Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
bug

Gestão Desportiva

Publicações recomendadas

Com este tópico espero ficar a saber mais sobre Gestão Desportiva. Pretendo no futuro, candidatar-me à Presidência de um pequeno clube cá da terra - do qual sou sócio - e melhorar as suas condições de trabalho, projectando-o com um dos principais do concelho. Parece-me um projecto perfeitamente alcançável, se planeado com cabeça.

Ora bem, quanto aos requisitos, ser sócio efectivo é obrigatório, idade mínima para a candidatura, não sei sinceramente se existe algo que me impeça de o fazer.

Metas a alcançar:

• Implementação de um relvado sintético no Campo de Futebol, assim como melhorar de forma significativa a parte envolvente ao campo. Os balneários estão em bom estado e o campo dispõe de uma bancada com capacidade para 1000 pessoas, com pala.

• Melhoramento do Pavilhão Desportivo (alargamento das dimensões do campo, mudança de piso, balizas, bancos de suplente e toda a parte envolvente. Espaço para uma possível bancada amovível). Possível utilização por pessoas não-sócias, mediante pagamento à hora.

• Cimentar o clube na 1ª Divisão Distrital no futebol sénior. Camadas jovens valorizadas, tendo plantéis em todos (ou quase todos) os escalões.

• Revisão dos estatutos.

• Bar do Clube melhorado (algo degradado), bem como a criação de um salão de jogos para os sócios.

• Imagem do clube com maior dinâmica. Possível alteração do emblema (algo primitivo).

• Recontagem do número de sócios. Novos cartões.

• Estudo de novas modalidades.

• Adquirir novos meios de transporte.

Possíveis protocolos:

Em virtude das escassez de fundos deste clube (como de todos), a existência de protocolos tem-se como principal objectivo.

• Protocolo com uma empresa de construção civil para o melhoramento das instalações acima referidas.

• Protocolo com uma empresa de equipamentos desportivos para mudanças de pisos e restantes equipamentos.

• Protocolo com marca desportiva para fornecimento de equipamentos.

• Protocolo com marca de automóveis.

• Protocolo com rádios locais.

• Protocolo com a câmara municipal, a fim de cedência de instalações do clube a troco de outros benefícios.

Em troca destes protocolos, poderíamos ter publicidade das mesmas no Campo de Futebol e Pavilhão (através de painéis gigantes), camisolas e calções e nos meios de transporte do clube. O naming do Campo e do Pavilhão seria outra hipótese a considerar.

Acham este projecto viável, é possível ter sucesso?

Gostaria de ter a opinião de alguém com conhecimento de causa, como presidente, treinador, jogador, roupeiro, etc. Como é a realidade de um clube desportivo?

Espero que este tópico seja levado a sério. Se a intenção for gozar com o que aqui foi escrito, peço honestamente que o vão fazer para outro lado.

Editado por Bug

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a cidade do clube? Para ter mais ou menos uma noção do que o envolve.

Interior. Zona de Santarém.

Já agora qual o clube?

Boa sorte para as eleições.

Calma :lol:

Ainda estou em fase de estudo do projecto :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Interior. Zona de Santarém.

Tens os connects para chegar ao pé das empresas e da câmara? É que chegar lá e pedir apoio, ou têm amor ao clube (também é importante) ou então mandam-te bugiar.

É também necessário projetar bem o clube para que as empresas possam investir.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai já apostando em fotocopiar os papéis das eleições.

Diz-me o teu nome, se quiseres vou já preenchendo em casa. ;-)

Compartilhar este post

Link para o post

É ambicioso e acima de tudo precisas duma coisa que um clube de distrital não tem (por norma) muito: dinheiro. Mas força nisso ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Tens os connects para chegar ao pé das empresas e da câmara? É que chegar lá e pedir apoio, ou têm amor ao clube (também é importante) ou então mandam-te bugiar.

É também necessário projetar bem o clube para que as empresas possam investir.

Connects não tenho nenhuns. O não é sempre garantido.

Pegando no exemplo da construção civil, por exemplo.

Na freguesia do clube surgiu uma empresa de construção civil que entretanto foi adquirida por um grande grupo deste ramo de Portugal, conhecido internacionalmente. Provavelmente não resultaria, mas apelando-lhes ao facto dessa tal empresa ter nascido nas mesma freguesia que o clube, podia ser que..

Compartilhar este post

Link para o post

Ya, e tal. Isto é muito lindo. Mas todas as metas envolvem dinheiro. Protocolos não pagam coisas. Quanto muito facilitam os negócios. Se é um clube pequeno, deve ter uns 50/100 sócios talvez. Esse dinheiro nem chega para pagar a luz se calhar, que é +/- 2000 € por mês num clube da distrital. Imaginar é muito bonito, mas isso é muito agressivo. E se é um clube "da terrinha", quem é que quer o Naming do estádio e sponsoring? Só se for os Talhos Manel ou a Sapataria Rosinha. Ad boards é aqueles paineis do tasco que valem para aí 200 €/época ou assim.

Ás vezes as pessoas não têm bem a noção de como é o Distrital. Aqui no Porto ou tens ajudas da Junta ou da Camara ou então estás condenado ao insucesso. É só despesas. Em Gaia e Matosinhos acho que ainda vão ajudando, e Gaia tem quase tudo sintético já. Agora Porto mesmo anula. Não há cá ajudas nenhumas. É que a ver bem, por clube, se tiver camadas jovens, ainda são uns 100 atletas jovens a praticar desporto. Cada ano que passa mais clubes têm vindo a acabar porque é insustentável. No campeonato amador, há uns 5/6 anos havia 2 séries e tudo. Agora há uns 16 clubes e alguns já são em Paços de Ferreira. Curiosamente, esses é que começam a ter domínio nisso, porque lá há ajudas.

Ah e tal, fazer desporto faz bem, dizem os políticos quando vão às escolas todos pimpões. Mas fazer desporto onde? Acham que um clube da Distrital,sem ajudas, consegue suportar uns 5000 € por mês em água, luz e gás? Pois, porque organizar os jogos também se paga. Pagar polícia e tudo isso.É muito dificil hoje em dia. É uma vergonha.

Ou então és cheio de pasta e vais pagar tudo. Nesse caso poupo-te a leitura acima.

Compartilhar este post

Link para o post

Para te ser sincero, acho que estás a querer ser um pouco ambicioso de mais. De qualquer maneira, desejo-te a melhor das sortes para o projecto e eventual candidatura. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

O texto está agressivo, mas tem toda a razao.

Um clube dos distritais tem bastantes dificuldades em pagar a renda, quanto mais a construir umas instalaçoes excelentes? Talvez devesses centrar atençoes nos resultados desportivos e depois sim para as instalações. A situação que conheço é do Alcochetense, e eles contam e muito com o apoio da autarquia. Construiram um complexo desportivo para o clube e para a localidade (custou 850 mil euros). O estádio também tinha sido construido pela Câmara à cerca de 15 anos.

O principal apoio que vais contar durante muito tempo sera a autarquia ou a junta. Patrocinios? Considera-te feliz se conseguires o de uma imobiliária local.

Compartilhar este post

Link para o post

O Alchochetense é já da Nacional. Imagina no Distrital.

Também soube de um gajo que jogava na III Divisão e pagavam-lhe 80 € por mês. Há clubes no Distrital, os tais em que há sempre um mafioso qualquer a meter dinheiro, que pagam mais de 100 €. E às vezes nem sobem. Tipo o Maia.

Editado por gonferreira

Compartilhar este post

Link para o post

Connects não tenho nenhuns. O não é sempre garantido.

Pegando no exemplo da construção civil, por exemplo.

Na freguesia do clube surgiu uma empresa de construção civil que entretanto foi adquirida por um grande grupo deste ramo de Portugal, conhecido internacionalmente. Provavelmente não resultaria, mas apelando-lhes ao facto dessa tal empresa ter nascido nas mesma freguesia que o clube, podia ser que..

Sendo assim, é melhor reestruturares teus planos. As empresas não dão dinheiro só porque sim. É preciso conheceres as pessoas, apresentares planos válidos de retoma de investimento.

Compartilhar este post

Link para o post

O Alchochetense é já da Nacional. Imagina no Distrital.

Lá está. O Alcochetense a lutar pela subida só tem 1 (UM !!!!!!!!) apoio fidedigno. Patrocinadores nem vê-los e são o unico clube da zona (Montijo e Alcochete não gostam um do outro, por isso empresas de Alcochete nao apoiam o Olimpico). Agora com um clube pequeno das distritais ainda pior!! Tens de meter os pes assentes na terra e fazer isto com cabeça sim, mas sem loucuras.

Deverias centrar-te no futeobl em termos de resultados ao invés de melhoria tao abrupta das instalaçoes

Compartilhar este post

Link para o post

• Adquirir novos meios de transporte.

pq não em vez de comprar fazer um protocolo com a câmara ou a junta para emprestarem carrinhas e minibus?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho noção que não é fácil, mas obrigado pelo teu "testemunho" gonferreira. É importante para mim saber qual é a realidade de um clube da Distrital e tu resumiste-o bem.

Obviamente que este projecto ainda não passou de mim, é a primeira vez que o transmito a alguém.

E 5000€ de luz/água/gás? Não é um pouco exagerado?

Por acaso o Campo deste clube tem iluminação, mas os jogos são sempre feitos de dia. Os treinos dos séniores é que..

pq não em vez de comprar fazer um protocolo com a câmara ou a junta para emprestarem carrinhas e minibus?

Não é mal pensado. O problema dos protocolos é que os clubes têm muito pouco para oferecer.

Nos campeonatos distritais é comum os jogadores receberem ordenados? Ou só prémios de subida, golo marcado, presença..?

Compartilhar este post

Link para o post

Nos campeonatos distritais é comum os jogadores receberem ordenados? Ou só prémios de subida, golo marcado, presença..?

Depende...

Na primeira sim, é normal ser pago (não muito). Fala com o Schizo que ele percebe disso dado que joga nas distritais :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Bug eu acho que o que deverias tentar fazer era acompanhar de "dentro" durante uns meses o teu clube e só depois a que decidias se valia a pena a candidatura ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Bug eu acho que o que deverias tentar fazer era acompanhar de "dentro" durante uns meses o teu clube e só depois a que decidias se valia a pena a candidatura ou não.

Devias também ver o que os socios acham que falha ao clube. É muito simples a interacção e tamb´me muito simples disfarçares os motivos. Eu já passei meia-hora depois de um jogo acabar a falar do Alcochetense com o tipo que virava as bifanas (ricas bifanas :carinhoso: )

Compartilhar este post

Link para o post

Têm razão. Ver se passo lá no bar do clube e falo com o actual presidente. Ofereço-me para ajudar em alguma coisa..

Compartilhar este post

Link para o post

Têm razão. Ver se passo lá no bar do clube e falo com o actual presidente. Ofereço-me para ajudar em alguma coisa..

Passa por lá regularmente.

É a melhor forma de saber o que os socios pensam

EDIT: O clube é da Iª ou da 2ª distrital?

Editado por jonnyslb

Compartilhar este post

Link para o post

E 5000€ de luz/água/gás? Não é um pouco exagerado?

Pá, acho que não. Pelo menos, por vezes falo com a pessoa que vai pagar essas coisas lá no clube e de luz é sempre 2000€ para cima. Menos de 4000 € no total é miragem.(penso eu). No entanto, se for só um campo, pensando bem, se calhar fica por menos. Mas não deve ser muito menos.

Ordenados é só naqueles clubes onde há sempre o objectivo de subir e onde até vai dando para pagar aos jogadores. De resto, há quem jogue por um lanche no fim do jogo. No meio ficam aqueles que recebem prémios simbólicos por vitória.

Editado por gonferreira

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, acho que não. Pelo menos, por vezes falo com a pessoa que vai pagar essas coisas lá no clube e de luz é sempre 2000€ para cima. Menos de 4000 € no total é miragem.

Ordenados é só naqueles clubes onde há sempre o objectivo de subir e onde até vai dando para pagar aos jogadores. De resto, há quem jogue por um lanche no fim do jogo. No meio ficam aqueles que recebem prémios simbólicos por vitória.

Então mas se os apoios são quase nenhuns, se os patrocínios são simbólicos, onde é que se vai buscar o dinheiro para as contas?

Editado por Bug

Compartilhar este post

Link para o post

Então mas se os apoios são quase nenhuns, se os patrocínios são simbólicos, onde é que se vai buscar o dinheiro para as contas?

Apoios dos socios, porque o dinehiro deles nao vem so das quotas.

Quantos socios tem o clube e qual o valor das quotas? Já agora, as quotas sao pagas de que forma (anual, mensal.....)???

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-te à conversa!

Podes publicar um comentário agora e registar-te depois. Se tiveres uma conta, autentica-te agora para publicares o teu comentário de forma autenticada.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   O conteúdo anteriormente introduzido foi recuperado..   Limpar

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entre para seguir isso  

• Criar Novo...