma das coisas básicas...

Anyway, que mostrem a força que têm caso avancem mesmo para a greve e que respeitem quem não faz - tudo bem que se todos fizerem, mais força e mais hipoteses de ter sucesso têm, mas há que perceber o porquê de esses mesmos não fazerem e respeitá-los por isso. Ao que parece apedrejaram um camião esta noite que passou e feriram uma criança que lá estava.

Compartilhar este post

Link para o post

Triste é ver os trabalhadores a servirem para fazer o trabalho sujo dos patrões.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Triste é ver os trabalhadores a servirem para fazer o trabalho sujo dos patrões.

Verdade antifa, mas a greve deve ser feita de livre vontade, sem imposições.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade antifa, mas a greve deve ser feita de livre vontade, sem imposições.

Mas o que eu disse tanto dá para uns como para os outros, e aliás eu referia-me aos que estão parados. Os camionistas não têm um verdadeiro sindicato representativo dos trabalhadores, dependendem das associações do sector, associações essas compostas pelos patrões, foram eles que convocaram a paralização.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço 2/3 que ja disseram que já estão a estudar isto... pode não valer de nada mas tenta-se

eu cá já vou fazendo greve... meto na mesma o mesmo € , se dá menos, anda-se menos

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Mas o que eu disse tanto dá para uns como para os outros, e aliás eu referia-me aos que estão parados. Os camionistas não têm um verdadeiro sindicato representativo dos trabalhadores, dependendem das associações do sector, associações essas compostas pelos patrões, foram eles que convocaram a paralização.

Desconhecia esta parte. Sendo assim concordo ctg

Compartilhar este post

Link para o post

Desconhecia esta parte. Sendo assim concordo ctg

É o problema das siglas: ANTRAM - Associação Nacional de Transportes Rodoviários de Mercadorias

ANTP - Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas

ATTIMA - Associação de Transportadores de Terras, Inertes, Madeiras e Afins

Em Portugal os patrões estão proíbidos pela constituição de convocar paralizações já que isso é considerando "Lockout", impedimento do trabalhador realizar a sua actividade.

O único sindicato dos camionistas é o FECTRANS - Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações, que hoje divulgou esta nota ignorada pela maioria da comunicação social:

Não aceitamos soluções à custa dos trabalhadores

Segunda, 14 Março 2011 10:33

Perante o movimento de paralisação da actividade lançado, hoje, pelos patrões do transporte de mercadorias que a FECTRANS está a acompanhar com muita atenção, consideramos que as soluções não podem passar pelo aumento da precariedade e pela quebra de rendimentos dos trabalhadores e reafirmamos que:

Os motoristas deste sector, trabalhadores por conta de outrem, têm razões para lutar pelos seus direitos e salários que esses mesmos patrões lhes negam. Os seus salários contratuais não são revistas há 13 anos e a precariedade laboral, o trabalho remunerado à viagem, ao quilómetro, à tonelagem que leva ao excesso de tempo de trabalho é prática corrente no sector;

Não aceitamos qualquer alteração ao Código do Trabalho, que procure intensificar a exploração e legalizar horários desumanos que põem em causa a saúde e a vida dos motoristas assim como todos os utentes das estradas;

É verdade que os custos dos combustíveis e das SCUTS não param de crescer e que estes se reflectem não só em mais custos para as empresas, como nos bolsos de toda a população que não pode fugir aos mesmos.

Não podem no entanto, é compensar estes aumentos de custos através da redução dos salários dos trabalhadores e da alteração das regras de trabalho com o objectivos de as desregulamentar.

http://fectrans.net/index.php?option=com_content&view=article&id=52:nao-aceiramos-solucoes-a-custa-dos-trabalhadores&catid=1:sector-rodoviario&Itemid=2

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Soube hoje pela Sic Noticias que os barcos de recreio, os iates e afins, pagam 80 centimos por litro de gasóleo!!

Agora cada um que tire as suas ilações.

Compartilhar este post

Link para o post

É assim mesmo, parar o país outra vez para ver se esses corruptos baixam os preços . Assim não ha quem aguente, nos mais pobres e eles cada vez mais ricos.

Cambada de incompetentes

Enquanto isto acontece, os preços das coisas voltam a aumentar.

Compartilhar este post

Link para o post

Soube hoje pela Sic Noticias que os barcos de recreio, os iates e afins, pagam 80 centimos por litro de gasóleo!!Agora cada um que tire as suas ilações.

Isso faz-me lembrar a diminuição do imposto sobre o golfe.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso faz-me lembrar a diminuição do imposto sobre o golfe.

Vinha dizer isso mesmo Vaart.

Mas tenho para mim que isso foi uma aposta o Sócrates com os amigos, do género "se eu falhar esta bola até diminuo o valor do imspoto sobreo golfe"

Compartilhar este post

Link para o post

O grande problema no sector dos transportes rodoviarios de mercadorias é não existir nenhuma entidade que fiscalize e o mercado. Existem muitos casos de dumping para não perder o cliente (leia-se grandes produtores e empresas de logística) e manter o carro cheio nos dois fluxos.

Quanto à greve, não devem obrigar a fazer grave quem não a quer fazer. Muito menos pô em perigo colegas de profissão.

Compartilhar este post

Link para o post

Soube hoje pela Sic Noticias que os barcos de recreio, os iates e afins, pagam 80 centimos por litro de gasóleo!!

:lol: Só me consigo rir com esta palhaçada. Isto é o que o meu pai diz, é mandar abaixo e começar de novo

Compartilhar este post

Link para o post

Por mais que concorde com esta paralisação (e concordo), não posso aceitar que se intimide camionistas, para estes fazerem greve.

Compartilhar este post

Link para o post

Já começou, as gasolineiras agradecem, como sempre: http://economia.publico.pt/Noticia/afluxo-anormal-na-zona-de-lisboa-indicia-corrida-as-gasolineiras_1484851

:lol:

Obviamente que ninguém no seu perfeito juízo concorda que se ande à pedrada aos camiões, a questão é que isto não é uma greve, é uma manifestação, manifestação essa que passa pela paralisação dos camiões, dos próprios e dos camiões dos "colegas".

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui na Galp do Seixal, a fila começava ainda na estrada. 10/12 carros à espera para abastecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto está um fartote, o Pingo Doce, onde eu faço part-time hoje não recebeu qualquer camião e como é uma superfície que vende muito bem aquilo está tão vazio que até mete impressão. Fui lá há bocado fazer compras e diz-me o meu gerente na brincadeira: "Oh Diogo, amanhã e quinta também podes ficar de folga, se quiseres, que pelos vistos, tão cedo não vamos ser abastecidos..." :lol:

E já no Domingo, quando estava a descarregar o camião, o camionista vira-se e disse: "se eles disserem para eu parar eu paro de imediato, não sou maluco porque sei bem que os gajos são bem capazes de me mandar uma pedrada, vai-te lá f*der, vai!" :lol:

Editado por Donnie

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não percebo é como é que ontem já havia bombas sem combustível. Não é suposto uma bomba ter combustível que chegue para, pelo menos, 3/4 dias?

Compartilhar este post

Link para o post

e o dos tratores tb .

mas se calhar é pq não é igual ao dos carros, digo eu...

Vinha dizer isso mesmo Vaart.

Mas tenho para mim que isso foi uma aposta o Sócrates com os amigos, do género "se eu falhar esta bola até diminuo o valor do imspoto sobreo golfe"

LOL nao me admirava nada :mrgreen:

Editado por Macaco Lider

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...