Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Black Hawk

Acidente com autocarro em Coimbra faz um morto e 32 feridos [em actualização]

Publicações recomendadas

publico.png

O acidente que hoje ocorreu com um autocarro de passageiros na saída de Coimbra Sul da auto-estrada do Norte fez, até ao momento, 32 feridos e um morto, disse uma porta-voz do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que está no local. Os passageiros eram doentes hemofílicos e familiares que se deslocavam para um encontro, amanhã, no Luso, no âmbito do Dia Mundial da Hemofilia.

Cátia Alves, porta-voz do INEM diz que o alerta foi dado pelas 12h00, tendo a Protecção Civil, na sua página indicado 11h52 como hora da ocorrência do acidente. O acidente ocorreu ao quilómetro 199 da A1, no sentido sul-norte.

A Protecção Civil indica um despiste, seguido de capotamento como causa do acidente. No entanto, a Guarda Nacional Republicana (GNR) explicou ao PÚBLICO que estas causas ainda não claras e por isso já foi aberto um inquérito para perceber o que aconteceu.

O total de feridos até agora contabilizados é de 32 feridos, entres eles seis crianças. Existem três feridos (dois estão no hospital geral e um no hospital pediátrico) muito graves e com cuidados especiais devido aos múltiplos traumatismos. Às 16 horas não corriam risco de vida.

Existem ainda 11 feridos graves e 19 feridos ligeiros. Foram todos assistidos em primeira instância no local pelo INEM, que disponibilizou logo após o alerta 20 ambulâncias, seis viaturas de emergência médica, uma viatura de assistência em catástrofe, dois helicópteros e equipas médicas com um posto médico avançado montado no local. Há uma vítima mortal a registar. O motorista foi o único que saiu ileso.

Já o Comando Distrital da protecção Civil de Coimbra disponibilizou 78 bombeiros e 26 veículos no local.

Os feridos foram evacuados, depois, para o Hospital dos Covões, onde a comunicação daquela instituição confirma a recepção de 11 feridos ligeiros, e para o Hospital Pediátrico de Coimbra. Estão seis crianças entre os feridos.

O autocarro seguia para um encontro a decorrer amanhã no Luso, no âmbito do Dia Mundial da Hemofilia. Os passageiros eram doentes hemofílicos e familiares que os acompanhavam, confirmou ao PÚBLICO a Associação Portuguesa de Hemofilia, sem adiantar pormenores.

Segundo adianta o INEM, o facto de serem doentes hemofílicos não colocou problemas de maior à operação, tendo existido só mais cuidado no controlo das hemorragias dado os problemas de coagulação provocados pela doença. Os doentes foram estabilizados no local e transportados depois para os hospitais da cidade.

O trânsito já voltou a circular nos dois sentidos mas a situação ainda não está totalmente normalizada. A saída para Coimbra Sul ainda está cortada ao trânsito e o autocarro ainda não foi retirado da estrada.

Aquela saída é muito perigosa, é uma curva muito apertada e desnivelada, provavelmente o autocarro ia lançado e não conseguiu fazê-la.

Aparentemente o autocarro é todo verde, o que significa que é a empresa que faz os transportes precisamente da minha zona. Espero que não haja familiares e/ou amigos meus envolvidos :|

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço essa saída, mas o meu pai também já me falou mal dela.

Enfim, que corra tudo pelo melhor com os feridos.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa curva , pqp :medinho:

Não me admira o acidente, mais tarde ou mais cedo ia acontecer

Compartilhar este post

Link para o post

Aquela saída é muito perigosa, é uma curva muito apertada e desnivelada, provavelmente o autocarro ia lançado e não conseguiu fazê-la.

Aparentemente o autocarro é todo verde, o que significa que é a empresa que faz os transportes precisamente da minha zona. Espero que não haja familiares e/ou amigos meus envolvidos :|

Eu tambem espero que nao ;)

Força aí para o pessoal ferido !

Compartilhar este post

Link para o post

Tratava-se de uma excursão de pessoas hemofilicas que se deslocava para um encontro no Luso.

Compartilhar este post

Link para o post

Tratava-se de uma excursão de pessoas hemofilicas que se deslocava para um encontro no Luso.

Já ouvi isso também, e o autocarro nem verde é, pareceu-me azul.

Mas acho estranho que tenham saído em Coimbra Sul para ir ao Luso. A não ser que fossem almoçar na cidade, ou passar pelo Portugal dos Pequenitos, porque havia saídas melhores mais à frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois :( , por acaso desconheço as proporções do acidente, contudo pelo relevo que teve nos canais de notícias presumo que tenha sido grave.

Compartilhar este post

Link para o post

ai, que coitados.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

50 feridos e 1 morto. :(

PQP :|

Ainda por cima hemofílicos :|

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Masha

Hemofilicos?

São aqueles que sangram facilmente? Sangramentos, etc ?

edit: Fui ver agora à Wiki confirmar, e resumidamente é algo assim. Certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Hemofilicos?

São aqueles que sangram facilmente? Sangramentos, etc ?

edit: Fui ver agora à Wiki confirmar, e resumidamente é algo assim. Certo?

é mais dificil pararem de sangrar lol

uma pessoa saudável, tem um corte mas eventualmente para de sair sangue (se não for muito fundo). os hemofilcos não param de sangrar

Compartilhar este post

Link para o post

é mais dificil pararem de sangrar lol

uma pessoa saudável, tem um corte mas eventualmente para de sair sangue (se não for muito fundo). os hemofilcos não param de sangrar

Pois..é muito lixado e ainda por cima numa situaçao destas :( ...esperemos que recuperem depressa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...